2ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO (RN) ABRE INSCRIÇÕES.

Estão abertas a partir de hoje, 1º de julho, e até 30 de agosto, as inscrições para a2ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, uma realização da Heco Produções e doCDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania. As inscrições devem ser feitas no site do festival: http://mostradecinemadegostoso.com.br

A MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO agita culturalmente, pelo segundo ano consecutivo, a cidade de São Miguel do Gostoso, instalando uma tela de cinema (12m de comprimento, no ano passado a tela tinha quatro metros a menos) ao ar livre na Praia do Maceió. A população terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros, durante seis dias, que serão selecionados por uma curadoria coletiva feita pelos 52 alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, juntamente com a equipe da Heco Produções e direção geral de Eugenio Puppo.

Também serão feitas sessões em ambientes fechados, com menor capacidade de público, que incluirão debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros. A população também escolherá o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem da 2ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, que receberá o Troféu Luis da Câmara Cascudo.

Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para 52 jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores, serão ministrados ao longo deste ano – com início em 21 de julho com o curso de Linguagem Cinematográfica II – oito novos cursos em parceria com o CINEDUC – Cinema e Educação – e o IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte:

- Linguagem Cinematográfica II
- Fotografia
- Roteiro II
- Oficina de Curadoria
- História do Cinema Mundial e Brasileiro II
- Oficina de Montagem I
- Oficina de Vídeo II
- Produção Cultural II

Ao final das oficinas, os jovens realizarão dois curtas-metragens que serão exibidos na abertura da Mostra e farão parte da organização oficial do evento. Os cursos têm como finalidade a formação cultural dos jovens e sua capacitação profissional para gerir eventos, e suprir a crescente demanda do mercado audiovisual no Brasil.O diferencial dos cursos é a aplicação direta do conhecimento adquirido na produção da mostra de cinema, realizada na própria cidade de São Miguel do Gostoso.

A maioria dos 52 jovens participantes residem em 13 distritos e assentamentos locais: Mundo Novo, Arizona, Novo Horizonte, Antônio Conselheiro, Tabua, Baixio, Umburana, Baixinha, Morro dos Paulos, Canto da Ilha, Monte Alegre, Cruzamento e Lagoa de Serra Verde.

A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO é uma produção da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania.
Site Oficial: http://mostradecinemadegostoso.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Mostra-de-cinema-de-Gostoso/157396617695645

Sobre São Miguel do Gostoso (RN)

Localizada no Rio Grande do Norte, a 110 km da capital Natal, precisamente na ponta oeste do continente sul-americano,a cidade São Miguel do Gostoso, conhecida como a esquina do continente, possui cerca de nove mil habitantes e apresenta belezas naturais e uma localização geográfica privilegiada, que atraem turistas principalmente de esportes radicais como o kitesurfe.

A cidade tem sido constantemente destaque entre conceituados veículos de mídia nacional e estrangeira como um dos melhores e mais atraentes destinos turísticos do mundo. Em matéria do jornal britânico Daily Telegraph publicada em 14 de setembro de 2011, São Miguel do Gostoso surge entre praias da Malásia, África do Sul e Barbados como um dos Melhores lugares do mundo para se viver.

No suplemento O melhor do Brasil de 2008 da revista Veja, a cidade foi escolhida como o melhor dos “novos destinos” da região nordeste. O jornal Valor Econômico publicou em 21/08/2013, ampla reportagem sobre São Miguel do Gostoso, citando a cidade como um paraíso pacato, autêntico e com muito charme.

Com isso, a cidade vem apresentando um elevado crescimento no número de pousadas, mil leitos contabilizados em 2011 e uma rica e talvez única diversidade gastronômica no Estado.