10o. CINEFOOT EM SP DIVULGA PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Está tudo pronto para o pontapé inicial da décima edição do CINEFOOT em São Paulo. É tudo gratuito. Acompanhe:

10˚CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL
SÃO PAULO – 12 a 16 de Setembro
Museu do Futebol – Entrada franca

A nossa maior camisa 10 bradou pela igualdade na última Copa do Mundo e o nosso maior camisa 10 disse Love, Love, Love ao se despedir dos gramados.

O CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL incorpora a luta e o afeto destes gênios dos gramados, Marta e Pelé, para entrar em campo e realizar a sua histórica edição número 10 em São Paulo.

A programação do único festival de cinema do Brasil dedicado à exibição de filmes com temática futebolística, apresenta 29 filmes e será inteiramente realizada no Museu do Futebol com entrada gratuita em todas as 12 sessões.

São 17 filmes brasileiros e 12 internacionais oriundos do Catar, Colômbia, Peru, Argentina, França, Itália, Inglaterra, Espanha e uma co-produção México/Peru.

DOCUMENTÁRIO SOBRE OS TRABALHADORES
DA COPA DO CATAR INAUGURA O 10˚CINEFOOT

A COPA DOS TRABALHADORES é um olhar próximo e pessoal dentro dos campos de trabalho do Catar, onde a Copa do Mundo 2022 está sendo construída contando com o esforço de mais de um milhão de trabalhadores migrantes. O filme segue trabalhadores que vivem uma versão da vida real do futebol de fantasia. De dia eles suam para construir a Copa do Mundo, enquanto à noite eles competem em um torneio de futebol dos trabalhadores, jogando nos mesmos estádios que um dia receberão os maiores jogadores do mundo. Cada partida disputada oferece uma fuga momentânea da saudade e do isolamento com que lutam como a classe mais baixa do país mais rico do mundo.

COPA DOS TRABALHADORES
Dir. Adam Sobel (Doc, 92 min, Inglaterra, 2017) – 12 anos
Sessão Especial de Abertura: Museu Do Futebol
12/09, Quinta, às 20h30, Entrada Franca (Sujeita à lotação da sala)
A Copa dos Trabalhadores é um olhar próximo e pessoal dentro dos campos de trabalho do Catar, onde a Copa do Mundo 2022 está sendo construída contando com o esforço de mais de um milhão de trabalhadores migrantes. O filme segue trabalhadores que vivem uma versão da vida real do futebol de fantasia. De dia eles suam para construir a Copa do Mundo, enquanto à noite eles competem em um torneio de futebol dos trabalhadores, jogando nos mesmos estádios que um dia receberão os maiores jogadores do mundo. Cada partida disputada oferece uma fuga momentânea da saudade e do isolamento com que lutam como a classe mais baixa do país mais rico do mundo.

AS MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS E LONGAS-METRAGENS.

A MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS em São Paulo, o CINEFOOT reúne seis filmes:

SANTOS DE TODOS OS GOLS
Dir. Lina Chamie (Doc, 84 min, Brasil, SP, 2019) – 12 anos
O gol é o momento mágico do futebol. Mas o que é o gol? É o instante em que uma boa atravessa uma linha? A catarse do torcedor, do jogador, o coração do jogo, êxtase, vitória, redenção, derrota, tragédia, orgasmo, alivio, vingança? Tudo isso e mais um pouco? A sensação do gol através do clube que mais marcou gols na história do futebol mundial.

O TEMPO E A BOLA
Dir. Pedro Asbeg (Doc, 60 min, Brasil, RJ, 2019) – 12 anos
O caminho de um jogador de futebol profissional entre a peneira e a aposentadoria é mais árduo e cheio de percalços do que se imagina.

A HISTÓRIA DE UM SONHO – TODAS AS CASAS DO TIMÃO
Dir. Ricardo Aidar e Marcela Coelho (Doc, 85 min, Brasil, SP, 2019) – 12 anos
A torcida Corinthiana, afamada por sua paixão sem limites que invade corações e territórios, tem por tradição fazer de qualquer lugar do planeta a sua morada. Do Oiapoque ao Chuí, no Brasil ou no Japão, “A Fiel” joga junto!
Com a participação de jogadores, ídolos, comissão técnica, e torcedores “A História de um Sonho – Todas as Casas do Timão” traça a saga do Sport Club Corinthians Paulista desde a sua origem no terrão da várzea, passando pelos estádios em que fez história, como Maracanã, Morumbi, o então Palestra Itália, Vila Belmiro, Yokohama, entre outros, até a inauguração de uma das arenas mais modernas do mundo. Enfim, o “Bando de Loucos” reencontra um solo para chamar de seu.

SABE POR QUE NÃO TENHO MEDO? A HISTÓRIA DE UMA TORCIDA CENTENÁRIA.
Dir. Nícollas de Oliveira (Doc, 76 min, Brasil, SP, 2019) – 12 anos
O Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto-SP sofreu uma enorme crise no início dos anos 2000, fazendo com que o clube fosse rebaixado diversas vezes chegando na terceira divisão do campeonato estadual. Mas a bravura da sua gente fez com que um grupo de torcedores apaixonados e tristes pela situação, se unisse à diretoria com o objetivo de retornar a agremiação ao cenário digno do futebol nacional. Doze anos depois da queda, o “Pantera das Américas” completou cem anos de fundação e junto com isso poderia alcançar novo patamar com um acesso para a Série B do campeonato brasileiro. Um doc sobre a torcida fanática de um dos maiores e mais tradicionais clubes do Brasil.

CONTIGO PERU
Dir. Eduardo Mendoza (Doc, 100 min, Peru, 2018) – 12 anos
A classificação histórica da seleção peruana para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia e sua participação no olhar intimista dos jogadores, do comando técnico e dos torcedores peruanos que, com seu incessante e incondicional incentivo, se tornaram a melhor torcida do mundo.

LA SUPERBALL
Dir. Agustín Sinibaldi (Doc, 66 min, Argentina, 2019) – 12 anos
Em uma pequena cidade na província de Córdoba, Argentina, na década de 1930, três amigos mudariam a história do futebol com uma invenção revolucionária: a Superball, a primeira bola com válvula de inflar interna e costura invisível. No entanto, o tempo e os negócios seriam responsáveis por enterrar a invenção no esquecimento.

Para a MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS em São Paulo, o CINEFOOT selecionou nove filmes:

NEFTA FOOTBALL CLUB
Dir. Yves Piat (Fic, 17 min, França, 2018) – 12 anos
A caminho de casa, os jovens irmãos Abdallah e Mohammed encontram-se no deserto com uma mula carregada que vagueia desorientada com fones de ouvido. Os dois decidem trazer a carga para a aldeia. Mas eles têm planos diferentes para o uso desta descoberta.

GERAÇÃO PENEIRAS
Dir. Bárbara Bárcia, Claudia Alves e Fernanda Prestes (Doc, 12 min, Brasil, RJ, 2019) – 12 anos
O sonho de duas meninas que não medem esforços para vestir a “amarelinha”: a carioca Mariana da Silva, de 18 anos, revelação da primeira peneira feminina sub-17 da história do Flamengo; e a paranaense Kamile Pavarin, de 16 anos, jogadora sub-17 do Corinthians. Elas fazem parte de um grupo de meninas que passaram por peneiras depois que a CBF e a Conmebol passaram a exigir que os principais clubes formassem times femininos adulto e de base.

NUNES FC
Dir. Edson de Lima, Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento (Doc, 21 min, Brasil, SP, 2019) – 12 anos
“Nunes FC” é um curta-metragem que traça a trajetória de uma família que, depois de décadas de suor, conseguiu cumprir seu objetivo e vive um sonho a cada apito do árbitro.

RAIZ DO FUTEBOL – FEMININO
Dir. Paulo Junior (Doc, 9 min, Brasil, SP, 2019) – 12 anos
“Nunes FC” é um curta-metragem que traça a trajetória de uma família que, depois de décadas de suor, conseguiu cumprir seu objetivo e vive um sonho a cada apito do árbitro.

RADAR, UM TIME! UMA NAÇÃO!
Dir. Douglas Lima e Jefferson Rodrigues (Doc, 25 min, Brasil, RJ, 2019) – 12 anos
Quando o futebol feminino foi autorizado no Brasil em 1979, um clube saiu da praia para dominar os campos e a modalidade na década de 80. O RADAR E.C. foi o precursor do futebol feminino no Brasil, encheu o Maracanã, e foi responsável pela formação da primeira Seleção Brasileira. Uma história apaixonante de um clube que representou uma nação.

(L)OS VISITANTES
Dir. Matheus Bosco (Doc, 18 min, Brasil, SP, 2019) – 12 anos
Todo ano mais de 15 mil torcedores vêem ao Brasil para ver seus clubes de coração jogarem fora de casa. Em (L)os Visitantes, eles contam inacreditáveis histórias sobre suas famílias, viagens, emoções e paixões. (L)os Visitantes registra o maior momento desses fãs: quando estão próximos ao clube em que amam.

UM POVO NAS COSTAS
Dir. Murilo Megale (Doc, 15 min, Brasil, SP, 2019) – 12 anos
A milhares de quilômetros do Oriente Médio, um clube chileno levanta bandeiras pela causa palestina. “Um Povo nas Costas” busca de forma imersiva entender o porquê da camisa do Club Deportivo Palestino ter gerado tanto barulho nos últimos anos.

YASMINA
Dir. Claire Cahen, Ali Esmili (Fic, 21 min, França, 2018) – 12 anos
Yasmina, de 15 anos, do Marrocos, é apaixonada pelo portão do clube de futebol Saint-Étienne. Porém um drama familiar pode interromper seu sonho.

AL-KORA
Dir. Amal Al Muftah (Fic, 2 min, Catar, 2013) – 12 anos
Um garoto joga acidentalmente a bola de futebol por cima de uma parede e não tem certeza de como vai recuperá-la, até que sua irmã chega para o resgate. Mas seu ato de bondade a coloca em apuros.

O CINEFOOT premiará os melhores filmes de curta e longa metragens exclusivamente através do voto popular.

CINEFOOT / SÃO PAULO / SESSÕES ESPECIAIS E HOMENAGENS.
ENTRADA FRANCA (Sujeita à Lotação da Sala)

13/09, SEXTA, ÀS 21h.
O Museu da Pelada, espaço de irreverência e memória do futebol brasileiro, apresenta um filme curto sobre com personagens que estiveram em campo no jogo em que Pelé assinalou o seu milésimo gol. Na mesma sessão, o filme “O TEMPO E A BOLA“, de Pedro Asbeg, aborda as dificuldades enfrentadas por vários craques para encarar a aposentadoria dos gramados.
Após a sessão, um bate-papo sobre os 50 anos do milésimo gol e a carreira do jogador de futebol com a presença de atletas, Pedro Asbeg, Sergio Pugliese, idealizador do Museu da Pelada e Cacá, o bandeirinha da partida Santos x Vasco na qual o gol mil foi marcado.

14/09, SÁBADO, ÀS 16h.
Homenagem ao futebol feminino com exibição de sete curtas-metragens com temática sobre o futebol praticado por mulheres e bate-papo após a sessão.

FUTEBOL É COISA DE MULHER? AS DIFICULDADES DAS MENINAS QUE JOGAM NA VÁRZEA
Dir. Alexandre Putti (Doc, 9 min, SP, 2019) – 12 ANOS
Apesar do sucesso da Copa do Mundo da França de futebol feminino, a modalidade ainda sofre com a falta de incentivo, de infraestrutura e com o preconceito mesmo no profissional. Na várzea a situação é ainda mais difícil. Maria Amorim, jogadora do Apache em São Paulo, é uma das mulheres que batalham para a realização de jogos e campeonatos, para provar que futebol é sim coisa de mulher.

MADE IN VÁRZEA
Dir. Rodney Suguita (Doc, 14 min, SP, 2019) – 12 ANOS
“Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Dizia o decreto vigente entre 1941 e 1983, que proibia as mulheres de jogar futebol. Décadas depois, a luta do futebol feminino por espaço segue sendo um desafio. Em meio a tantas histórias, “Made in Várzea” mostra os jogos de várzea protagonizados por mulheres, acompanhando o cotidiano de duas jogadoras com vidas muito diferentes, porém com a paixão pelo futebol como elo em comum. Yolanda, motorista de ônibus e Flávia, esteticista, driblam o machismo usando o esporte como uma forma de libertação.

AL-KORA
Dir. Amal Al Muftah (Fic, 2 min, Catar, 2013)
Um garoto joga acidentalmente a bola de futebol por cima de uma parede e não tem certeza de como vai recuperá-la, até que sua irmã chega para o resgate. Mas seu ato de bondade a coloca em apuros.

GERAÇÃO PENEIRAS
Dir. Bárbara Bárcia, Claudia Alves e Fernanda Prestes (Doc, 12 min, Brasil, RJ, 2019)
O sonho de duas meninas que não medem esforços para vestir a “amarelinha”: a carioca Mariana da Silva, de 18 anos, revelação da primeira peneira feminina sub-17 da história do Flamengo; e a paranaense Kamile Pavarin, de 16 anos, jogadora sub-17 do Corinthians. Elas fazem parte de um grupo de meninas que passaram por peneiras depois que a CBF e a Conmebol passaram a exigir que os principais clubes formassem times femininos adulto e de base.

NUNES FC
Dir. Edson de Lima, Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento (Doc, 21 min, Brasil, SP, 2019)
“Nunes FC” é um curta-metragem que traça a trajetória de uma família que, depois de décadas de suor, conseguiu cumprir seu objetivo e vive um sonho a cada apito do árbitro.

RAIZ DO FUTEBOL – FEMININO
Dir. Paulo Junior (Doc, 9 min, Brasil, SP, 2019)
“Nunes FC” é um curta-metragem que traça a trajetória de uma família que, depois de décadas de suor, conseguiu cumprir seu objetivo e vive um sonho a cada apito do árbitro.

RADAR, UM TIME! UMA NAÇÃO!
Dir. Douglas Lima e Jefferson Rodrigues (Doc, 25 min, Brasil, RJ, 2019)
Quando o futebol feminino foi autorizado no Brasil em 1979, um clube saiu da praia para dominar os campos e a modalidade na década de 80. O RADAR E.C. foi o precursor do futebol feminino no Brasil, encheu o Maracanã, e foi responsável pela formação da primeira Seleção Brasileira. Uma história apaixonante de um clube que representou uma nação.

10.a MOSTRA ESPECIAL “DENTE DE LEITE“
ENTRADA FRANCA (Sujeita à Lotação da Sala)
13 e 15/09, às 10h

Realizada pelo décimo ano consecutivo no Museu do Futebol, a MOSTRA DENTE DE LEITE busca contribuir para o processo de formação de espectadores, apresentando uma seleção de curtas-metragens futebolísticos voltada para o público infantojuvenil.

O PRIMEIRO JOÃO
Dir. André Castelão (Anima, 6 min, Brasil, RJ, 2006) – 12 anos
Garrincha revela a origem do apelido “João” que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe.

O TORCEDOR
Dir. Chriss Porras Quintanilla (Fic, 7 min, México/Peru, 2018) – 12 anos
Inti de 7 anos vive a pior tarde da sua curta vida, como seu ídolo Paolo Guerrero, quando perde a partida que poderia levar a Seleção do Peru para a Copa do Mundo depois de 36 anos, tendo como único aliado a sua mãe-avó Lu, que parece ter uma enfermidade diante das jogadas da Nova Zelândia.

GAÚCHOS CANARINHOS
Dir. Rene Goya Filho (Doc, 15 min, Brasil, RS, 2007) – 12 anos
Um homem que criou um país. O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da Seleção Brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee.

DOIS PÉS ESQUERDOS
Dir. Isabella Salvetti (Fic, 6 min, Itália, 2016) – 12 anos.
Nos arredores de Roma, Mirko está jogando futebol com os amigos. Ele encontra Luana, sentada nas proximidades. Aos doze anos, os jovens se dão bem, mas uma terrível surpresa deixa Mirko sem fôlego. Luana sorri feliz pela primeira vez em sua vida.

A CULPA É DO NEYMAR
Dir. João Ademir (Fic, 11 min, Brasil, RJ, 2015) – 12 anos
Túlio, um típico garoto do subúrbio, passa a torcer pelo time do ídolo Neymar. Para seu pai, essa é uma traição imperdoável.

3 PÉS
Dir. Giselle Geney (Fic, 14 min, Colômbia, 2018) – 12 anos
A história de Gonzalo, um menino de 10 anos que mora numa cidade no campo colombiano e tem que chegar com os sapatos limpos na sua escola para evitar o pior castigo do mundo: que seu professor tire a sua bola até o final do ano.

ZIMBÚ
Dir. Marcos Strassburger Souza (Ani, 3 min, SP, 2011) – 12 anos.
Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol.

CRAQUE
Dir. Julián Candón (Fic, 3 min, Espanha, 2017) – 12 Anos.
Em plena adolescência, Javi recebe um duro e intenso treinamento para aprender a jogar futebol. Em algum momento, todos devemos decidir o que queremos ser no futuro. Esse dia chegou para ele.

CINEFOOT / SÃO PAULO / SESSÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO.
HOMENAGEM DENER.
16/09, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 20h30, ENTRADA FRANCA (Sujeita à Lotação da Sala)

Além da premiação com as Taças de Melhor Curta e Melhor Longa do 10˚CINEFOOT aos filmes vencedores, o programa da sessão de encerramento do CINEFOOT em São Paulo, apresenta rodada tripla de filmes.

25 ANOS SEM DENER
Dir. Gustavo Werthein e Karin Duarte (Doc, 28 min, Brasil, RJ, 2019) – 12 anos
“Às vezes dar um drible bonito é melhor que marcar um gol.” A frase exemplifica o que o talentoso Dener pensava sobre jogar futebol. Amigos e ex-companheiros lembram da carreira do jovem e promissor jogador, interrompida precocemente há 25 anos por um acidente de carro. Frequentemente comparado a Neymar pela maneira como tratava a bola, Dener e sua habilidade extraordinária revivem na memória de fãs do seu magnífico talento.

THE MAKING OF / A FAMÍLIA, COM JOSÉ MOURINHO
Dir. Dan Riley (Doc, 27 min, Inglaterra, 2019) – 12 anos
The Making Of é primeira produção original de distribuição global do DAZN. O conteúdo, formado a partir de entrevistas exclusivas, retrata quais foram os jogos mais marcantes e que até o momento definiram as carreiras de Cristiano Ronaldo, Neymar Jr. e José Mourinho. Neste episódio “A FAMÍLIA, COM JOSÉ MOURINHO”, o treinador reflete sobre as suas tácticas contra Van Gaal, a gestão dos seus jogadores e a vitória na final da UEFA Champions League de 2010 com a Inter de Milão jogando contra o Bayern de Munique.

PELÉ, O ÚLTIMO SHOW
Dir. Emanuela Audisio e Matteo Patrono (Doc, 52 min, Itália, 2018) – 12 anos
Em 1977 o Rei do Futebol deixou seu trono vago. Uma viagem pelo último jogo de Pelé. Portland, Oregon, diante de mais de 35.000 pessoas, Pelé faz sua última partida como profissional no final de uma carreira prodigiosa.

SINOPSES:
25 ANOS SEM DENER
Dir. Gustavo Werthein e Karin Duarte (Doc, 28 min, Brasil, RJ, 2019) – 12 anos
“Às vezes dar um drible bonito é melhor que marcar um gol.” A frase exemplifica o que o talentoso Dener pensava sobre jogar futebol. Amigos e ex-companheiros lembram da carreira do jovem e promissor jogador, interrompida precocemente há 25 anos por um acidente de carro. Frequentemente comparado a Neymar pela maneira como tratava a bola, Dener e sua habilidade extraordinária revivem na memória de fãs do seu magnífico talento.

THE MAKING OF / A FAMÍLIA, COM JOSÉ MOURINHO
Dir. Dan Riley (Doc, 27 min, Inglaterra, 2019) – 12 anos
The Making Of é primeira produção original de distribuição global do DAZN. O conteúdo, formado a partir de entrevistas exclusivas, retrata quais foram os jogos mais marcantes e que até o momento definiram as carreiras de Cristiano Ronaldo, Neymar Jr. e José Mourinho. Neste episódio “A FAMÍLIA, COM JOSÉ MOURINHO”, o treinador reflete sobre as suas tácticas contra Van Gaal, a gestão dos seus jogadores e a vitória na final da UEFA Champions League de 2010 com a Inter de Milão jogando contra o Bayern de Munique.

PELÉ, O ÚLTIMO SHOW
Dir. Emanuela Audisio e Matteo Patrono (Doc, 52 min, Itália, 2018) – 12 anos
Em 1977 o Rei do Futebol deixou seu trono vago. Uma viagem pelo último jogo de Pelé. Portland, Oregon, diante de mais de 35.000 pessoas, Pelé faz sua última partida como profissional no final de uma carreira prodigiosa.

O CINEFOOT mantém parceria com a FICTS- Federation Internationale Cinema Television Sportifs. Esta tradicional federação italiana, sediada em Milão, reúne os 18 mais prestigiosos festivais de cinema esportivo do mundo, sendo o CINEFOOT o único representante brasileiro neste seleto circuito internacional.

DATA / LOCAL:

10˚CINEFOOT SÃO PAULO

12 a 16 de Setembro
MUSEU DO FUTEBOL – AUDITÓRIO – ESTÁDIO DO PACAEMBU
Praça Charles Miller, S/N

ENTRADA FRANCA
Sujeita à lotação da sala
Entrada franca
Programação completa: www.cinefoot.org