1º CINEAMOR DIVULGA LISTA DOS CURTAS-METRAGENS QUE FARÃO PARTE DA MOSTRA COMPETITIVA.

Em junho, Nova Friburgo será palco do mais novo festival de cinema do país, o CINEAMOR que promete conquistar definitivamente o coração de todos os brasileiros. Marcado para acontecer entre os dias 4 e 13 de junho, em meio às comemorações do dia dos namorados e de Santo Antônio (famoso santo casamenteiro), a primeira edição do evento vai reunir 40 filmes centrados na temática do amor, entre eles, 15 curtas-metragens que acaba de ter seus nomes revelados no site oficial do evento (www.cineamor.com.br). Os curtas serão exibidos dentro de uma mostra competitiva que conta ainda com mais três produções inéditas recentemente selecionadas através de um concurso de roteiro e premiadas no valor de R$ 60 mil. A programação também inclui uma mostra não-competitiva com 25 longas emblemáticos da cinematografia mundial.

A lista dos curtas traz produções assinadas por cineastas de todo o país. De São Paulo temos Ressaca, de Rene Brasil e A mais forte, de Rick Mastro. Do Rio de Janeiro, temos Ana Beatriz, de Clarisse Cardoso; Uma canção de dois humanos, de Giovane Barros; Ensaio de Cinema, de Allan Ribeiro; Vida vertiginosa, de Luiz Carlos Lacerda; Fácil como a vida, de Pedro Perazzo; Sitiados, de Marcelo Quintela e Bovnard; e O cão, de Luciano Dantas. Do Nordeste, foram selecionados Depois da Chuva, de Helton Paulino (Campina Grande); São, de Pedro Severien; e Tchau e Benção, de Daniela Bandeira (ambos de Recife), além de Céu limpo, de Marcley de Aquino e Duarte Dias. Para finalizar, de Porto Alegre, temos Palavra Roubada, de Mirela Kruel e Felipe Diniz, e A menina metalingüística e o menino melancólico, de Guga Caldas (Brasília), também selecionado no concurso de roteiro e projetos promovido pelo festival com o filme A florista do outro lado da praça.

Segundo a direção do evento, os curtas selecionados formam um painel significativo que reforça a certeza de que o AMOR é realmente um tema inesgotável, provocativo e transformador. Os estilos cinematográficos são diversos dando a oportunidade para o público mergulhar sob o tema através de diferentes focos e olhares.

MOSTRA DE LONGAS – reunindo 25 filmes emblemáticos da cinematografia mundial o CINEAMOR também promove uma mostra não-competitiva que só reforça toda a versatilidade do tema, sendo dividida em diversas categorias: CINEAMOR SEXY (o erotismo como manifestação do amor), CINEAMOR CLÁSSICO (o amor romântico na forma mais idealizada e eventualmente redentora), CINEAMOR CLÁSSICOS CONTEMPORANEOS (as últimas três décadas em alguns de seus mais expressivos filmes amor), CINEAMOR MIX BRASIL (o amor sob o olhar da diversidade, curadoria sob responsabilidade do pioneiro Festival Mix Brasil), CINEAMOR BEM BRASILEIRO (várias leituras do amor a partir do olhar dos nossos cineastas), CINEAMOR ROMANCE, CIÚMES e TRAIÇÕES (o amor do bem e do que nos faz sofrer), e CINEAMOR LANÇAMENTOS (as novidades inéditas do amor nas telas brasileiras). A programação completa dos longas será divulgada no início de maio.

O festival vai promover ainda uma programação cultural paralela com atrações de música, poesia e exposições que promete aquecer e embalar os romances na serra de Friburgo enquanto o festival estiver por lá.

Mais informações em: http://www.cineamor.com.br/