“RED” DIVERTE COM AUTOPARÓDIA.

Diversão à toda a prova, da primeira à última cena. Precisa mais? Se não precisar, a dica é RED – Aposentados e Perigosos, deliciosa comédia policial dirigida pelo alemão Robert Schwentke, o mesmo de Plano de Voo e Te Amarei para Sempre.

A trama fala de um grupo de agentes aposentados da CIA que, sem motivo aparente, começa a ser mortalmente perseguido. E pior: quem está por trás deste processo de eliminação é a própria CIA. Queima de arquivo? Vingança? Alguma inexplicável teoria da conspiração? Quem sai em busca da explicação é o agente aposentado Frank Moses (Bruce Willis, em grande forma), que carrega a tiracolo um punhado de velhos colegas de espionagem e o seu mais recente amor, Sarah (Mary-Louise Parker), que nada tem a ver com o metiê.

O resultado é um agradável e nostálgico retorno à era dos “velhos espiões”, com ótimos e afiados diálogos, muito bom humor, produção das mais caprichadas e efeitos especiais de primeira linha. Isso sem contar com a presença de um elenco primoroso, que reúne, além de Willis, Morgan Freeman, John Malkovich, Richard Dreyfuss e Helen Mirren, todos em excelente momento.

Baseado na graphic novel de Warren Ellis e Cully Hamner, o filme é fiel à estética HQ, com cortes ágeis, enquadramentos elaborados e situações de ação no limite do impossível.

Porém, seu forte mesmo é o sarcasmo inteligente com o qual comanda a ação, com direito a irônicas referências à era da Guerra Fria. O título, por exemplo, num primeiro momento remete ao Comunismo (Red, vermelho, termo que na época designava os socialistas), porém uma mais que bem-vinda participação do veterano Ernest Borgnine esclarece que na verdade trata-se da sigla para Retired Extremely Dangerous, ou, Aposentado Extremamente Perigoso.

É, os tempos mudaram…

Confira o trailer: