PROTAGONISMO FEMININO É O TEMA COMUM DE DOIS LANÇAMENTOS DA SEMANA.

Por Celso Sabadin.

Dois dramas familiares com toques de suspense, vindos de duas partes bem diferentes do mundo – Vietnã e Espanha – são destaques entre os lançamentos da plataforma Cinema Virtual: “Mentiras de Família” e “O Acordo”.  Ambos têm no protagonismo feminino e na gravidez dois fortes pontos em comum.

O vietnamita “Mentiras de Família” acompanha o drama de Kim (Thanh Hang), herdeira de uma poderosa incorporadora, e que conduz um programa noturno de rádio no qual dá conselhos de vida aos seus vários e várias ouvintes. Uma delas é Nhi (Chi Pu), uma jovem solitária, grávida, que todas as noites telefona para a rádio e – no ar – pede ajuda a Kim. Quando o relacionamento entre ambas sai do plano radiofônico e vai para o presencial, Luy (Lhan Than), marido de Kim, entra em desespero.

Este é apenas o início de uma história repleta de traições, mentiras, paixões e reviravoltas, nascida de um roteiro original escrito a dez mãos. Podem-se questionar pontualmente algumas das opções pouco convincentes deste roteiro, da mesma forma que também o estilo de direção – tangenciando o novelesco – por vezes causa um certo estranhamento. Mas é inegável que “Mentiras de Família” surpreende e apresenta soluções inesperadas em seus vários desdobramentos, prendendo eficientemente a atenção do público.

O longa também abre espaço para questionar a atual posição da mulher oriental, pressionada entre tradições milenares que perdem o sentido na contemporaneidade, e a necessidade premente de realização pessoal.

“Mentiras de Família” marca a estreia diretiva de Kathy Uyen – também uma das cinco roteiristas do filme – nascida nos EUA, de família vietnamita, e mais conhecida como atriz no cinema do Vietnã.

O Acordo

Já “O Acordo” começa em clima de mistério, mostrando Javier (Javier Gutiérrez), um homem de meia idade, auxiliando a fuga da jovem Irene (estreia de Irene Virgüez de cinema) da instituição de correção penal para adolescentes em que ela estava detida. Logo se percebe que a garota está grávida, e que Javier, supreendentemente, é um dos educadores da instituição. E ele não é o pai da criança. Estabelece-se assim um intrigante e envolvente clima de suspense e de conflitos que permeará toda a trama até o seu radical desfecho.

Belíssimas locações da região espanhola de Andalucia emolduram o longa.

Com roteiro de Alejandro Hernández, Félix Vidal, e do próprio diretor, Manuel Martín Cuenca, “O Acordo” recebeu duas indicações ao Goya, prêmio máximo do cinema espanhol: Direção e Ator (para Javier Gutiérrez).

Tanto “Mentiras em Família” como “O Acordo” estão disponíveis desde o último 28 de abril na plataforma www.cinemavirtual.com.br