“QUE HORAS ELA VOLTA?” TEM BOA ESTREIA NO CIRCUITO INDEPENDENTE.

Por Wanda de Andrade.

O fim de semana apresentou o pior resultado de 2015, o que não é nenhuma surpresa, já que o fim de semana que antecede o fim de semana de Labor Day é tradicionalmente fraco.

Straight Outta Compton, o  drama hip-hop continuou na liderança das bilheterias pelo terceiro fim de semana consecutivo depois de perder 50% da bilheteria e faturar US$ 13,2 milhões. Já acumula impressionantes US$ 134,1 milhões e está a caminho de um total entre US$ 160-170 milhões.

A surpresa da semana foi War Room. O filme de fundo religioso da Sony já é  maior sucesso dos irmãos Kendrick, o diretor Alex Kendrick e seu irmão Stephen, roteirirsta e produtor. De produção modesta (US$ 3,5 milhões), seu filme deu um ótimo retorno do investimento.  Abriu na segunda posição, faturando US$ 11 milhões em apenas 1.135 salas, com uma média por sala de US$ 9.692.

Missão Impossível – Nação Secreta perdeu somente 28% da bilheteria, faturando US$ 8,3 milhões na 5ª semana de exibição.

A estreia Horas de Desepero com Owen Wilson e Pierce Brosnan veio logo atrás com uma bilheteria de US$ 8 mihões, correspondendo às expectativas de US$ 9 milhões. Lançado em 2.470 salas com uma MPS de US$ 3.355, se saiu melhor do que o filme de Brosnan de agosto de 2014 November Man: Um Espião Nunca Morre.  Recebeu uma nota B+ na pesquisa Cinemascore, a mesma de November Man, podendo se esperar uma bilheteria total de US$ 30 milhões.

Todas as continuações faturaram menos de US$ 5 milhões, e a que se saiu melhor foi A Entidade 2, que caiu 56% e faturou US$ 4,7 milhões, ficando entre as cinco maiores bilheterias.

O Agente da U.N.C.L.E.  seguiu com US$ 4,4 milhões na terceira semana, totalizando US$ 34,1 milhões seguido de Hitman: Agente 47, que caiu 54% na segunda semana, faturando US$ 3,9 milhões, totalizando somente US$ 15,3 milhões em 10 dias.

The Gift também perdeu pouco – 27%, faturando US$ 3,1 milhão com o ótimo resultado de US$ 36 milhões em casa.

O retorno de Jurassic World:  Mundo dos Dinossauros em cinemas , quase empatou com Homem-Formiga que faturou US$ 3,054 milhões, totalizando US$ 169,2 milhões em casa e US$ 369 milhões globais.

Nem mesmo a presença de Zac Efron salvou We Are Your Friends, que estreou lá pela 13ª ou 14ª posição. O filme sobre o mundo da musica eletrônica fracassou e não chegou nem aos US$ 2 milhões, faturando somente US$ 1,8 milhão em 2.333 salas – o pior lançamento musical em grande circuito desde High School Musical. O único consolo é que custou somente US$ 2 milhões à Warner, que o comprou da Working Title Films.

We Are Your Friends é liderado por Efron como um jovem DJ tentando se tornar um produtor musical. e ganhou uma nota C+ na pesquisa CinemaScore. As espectativas eram de que faturasse pelo menos US$ 8 milhões.

Que Horas Ela Volta? foi bem recebido pela crítica e foi a segunda melhor média por sala entre os filmes exibidos em menos de 100 cinemas.

As top ten faturaram US$ 63.04.000, uma queda de 26,1% em relação aos US$ 85.356.247 faturados no mesmo fim de semana do ano passado, quando Guardiões da Galáxia manteve a primeira posição.

As próximas semanas não costumam ser das melhores, mas as estreias de Everest, com Jake Gyllenhaal, e Aliança do Crime com Johnny Depp, que estiveram em Veneza, podem surpreender. Até o fim do ano, o público deve retornar para conferir Jogos Vorazes: A Esperança – O Final e Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força. 

 

As Top Ten

 

  1. Straight Outta Compton (Universal) – Está na 3ª semana e manteve a 1ª posição. Faturou US$ 13.240.000 (-50%) em 3.142 salas (+117); MPS (média por sala): US$ 4.214: Totaliza: US$ 134.126.000

Apesar do sucesso de War Room, Straight Outta Compton liderou as bilheterias pelo terceiro fim de semana consecutivo, sendo o único filme de 2015 a canseguir o feito desde Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros. A história dos primórdios do grupo de rap N.W.A faturou US$ 13,2 milhões, elevando a bilheteria nacional para US$ 134,1 milhões. Já é a maior bilheteria de um drama musical, ultrapassando a biografia de Johnny Cash, Johnny e June (US$ 119,5 milhões).

 

  1. War Room (Sony) ESTREIA – Nota Cinemascore: A+; Criticwire: B; Metacritic: 25; Faturou US$ 11.000.000 em 1.135 salas; MPS: US$ 9.692; Totaliza: US$ 11.000.000

War Room recebeu uma ótima e rara nota A+ na pesquisa CinemaScore. Tendo custado apenas US$ 3 milhões, é o quinto  filme dos irmãos Alex e Stephen Kendrick, que dirige e produz filmes de caráter religioso como Prova de FogoCorajosos. O filme conta a história de um casamento que está se desintegrando e procura a ajuda na oração.

Triplicou seu custo de produção num único fim de semana, arrecadando US$ 11 milhões em 1.135 salas, superando com folga as expectativas em torno de US$ 4 milhões ou US$ 5 milhões.

A divulgação no Facebook ajudou bastante, e sua página na rede social atraiu mais de meio milhão de fãs. Graças a sucessos como War Room, Prova de FogoCorajosos, os irmão Kendrick são considerados uma espécie de Steven Spielberg do cinema religioso. Seus nomes sobre o título são suficientes para garantir plateias lotadas.

 

  1. Missão Impossível – Nação Secreta (Paramount) – Está na 5ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 8.300.000 (-27%) em 3.095 salas (-347); MPS: US$ 2.682; Totaliza: US$ 170.387.000

Foi uma disputa acirrada pela terceira colocação entre Missão Impossível – Nação Secreta  e Horas de Desespero. Com uma diferença de apenas US$ 12.000 a separá-los, qualquer um dos dois poderia ter ficado com a terceira posição.

Missão Impossível – Nação Secreta continuou tendo uma boa sustentação, faturando US$ 8,3 milhões. O quinto filme da franquia com Tom Cruise perdeu apenas 27,5% da receita e faturou  US$ 170,39 milhões em 31 dias, devendo se sustentar bem no fim de semana prolongado de Labor Day.

 

  1. Horas de Desespero (No Escape/Weinstein) – ESTREIA – Nota Cinemascore: B+; Criticwire: B+; Metacritic: 38; Faturou

US$ 8.288.000 em 3.355 salas; MPS: US$ 2.470; Totaliza: US$ 10.349.000

Correspondendo às expectativas, Horas de Desespero, thriller de ação estrelando Owen Wilson, Pierce Brosnan e Lake Bell, abriu com US$ 8,29 milhões. Faturou US$ 10,35 milhões desde a quarta-feira. Embora as críticas não fossem unânimes (recebeu 41% de críticas positivas no Rotten Tomatoes), o púlico parece ter gostado, e deu ao filme uma nota B+ na pesquisa CinemaScore.

Dirigido por John Erick Dowdle, que também produziu e co-roteirizou com seu irmão Drew, a saga violenta acompanha as aflições de uma famíia americana que se vê presa num país asiático no meio de um golpe para derrubar o governo.

 

  1. A Entidade 2 (Focus) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 4.650.000 (-56%) em 2.799 salas (+33); MPS: US$ 1.161; Totaliza: US$ 18.512.000

A queda de 56% está dentro dos padrões de um filme de terror. Faturou US$ 4,65 milhões em 2.799 salas com uma fraca média por sala de US$ 1.661, totalizando US$ 18,5milhões.

 

  1. O Agente da U.N.C.L.E. (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 4.410.000 (-40%) em 2.706 salas (-967); MPS: US$ 1.630; Totaliza: US$ 34.122.000

 

  1. Hitman: Agente 47 (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 3.850.000 (-54%) em 3.273 salas (+12); MPS: US$ 1.176; Totaliza: US$ 15.271.000

Com um orçamento de US$ 35 milhões, Hitman: Agente 47 perdeu somente 51% da bilheteria em seu segundo fim de semana, faturando US$ 3.9 milhões e totalizando US$ 15,2 milhões em 10 dias.

 

  1. The Gift (STX) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 3.134.000 (-27%) em 1.934 salas (-369); MPS: US$ 1.620; Totaliza: US$ 35.960.000

The Gift faturou US$ 3,1 milhões e já totaliza US$ 36 milhões. O filme de ação, dirigido pelo ator Joel Edgerton, custou somente US$ 5milhões,  o que quer dizer que já se pagou com folga.

 

  1. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (Universal) – Está na 12ª semana e subiu da 18ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 3.120.000 (+229%) em 1.239 salas (+665); MPS: US$ 2.518;  Totaliza: US$ 643.088.000

Num tentativa de empatar com Titanic pelo menos em casa, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros  voltou às salas Imax, re-estreando em 350 cinemas do formato,  faturando US$ 3,1 milhões. Com isso, já acumula uma bilhetria de US$ 643,1 milhões, ainda abaixo dos US$ 658,7 milhões faturados por Titanic, a segunda maior biheteria de todos os tempos, atrás apenas de Avatar (US$ 760,5 milhões).

 

  1. Homem-Formiga (Buena Vista) – Está na 7ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 3.054.000 (-25%) em 2.016 salas (-290); MPS: US$ 1.807; Totaliza: US$ 169.187.000

 

 

As Independentes

Grandma, com Lily Tomlin, lançamento da semana passada da Sony Pictures Classics, abriu para mais salas com sucesso e Phoenix, já exibido no Brasil, está indo bem graças a um ótimo boca a boca. Mas de um modo geral, o circuito independente vai mal. No mesmo fim de semana do ano passado, seis filmes independentes já haviam faturado mais de US$ 500.000. Este ano nenhum filme chegou lá, e nenhuma estreia fez mais de US$ 10.000 por sala.

Mais quatro filmes exibidos em Sundance estrearam no fim de semana. Somente o brasileiro Que Horas Ela Volta? (Second Mother/Oscilloscope), de Ana Muylaert com Regina Casé estreou só nos cinemas. Os outros três (Z for Zachariah, Turbo Kid e Zipper) saíram simultaneamente em VOD. Zipper com Patrick Wilson faturou cerca de US$ 8.000 em 17 salas.

Z for Zachariah recebeu nota B+ na Criticwire e 68 no Metacritic. Faturou US$ 58.025 em 29 salas com uma MPS: US$ 2,000. Com Margot Robbie, Chiwetel Ejiofor e Chris Pine, dirigidos por Craig Zobel, o drama pós apocalipse faturou mais em VOD do que nos cinemas.

A Que Horas Ela Volta? depois de passar pelos festivais de Sundance, Berlim, São Francisco e Seattle 2015 estreou em três salas. Recebeu nota A- no Criticwire e 81 no Metacritic e faturou US$ 27.750, com uma MPS de US$ 9.250, tendo seu público subido 91% de sexta para domingo.

Turbo Kid recebeu nota A- no Criticwire e 60 no Metacritic. Esteve nos festivais de Sundance, South by Southwest e Seattle 2015. Faturou US$ 50.000 em 30 salas com uma MPS de US$ 1.667

Learning to Drive, que estreou na semana passada, faturou US$ 121.616 em 15 salas (+11) com uma MPS de US$ 8.108, totalizando US$ 213.456.

 

As Internacionais

O Exterminador do Futuro: Genesis voltou a liderar as bilheterias internacionais graças à China, onde faturou US$  23,4 milhões (-12%) no fim de semana de estreia, elevando o total internacional para US$ 320,1 milhões e o global para US$ 409.484 milhões. Genesis ainda tem três dias do feriado do Dia da Vitória na semana na China, antes da estreia de Missão Impossível – Nação Secreta.

Outro lançamento chinês The Hundred Regiments Offensive, ficou na segunda posição faturando US$ 16,2 milhões. O lançamento do épico que retrata a batalha entre as forças chinesas e o Japão durante a 2ª Guerra Mundial, coincide com o 70º aniverário da vitória dos Aliados sobre o Japão na 2ª Guerra.

Na terceira posição internacional Missão Impossível – Nação Secreta faturou US$ 15,3 milhões (-39%) em 64 países.  O filme liderado por Tom Cruise totaliza US$ 309 milhões internacionais e US$ 479.387 milhões globais. Estreia na China em 8/9.

Minions, com US$  14,.9 milhões e o policial chinês The Dead End com US$ 14 milhões ficaram na quarta e quinta posições.Na semana passada, Minions se tornou o quarto filme do ano a cruzar o US$ 1 bilhão internacional, juntando-se a Vingadores: Era de Ultron, Velozes e Furioses 7 e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Straight Outta Compton $13,243,530 $134,129,705
2 War Room $11,000,000 $11,000,000
3 Missão Impossível – Nação Secreta $8,300,000 $170,386,530
4 Horas de Desespro $8,288,000 $10,348,860
5 A Entidade 2 $4,650,000 $18,511,602
6 O Agente da U.N.C.L.E. $4,410,000 $34,121,626
7 Hitman: Agente 47 $3,850,000 $15,270,731
8 Gift, The $3,134,000 $35,960,443
9 Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros $3,122,280 $643,090,065
10 Homem-Formiga $3,054,000 $169,186,526
Fonte: Rentrak