“ZIRALDO – ERA UMA VEZ UM MENINO” GENIAL E MALUQUINHO.

 Por Celso Sabadin.

Prestes a completar 90 anos (no próximo dia 24 de outubro), o cartunista, escritor, ilustrador, agitador cultural e uma das mentes mais abertas, ativas e criativas deste país ganha um documentário em longa-metragem com estreia na próxima quinta-feira, 12 de maio, no Canal Curta!. Trata-se de Ziraldo Alves Pinto, o conhecido criador de personagens inesquecíveis como O Menino Maluquinho e A Supermãe, mas que tem uma trajetória artístico-cultural das mais longevas e intensas que, muitas vezes, não é do conhecimento do grande público.

Quem não conhece Ziraldo em sua totalidade humana e artística tem agora a grande oportunidade de preencher esta lacuna com o lançamento do documentário “Ziraldo – Era uma Vez um Menino”, dirigido por sua filha, Fabrizia Alves Pinto.

O filme segue a linha do documentário testemunhal/confessional – como foi feito recentemente com muito sucesso com Belchior – no qual o único depoente é o próprio biografado, registrado em diferentes momentos da carreira e da vida, captado tanto em diversas entrevistas concedidas à imprensa, como em momentos de descontração pessoal. A opção se mostrou das mais acertadas, pois é uma delícia ouvir Ziraldo e seus libertários pensamentos sobre a vida, a felicidade, a criação, a arte e tudo mais que se passa pela cabeça deste ex-menino maluquinho que se tronou um adorável adulto não menos maluquinho.

Seus depoimentos são ricamente recheados com um impressionante material de arquivo que resgata desde os primeiros trabalhos do artista – ainda adolescente -, passando pelos desenhos publicitários que fez no início de carreira, pela importantíssima fase do jornal O Pasquim, chegando até as suas mais icônicas e midiáticas criações.

Só incomoda um pouco o excesso de trilha sonora que permeia praticamente o filme inteiro, inclusive durante quase todas as falas de Ziraldo, “brigando” com o conteúdo. Mas nada que não possa ser relevado, em função do brilhantismo do pensamento do biografado.

Após ser exibido na Mostra SP e no Festival do Rio, “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino estreia na TV, no canal Curta!, nesta quinta0feira, 12 de maio, às 22h00. O longa também pode ser visto gratuitamente durante 30 dias no Curta!On – Clube de Documentários (http://curtaon.com.br/), bastando inserir o cupom ZIRALDO. No site do canal Curta!, através do via internet (https://canalcurta.tv.br/ViaInternet), o acesso será gratuito nos dias 12 e 15 de maio, às 22h. Horários alternativos: 13 de maio, sexta-feira, às 2h e às 16h; 14 de maio, sábado, às 13h; 15 de maio, domingo, às 22h; 16 de maio, segunda-feira, às 10h.