SÒ NESTA SEMANA, CINCO IMPORTANTES FESTIVAIS DE CINEMA AGITAM O BRASIL.

Curitiba, São Paulo, Florianópolis, Goiás e Ouro Preto são palcos de cinco importantes festivais de cinema que acontecem de forma praticamente simultânea. Confira:

EM CURITIBA, OLHAR DE CINEMA COMEÇA NESTA QUARTA.

Tudo pronto para Curitiba se transformar na capital do cinema.

De 28 de maio a 5 de junho, serão exibidos exibindo 95 filmes
de 17 países.

Mostra especial Stanley Kubrick, seminário, debates, palestras e lançamentos de livro completam o evento.

Chegando em sua terceira edição, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, se consolida como uma das principais plataformas de lançamento de filmes no Brasil.

Na programação deste ano, além de apresentar um total de 95 filmes (45 longas e 50 curtas) representativos das cinematografias de 17 países, a terceira edição, do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba promoverá também palestras, seminários, debates e lançamento de livros relacionados à atividade audiovisual brasileira e internacional.

Especificamente na mostra Novos Olhares, dedicada a primeiros filmes, seis longas internacionais serão exibidos pela primeira vez no Brasil. A mostra Olhar Retrospectivo trará uma edição mais do que especial dedicada ao cineasta norte americano Stanley Kubrick, com dez de seus treze longas sendo apresentados em cópias novas recém restauradas.

Em relação ao formato do Olhar de Cinema, a novidade desta edição fica por conta das mostras competitivas, que antes separava filmes nacionais dos internacionais, e agora coloca todos sob a mesma Mostra Competitiva. “Para nós, a possibilidade de ver os filmes nacionais à luz daqueles que vêm de outros cantos contribui para a reflexão acerca do quê e do como estamos produzindo no país, por isso decidimos que haveria somente uma mostra competitiva, a Internacional, que abarca inclusive obras brasileiras de curtas e longas metragens”, afirma Aly Muritiba, diretor do Festival.

Todas as informações estão em WWW.olhardecinema.com.br

SERVIÇO:
Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
De 28 de maio a 05 de junho de 2014.
Realização: Grafo Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Patrocínio: VOLVO, BNDES
Apoio Cultural: SESI-PR
Apoio: Shopping Crystal, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba
Promoção: RPCTV e Gazeta do Povo

As atividades têm entrada gratuita e a exibição dos filmes na Cinemateca e no Espaço Itaú (Shopping Crystal) custam R$5,00 e R$2,50 (meia entrada).
Os ingressos começam a ser vendidos no dia 22 de maio no local de exibição do filme.

Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema)
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Horário de Funcionamento: Segunda-feira a Domingo das 14h às 22h
Cinemateca de Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Horário de Funcionamento: Terça-feira a Domingo das 14h30 às 21h30

CINEFOOT CHEGA A SÃO PAULO NESTA QUINTA-FEIRA:

FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL acontece gratuitamente em São Paulo de 29 de maio a 3 de junho.

Destaque para MARACANÁ, filme inédito no Brasil sobre a vitória do Uruguai na Copa de 50, será apresentado na noite de abertura do festival pelo diretor Sebastián Bednarik.

O CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL é o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição e promoção de filmes sobre a maior paixão nacional: o futebol. Com esta iniciativa pioneira, pelo quinto ano consecutivo o CINEfoot chega também a São Paulo, trazendo uma programação muito especial.

Esta quinta edição do CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL terá sua versão paulista de 29 de maio a 3 de junho no Museu do Futebol (dentro do Estádio do Pacaembu) e no Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta, além de uma prorrogação no Centro Cultural São Paulo. Sempre com entrada gratuita, sujeita à lotação das salas.

Veja alguns destaques da edição paulista do 5º CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL:

- MARACANÁ , longa inédito no país, retrata a final da Copa de 50 , que destruiu a esperança de milhões de brasileiros.

- Documentários sobre: Stoichkov – estrela do futebol búlgaro; criação da camisa da seleção brasileira; a Copa de 70 na visão dos jogadores brasileiros; visão dos torcedores na Copa de 74 na Alemanha; visão dos jogadores que estiveram no embate BrailxUruguai na Copa de 50 no Maracanã.

- a Copa de 50 tem um espaço para reflexão na programação com a homenagem aos familiares dos jogadores, documentário com a visão deles, e uma ficção sobre esta fatídica final para os brasileiros.

- Mostra Dente de Leite, com filmes voltados para o público infanto-juvenil, acontece nas manhãs de sexta e sábado, dias 30 e 31, no Museu do Futebol.

- Exibição de filmes vindos da Suíça, Uruguai, Bélgica, Bulgária, Alemanha, Holanda e Espanha.

- Homenagem aos 100 anos da seleção barsileira

- Homenagem aos 100 anos do primeiro título do Corinthians e exibição do emblemático DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO

- Homenagem aos 100 anos do Palmeiras e exibição do longa SANTO MARCOS

- O CINEfoot ganha uma prorrogação na cidade com a Mostra Paixão e Agonia – O Futebol no Cinema Europeu e Sul-Americano no CCSP até dia 7de junho.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 5º CINEfoot EM SÃO PAULO:

Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/nº – Estádio do Pacaembu):

Quinta 29/5
20h – SESSÃO DE ABERTURA
HOMENAGEM: ALDYR SCHLEE e RENÊ GOYA FILHO
:: GAÚCHOS CANARINHOS (Yellow Gauchos), de Rene Goya Filho (RS, 2007)
- O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee.

::MARACANÁ (Maracanã, The Movie) de Sebastián Bednarik, Andrés Varela (Brasil/Uruguai,2014)
– Ficção inédita no Brasil que retrata a final da Copa de 1950 no Brasil, em que a seleção uruguaia silencia o Maracanã.

Sexta 30/5
9h30 – SESSÃO DENTE DE LEITE
:: GAÚCHOS CANARINHOS (Yellow Gauchos), de Rene Goya Filho (Brasil,RS, 2007)
:: ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL (Ernesto in Soccerland) de André Queiroz e Thais Bologna (Brasil,SP, 2009)
::A RUA É PÚBLICA (Streets are public), de Anderson Lima (Brasil,MG, 2013)
:: O PRIMEIRO JOÃO (The First João), de André Castelão (Brasil,RJ, 2006)
:: RONALDO (Ronaldo), de Jan Mettler (Suíça, 2009)
:: O PAI DO GOL (The Father of the Goal), de Luiz Ferraz (Brasil,SP, 2012)

18h: Sessão Especial Copa do Mundo – A COPA DE 1970 – DEPOIMENTO DE JOGADORES DA SELEÇÃO (The 1970 World Cup: Testimonial From Former Brazilian Players Of National Team) de Bernardo Buarque de Hollanda (Brasil,SP, 2012)
– Com imagens autorizadas pela FIFA, o filme narra a versão dos jogadores acerca dos preparativos e dos jogos da Copa do México e do retorno ao Brasil.

20h: HOMENAGEM: FUTEBOL FEMININO
:: TAPETE VERDE (Green Carpet) de Angelo Martins (Brasil, SP, 2013)
:: BUGRINOS – O FILME DO GUARANI (Bugrinos – The Offcial Film of Guarani Football Club) de Samir Cheida (Brasil, SP, 2013)

Sábado 31/5
10h30 – SESSÃO DENTE DE LEITE
:: GAÚCHOS CANARINHOS (Yellow Gauchos), de Rene Goya Filho (Brasil,RS, 2007)
:: ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL (Ernesto in Soccerland) de André Queiroz e Thais Bologna (Brasil,SP, 2009)
::A RUA É PÚBLICA (Streets are public), de Anderson Lima (Brasil,MG, 2013)
:: O PRIMEIRO JOÃO (The First João), de André Castelão (Brasil,RJ, 2006)
:: RONALDO (Ronaldo), de Jan Mettler (Suíça, 2009)
:: O PAI DO GOL (The Father of the Goal), de Luiz Ferraz (Brasil,SP, 2012)

Espaço Itaú de Cinema | Augusta (Rua Augusta, 1.475):

Sábado 31/5
17h: LIÇÕES DE UM SONHO (Der ganz grosse Traum / Lessons of a Dream) de Sebastian Grobler (Alemanha, 2010)
19h:
:: AÇUCENA (Açucena) de Vinícius Soares (Brasil, SP, 2013)
:: AMO HOOLINGANS (I Love Hooligans) de Jan-Dirk Bouw (Holanda/Bélgica, 2013)
::ISTAMBUL UNITED (Istambul United) de Farid Eslam, Olli Waldhauer (Doc, , Alemanha, 2014)
– Na Turquia, durante os protestos de junho de 2013, torcedores rivais de diferentes clubes de futebol se uniram, pela primeira vez, por uma causa comum.

21h: HOMENAGEM: 100 ANOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA
:: BAGDÁ MESSI (Baghdad Messi) de Sahim Omar (Bélgica, Emirados Árabes, Iraque, 2013)
:: STOICHKOV (Stoichkov) de Borislav Kolev (Bulgária, 2012)
– O craque búlgaro Hristo Stoichkov faz um apanhado pessoal de sua vida e carreira, lembrando de pessoas, lugares e acontecimentos que o moldaram como pessoa. Sua jornada registra desde os altos e baixos de sua modesta infância na Bulgária nos últimos anos do comunismo até o incrível sucesso do Dream Team do Barcelona e o milagre da seleção búlgara na Copa do Mundo de 1994.

Domingo 1/6
19h – HOMENAGEM: FAMILIARES DOS JOGADORES DA COPA DE 50
:: GARRA CHARRÚA (Garra Charrúa) de Felipe Bravo (Espanha, 2012)
:: DOSSIÊ 50 : COMÍCIO A FAVOR DOS NÁUFRAGOS ( The 1950 Files: a rally for the wrecked) de Geneton Moraes Neto (Brasil, RJ, 2013)
– O documentário apresenta entrevistas, em áudio e vídeo, feitas pelo repórter Geneton Moraes Neto, nos anos oitenta, com todos os onze jogadores que entraram em campo para disputar aquela que viria a ser a mais dramática partida da história da seleção brasileira: a decisão da Copa de 50, contra o Uruguai, no Maracanã, diante da maior platéia até hoje reunida para assistir a um jogo de futebol. É uma chance única de ouvir o relato dos personagens principais do chamado “Maracanazo”. Além de entrevista com Alcides Ghiggia, o autor do gol da vitória do Uruguai e o último remanescente da final Brasil e Uruguai.

21h:HOMENAGEM : 100 ANOS DO PRIMEIRO TÍTULO DO CORINTHIANS
:: BANDO DE LOUCOS (A Crazy Crowd) de Jader Lago (Brasil, SP, 2011)
– O Corinthians tem umas das torcidas mais apaixonadas do mundo. Essa história conta um capítulo dessa paixão. O título Brasileiro de 2011 pavimentou o caminho para o Mundial de 2012.

:: DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO (Democracy in Black and White) de Pedro Asbeg (Brasil,RJ, 2013)
- O documentário tem como pano de fundo a lendária Democracia Corinthiana, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das “Diretas Já”, Democracia em Preto e Branco mostra como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do país.

Segunda 2/6
19h:HOMENAGEM: 100 ANOS DO PALMEIRAS
:: O OUTRO SUPER CLÁSSICO (El Otro Superclásico / The Other Superclasico) de Santiago Dulce (Brasil,SP, 2014)

:: 12 DE JUNHO DE 1993 – O DIA DA PAIXÃO PALMEIRENSE (June 16, 1993 – Palmeiras’ day of passion) de Mauro Beting, Jaime Queiroz (Brasil,SP, 2014)
- Em 1993, a Sociedade Esportiva Palmeiras, um dos maiores símbolos da cultura ítalo-brasileira, cuja existência é quase secular, após 16 anos, conquistou um título que o rebatizou com a alcunha de “Academia de Futebol”. Com isso, o clube abriu mais uma década de conquistas, transformando-se no maior campeão do século XX no Brasil.

21h:
:: LIBERTADORES (Libertadores) de Gabriel Rubim (Brasil,RS,2013)
:: PELADA: FUTEBOL NA FAVELA (Pelada, Favela’s Soccer) de Alex Miranda (Brasil, SP, 2013)
- Pelada: Futebol de Favela é um documentário sobre o sonho do futebol, embalado por uma fantástica trilha sonora e participação de grandes craques. O filme retrata todo o universo que envolve o cotidiano das peladas e conta com depoimentos marcantes de campeões que vieram das comunidades, descobriram seus talentos nas peladas e conquistaram o mundo.

Terça 3/6
19h
:: INTERVALO ( Half Time) de Rogério Zagallo (Brasil, RJ, 2014)
- O Documentário apresenta histórias e personagens da construção e transformação do estádio Palestra Itália em arena.

:: SANTO MARCOS (Saint Marcos) de Thiago Di Fiore (Brasil, SP, 2013)
- Santo Marcos mostra não só os milagres do goleiro dentro de campo, mas apresenta a pessoa, as motivações, valores e família, do ídolo que conquistou a torcida palmeirense e brasileira e que entrou para a história do futebol mundial.

21h:SESSÃO DE ENCERRAMENTO
HOMENAGEM: CANAL 100
ENTREGA DOS PRÊMIOS
:: FUTEBOL TOTAL (Total Football) de Carlos Leonan, Oswaldo Caldeira (Brasil, RJ, 1974)
– O filme imortaliza os grandes momentos da Copa do Mundo da Alemanha em 1974, observados principalmente pelos olhos apaixonados e contraditórios da torcida, nos estádios e ruas da Alemanha e do Brasil. No dia 07 de julho de 1974, no Olympiastadion, 80 mil espectadores foram ver o final da maior competição futebolística do mundo e no dia 1 de agosto do mesmo ano, menos de um mês depois, no Maracanã, 115 mil torcedores assistem à partida final entre Vasco e Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro de Clubes, perguntando-se o porquê da derrota na Copa.

MOSTRA PAIXÃO E AGONIA NO CINEMA EUROPEU E SUL-AMERICANO

Esta mostra é uma prorrogação do CINEfoot em São Paulo, que acontece gratuitamente de 4 a 7 de junho no Centro Cultural São Paulo. Tem como destaque em sua programação o documentário OS REBELDES DO FUTEBOL, documentário em que o ex-jogador Eric Cantona apresenta jogadores de futebol que fizeram a diferença em seus países fora das quatro linhas do campo.
A programação completa da Mostra está disponível no site www.cinefoot.org

SERVIÇO:

5º CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL.
Em São Paulo, de 29 de maio a 3 de junho de 2014.
Locais:
• Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu – Pça. Charles Muller s/n
• Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Rua Augusta, 1475.
• Centro Cultural São Paulo, 1000

Entrada gratuita sujeita à lotação das salas.

Direção: Antonio Leal
Realização: O CINEfoot é uma realização da Conexão Cultural e do IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais, produtoras com destacada atuação no segmento de festivais audiovisuais no Brasil e no exterior.

Programação e sinopses: http://www.cinefoot.org

FICA, EM GOIÁS
Festival homenagens José Wilker, José Mendonça Teles e Ingrid Guimarães.

A 16º edição do mais importante festival de cinema ambiental do país teve início na noite de terça-feira, dia 27 de maio, na Cidade de Goiás

A cerimônia de abertura da décima sexta edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) foi marcada pelas homenagens e pelos discursos de autoridades da política municipal, estadual e federal, além da exibição de curta inédito. O homenageado da edição 2014 do festival, o poeta e escritor goiano José Mendonça Teles esteve presente no evento, assim como a atriz Ingrid Guimarães, que também recebeu homenagem durante a cerimônia. O ator José Wilker, morto no início desse ano também foi lembrado durante o evento. Wilker, que esteve presente ao FICA em 2012, foi homenageado com a exibição de trechos de uma entrevista que concedeu ao festival há dois anos.

Diversas autoridades políticas discursaram ao longo da cerimônia, entre elas a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, o Secretário Estadual de Cultura de Goiás, Gilvane Felipe, o secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Mario Borghinetti e o Governador de Goiás, Marconi Perillo.

O cinema esteve presente na abertura do FICA 2014 com a exibição do curta-metragem ‘Ser Goiano’, de Lázaro Ribeiro e Wesley Jubé. O curta é uma produção do Ponto de Cultura Imagem da Memória.

O FICA 2014 acontece de 27 de maio a 1º de junho na Cidade de Goiás. Serão 32 filmes na competição oficial, além de shows de Gal Costa, Nação Zumbi e Pato Fu e a realização de debates, seminários, fóruns e palestras. Entre os principais convidados internacionais do festival, está o professor e pesquisador de cinema da Universidade de Nova York, Robert Stam. Stam, autor de livros como ‘O Espetáculo Interrompido’, ‘Introdução à Teoria de Cinema’ e ‘Crítica da Imagem Eurocêntrica’, participa de um fórum no FICA 2014 sobre a relação entre ficção e documentário no cinema contemporâneo.

CINE OP, EM OURO PRETO:

9ª CINEOP FAZ ABERTURA OFICIAL COM HOMENAGENS AO CINEMA DE INVENÇÃO, A PRESERVAÇÃO E A MEMÓRIA

A abertura da 9ª CineOP acontece nesta quinta-feira, dia 29, às 20h30, no Cine Vila Rica. Os cineastas Luiz Rosemberg Filho e Ricardo Miranda e o preservador Cosme Alves Netto vão ser celebrados no evento, que apresenta filmes raros e novidades da produção brasileira. Toda programação é gratuita

Único evento no Brasil a ter como enfoque a preservação, a história e a educação audiovisual, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega à sua 9ª edição na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, a partir das 20h30, no Cine Vila Rica, com homenagens aos cineastas Luiz Rosemberg Filho (1943) e Ricardo Miranda (1950-2014) e ao preservador e ex-curador da Cinemateca do MAM-RJ Cosme Alves Netto (1937-1996). Em tributo a este último, haverá exibição do documentário “Tudo por Amor ao Cinema”, de Aurélio Michelis. A cidade histórica de Ouro Preto já está em movimento desde a quarta-feira, com as oficinas iniciadas à tarde.

A cerimônia de abertura mostrará conceitualmente a temática e homenagens do evento, com apresentação de Christiane Antuña e Leo Quintão, performance audiovisual criada por Chico de Paula e Bruno Cardieri e presença do trio instrumental Paulo Thomaz (violino), Robson Bessa (cravo) e Anderson de Oliveira (cello).

Até o dia 2 de junho (terça-feira), a mostra oferece programação gratuita com 59 filmes (19 longas-metragens, 7 médias e 33 curtas) e 21 encontros para debates e discussões sobre educação, preservação, estéticas e Cinema Patrimônio, em três espaços da cidade – Centro de Artes e Convenções, a Praça Tiradentes e o Cine Vila Rica, fundado em 1957. Boa parte das discussões este ano será em torno do conceito e práticas de redes, que se constituem hoje um suporte ampliador das possibilidades de acesso, encontro e intercâmbio da memória.

Programação Histórica

A Temática Histórica deste ano se dividirá entre os trabalhos autorais de Luiz Rosemberg Filho e Ricardo Miranda, dois dos realizadores mais inventivos do cinema brasileiro moderno. Do primeiro, serão apresentados trabalhos como “Crônica de um Industrial” (1978), “A$$untina das Amérikas” (1976) e os raríssimos “O Jardim das Espumas” (1970) e “Imagens” (1972). Estes dois últimos estavam desaparecidos há 30 anos e foram encontrados e recuperados numa parceria da Universo Produção com o pesquisador Hernani Heffner, curador da Temática Histórica. De Ricardo Miranda serão exibidos os curtas “Bricolage” (2008) e “Nostalgia do Branco” (1979) e seu último longa, “Paixão e Virtude” (2014).

“Ricardo e Rosemberg habitam o cinema, sem a mesma visibilidade e repercussão de outros contemporâneos mais ‘pops’, desde a virada dos anos 1960 para os 1970. Os dois são dos ‘autores’ mais radicalmente coerentes, e não colocados em negociação, entre as ‘autorias brasileiras’ de lá para cá, da película ao digital, do longa ao curta”, afirma o colaborador da temática histórica, Cléber Eduardo.

Na Mostra Preservação, vão ser apresentados outros trabalhos de importância histórica na cinematografia brasileira, entre eles “O Rei do Samba” (1952), de Luiz de Barros; “O Gigante” (1968), de Mário Civelli; “Copacabana Mon Amour” (1970), de Rogério Sganzerla; e “Misérias e Grandezas de São José do Rio Preto” (1948), da Petrópolis Film. Além destes, um dos grandes destaques da preservação será a exibição de “As Sete Maravilhas do Rio de Janeiro” (1934) e “Festa da Primavera” (1949), assinados pelo mineiro Humberto Mauro.

Preservação audiovisual e a importância das redes

A mostra tematiza este ano a formação de redes, conceito pensado pelo curador Hernani Heffner em relação ao que constitui e amplia as possibilidades de acesso, encontro, intercâmbio, produção e divulgação de obras. “Na acepção mais comum, na atualidade, ‘arquivo’ significa um repositório simples, fechado em si mesmo, de natureza computacional e que carrega uma ‘redação’ com propósitos de comunicação mais ou menos determinados, associada a uma tecnologia de leitura igualmente computacional”, afirma.

Nas mesas de debate do Cinema Patrimônio e do Encontro de Arquivos, que reunirá dezenas de profissionais, estarão postos os desafios políticos, econômicos, tecnológicos e educacionais que cercam a preservação audiovisual nessas múltiplas dimensões, a proposição de entidades associativas para cooperação institucional, a troca de informações, a formação de alianças táticas e práticas e a preparação de pessoal e trabalho cultural, com temáticas como “Redes, cultura e produção de conhecimento”, “Redes: audiovisual, preservação e educação” e “Políticas públicas para difusão audiovisual”, entre outros.

Cinema contemporâneo na memória

Vindo para o presente, na Mostra Contemporânea, a 9a CineOP programou cinco longas, cinco médias e 21 curtas, todos em pré-estreia nacional. O espectador poderá conhecer os novos trabalhos de realizadores veteranos, casos de Helena Ignez, com “O Poder dos Afetos”; Andrea Tonacci, em “Já Visto Jamais Visto”; e Rosemberg Cariry, com “Os Pobres Diabos”; e de gerações mais recentes, casos de Cavi Borges e Luciano Vidigal, com “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, Aluizio Salles Jr e seu “Pipiripau – O Mundo de Raimundo”, e Getsemane Silva em “Plano B”. Em todos eles, de alguma forma, a temática da memória surge de maneira muito forte, seja no resgate documental de imagens ou filmes do passado, seja na reconstituição de outros tempos e outras situações que ainda reverberam no presente. Nos curtas, a ousadia e o diálogo com os parâmetros da mostra também segue como constância. “São obras que apontam tendências da produção contemporânea bem como dialogam com a vocação do evento, que é a memória do audiovisual”, diz o curador das sessões de curtas, Francis Vogner, que os dividiu nas mostras Praça, Horizontes e Ventura.

Integra ainda a programação de filmes a Mostra Cine-Escola, voltada a alunos e educadores de Ouro Preto, incluindo o programa Cine-Expressão – A Escola vai ao Cinema, e a Mostrinha de Cinema.

Educação e cultural audiovisual

Na Temática Educação, que reúne integrantes da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, a programação mantém a intensa atividade dos outros anos. “Este ano, pretendemos levantar questões e problematizar o diálogo do cinema com a educação em tempos de produção e compartilhamento de conhecimentos e imagens nas redes. O conceito de rede atravessa diferentes áreas de saberes e práticas e sua polissemia explica em parte sua versatilidade e, ao mesmo tempo, uma especial dificuldade para conceituá-la, embora todos sejamos partes de diferentes conjuntos”, afirma a professora Adriana Fresquet, colaboradora da Temática Educação.

Entre as mesas, incluem-se “Redes, Cultura e Produção de Conhecimento”, “Os Filmes e as Tecnologias na Escola” e o debate “Potência e Regularidade das Redes”.

Outras atividades, como shows musicais, lançamento de livros, exposição, cine-concerto e cortejo da arte, estão também incluídas na vasta programação da 9ª CineOP.

FAM, EM FLORIANÓPOLIS.
Multidão de crianças na estreia da Mostra Infantojuvenil do FAM

Cerca de 600 crianças de nove escolas do município ocuparam as poltronas do Auditório Garapuvu da UFSC, na tarde desta segunda-feira, para assistir à primeira sessão da Mostra Infantojuvenil do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). A Mostra, que é gratuita, terá mais oito edições até sexta – às 9h e às 14h –, sempre com a presença de estudantes das escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis.

Dois opostos foram encontrados após a sessão de hoje. João Vitor de Paiva Pinto (12 anos) estuda no Colégio de Aplicação da UFSC. Foi a sétima vez que veio ao FAM. Vitor Lopes (9) veio pela primeira vez. Ele estuda no Instituto Estadual de Educação. Apesar da experiência conhecida por João e inusitada para Vitor, ambos acharam a oportunidade de vir para o cinema uma boa ideia. E também gostaram do mesmo filme: Dinossauro Rex. “Aprendi com o filme que temos que ser amigos de todos. E achei legal porque foi feito de massinha. Vou tentar fazer em casa”, disse Vitor.

Para João, a vinda ao FAM é sempre interessante: “Acho que o cinema é um jeito mais fácil de aprender os conteúdos que a gente vê na escola. Como a ditadura, o nazismo.” O colégio também incentiva os alunos a escreverem relatos pessoais sobre o festival. Mas João gostou mesmo foi de Dinossauro Rex: “Foi o filme mais engraçado”.
Além dos estudantes acompanhados de seus professores, a Mostra mobilizou outras 200 pessoas que vieram, especialmente, para assistir à estreia do curta “Super Plunf”, de Camila Rumpf e Henrique Pereira Oliveira. Produzido pelo Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som da UFSC e apoiado pelo Funcine, o filme conta a história de um menino que é fissurado em comida instantânea, até que descobre que sua vida pode ser muito diferente. O filme tem um viés didático, estimulando uma reflexão sobre os hábitos alimentares , mostrando como a comida e as maneiras de se alimentar foram mudando com o passar das décadas.

Na terça-feira aconteceu a segunda sessão da Mostra Infantojuvenil, ainda no Auditório Garapuvu. Cerca de 500 crianças estão sendo aguardadas. “Para muitas, é a primeira vez que entram numa sala de cinema. E isso só reforça a importância do FAM, que tem como um de seus objetivos formar público para o cinema”, explica a coordenadora da mostra, Maria Emília de Azevedo.