3o. CURTA LENÇOIS CONFIRMADO PARA AGOSTO DE 2010.

O documentário capixaba Xukuru Ororubá, dirigido por Marcília Barros (ES) foi o grande vencedor do II Curta Lençóis, Festival de CineVídeo dos Lençóis Maranhenses. Promovido pela Universidade Federal do Maranhão de 12 a 15 deste mês, em Barreirinhas (370 km de São Luís), o II Curta Lençóis entregou ainda premiação para o segundo e terceiro colocado e mais três menções honrosas.

Formado pelo professor da UFMA Murilo Santos, o representante da Associação Brasileira de Documentaristas, João Paulo Furtado, a jornalista Aurora Miranda Leão e o poeta Jorge Salomão, o júri premiou em 2º lugar o vídeo O Destino, de Jony Gomes Silva (MA). O prêmio foi entregue pelo secretário de comunicação da Prefeitura de Barreirinhas, jornalista Roberto Kenard.

Em terceiro lugar ficou o vídeo experimental Basta Um Pé… e Uma Mão, de Leila Dias (TO). O júri outorgou ainda menções honrosas para os vídeos Lembranças da Liberdade, de Rafael Jardim (BA); Lolô S.A, de Carlos Normando (CE) e À Luz Solar, dirigido por Nayra Albuquerque (MA). O festival é promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais/ Proex.

O II Curta Lençóis contou com apoio cultural do Programa Eco Maranhão da TV Difusora (SBT), Prefeitura Municipal de Barreirinhas, Banco do Nordeste do Brasil, Faculdade São Luís, Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), do Governo do Estado, Centrais Elétricas do Maranhão/Cemar, Fundação Sousândrade de Apoio à UFMA, Rádio Universidade FM e da loja Elétron Musical.

Também colaboraram com a programação oficial do festival a ONG Planeja, por meio do Projeto Arte e Ação e o Barco Escola, por meio do Projeto Rio da Cidadania, que apresentaram oficinas e ações realizadas para preservação do ecossistema dos Lençóis Maranhenses e capacitação de informantes turísticos. A UFMA anunciou a realização do 3º Curta Lençóis para agosto de 2010.