6º AMAZÔNIA DOC CHEGA ON-LINE E COM NOVIDADES

A Pan-Amazônia é a região que abraça a maior floresta tropical e bacia hidrográfica do mundo. São 7,8 milhões de quilômetros quadrados, distribuídos entre 9 nações da América Latina. É deste lugar de amplas possibilidades que vem o conteúdo reverenciado pelo Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico de Cinema, que este ano chega em formato 3 em 1, lançando mais dois festivais, o 1º As Amazonas do Cinema e o 1º Curta Escolas.

O presidente da Equatorial Pará, Marcos Almeida, fala da importância de um projeto desse porte. “Nós estamos muito honrados em poder apoiar o Amazônia Doc, que é uma iniciativa que valoriza o audiovisual de maneira exemplar e com muita diversidade. Teremos uma riqueza muito grande de conteúdo cultural para retratar as peculiaridades da Amazônia e de outras regiões do mundo. É algo que merece ser visto por todos e temos certeza de que o evento será um verdadeiro sucesso”, diz o presidente.

A programação do 6º Amazônia Doc vai até dia 23 de setembro, com exibição de documentários em mostras competitivas, oficinas e bate papos. A abertura, neste sábado, 12 de setembro, às 19h, conta com o Web Encontro “A Floresta do Cinema e o cinema da Floresta no Século XX e XXI”, que traz como convidados os cineastas Luiz Arnaldo Campos (Brasil), Eduardo Morettin (Brasil), Gustavo Soranz (Brasil), Silvio Tendler (Brasil), Edna Castro (Brasil), Camila Loboguerrero (Colômbia) e Januário Guedes (Brasil). A mediação será do cineasta Victor Lopes, da produtora executiva e diretora geral do Amazônia Doc, Zienhe Castro, e do pesquisador Felipe Pamplona.
O encerramento do festival, no dia 23 de setembro, também contará com web-encontro para a cerimônia de premiação dos filmes vencedores das três mostras competitivas do “Festival Amazônia Doc”, “Festival As Amazonas do Cinema” e do “Festival Curta Escolas”. A apresentação será de Amanda Campelo, mediação de Zienhe Castro, às 19h. Os dois web encontros de abertura e encerramento serão pela plataforma Zoom, com transmissão pelo Canal Youtube Amazônia Doc, e retransmissão para o Facebook Equatorial Energia.
6º FESTIVAL AMAZÔNIA DOC
A abertura do 6º Amazônia Doc, no dia 12, também lança uma versão teste da plataforma de streaming www.amazoniaflix.com.br, que exibirá as mostras competitivas de documentários, iniciando pela mostra principal, cujas obras vão concorrer ao troféu Amazônia Doc, criado e confeccionado pelo artista marajoara Ronaldo Guedes, da Associação do Pacoval, em Soure, e que há dez anos atua no festival. O público poderá votar nas categorias de Melhor Curta, Média e Longa. O júri oficial para longas é formado por Flávia Guerra, Victor Lopes, Ismaelino Pinto, John Fletcher e Susanna Lira. O júri para curtas, tem Rodrigo Antônio, Bruno Assis, Fernanda Kopanakis e Bibiana de Sá.

Este ano, a mostra de origem do Amazônia Doc traz 33 filmes que conversam sobre as realidades que cabem no Brasil e em países como Colômbia, Peru e Guiana Francesa. Realizada desde 2009, a mostra competitiva Pan Amazônica e Amazônia Legal do Amazônia Doc já faz parte do circuito mundial de cinema. Somente nesta edição, foram recebidos cerca de 300 filmes, de diversos países que integram a Pan-Amazônia. Muito trabalho para a equipe técnica e boa notícia para o público, que poderá acessar a um refinado e crítico panorama audiovisual do continente.
Zienhe Castro observa que a grande maioria dos temas dos documentários são recorrentes, mostrando que as questões sociopolíticas e socioambientais permanecem inalteradas na Amazônia. “Quase nada mudou nos últimos dez anos. Tínhamos avançado muito pouco e agora ficou tudo um tanto pior. Isso é desolador! Por outro lado, enquanto cinema, há sempre uma renovação, uma nova abordagem, novas formas de linguagem, experimentações, o que dá novo vigor à luta, ar fresco”, diz a diretora geral e produtora executiva do Amazônia Doc.
Oficinas e encontro – Além da exibição da mostra competitiva, no dia 17, haverá duas masterclasses sobre a linguagem do cinema documentário. “A biografia do documentário e a jornada do documentário, da pesquisa à montagem”, com Susanna Lira, às 19h, com vagas limitada, inscrições pelo site do festival; e “Documentário em VR”, com objetivo de familiarizar o público com Realidade Virtual como mídia, e fomentar o raciocínio criativo para narrativas para mídias imersivas. Os ministrantes são Nelson Porto e Francisco Studio Almendra, do KWO. Será às 15h, com vagas limitadas, inscrições pelo site do festival.
Encerrando a programação do festival anfitrião, no dia 21 de setembro, haverá web encontro com os cineastas dos longas-metragens selecionados, com mediação de Carol Abreu e Manoel Leite; e no dia 22, com cineastas dos curtas-metragens selecionados. A mediação será de Zienhe Castro e Marco Moreira. Os dois web encontros serão às 19h, na plataforma Zoom, com transmissão pelo Canal Youtube Amazônia Doc, e retransmissão para o Facebook Equatorial Energia.
O 1º AS AMAZONAS DO CINEMA
A realização do 1º Festival As Amazonas do Cinema reafirma discussões já realizada na edição de 2019, com temáticas voltadas à presença da mulher no cinema documentário. Em sua primeira mostra competitiva, serão exibidos 21 filmes, entre curtas e longas, que irão concorrer ao troféu Eneida de Moraes, uma homenagem à personalidade da escritora, que fundou o Museu da Imagem e do Som, em 1971. O troféu traz criação assinada pela designer Bárbara Müller. E haverá ainda o Prêmio Selo Ela, de distribuição. O Festival As Amazonas do Cinema recebeu 50 inscrições de estados brasileiros diversos e países da América Latina.
A Mostra Competitiva vai de 14 a 20 de setembro, pelo site www.amazoniaflix.com.br. A mostra competitiva reúne documentários dirigidos por cineastas mulheres da Amazônia Legal e da Pan-Amazônia nas categorias de melhor curta e melhor longa. O público também vota nas duas categorias. O júri de longas é formado por Célia Maracajá, Júlia Katherine e Sabrina Fidalgo. O júri para curtas, conta com Larissa Bezerra, Kênia Freitas, Anna Karina. A exibição é pela plataforma www.amazoniaflix.com.br.
No dia 14, haverá também um web encontro para discutir “Perspectivas das Mulheres sobre o Audiovisual Brasileiro”, tendo como convidadas as cineastas Tata Amaral, Sabrina Fidalgo, Julia Katherine e Zienhe Castro, com mediação de Lorenna Montenegro. A partir das 19h, pela plataforma Zoom e transmissão: Canal Youtube Amazônia Doc, com retransmissão para o Facebook Equatorial Energia.
Dentro da programação, no dia 15, haverá a mini oficina “Narrativas Originárias”, com a diretora Graciela Guaraní. O objetivo é discutir as questões das povos originários, em especial as mulheres indígenas e suas relações com a terra a partir do acionamento poético e político do audiovisual. Um dia só, das 14h às 16h, com inscrições limitadas, pelo site do Amazônia Doc.
Já no dia 19 de setembro, um webinário traz como tema a Crítica de Cinema, tendo como convidadas Cecília Barroso, Kênia Freitas e Flávia Guerra (Coletivo Elvira de Mulheres Críticas), com mediação de Lorenna Montenegro. A partir das 19h, com vagas limitadas, inscrições pelo site do festival.
1º CURTA ESCOLAS
O 1º Curta Escolas, festival que também se integra ao Projeto Amazônia Doc, com objetivo estimular a expressão artística dos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais do Pará, através da linguagem cinematográfica, realiza a Mostra Primeiro Olhar, que também será exibida para todos os municípios, por meio da TV Cultura do Pará. Os vencedores também receberão troféu confeccionado por outro artista marajoara, o Brendo, aluno do artista Ronaldo Guedes e também da associação do Pacoval.
A mostra exibirá filmes curtas documentários de até 15 min, produzidos por jovens/alunos/realizadores das

escolas públicas estaduais do Pará. O júri oficial conta também com a professora Lilia Melo, Angela Gomes, Wellignta Cruz e Joyce Cursino. A transmissão será pela TV Cultura do Pará e site www.amazoniaflix.com.br .
A abertura será no dia 15, às 15h, com o web encontro “O Protagonismo Juvenil na produção audiovisual”, atividade que tem como convidadas a professora Lília Melo, os jornalistas e realizadores Felipe Cortez e Ângela Gomes, além de Ariela Motzuki e Wellignta Macedo, com mediação de Zienhe Castro. A programação será transmitida pelo Canal Youtube Amazônia Doc, com retransmissão para o Facebook Equatorial Energia e Cine Clube TF.
Durante dois dias, 18 e 19, haverá lives com os realizadores de curtas selecionados pelo 1º Curta Escolas, a partir das 15h, com mediação das Coordenadora do Curta Escolas Natasha Angel e Kleidiane Sousa. A transmissão será pelo Canal Youtube Amazônia Doc, com retransmissão para o Facebook Equatorial Energia e Cineclube TF.
CAMPANHA AOS POVOS DA FLORESTA
O Festival Amazônia Doc também se tornou embaixador da Campanha Povos da Floresta contra a Covid 19. Durante todo o festival será intensificada a divulgação desta ação que visa arrecadar fundos para a aquisição de itens indispensáveis para a proteção dos Povos da Floresta, como kits contendo álcool em gel e máscaras, assim como ajudar na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de produtos alimentícios.
O apoio do público vai beneficiar 3.638 famílias residentes nas Resexs Alto Juruá, Riozinho da Liberdade, Alto Tarauacá e Chico Mendes, e em 15 Terras Indígenas no Acre. O acesso à campanha também pode ser feito pelo site www.amazoniadoc.com.br

SERVIÇO
6º Amazônia Doc. Abertura neste sábado, 12 de setembro, às 19h, com o Web Encontro “A Floresta do Cinema e o cinema da Floresta no Século XX e XXI”. Transmissão será pelo Canal Youtube Amazônia Doc, com retransmissão para o Facebook Equatorial Energia. O acesso é gratuito. Mais informações: www.amazoniadoc.com.br
PROGRAMAÇÃO COMPLETA

http://www.amazoniadoc.com.br/#programacao

CANAL DE YOUTUBE

https://www.youtube.com/user/amazoniadoc