10ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS EXIBE 121 FILMES BRASILEIROS.

A 10ª Goiânia Mostra Curtas celebra dez anos de realizações e reflete sobre os avanços e desafios do audiovisual brasileiro na última década, reunindo 12 dos curtas-metragens mais significativos do período, precursores em estilo, linguagem e estética. Ao todo, o festival exibe 121 curtas de 22 Estados e oferece oficinas, seminário, palestra, debates e encontros, entre 5 e 10 de outubro, no Teatro Madre Esperança Garrido, Colégio Santo Agostinho.

A abertura da mostra será realizada dia 5 de outubro, terça-feira, no Teatro Madre Esperança Garrido, com homenagens, entrega da Comenda Fifi Cunha aos artistas criadores das identidades do festival nesses dez anos, exibição de filme e um show especial de Jorge Mautner. A 10ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), com o patrocínio da Petrobras e dos Correios, por meio da Lei Rouanet, Novo Mundo, via Lei Goyazes, e apoio do Fundo Nacional de Cultura, Secretaria do Audiovisual e Sebrae Goiás.

Homenagens – Este ano, o festival reúne em Goiânia figuras emblemáticas da última década, como o cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho e o videoartista Cão Guimarães, homenageados pela mostra. Ambos têm curtas na programação: Recife Frio (2009), de Kleber Mendonça Filho (foto), e Concerto para Clorofila (2005), de Cão Guimarães. Além das reverências aos dois, a 10ª Goiânia Mostra Curtas também homenageia Fifi Cunha (in memoriam), uma das fundadoras do festival; a produtora cinematográfica Assunção Hernandes, a empresária Edina Fujii e o Fórum dos Festivais, que também completa dez anos. O Fórum, por meio do festival, homenageia o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) da Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.

Programação – A programação da 10ª Goiânia Mostra Curtas também abrange encontros de entidades ligadas ao audiovisual e debates que se configuram como espaços de reflexão sobre os avanços e desafios encontrados pelo audiovisual brasileiro de 2001 a 2010. As oficinas Domínio de imagem, com o cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho; e O ser em cena – interpretação para cinema, com o preparador de elenco Frederico Foroni; o seminário Cinema digital, com o escritor e doutor em comunicação Luiz Gonzaga de Luca; e a palestra Cinema e artes plásticas: a relação do artista com a realidade, com o cineasta e artista plástico Cao Guimarães, também integram a intensa programação da mostra.

Mostras – O festival também se dedica à formação de plateias por meio da 9ª Mostrinha, dedicada ao público infantil em três sessões (6, 7, 8 e 10 de outubro), e a Curta Mostra Cinema nos Bairros Especial 10 Anos (14 a 16 de outubro), exibição itinerante ao ar livre dos filmes mais aclamados pelo público da mostra na década, na periferia da capital. Para estas duas categorias, o título de Melhor Filme é decidido por júri popular. Os curta-metragens eleitos pelas crianças e pela comunidade recebem o troféu Icumam.

A Goiânia Mostra Curtas outras três mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios e Curta Mostra Goiás, cujos prêmios de incentivo à produção são concedidos por empresas da indústria cinematográfica, conforme deliberação do júri oficial. O Melhor Filme segundo o júri popular também é premiado com o troféu Icumam.

Para mais informações sobre as Mostras e programação, acesse o site: www.goianiamostracurtas.com.br.