“UNIDAS PELA ESPERANÇA”: VERSÃO FEMININA DE “OU TUDO OU NADA”.

Por Celso Sabadin.

Muito irão dizer que “Unidas pela Esperança”, de Peter Cattaneo, é uma versão feminina do grande sucesso “Ou Tudo ou Nada”, que o mesmo diretor realizou em 1997. Eu sou um destes muitos: “Unidas pela Esperança”, de Peter Cattaneo, é uma versão feminina do grande sucesso “Ou Tudo ou Nada”, que o mesmo diretor realizou em 1997. Isso tira o mérito do filme? Não. Tira apenas o frescor e a originalidade, mas mesmo assim “Unidas Pela Esperança” é um entretenimento competente que ratifica o talento de seu diretor, mesmo depois de bons anos do sucesso “original”.

Baseado em uma história real acontecida na Inglaterra, “Unidas pela Esperança” mostra um grupo de mulheres cujos maridos/ noivos/ namorados/ companheiros são militares servindo na Guerra do Afeganistão. Na ausência dos parceiros – e para tentar amenizar as inseguranças e aflições do momento – elas se reúnem para formar um coral.

Sob o comando de Kate (Kristin Scott Thomas), aos poucos elas perceberão que são mais que “companheiras dos outros”, cada qual descobrindo e desenvolvendo seus próprios talentos, habilidades e individualidades, graças à força e ao poder da arte.

Produção britânica, “Unidas pela Esperança” marca o reencontro do diretor Cattaneo com o cinema, após mais de 10 anos dedicado apenas à TV. A história real também pode ser vista na série documental “The Choir: Military Wives”, produzida pela BBC em 2011.

Além de Kristin Scott Thomas (O Paciente Inglês, Quatro Casamentos e um Funeral), o elenco ainda tem Sharon Horgan (“Catástrofe”, A Noite do Jogo). No elenco estão Jason Flemyng (“Jamestown”; Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes; O Curioso Caso de Benjamin Button) e Greg Wise (Razão e Sensibilidade, “The Crown”).

“Unidas Pela Esperança” chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, em São Paulo, Fortaleza, São Luis, Natal, Recife, João Pessoa, Belém, Aracaju, Brasília, Porto Alegre, Alphaville, Guarulhos, São José dos Campos, Campinas, Jundiaí e Santos.