VIGOROSO, “ANOTHER DAY OF LIFE”, USA ANIMAÇÃO E FICÇÃO PARA DOCUMENTAR UMA GUERRA REAL.

Por Celso Sabadin.

Direita e esquerda violentamente polarizadas e ideologicamente manipuladas destroem um país sem informação. A intolerância explode, o caos se instala avassalador e inevitável. Em meio ao horror, um jornalista internacional tenta buscar a verdade dos fatos. Ou, pelo menos, a sua verdade.

A situação, ainda que bastante familiar para o Brasil dos anos 2020, aconteceu na Angola dos anos 1970, e é revisitada com vigor no longa “Another Day of Life”, que faz parte da programação do Animamundi 2019.

Num primeiro momento, poderia até soar estranha a ideia de produzir encenações ficcionais em animação para a realização de um longa documental. Mas o resultado final mostrou-se dos mais eficientes. Roteirizado e dirigido pelo espanhol Raúl de la Fuente e pelo polonês Damian Nenow, “Another Day of Life” documenta a ação do jornalista polonês Ryszard Kapuscinski em sua cobertura na Guerra de Angola. Mesmo com a experiência e a frieza profissional de quem já havia atuado como como correspondente de guerra em outros grandes conflitos internacionais, Kapuscinski não consegue conter sua indignação ao ver os massacres cometidos pelas forças angolanas controladas pelo poder central norte-americano, e acaba se engajando no conflito com uma dedicação humanística que ultrapassa, e muito, os limites de uma suposta neutralidade que se esperaria de um repórter.

O filme reconstitui, em animação, a trajetória de Kapuscinski, alternando imagens em live action de depoentes reais. Tal mescla de ficção e documentário imprime ao longa um ritmo de filme de ação, ao mesmo tempo em que é eficiente ao esclarecer o contexto histórico do momento em que se insere.

“Another Day of Life” é uma verdadeira coprodução pan-européia, envolvendo produtoras cinematográficas da Polônia  Espanha, Alemanha, Bélgica, Hungria e França. Foi escolhido como o melhor filme de animação do ano pelo Goya e pelo European Film Awards.