5o. OLHAR DE CINEMA TRARÁ QUASE 100 FILMES DE 30 PAÍSES.

De 8 a 16 de junho acontece na capital paranaense a quinta edição do Festival Internacional de Cinema de Curitiba, o 5º Olhar de Cinema. A mostra já faz parte do calendário cultural da cidade e traz filmes de diversos gêneros e nacionalidades para o público local.

Com uma seleção bastante variada, com cerca de 90 títulos de 30 países, com uma programação das mostras principais de obras inéditas no Brasil.

O festival será dividido em nove mostras especiais: Mostra Principal com onze títulos; Mostra Outros Olhares,  com filmes de vários lugares do mundo; Mostra Novos Olhares, longas-metragens de diretores do mundo todo; Mostra Mirada Paranaense, dedicada a produções locais; Olhar Retrospectivo, que escolhe um diretor para explorar sua obra; mostra Olhares Clássicos, traz obras restauradas de grandes clássicos e mestres do cinema mundial, esse ano com os filmes Como Era Verde Meu Vale (1941), de John Ford, Ninotchka (1939) de Ernst Lubitsch e Mouchette (1967) de Robert Bresson; e completando a programação a mostra Exibições Especiais dedica-se a filmes de convidados do evento.

O 5º Olhar de Cinema é composto por três juris diferentes, o primeiro é o responsável pelo “Prêmio Olhar de Melhor Filme” e irá escolher os vencedores da mostra de longas e curtas internacionais, um segundo júri que dá o prêmio para melhor longa e melhor curta brasileiro dos filmes nas mostras Principal, classificado como “Prêmio Olhares Brasil” e o júri da mostra “Novos Olhares”.

Os longas-metragens da Mostra Principal concorrem aos Prêmio Olhar de Melhor Filme; Prêmio Especial do Júri; Prêmio Contribuição Artística e Prêmio do Público. Os curtas concorrem aos Prêmio Olhar de Melhor Filme e Prêmio do Público.

Outros prêmios como Prêmio Olhares do Brasil, de curta e longa-metragem, e o prêmio Novo Olhar, que também analisam filmes de outras mostras também serão dados.

Além do júri oficial, outras premiações fazem parte do festival. São o Prêmio da Crítica, oferecido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e o Prêmio Hors Pistes, do Centro Pompidou.

Paralelamente às exibições, o Festival Internacional de Curitiba promove o Mercado de Cinema de Curitiba, desenvolvendo atividades como Seminário de Cinema de Curitiba, Curitiba Lab e oficinas de montagem,  efeitos visuais e animação 3D.

Os filmes e jurados de cada mostra, e as atividades do Mercado, serão  divulgados brevemente.

 

Site: http://olhardecinema.com.br/2016/festival/

Data: de 8 a 16 de junho  – Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema)- Shopping Novo Batel

Curitiba