“300 A ASCENÇÃO DO IMPÉRIO” LIDERA BILHETERIAS MUNDIAIS.

Há 15 semanas, desde a última semana de novembro do ano passado, que as bilheterias norte-americanas estão em alta em relação ao ano anterior. Nesta semana, com a colaboração de 300: A Ascensão do Império e As Aventuras de Peabody & Sherman. As duas estreias estão se saindo ainda melhor no exterior.

Exatamente sete anos depois que 300, de Zack Snyder, liderou as bilheterias na estreia, sua continuação, 300: A Ascensão do Império dominou de novo as bilheterias norte-americanas com US$ 45.1 milhões, superando os US$ 32.5 milhões arrecadados por As Aventuras de Peabody & Sherman. Entretanto ficou bem abaixo dos US$ 70.9 milhões faturados por 300 na estreia em 2007.
No mercado internacional, 300: A Ascensão do Império faturou US$ 87.8 milhões em 58 países, totalizando US$ 132.9 milhões no mundo todo. 10% acima do primeiro filme.
A abertura de As Aventuras de Peabody & Sherman superou as projeções do mercado, se saindo melhor do que as estreias de Turbo (US$ 21 milhões ) e A Origem dos Guardiões (US$ 23 milhões). Mas ficou abaixo de Os Croods (US$ 43.6 milhões) e de Como Treinar o seu Dragão (US$ 43.7 milhões).
300: A Ascensão do Império e As Aventuras de Peabody & Sherman são, até agora, as produções mais caras do ano. O primeiro custou perto de US$ 110 milhões e o segundo estimados US$ 140 milhões.
As duas estreias em grande circuito destronaram a continuação Sem Escalas, com Liam Neeson, enquanto Uma Aventura Lego derrotou O Filho de Deus, que perdeu 70% da bilheteria em sua segunda semana.
O fim de semana anterior foi espetacular para Frozen: Uma Aventura Congelante. Não só recebeu dois Oscar (melhor Longa de Animação e Melhor Canção (Let It Go), mas ainda cruzou a marca do US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.
A estreia independente The Grand Budapest Hotel quase roubou a cena com estimados US$ 800,000 em quatro salas. Isto dá a incrível média por sala de US$ 200,000, o que deve ser o sonho de consumo de qualquer exibidor.
No total, a bilheteria do fim de semana ficou ligeiramente à frente da do mesmo fim de semana do ano passado quando Oz: Mágico e Poderoso saiu na frente com US$ 79 milhões. E assim deve continuar até o fim das férias da primavera (spring break).
Vejamos como foi a semana.

1. 300: A Ascensão do Império (Warner Bros.) – Estreia – Nota Cinemascore: B. Contagem Metacritic: 47% de críticas positivas. Faturou US$ 45,050,000 em 3.470 salas; MPS (média por sala): US$ 12,893,000; Totaliza: US$ 45,090,000
Exatamente sete anos depois que 300, de Zack Snyder, liderou as bilheterias, sua continuação, 300: A Ascensão do Império dominou de novo com US$ 45.1 milhões. Um feito, considerando que seu o diretor não é o mesmo e que o público masculino anda meio sumidos dos cinemas.
Muitas das 3470 salas exibindo o filme com Rodrigo Santoro eram em 3D, das quais 343 eram Imax, que naturalmente deram um impulso na bilheteria. O filme que tem o mesmo visual estiloso do filme anterior, embora ele já não seja tão inovador, pois já foi copiado em filmes recentes como Imortais e na paródia Espertalhões (Meet the Spartans no original).
As exibições em 3D representaram 63% da bilheteria e as salas Imax 15%.

2. As Aventuras de Peabody & Sherman (Twentieth Century Fox) – Estreia – Nota Cinemascore: A+. Contagem Metacritic: 50 % de críticas positivas. Faturou US$ 32,500,000 em 3.934 salas; MPS: US$ 8,261; Totaliza: US$ 32,500,000
Sua abertura 50% à frente de Turbo foi um ótimo começo e o desempenho internacional também foi animador. A bilheteria subiu de sexta para sábado, o que confirma a nota Cinemascore.
Os filmes de animação já representam quase 25% da bilheteria 2014, com Frozen: Uma Aventura Congelante, O Que Será das Nozes (estreia no Brasil em 8/5 pela PlayArte) e Uma Aventura Lego tendo sido os grandes responsáveis. Como As Aventuras de Peabody & Sherman enfrenta uma concorrência maior que seus antecessores, já se pode afirmar que seu diretor, Rob Minkoff (O Rei Leão), não tem um sucesso tão grande desde O Pequeno Stuart Little.

3. Sem Escalas (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 15,400,000 (-47%) em 3.113 salas (+23); MPS: US$ 3,113; Totaliza: US$ 52,100,000
Busca Implacável, filme anterior de Liam Neeson, caiu somente 17% no segundo fim de semana e chegou aos US$ 145 milhões em casa. Com esta queda de 47%, estima-se que Sem Escalas poderá aos US$ 80 milhões, ou um pouco mais.

4. Uma Aventura Lego (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação.Faturou US$ 11,005,000 (-47%) em 3.290 salas (-480); MPS: US$ 3,345; Totaliza: US$ 224,972,000
As Aventuras de Peabody & Sherman provou ser um forte concorrente, mas Uma Aventura Lego ainda continua atraindo seu público na 5ª semana. Com a ajuda do spring break deverá continuar entre as 10 mais por mais algum tempo.

5. O Filho de Deus (Twentieth Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª colocação para a 5ª. Faturou US$ 10,000,000 (-61%) em 3,271 salas (+11); MPS: US$ 3,057; Totaliza: US$ 41,495,000
Uma bela queda para este filme inspirado na série de TV A Bíblia, o que sugere que não irá aguentar até a Páscoa.

6. Caçadores de Obras Primas (Sony) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 3,100,000 (-37%) em 2,001 salas (-1,001); MPS: US$ 1,549; Totaliza: US$ 70,602,000
Embora tenha perdido 50% das salas, perdeu somente 37% da bilheteria. Nada mal para este sucesso inesperado de George Clooney, com um tema tão específico e muito inferior (ou menos abrangente) que o livro que lhe deu origem. A bilheteria global de US$ 110 milhões já sugere que o orçamento de US$ 70 milhões, muito mais alto do que Clooney esperava, deverá se pagar. Poderá ficar entre as 10 mais por mais duas ou três semanas.

7. 3 Days to Kill (Relativity) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 3,062,000 (-38%) em 2.348 salas (-524); MPS: US$ 1,304; Totaliza: US$ 25,566,000
Não teve uma grande queda, mas ainda não correspondeu às expectativas. Deverá se segurar pelo menos por mais uma semana entre as 10 mais.
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8. Frozen: Uma Aventura Congelante (Buena Vista) – Está na 16ª semana e manteve a 8ª colocação. Faturou US$ 3,010,000 (-17%) em 1.660 salas (-86); MPS: US$ 1,813; Totaliza: US$ 393,051,000
Até agora a maior bilheteria do Oscar, com uma permanência de quatro meses entre as 10 mais apesar de mais dois filmes de animação estarem em cartaz.

9. 12 Anos de Escravidão (Fox Searchlight) – Está na 21ª semana e subiu da 18ª posição para a 9ª. Faturou US$ 2,175,000 (+123%) em 1.065 salas (+654); MPS: US$ 2,042; Totaliza: US$ 53,107,000
Só um Oscar de melhor filme pode fazer um filme que ocupava a 18ª posição voltar à lista das 10 maiores bilheterias da semana. Faturou um pouco mais do que Argo, melhor filme do ano passado, na semana seguinte à premiação. Argo arrecadou mais US$ 6 milhões depois da premiação, o mesmo podendo acontecer com 12 Anos de Escravidão.

10. Ride Along (Universal) – Está na 8ª semana e manteve a 10ª posição, empatado com Robocop. Faturou US$ 2,000,000 (-34%) em 1.323 salas (-546); MPS: US$ 1,515; Totaliza: US$ 130,000,000
Este é o sucesso inesperado do ano. Oito semanas entre as 10 mais e uma bilheteria de US$ 130 milhões é o dobro do que se previa.

10. Robocop (Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 10ª posição. Faturou US$ 2,000,000 (-56%) em 1.714 salas (-1,171); MPS: US$ 1,167; Totaliza: US$ 54,746,000
A bilheteria internacional de US$200 milhões está garantindo o faturamento do filme de José Padilha no exterior. Mas não faz antever uma continuação.

Independentes

Dois dos filmes independentes mais esperados do ano estrearam nos EUA no último fim de semana. Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, e Ninfomaníaca , de Lars Von Trier.
Grande Hotel Budapeste, vencedor do Urso de Prata em Berlim, que estreia no Brasil em 3 de abril, é o recordista da bilheteria independente. Faturou US$ 800,000 em quatro salas, com uma MPS de US$ 200 mil. Quando se fala de bilheteria independente, uma MPS (média por sala) de US$ 30,000 é considerada muito boa quando o filme é lançado em quatro salas no circuito Nova York/Los Angeles. Quando esta média é superior a US$ 50 mil é considerada ótima. Quando Blue Jasmine abriu com US$ 100,000 por sala foi um grande espanto, que levou Cate Blanchet ao Oscar. O recordista anterior era O Mestre que faturou US$ 736,311 no fim de semana de estreia, com uma MPS de US$ 147.262. Moonrise Kingdom, também de Wes Anderson, fez US$ 522,996 na estreia, com uma MPS de US$ 130,749 em quatro salas. Nas próximas semanas Grande Hotel Budapeste, abre de 16 para 75 salas.
A distribuidora da primeira parte de Ninfomaníaca, já exibido no Brasil, e disponível em VOD duas semanas antes, não revelou seus resultados.
Particle Fever, documentário sobre a origem do Universo, também deu ótimo retorno em três salas, assim como Lunchbox, também em cartaz no Brasil.
Outra estreia da semana foi Belém, Zona de Conflito, filme israelense de Yuval Adler, que será lançado aqui pela Europa, vencedor do festival de Veneza 2013. Contabilizou 68% de críticas positivas no Metacritic e foi lançado em 26 salas, devendo abrir para cerca de 100 nas próximas semanas.
A Sony Pictures Classics abriu o filme indiano Lunchbox para mais salas do que costuma fazer com títulos legendados. Está em cartaz em 13 salas (+10) e faturou US$ 126,000 (MPS US$ 9,672). Uma alta de 158%.
Clube de Compras de Dallas, vencedor do Oscar de melhor ator, já em VOD, ainda faturou US$ 637,000 em 312 salas (+96) totalizando US$ 26.6 milhões (+46,7%) e A Grande Beleza, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, arrecadou US$ 160,000 (+ 85%) em 77 salas, totalizando US$ 2,433,000.
Os sem Oscar Philomena e Nebraska perderam bilheteria. Respectivamente 41,3% (US$ 708,000) e 48,8% (US$ 200,000). Nebraska já está disponível em DVD.

Internacional

300: A Ascensão do Império dominou também as bilheterias internacionais com US$ 87.8 milhões. 10% acima do primeiro filme nos mesmos 58 países. Já estreou em todos os grandes mercados menos China e Japão. Entre eles Rússia (US$ 9.2 milhões), França (US$ 7.2 milhões), Coreia do Sul (US$ 6.5 milhões), Brasil (US$ 5.8 milhões), México (US$ 5.5 milhões) e Índia (US$ 3 milhões). Estreou no Brasil e 795 salas e foi a maior abertura de um mês de março no país.
As Aventuras de Peabody & Sherman faturou US$ 21 milhões em seu melhor fim de semana internacional, totaliza US$ 65.8 milhões no esterior. Robocop faturou US$ 14.8 milhões, a maior parte na China (US$ 10.5 milhões), podendo se tornar um dos poucos filmes que faturaram mais na China do que nos EUA, como aconteceu recentemente com Círculo de Fogo e Rota de Fuga.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 300: A Ascensão do Império $45,050,000 $45,050,000
2 As Aventuras de Peabody & Sherman $32,500,000 $32,500,000
3 Sem Escalas $15,378,220 $52,117,145
4 Uma Aventura Lego $11,005,000 $224,971,612
5 O Filho de Deus $10,000,000 $41,494,895
6 Caçadores de Obras Primas $3,100,000 $70,601,643
7 3 Days to Kill $3,062,000 $25,556,217
8 Frozen: Uma Aventura Congelante $3,010,000 $393,051,000
9 12 Anos de Escravidão $2,175,000 $53,107,035
10 Ride Along $2,004,345 $129,968,425
Fonte: Rentrak

Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 300: A Ascensão do Império $132,850,000 $87,800,000 $177,850,000 49
2 As Aventuras de Peabody & Sherman $53,500,000 $21,000,000 $98,600,000 11
3 Sem Escalas $27,378,220 $12,000,000 $92,117,145 38
4 Uma Aventura Lego $20,905,000 $9,900,000 $360,571,612 76
5 RoboCop $16,800,000 $14,800,000 $220,046,108 49
6 12 Anos de Escravidão $11,275,000 $9,100,000 $158,607,035 40
7 O Filho de Deus $10,000,000 $41,494,895 1
8 O Hobbit: A Desolação de Smaug $8,338,000 $8,000,000 $937,391,307 2
9 Pompeia $7,700,000 $6,100,000 $78,168,028 1
10 Super condriaque $7,500,000 $7,500,000 $27,000,000 29
Fonte: Rentrak