“QUE HORAS ELA VOLTA?” TEM BOA ESTREIA NO CIRCUITO INDEPENDENTE.
Por Wanda de Andrade.
O fim de semana apresentou o pior resultado de 2015, o que não é nenhuma surpresa, já que o fim de semana que antecede o fim de semana de Labor Day é tradicionalmente fraco.
Straight Outta Compton, o drama hip-hop continuou na liderança das bilheterias pelo terceiro fim de semana consecutivo depois de perder 50% da bilheteria e faturar US$ 13,2 milhões. Já acumula impressionantes US$ 134,1 milhões e está a caminho de um total entre US$ 160-170 milhões.
A surpresa da semana foi War Room. O filme de fundo religioso da Sony já é maior sucesso dos irmãos Kendrick, o diretor Alex Kendrick e seu irmão Stephen, roteirirsta e produtor. De produção modesta (US$ 3,5 milhões), seu filme deu um ótimo retorno do investimento. Abriu na segunda posição, faturando US$ 11 milhões em apenas 1.135 salas, com uma média por sala de US$ 9.692.
Missão Impossível – Nação Secreta perdeu somente 28% da bilheteria, faturando US$ 8,3 milhões na 5ª semana de exibição.
A estreia Horas de Desepero com Owen Wilson e Pierce Brosnan veio logo atrás com uma bilheteria de US$ 8 mihões, correspondendo às expectativas de US$ 9 milhões. Lançado em 2.470 salas com uma MPS de US$ 3.355, se saiu melhor do que o filme de Brosnan de agosto de 2014 November Man: Um Espião Nunca Morre. Recebeu uma nota B+ na pesquisa Cinemascore, a mesma de November Man, podendo se esperar uma bilheteria total de US$ 30 milhões.
Todas as continuações faturaram menos de US$ 5 milhões, e a que se saiu melhor foi A Entidade 2, que caiu 56% e faturou US$ 4,7 milhões, ficando entre as cinco maiores bilheterias.
O Agente da U.N.C.L.E. seguiu com US$ 4,4 milhões na terceira semana, totalizando US$ 34,1 milhões seguido de Hitman: Agente 47, que caiu 54% na segunda semana, faturando US$ 3,9 milhões, totalizando somente US$ 15,3 milhões em 10 dias.
The Gift também perdeu pouco – 27%, faturando US$ 3,1 milhão com o ótimo resultado de US$ 36 milhões em casa.
O retorno de Jurassic World: Mundo dos Dinossauros em cinemas , quase empatou com Homem-Formiga que faturou US$ 3,054 milhões, totalizando US$ 169,2 milhões em casa e US$ 369 milhões globais.
Nem mesmo a presença de Zac Efron salvou We Are Your Friends, que estreou lá pela 13ª ou 14ª posição. O filme sobre o mundo da musica eletrônica fracassou e não chegou nem aos US$ 2 milhões, faturando somente US$ 1,8 milhão em 2.333 salas – o pior lançamento musical em grande circuito desde High School Musical. O único consolo é que custou somente US$ 2 milhões à Warner, que o comprou da Working Title Films.
We Are Your Friends é liderado por Efron como um jovem DJ tentando se tornar um produtor musical. e ganhou uma nota C+ na pesquisa CinemaScore. As espectativas eram de que faturasse pelo menos US$ 8 milhões.
Que Horas Ela Volta? foi bem recebido pela crítica e foi a segunda melhor média por sala entre os filmes exibidos em menos de 100 cinemas.
As top ten faturaram US$ 63.04.000, uma queda de 26,1% em relação aos US$ 85.356.247 faturados no mesmo fim de semana do ano passado, quando Guardiões da Galáxia manteve a primeira posição.
As próximas semanas não costumam ser das melhores, mas as estreias de Everest, com Jake Gyllenhaal, e Aliança do Crime com Johnny Depp, que estiveram em Veneza, podem surpreender. Até o fim do ano, o público deve retornar para conferir Jogos Vorazes: A Esperança – O Final e Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força.
As Top Ten
- Straight Outta Compton (Universal) – Está na 3ª semana e manteve a 1ª posição. Faturou US$ 13.240.000 (-50%) em 3.142 salas (+117); MPS (média por sala): US$ 4.214: Totaliza: US$ 134.126.000
Apesar do sucesso de War Room, Straight Outta Compton liderou as bilheterias pelo terceiro fim de semana consecutivo, sendo o único filme de 2015 a canseguir o feito desde Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros. A história dos primórdios do grupo de rap N.W.A faturou US$ 13,2 milhões, elevando a bilheteria nacional para US$ 134,1 milhões. Já é a maior bilheteria de um drama musical, ultrapassando a biografia de Johnny Cash, Johnny e June (US$ 119,5 milhões).
- War Room (Sony) ESTREIA – Nota Cinemascore: A+; Criticwire: B; Metacritic: 25; Faturou US$ 11.000.000 em 1.135 salas; MPS: US$ 9.692; Totaliza: US$ 11.000.000
War Room recebeu uma ótima e rara nota A+ na pesquisa CinemaScore. Tendo custado apenas US$ 3 milhões, é o quinto filme dos irmãos Alex e Stephen Kendrick, que dirige e produz filmes de caráter religioso como Prova de Fogo e Corajosos. O filme conta a história de um casamento que está se desintegrando e procura a ajuda na oração.
Triplicou seu custo de produção num único fim de semana, arrecadando US$ 11 milhões em 1.135 salas, superando com folga as expectativas em torno de US$ 4 milhões ou US$ 5 milhões.
A divulgação no Facebook ajudou bastante, e sua página na rede social atraiu mais de meio milhão de fãs. Graças a sucessos como War Room, Prova de Fogo e Corajosos, os irmão Kendrick são considerados uma espécie de Steven Spielberg do cinema religioso. Seus nomes sobre o título são suficientes para garantir plateias lotadas.
- Missão Impossível – Nação Secreta (Paramount) – Está na 5ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 8.300.000 (-27%) em 3.095 salas (-347); MPS: US$ 2.682; Totaliza: US$ 170.387.000
Foi uma disputa acirrada pela terceira colocação entre Missão Impossível – Nação Secreta e Horas de Desespero. Com uma diferença de apenas US$ 12.000 a separá-los, qualquer um dos dois poderia ter ficado com a terceira posição.
Missão Impossível – Nação Secreta continuou tendo uma boa sustentação, faturando US$ 8,3 milhões. O quinto filme da franquia com Tom Cruise perdeu apenas 27,5% da receita e faturou US$ 170,39 milhões em 31 dias, devendo se sustentar bem no fim de semana prolongado de Labor Day.
- Horas de Desespero (No Escape/Weinstein) – ESTREIA – Nota Cinemascore: B+; Criticwire: B+; Metacritic: 38; Faturou
US$ 8.288.000 em 3.355 salas; MPS: US$ 2.470; Totaliza: US$ 10.349.000
Correspondendo às expectativas, Horas de Desespero, thriller de ação estrelando Owen Wilson, Pierce Brosnan e Lake Bell, abriu com US$ 8,29 milhões. Faturou US$ 10,35 milhões desde a quarta-feira. Embora as críticas não fossem unânimes (recebeu 41% de críticas positivas no Rotten Tomatoes), o púlico parece ter gostado, e deu ao filme uma nota B+ na pesquisa CinemaScore.
Dirigido por John Erick Dowdle, que também produziu e co-roteirizou com seu irmão Drew, a saga violenta acompanha as aflições de uma famíia americana que se vê presa num país asiático no meio de um golpe para derrubar o governo.
- A Entidade 2 (Focus) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 4.650.000 (-56%) em 2.799 salas (+33); MPS: US$ 1.161; Totaliza: US$ 18.512.000
A queda de 56% está dentro dos padrões de um filme de terror. Faturou US$ 4,65 milhões em 2.799 salas com uma fraca média por sala de US$ 1.661, totalizando US$ 18,5milhões.
- O Agente da U.N.C.L.E. (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 4.410.000 (-40%) em 2.706 salas (-967); MPS: US$ 1.630; Totaliza: US$ 34.122.000
- Hitman: Agente 47 (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 3.850.000 (-54%) em 3.273 salas (+12); MPS: US$ 1.176; Totaliza: US$ 15.271.000
Com um orçamento de US$ 35 milhões, Hitman: Agente 47 perdeu somente 51% da bilheteria em seu segundo fim de semana, faturando US$ 3.9 milhões e totalizando US$ 15,2 milhões em 10 dias.
- The Gift (STX) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 3.134.000 (-27%) em 1.934 salas (-369); MPS: US$ 1.620; Totaliza: US$ 35.960.000
The Gift faturou US$ 3,1 milhões e já totaliza US$ 36 milhões. O filme de ação, dirigido pelo ator Joel Edgerton, custou somente US$ 5milhões, o que quer dizer que já se pagou com folga.
- Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (Universal) – Está na 12ª semana e subiu da 18ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 3.120.000 (+229%) em 1.239 salas (+665); MPS: US$ 2.518; Totaliza: US$ 643.088.000
Num tentativa de empatar com Titanic pelo menos em casa, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros voltou às salas Imax, re-estreando em 350 cinemas do formato, faturando US$ 3,1 milhões. Com isso, já acumula uma bilhetria de US$ 643,1 milhões, ainda abaixo dos US$ 658,7 milhões faturados por Titanic, a segunda maior biheteria de todos os tempos, atrás apenas de Avatar (US$ 760,5 milhões).
- Homem-Formiga (Buena Vista) – Está na 7ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 3.054.000 (-25%) em 2.016 salas (-290); MPS: US$ 1.807; Totaliza: US$ 169.187.000
As Independentes
Grandma, com Lily Tomlin, lançamento da semana passada da Sony Pictures Classics, abriu para mais salas com sucesso e Phoenix, já exibido no Brasil, está indo bem graças a um ótimo boca a boca. Mas de um modo geral, o circuito independente vai mal. No mesmo fim de semana do ano passado, seis filmes independentes já haviam faturado mais de US$ 500.000. Este ano nenhum filme chegou lá, e nenhuma estreia fez mais de US$ 10.000 por sala.
Mais quatro filmes exibidos em Sundance estrearam no fim de semana. Somente o brasileiro Que Horas Ela Volta? (Second Mother/Oscilloscope), de Ana Muylaert com Regina Casé estreou só nos cinemas. Os outros três (Z for Zachariah, Turbo Kid e Zipper) saíram simultaneamente em VOD. Zipper com Patrick Wilson faturou cerca de US$ 8.000 em 17 salas.
Z for Zachariah recebeu nota B+ na Criticwire e 68 no Metacritic. Faturou US$ 58.025 em 29 salas com uma MPS: US$ 2,000. Com Margot Robbie, Chiwetel Ejiofor e Chris Pine, dirigidos por Craig Zobel, o drama pós apocalipse faturou mais em VOD do que nos cinemas.
A Que Horas Ela Volta? depois de passar pelos festivais de Sundance, Berlim, São Francisco e Seattle 2015 estreou em três salas. Recebeu nota A- no Criticwire e 81 no Metacritic e faturou US$ 27.750, com uma MPS de US$ 9.250, tendo seu público subido 91% de sexta para domingo.
Turbo Kid recebeu nota A- no Criticwire e 60 no Metacritic. Esteve nos festivais de Sundance, South by Southwest e Seattle 2015. Faturou US$ 50.000 em 30 salas com uma MPS de US$ 1.667
Learning to Drive, que estreou na semana passada, faturou US$ 121.616 em 15 salas (+11) com uma MPS de US$ 8.108, totalizando US$ 213.456.
As Internacionais
O Exterminador do Futuro: Genesis voltou a liderar as bilheterias internacionais graças à China, onde faturou US$ 23,4 milhões (-12%) no fim de semana de estreia, elevando o total internacional para US$ 320,1 milhões e o global para US$ 409.484 milhões. Genesis ainda tem três dias do feriado do Dia da Vitória na semana na China, antes da estreia de Missão Impossível – Nação Secreta.
Outro lançamento chinês The Hundred Regiments Offensive, ficou na segunda posição faturando US$ 16,2 milhões. O lançamento do épico que retrata a batalha entre as forças chinesas e o Japão durante a 2ª Guerra Mundial, coincide com o 70º aniverário da vitória dos Aliados sobre o Japão na 2ª Guerra.
Na terceira posição internacional Missão Impossível – Nação Secreta faturou US$ 15,3 milhões (-39%) em 64 países. O filme liderado por Tom Cruise totaliza US$ 309 milhões internacionais e US$ 479.387 milhões globais. Estreia na China em 8/9.
Minions, com US$ 14,.9 milhões e o policial chinês The Dead End com US$ 14 milhões ficaram na quarta e quinta posições.Na semana passada, Minions se tornou o quarto filme do ano a cruzar o US$ 1 bilhão internacional, juntando-se a Vingadores: Era de Ultron, Velozes e Furioses 7 e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros.
Bilheterias Americanas | ||||
Renda | Renda | |||
Semana | Total | |||
(US ) | (US ) | |||
1 | Straight Outta Compton | $13,243,530 | $134,129,705 | |
2 | War Room | $11,000,000 | $11,000,000 | |
3 | Missão Impossível – Nação Secreta | $8,300,000 | $170,386,530 | |
4 | Horas de Desespro | $8,288,000 | $10,348,860 | |
5 | A Entidade 2 | $4,650,000 | $18,511,602 | |
6 | O Agente da U.N.C.L.E. | $4,410,000 | $34,121,626 | |
7 | Hitman: Agente 47 | $3,850,000 | $15,270,731 | |
8 | Gift, The | $3,134,000 | $35,960,443 | |
9 | Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros | $3,122,280 | $643,090,065 | |
10 | Homem-Formiga | $3,054,000 | $169,186,526 | |
Fonte: Rentrak |