SÉRIE “O CINEMA E A SEGUNDA GUERRA” PRIVILEGIA PRODUÇÕES BRITÂNICAS.

Por Celso Sabadin.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a partir de 1914, a então jovem atividade cinematográfica já tinha uma noção do poder de suas imagens e de sua força de persuasão como ferramenta de manipulação social e política.

Mas foi na Segunda Guerra que este potencial sonoro e imagético explodiu com todas as suas forças. Numa época em que a televisão ainda não havia sido inventada, o Cinema surge como o grande veículo influenciador das massas. Para o bem e para o mal.

Essa estreita relação entre o conflito mundial e a produção cinematográfica é o tema de”, série inédita e com exibição exclusiva no Canal Curta.

Com direção e produção de Lyndy Saville, especialista em documentários históricos sobre o cinema, a série tem três episódios de 45 minutos, cada, abrangendo a Alemanha de Hitler no primeiro, a presença do Reino Unido no segundo, e os dois holocaustos genocidas (o judeu e o nuclear) no terceiro.

Filmado em locações no Imperial War Museum Duxford e no  Imperial War Museum Churchill War Rooms, “O Cinema e a Segunda Guerra” recorre a depoimentos de críticos e especialistas para costurar imagens de época e cenas de longas-metragens sobre o tema (antigos e recentes), criando assim um mosaico cinéfilo sobre a influência dos filmes no conflito. E vice-versa.

Um interessante diferencial da série é que sua produção é totalmente britânica – assinada pelas empresas 3DD e Sky Arts – o que abre para o público brasileiro a bem-vinda possibilidade de conhecer filmes de guerra produzidos pelo Reino Unido, uma raridade em nosso mercado culturalmente colonizado pelos EUA.

Chama a atenção, por exemplo, a trajetória do ator londrino Leslie Howard, que já era famoso em Hollywood (havia atuado, por exemplo, em “…E o Vento Levou”) quando decidiu retornar à Inglaterra para produzir, dirigir e estrelar filmes de cunho patriótico, como esforço de guerra para seu país. Só ele já valeria um documentário inteiro.

O primeiro episódio estreia no Canal Curta nesta quarta-feira, 18/04, às 23 horas, com reapresentações dias 20 de abril, quinta-feira, às 03h e às 17h; 21 de abril, sexta-feira, às 11h; 22 de abril, sábado, às 15h30; 23 de abril, domingo, às 23h.

A produção pode ser assistida também no Curta!On – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.