2016 JÁ TEM TRÊS BLOCKBUSTERS.
por Wanda de Andrade.
Zootopia, continuou liderando as bilheterias norte-americanas pelo terceiro fim de semana consecutivo. Perdeu somente 26% da bilheteria, acumulada em US$ 201,8 milhões em somente 17 dias. Sua vitória foi a derrota de A Série Divergente: Convergente que estreou com somente US$ 29,1 milhões demonstrando o cansaço da franquia.
O duelo entre Zootopia e Convergente pela primeira posição já era esperado, mas a bilheteria de Convergente foi quase a metade dos US$ 54,6 milhões faturados pelo primeiro capítulo da série, Divergente, em 2014, e dos US$ 52,3 milhões arrecadados na estreia no ano passado por Insurgente.
A Série Divergente: Convergente pretendia ocupar o espaço ocupado nos corações e mentes do público jovem adulto deixado pela série Jogos Vorazes, mas sua alegria não foi tão duradoura. Os dois primeiros filmes faturaram US$ 150 e US$ 130 milhões em casa respectivamente, com uma bilheteria internacional mais ou menos igual, mas Convergente parece que vai desapontar seus produtores.
A outra estreia em grande circuito da semana foi Milagres do Paraiso, que recebeu uma ótima classificação “A+” na pesquisa CinemaScore, e faturou US$ 18,6 milhões. Foi a quarta melhor estreia de um filme de fundo religioso. Há dois anos atrás, O Céu é de Verdade estreou com US$ 22,5 milhões, mas foi beneficiado por estrear na semana de Páscoa. Pelo visto, o público norte-americano ainda tem a nostalgia dos tempos em que não havia Semana Santa sem O Manto Sagrado, de 1953, com Victor Mature e Richard Burton.
Deadpool ficou entre as cinco maiores bilheterias com US$ 8 milhões em seu sexto fim de semana. Totaliza US$ 340,9 milhões, já tendo ultrapassado Guardiões da Galáxia (US$ 333,2 milhões) e Homem Aranha 3 (US$ 336.5 milhões), tornando-se a oitava melhor bilheteria de um filme baseado em quadrinhos.
O primeiro trimestre raramente apresenta filmes com uma bilheteria final tão alta. Sniper Americano foi bem no ano passado (US$ 350.126.372) e Uma Aventura Lego (US$ 257.760.692) em 2014, mas três blockbusters – Zootopia, Deadpool e O Regresso – no primeiro trimestre é um grande acontecimento, que coloca as bilheterias 2016 10% à frente da de 2015 à mesma altura.
Invasão a Londres e Uma Repórter em Apuros perderam entre 36-40% da bilheteria, o que deve mantê-los entre as Top 10 por mais algumas semanas, e O Regresso, depois de uma breve ausência voltou às Top 10.
Rua Cloverfield, 10 caiu menos de 50%, bem menos do que os 68% perdidos pelo primeiro filme. Um bom desempenho para um filme de terror. O mesmo não pode ser dito para as outras estreias da semana passada, Irmão Espião, O Jovem Messias e The Perfect Match, que perderam entre 56 e 68%.
A comédia The Bronze ficou fora das Top 10, e aliás fora das Top 20 também. A Sony Classics lançou o filme em 1.167 salas, mas só faturou US$ 421.434 com uma média por sala de somente US$ 361. Foi a 14ª pior bilheteria de abertura de todos os tempos e a 9ª pior MPS de um filme lançado em mais de mil salas.
A maior média por sala da semana foi o filme de Jeff Nichols para a Warner, Midnight Special. Lançado em apenas cinco salas faturou US$ 184,000 com uma MPS de US$ 36.800.
Na próxima semana teremos o muito esperado duelo entre super-heróis. Batman vs Superman: A Origem de Justiça, que será lançado em mais de 4.100 cinemas e tentará superar Jogos Vorazes (US$ 152,5 milhões) como a maior bilheteria de estreia de um mês de março. Enfrentarão a estreia de Casamento Grego 2 em mais de 3.000 salas.
Vejamos a última semana.
.
As Top 10
- Zootopia: Esta Cidade é o Bicho (Buena Vista) – Está na 3ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 38.042.000 (-26%) em 3.959 salas (+132); MPS (média por sala): US$ 9.609; Totaliza: US$ 201.807.000
Zootopia conseguiu um feito raro para um filme de animação: dominar por três fins de semana consecutivos as bilheterias do fim de semana. E com uma bilheteria de US$ 38 milhões. Este resultado aproxima Zootopia de Deadpool como a segunda (e inédita) bilheteria de US$ 300 milhões no primeiro trimestre.
Zootopia ultrapassou os US$ 200 milhões neste fim de semana e totaliza US$ 201,81 milhões em 17 dias. 49% mais do que os US$ 135,75 milhões faturados em 17 dias por Operação Big Hero, além de estar se aproximando de sua bilheteria final de US$ 222,53 milhões. Mas Zootopia ainda está 18% atrás da bilheteria de US$ 245,89 milhões de Divertida Mente em 17 dias.
2. A Série Divergente: Convergente (The Divergent Series: Allegiant /Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic: 34; Faturou: US$ 29.050.000 em 3.740 salas; MPS: US$ 7.767; Totaliza: US$ 29.050.000
O terceiro capítulo da série estrelada por Shailene Woodley estreou com US$ 29,05 milhões, abaixo das menores expectativas e 44% abaixo dos US$ 52,26 milhões faturados por Insurgente.
Convergente recebeu uma modesta nota “B” na pesquisa CinemaScore (os dois primeiros filmes receberam notas “A” e “A-“). Seu público foi 65% composto por mulheres, com 50% delas com menos 25%.
Além do fraco boca a boca a proporção de críticas positivas dada pelo público no site Flixster foi de apenas 50%, o que significa mais uma nota baixa para a franquia.
Dirigido por Robert Schwentke, Convergente custou US$ 110 milhões e diante desta bilheteria de estreia, fontes da Lionsgate já disserem que a empresa vai reduzir o orçamento do próximo filme, Ascendant, que terá suas filmagens iniciadas no próximo verão.
3. Milagres do Paraiso (MIracles from Heaven /(Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A+; Metacritic: 44; Faturou: US$ 15.000.000 em 3.047 salas; MPS: US$ 4.923; Totaliza: US$ 18.557.000
O filme estreou na quarta-feira e recebeu uma ótima nota “A+” na pesquisa CinemaScore, totalizando US$ 18,5 milhões nos cinco dias.
Com a aproximação da Semana Santa, seguida das mini férias de primavera, Milagres do Paraíso poderá chegar ao topo das bilheterias dos filmes religiosos recentes.
- Rua Cloverfield,10 (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 12.500.000 (-49%) em 3.427 salas (+36); MPS: US$ 3.648; Totaliza: US$ 45.177.000.
Rua Cloverfield, 10 perdeu 49% da bilheteria de estreia. O que foi uma boa sustentação, já que o filme produzido por J.J. Abrams perdeu salas IMAX para A Série Divergente: Convergente. Vale lembrar que o filme está tendo um ótimo boca a boca. Faturou US$ 45,18 milhões em 10 dias, correspondendo às expectativas mais elevadas. O que coloca Convergente somente 6% atrás dos US$ 42,56 milhões de A Visita, do ano passado, que perdeu 54,5 % em seu segundo fim de semana, faturando US$ 11,57 milhões.
- Deadpool (20th Century Fox) – Está na 6ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 8.000.000 (-27%) em 2.924 salas (-407); MPS: US$ 2.736; Totaliza: US$ 340.941.000
Deadpool fechou a lista das cinco maiores bilheterias da semana com uma bilheteria de US$ 8 milhões. Na sexta semana, ainda teve uma boa sustentação perdendo somente 27% da receita da semana anterior, podendo ser uma das maiores bilheterias de 2016, pois já faturou US$ 340,94 milhões em 38 dias, devendo fechar em mais de US$ 400 milhões. Mas na próxima semana sua sorte pode mudar com a chegada dos rivais Batman e Super Homem.
- Invasão a Londres (Focus) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 6.894.000 (-36%) em 3.011 salas (-481); MPS: US$ 2.290; Totaliza: US$ 50.090.000
Também teve uma ótima sustentação perdendo somente 36% da bilheteria na sexta semana, tendo faturado US$ 50,09 milhões em 17 dias. Vai correspondendo às expectativas, mas está 30% atrás dos US$ 71,24 milhões faturados no mesmo período em 2013 por Invasão à Casa Branca.
- Uma Repórter em Apuros (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 2.805.000 (-40%) em 2.079 salas (-334); MPS: US$ 1.349; Totaliza: US$ 19.276.000
- The Perfect Match (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 1.900.000 (-56%) em 925 salas (igual); MPS: US$ 2.054; Totaliza: US$ 7.306.000
- Irmão Espião (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 8ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 1.400.000 (-57%) em 2.235 salas (igual); MPS: US$ 626; Totaliza: US$ 5.913.000
- O Regresso (20th Century Fox) – Está na 13ª semana e subiu da 11ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 1.225.000 (-40%) em 935 salas (-368); MPS: US$ 1.310; Totaliza: US$ 181.162.000
As Independentes
Estreias
Midnight Special (Warner Bros.) – Estreia – Nota Criticwire: B+; Metacritic: 78; esteve nos festivais Berlin e South by Southwest 2016. Faturou US$ 185,000 em 5 salas; MPS: US$ 37.000
Depois do sucesso de O Abrigo (Take Shelter) e Amor Bandido (Mud), o diretor Jeff Nichols se saiu bem com esta história de ficção científica sobre um garoto com poderes especiais.
Estreou num circuito muito maior que O Abrigo em 2011, que abriu com US$ 52.041 em somente três salas, com uma mPS de US$ 17.347. O Abrigo chegou à bilheteria final de US$ 1,73 milhão em casa. Midnight Special recebeu ótimas críticas, chegando a 86% no Tomatometer no site Rotten Tomatoes. Abre para mais salas na semana que vem.
Com uma estreia em menos de mil salas, a comédia The Bronze não conseguiu chegar as 20 maiores bilheterias da semana. Aliás, sendo a terceira comédia sobre Olimpíadas lançada em menos de um mês, era de se esperar. Teve quase a menor MPS da história (US$ 361), equivalente a uma bilheteria de US$ 421.434 em 1.167 cinemas.
Krisha (A24) Estreia – Nota Criticwire: A-; Metacritic: 91; fez parte da seleção dos festivais South by Southwest, Seattle e Cannes 2016.Faturou US$ 10.250 em 2 salas; MPS: US$ 5,125
O vencedor do prêmio do júri do festival South by Southwest, SXSW, recebeu algumas das melhores críticas de 2016 até agora. Conta a história da chegada de uma velha de temperamento difícil no jantar de Ação de Graças da família botando tudo a perder. A bilheteria não foi espetacular, mas as críticas favoráveis devem aumentar o interesse pelo filme.
Continuações
Hello, My Name Is Doris (Roadside Attractions) está na 2ª semana e faturou US$ 1.012.000 em 128 salas (+124); MPS: US$ 7.909; Totaliza: US$ 1.130.000
Hello, My Name Is Doris subiu 1.091% quando abriu de 4 para 128 salas no último fim de semana. A comédia, que marca a volta de Sally Fields às telas, faturou o dobro de A Senhora da Van, com Maggie Smith em seu segundo fim de semana.
A bilheteria subiu expressivos 70% de sexta para sábado, o que indica um ótimo boca a boca.
Em se segundo fim de semana, Eye in the Sky faturou US$ 427.000 em 35 cinemas, com uma MPS de US$ 12,200.
O elogiado filme estrelado por Helen Mirren e Alan Rickman teve uma alta de 275% no fim de semana, quando abriu de cinco para 35 salas. Totaliza US$ 579.000 em 10 dias e deve abrir para grande circuito em 1 de abril.
Depois de abrir para mais salas no fim de semana, Anomalisa faturou US$ 740.000 em 573 cinemas, com uma MPS de US$ 1.291. A animação em stop motion de Charlie Kaufman e Duke Johnson totaliza US$ 3.42 milhões em 82 dias de exibição.
A Senhora da Van continuou tendo boa sustentação faturando US$ 429.948 em 301 cinemas com uma MPS de US$ 1.428. O filme estrelado por Maggie Smith perdeu apenas 25% da bilheteria apesar de ter saído de cartaz em 62 salas.
Totaliza US$ 8,77 milhões em 6 dias, devendo chegar aos US$ 10 milhões.
As Internacionais
1 – Zootopia estreou em mais quatro países no fim de semana, faturando US$ 64,8 milhões em 49 territórios em seis semanas. Austrália foi o melhor desempenho com US$ 3,7 milhões, seguido do Brasil com US$ 2,5 milhões. A China continua liderando com US$ 173,.4 milhões. Zootopia totaliza US$ 389,9 milhões internacionais e US$ 591,7 milhões globais. No mesmo fim de semana na China, Zootopia ultrapassou Kung Fu Panda 3 (US$ 152 milhões) e se tornou a maior bilheteria de animação do país.
2 – O mercado internacional não ajudou a resgatar A Série Divergente: Convergente. O filme estrelado por Shailene Woodley e Theo James, faturou US$ 22 milhões em 77 países no fim de semana, totalizando US$ 53,5 milhões no exterior e US$ 82,6 milhões globais. No Brasil faturou US$ 5,2 milhões.
3 – O Regresso faturou US$ 36,4 milhões em 24 países, incluindo US$ 33 milhões da estreia na China, sendo as 278 salas IMAX chinesas responsáveis por US$ 2,3 milhões. O filme de Leonardo DiCaprio totalizou US$ 302 milhões no exterior e US$ 483, 1 milhões globais e sem ter estreado no Japão.
4– Kung Fu Panda 3 estreou em mais 40 países no fim de semana. Faturou US$ 31,8 milhões, totalizando US$257.000.000 no mercado internacional e US$ 395.398.515 globais que incluem US$ 138.398.515 arrecadados nas bilheterias norte-americanas.
5 – Rua Cloverfield, 10 faturou US$ 5 milhões no fim de semana, totalizando US$ 7,2 milhões internacionais e US$ 52.376.639 globais
Deadpool ficou na 8ª posição depois de faturar US$ 6,1 milhões em 33 países, totalizando US$ 389.700.000 no mercado internacional e US$ 730.641.383 globais. No Brasil já faturou US$ 19,9 milhões.
Bilheterias Americanas | |||
Renda | Renda | ||
Semana | Total | ||
(US ) | (US ) | ||
1 | Zootopia: Esta Cidade é o Bicho | $38.042.000 | $201.807.497 |
2 | A Série Divergente: Convergente | $29.050.000 | $29.050.000 |
3 | Milagres do Paraiso | $15.000.000 | $18.557.053 |
4 | Rua Cloverfield,10 | $12.500.000 | $45.176.639 |
5 | Deadpool | $8.000.000 | $340.941.383 |
6 | Invasão a Londres | $6.894.000 | $50.089.820 |
7 | Uma Reporter em Apuros | $2.805.000 | $19.275.840 |
8 | Perfect Match, The | $1.900.000 | $7.306.179 |
9 | Irmão Espião | $1.400.000 | $5.912.670 |
10 | O Regresso | $1.225.000 | $181.161.538 |
Fonte: Rentrak |