THRILLER FRANCO-ALEMÃO “BASTARDOS” PERTURBA PELA SORDIDEZ.

O título aborda os dois sentidos da palavra: “bastardos” como filhos ilegítimos, ou no sentido figurado (usado nos EUA e na Inglaterra, mas não no Brasil) de mau caráter. Trata-se de um envolvente thriller franco-alemão, com toques de film noir, que explora alguns dos recônditos mais obscuros da perversidade humana.

Marco (Vincent Lindon, as “bola da vez” do cinema francês) é um marinheiro que volta para casa para apoiar sua irmã, abalada pela morte do marido. Eternamente alheio aos problemas familiares, ele passa a investigar as circunstâncias desta morte, e aos poucos mergulha numa série de sórdidos acontecimentos que o levarão a descobertas perturbadoras.

Enfatizando o clima de tragédia que permeia todo o filme, a diretora e roteirista Claire Denis trabalha com cores densas, texturas escuras e longos planos angustiantes, ao mesmo tempo em que monta um jogo de elipses que ajuda a manter o mistério de um sufocante quebra-cabeças que só será revelado no final.

Vigoroso e não raramente incômodo, “Bastardos” participou da mostra Um Certain Regard, em Cannes, e traz também Chiara Mastroianni num dos papéis principais.

alauds