“UM OLHAR INQUIETO: O CINEMA DE JORGE BODANZKY” RECONTA O PASSADO ENQUANTO ATUALIZA O PRESENTE.

Por Celso Sabadin.

Mais do que bem vinda esta tendência de realizar documentários em longa metragem retratando vida e obra de cineastas brasileiros. Neste nosso país sem memória, recentemente tivemos lançamentos de docs sobre Nelson Pereira dos Santos, Helena Solberg, Roberto Farias… isso que eu me lembre, porque não é só nosso país que anda mal de memória.

Agora, chega ao Festival É Tudo Verdade o longa “Um Olhar Inquieto: o Cinema de Jorge Bodanzky”, título por si só já autoexplicativo. E melhor: dirigido e roteirizado por ele mesmo, em parceria com Liliane Maia.

O filme segue uma outra tendência também bastante presente nos atuais documentários brasileiros: a narrativa em primeira pessoa. Bodanzky fala dele mesmo, faz uma espécie de inventário de sua obra, mostra seus filmes, repassa sua trajetória, e tudo isso sem cair na perigosa armadilha de criar uma obra saudosista. Pelo contrário: o cineasta parte de uma de suas primeiras imagens – o registro de uma aldeia indígena que nunca havia travado contato com os brancos – e através desses poucos segundos de uma antiga filmagem em Super 8 reacende o tema, partindo em busca de como estariam estes indígenas nos dias atuais. Os fotogramas de décadas atrás são o estopim para uma nova investigação documental, com tudo se fechando e se concretizando em seu próprio filme autobiográfico. Genial!

Aos reviver momentos de sua vasta e importante carreira de documentarista especializado em Amazônia e na América Latina, Bodanzky também escancara uma triste realidade que assola estas duas geografias: nada parece ter mudado desde os anos 1970. Imagens e depoimentos gravados naquela época ressoam hoje como absoluta e absurdamente contemporâneos, ratificando o abandono, a falta de políticas públicas eficientes, e principalmente a destruição das ancestralidades e recursos naturais.

É o lado desolador desta arrebatadora e apaixonante profissão de documentarista. Não é fácil conviver com tanta verdade.

A programação completa do 30º É Tudo Verdade está em  https://etudoverdade.com.br