“TUDO OU NADA”, OU JAMAIS SUBESTIME UMA MÃE FERIDA.

Por Celso Sabadin.

Após alguns curtas, séries de TV e um documentário, Delphine Deloget estreia na direção de longas ficcionais com “Tudo ou Nada”, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, 28/03.

A estreia é das mais promissoras. O filme destila uma fortíssima carga emocional e intensas doses de exasperação, ao mesmo tempo em que não cai nas armadilhas dramatúrgicas fáceis que o tema muitas vezes oferece. O tema: guarda parental.

Sylvie (a festejada Virginie Efira, protagonista de “Benedetta” e “Sibyl”) é uma mãe solo que tenta dar conta de educar seus dois filhos, trabalhar numa casa nortuna, e manter um lar minimamente habitável. Não consegue. Um pequeno acidente com seu filho menor, Sofiane (Alexis Tonetti), liga o alerta do Conselho Tutelar, que tira o menino da guarda da mãe.

Tem início ma desesperadora batalha jurídico-administrativo-afetiva potencializada pelo tênue equilíbrio emocional da protagonista.

Um dos grandes méritos de “Tudo ou Nada” é evitar a superficialidade reducionista de retratar a mãe como heroína e o poder público como vilão. Situações e personagens multifacetadas e construídas com verossimilhança constroem a necessária estrutura de veracidade fundamental à empatia tela/plateia.

Outro ponto positivo reside no roteiro de Olivier Demangel, Camille Fontaine e da própria diretora, que cria e tece uma eficiente rede de apoio de coadjuvantes igualmente bem construídos e que auxiliam decisivamente no desenrolar dos vários conflitos propostos.  Com destaque para Félix Lefebvre (vencedor do César de ator promissor por “O Verão de 85”), no importante papel do irmão mais velho.

Selecionado para mostras paralelas em Cannes, “Tudo ou Nada” pode ser resumido como a luta de uma mulher que se recusa a acreditar que – segundo suas próprias palavras -“o medo é contagioso”.

 

Em cartaz nos seguintes cinemas:

Belo Horizonte – Cineart Ponteio • Cine Una Belas Artes

Brasília – Cine Cultura Liberty Mall • Espaço Itaú Brasília

Curitiba – Cineplex Batel

Fortaleza – Cinema do Dragão • Grupo Cine Del Passeio

Niterói – Reserva Cultural Niterói

Porto Alegre – Espaço Itaú Bourboun Country • Cinemateca Paulo Amorim

Rio de Janeiro – Estação NET Botafogo

Salvador – Saladearte Cinema do Museu

São Paulo – Reserva Cultural • Kinoplex Itaim • Espaço Itaú Frei Caneca

Vitória – Cine Jardins