REFILMAGEM AMERICANA DE “O HOMEM QUE NÃO AMAVA AS MULHERES” PRENDE O ESPECTADOR À POLTRONA.
Após perder uma milionária ação na Justiça, o jornalista investigativo Mikael (Daniel Craig) aceita trabalhar para Henrik Vanger (Christopher Plummer), um mega industrial sueco. Mas o serviço não será nada fácil: Henrik quer que Mikael investigue o paradeiro de sua sobrinha-neta Harriet, desaparecida há 40 anos. Além de remexer em antigos fantasmas, o jornalista ainda terá de desenvolver seu trabalho sem que o restante da família de Henrik – formada por maníacos, nazistas e psicopatas – saiba o verdadeiro objetivo de sua investigação.
E esta é somente a pontinha do iceberg da trama de “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, refilmagem hollywoodiana do sueco quase homônimo “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”.
Trata-se de um prato cheio para os fãs de um bom filme sobre investigações. No começo, esbarra um pouco no também ótimo “O Escritor Fantasma”, de Polanski, principalmente pelo isolamento ao qual o jornalista tem de submeter. Mas rapidamente o filme ganha contornos próprios, mais ainda na medida em a personagem Lisbeth Salander (Rooney Mara, ótima) ganha espaço no desenvolvimento da história. Ela é a fascinante, enigmática e cult “garota com a tatuagem de dragão”, do título original do filme.
David Fincher (de “O Clube da Luta” e “A Rede Social”) é mestre em manter seu público preso às poltronas do cinema. E repete aqui a dose, com uma direção segura e grande competência em desenvolver a trama, conduzindo seu público para que ele não se perca por entre dezenas de complicados nomes suecos. Não é tarefa fácil. A direção de Fincher é tão eficiente que relevamos pequenos deslizes como o de uma senhora que encontra o álbum de fotos da sua lua de mel em pouquíssimos segundos, ou de uma empresa que mantem seus arquivos de décadas atrás impecavelmente limpos, organizados e estrondosamente acessíveis.
São detalhes rapidamente esquecíveis e trocados pelo prazer de um belo filme que prende a atenção do primeiro ao último minuto.

