8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO REGRESSA DE 27 DE JUNHO A 3 DE JULHO EM VÁRIAS CIDADES DO BRASIL.

O evento conta com 15 cidades confirmadas em sua edição brasileira: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul, Maceió, Niterói e Volta Redonda. Em breve novas cidades confirmadas. 

Em 2024, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano comemora sua 11ª edição no Brasil entre 27 de junho e 3 de julho, com uma programação especial. O Festival já conta com 15 cidades confirmadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul, Maceió, Niterói e Volta Redonda. Caxias do Sul recebe o Festival pela primeira vez.

Inspirada nos supermercados italianos dos anos 80, a vinheta deste ano foi filmada em uma verdadeira mercearia italiana, com referência a filmes clássicos italianos e produtos de grande consumo na Itália, e é protagonizada pela atriz Ana Vilaça.

A atual programação conta com 10 filmes ao todo, marcada sobretudo por produções questionadoras e que propõem a reflexão e ruptura de paradigmas. Um dos destaques é o longa de estreia da diretora Léa Todorov, Maria Montessori – Ensinando com Amor. A produção traz um olhar inovador sobre sobre inclusão, respeito às diferenças e feminismo no início do século 20, ao se aprofundar no método criado pela pedagoga italiana Maria Montessori, pautado sobretudo na liberdade e na autonomia da criança. O longa é protagonizado pela atriz Jasmine Trinca, que esteve na edição de 2023 no Brasil, como convidada do Festival.

Outro destaque é o longa Segredos, de Daniele Luchetti, uma adaptação do romance do autor italiano Domenico Starnone, protagonizada pelo ator Elio Germano: dois amigos decidem confessar segredos, em muitos casos obscuros, e o que era uma brincadeira nos leva a questionar profundamente sobre a natureza humana.

Uma das grandes provocações fica a cargo de O Sequestro do Papade Marco Bellocchio, que nos apresenta um olhar rigoroso sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja, sob um viés de filme de terror. Exibido na competição oficial do Festival de Cannes e vencedor de cinco David de Donatello 2024, de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Cabelo/Penteado, o longa tece uma crítica ao moralismo católico e se baseia em uma história real. Além disso, o filme levou o Globo de Ouro italiano, prêmio dado pela imprensa estrangeira da Itália aos melhores filmes do ano.

Também integram a programação o longa A Imensidão, de Emanuele Crialese, protagonizado por Penélope Cruz, e indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2022. A produção aborda questões de gênero vividas por um adolescente e representa muito bem o gênero coming-of-age.

Outro grande destaque da programação deste ano é um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano: Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi, vencedor de cinco prêmios David di Donatello: Melhor Direção Estreante, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz (Paola Cortellesi), Melhor Atriz Coadjuvante (Emanuela Fanelli), Prêmio da Juventude.

Estão confirmados também: Lubo, de Giorgio Diritti, baseado no romance “Il seminatore”, de Mario Cavatore; Eneade Pietro Castellitto, que integrou a competição Oficial no Festival de Veneza 2023; Il Boemo, de Petr Václav, A Última Noite de Amorede Andrea Di Stefano; e Zamora, de Neri Marcorè, que marca a estreia do diretor no cinema.

Mais cidades, salas de exibição e informações sobre a programação, em breve. https://festadocinemaitaliano.com.br/