TODAS AS LIBERDADES DE “SEU CAVALCANTI”.

Por Celso Sabadin.

Muitas vezes, um tema interessante para um bom documentário pode estar onde a gente menos espera. Até dentro de nossa própria casa. Atento a isso, Leonardo Lacca decidiu documentar seu próprio avô, que começou a gravar em 2003, com uma câmera emprestada pela faculdade. Ainda que o próprio cineasta afirme que iniciou o processo sem saber exatamente o que iria fazer.

Mais de duas décadas depois, o resultado chega às telas dos cinemas brasileiros: “Seu Cavalcanti”, longa metragem que acabou se transformando numa afetuosa mistura de ficção e drama, o chamado “docuficção”.

Lacca explica: “Eu me libertei da preocupação em definir se é um documentário ou ficção. Meu foco estava no personagem, na narrativa. Embora seja uma história com meu avô, quis criar um filme universal.”

Nadando de braçada nesta auto liberdade proclamada, o diretor se vê totalmente a vontade para utilizar efeitos especiais, humor, interferências em off, substituição de uma personagem real pela dramatização de uma atriz profissional (Maeve Jenkins), enfim, todas as ferramentas tanto da ficção como do documentário para construir este seu avô audiovisual. Aliás, o próprio avô – que dá título ao filme – aos poucos foi se tornando colaborador ativo da obra e ator de sua própria história.

“Foi uma loucura transformar 20 anos em um filme. A montagem foi um processo lento, natural, livre e de muita descoberta”, comenta Lacca. A edição, conduzida por Luiz Pretti e Ricardo Pretti, ocorreu ao longo de 10 anos, em diversas etapas e cidades, como Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Quando começaram a trabalhar juntos, em 2012, havia 20 horas de material em miniDV e outros formatos. Ao final do processo, esse volume quase triplicou”.

Durante o longo processo, o projeto foi ganhando novos parceiros, incluindo a Cinemascópio, empresa produtora de Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho. Coincidência ou não, há momentos em que “Seu Cavalcanti” lembra muito “Retratos Fantasmas. E isso é um elogio.

“Seu Cavalcanti” pode ser assistido nos cinemas a partir desta quinta-feira, 11 de setembro, com exibições em Belo Horizonte, Niterói, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Assista de coração aberto e sem manuais de roteiro na cabeça.