A FORÇA DAS MULHERES NAS BILHETERIAS DOS EUA.

por Wanda de Andrade.

As duas estreias da semana – A Escolha Perfeita 2 e Mad Max: A Estrada da Furia – ficaram acima das expectativas e Vingadores: Era de Ultron continua a mostrar sua força.  Um bom começo de verão.

As Top Ten somaram US$ 175 milhões, US$ 9 milhões acima do ano passado, dominado por Godzilla com US$ 93 milhões. Na semana que vem tem as estreias de Tomorrowland: Terra do Amanhã, com George Clooney e a refilmagem de Poltergeist: O Fenômeno. Que não deverão atrapalhar muito a bilheteria das três fortes continuações.

As bilheterias norte-americanas continuam sendo dominadas por franquias conhecidas, mas filmes originais como A Escolha Perfeita 2 e Mad Max: A Estrada da Furia estão despertando a atenção do grande público.

Com uma das melhores aberturas de todos os tempos de um filme não pertencente a uma franquia (ainda),  A Escolha Perfeita 2, de Elizabeth Banks, é o último lançamento destinado ao público feminino e mostrar ótimos resultados, faturando US$ 70,3 milhões. Em menos de três dias fez mais do que o dobro do orçamento de produção, estimado em US$ 29 milhões, e mais do que o filme anterior em toda sua carreira (US$ 65 milhões).

O musical de Banks superou com facilidade Mad Max: A Estrada da Furia, de George Miller, mesmo que este tenha faturado U$ 44,4 milhões, respeitáveis para um filme de censura 14 anos. Juntos, os dois filmes ajudaram o fim de semana a ser o maior fim de semana antes do Memorial Day de todos os tempos (US$ 183,4 milhões).

As duas estreias mostraram uma clara divisão do público entre os sexos: 70% do público de Mad Max: A Estrada da Furia era masculino e 75% da plateia de A Escolha Perfeita 2  eram mulheres, com 62% delas tendo menos de 25 anos.

Muito embora o público feminino venha mostrando sua força nos últimos anos, a desigualdade salarial entre homens e mulheres de Hollywood continua grande.

Apesar de Melissa McCarthy e Jennifer Lawrence atrairem multidões, as atrizes e diretoras continuam ganhando menos do que seus colegas. Mas a pressão vem aumentando desde que Patricia Arquette reinvidicou igualdade salarial para as atrizes no seu discurso de agradecimento no Oscar 2015, sendo apoiada por Meryl Streep e Jennifer Lopes.  Esta semana a American Civil Liberties Union solicitou às agencias estaduais e federais que iniciem investigação sobre a discriminação por sexo nos estúdios de cinema, emissoras de TV e agências de talentos.

Felizmente as mulheres não estão sendo discriminadas pelo público, e filmes como Jogos Vorazes são sucesso de bilheteria.

O verão 2015 está cheio de filmes liderados por mulheres: Trainwreck, escrito e interpretdo por Amy Schumer; A Espiã que Sabia de Menos, com Melissa McCarthy; Ricki and The Flash, com Meryl Streep e roteiro de Diablo Cody e Cidades de Papel, com Cara Delevingne, irão testar no público recém descoberto.

Ainda assim, são pouquíssimas as mulheres que se arriscam na direção. Somente 7% das 250 maiores bilheterias de 2014 foram dirigidas por mulheres.

Outro filme sobre mulheres que vai dar o que falar, e faturar, é Carol, exibido na semana passada em Cannes. Estrelado por Cate Blanchet e Rooney Mara interpretando um casal de lésbicas, o filme já gerou muita mídia, com a critica prevendo forte participação na temporada de premiações.

Voltando à semana. as duas estreias empurrarm Vingadores: Era de Ultron para a 3ª posição, e o forte apelo feminino de A Escolha Perfeita 2 prejudicou as continuações Belas e Perseguidas e A Incrível História de Adaline que perderam respectivamente 58% e 45% da bilheteria. Cada Um na Sua Casa foi poupado, e perdeu somente 12% da bilheteria, pois é o único filme infantil em cartaz.  Já Velozes e Furiosos 7 e Segurança de Shopping 2, apesar de saírem de cartaz em muitas salas, tiveram quedas inferiores a 30%.

Vejamos como foi isso.

 

As Top Ten

  1. A Escolha Perfeita 2 (Pitch Perfect 2/Universal) – Estreia – Recebeu nota ‘A-“ na pesquisa Cinemascore; “C+” na Criticwire e 66 na Metacritic. Faturou US$ 70.300.000 em 3.473 salas; MPS (média por sala); US$ 20.242; Totaliza: US$ 70.300.000

Foi a maior abertura de um musical de todos os tempos. Maior do que as estreias de Mamma Mia, Into the WoodsLes Miserables, que estrearam com bilheterias entre US$ 27-31 milhões. Mas não foi a maior bilheteria de um filme dirigido por uma mulher. O recorde pertence a Sam Taylor-Johnson com Cinquenta Tons de Cinza. Porém, foi a maior bilheteria de estreia de um diretor estreante.

 

  1. Mad Max: A Estrada da Furia (Mad Max – Fury Road /Warner Bros.) – ESTREIA – Recebeu nota ‘B+“ na pesquisa Cinemascore; “A-” na Criticwire e 89 na Metacritic. Faturou US$ 44.440.000 em 3.702 salas; MPS: US$ 12.004; Totaliza: US$ 44.440.000

Beneficiado por ótimas críticas, que incluiam termos como genial e obra-prima, Mad Max: A Estrada da Furia faturou US$ 44,4 milhões, ótimo resultado, tendo em vista que três décadas o separam do último filme da série estrelada por Mel Gibson. Vale lembrar que o filme recebeu classificação R, que elimina o público adolescente sem acompanhamento de um adulto. Mesmo assim, ainda tem que percorrer um longo caminho para recuperar o investimento de US$ 150 milhões.

O último filme da série Mad Max data de 1985, e embora os filmes dirigidos pelo mesmo George Miller tenham sido um sucesso, não podem  ser considerados blocckbusters, com o último deles, Mad Max – Além da Cúpula do Trovão, estreado com menos de US$ 17 milhões e fechado com US$ 83 milhões.

A Estrada da Fúria ainda tem espeço para crescer. Seu público foi majoritariamente masculino (70%, com 54% acima dos 35 anos), mas a forte personagem de Charlise Theron e as ótimas cenas de ação poderão atrair também um público feminino e mais jovem, depois que o boca a boca fizer o seu trabalho. Este público adicional, unido às plateias internacionais, deverão garantir o retorno do investimento. No exterior o filme já faturou US$ 68 milhões.

A nota 89 obtida na pesquisa Metacritic é, até o momento, a maior já dada a um filme em exibição em mais de mil cinemas  (As Aventuras de Paddington recebeu um 77), e melhor do que a de qualquer outro filme de 2014 (Uma Aventura LEGO recebeu um 83). Não é tão alta quanto a de Gravidade (96), mas é o bastante para figurar com brilho na temporada de premiações.

 

  1. Vingadores: Era de Ultron – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 3ª posição. Faturou US$ 38.387.000 (-50%) em 4.276 salas (igual); MPS: US$ 9.803; Totaliza: US$ 372.008.000

Em seu terceiro fim de semana, Vingadores: Era de Ultron já é a maior bilheteria do ano nos EUA. E a partir do próximo fim de semana, a maior desde Os Vingadores, de três anos atrás. Totaliza US$ 1,1 bilhão no mundo todo.

A queda de 50% não é muito grande se considerarmos as duas fortes estreias da semana. Comparando, Os Vingadores caiu somente 46% em seu terceiro fim de semana em 2012, depois da faturar US$ 55,64 milhões, enquanto Homem de Ferro 3, de 2013, caiu 51% tendo faturado US$ 35, 77 milhões no terceiro fim de semana. Vingadores: Era de Ultron está 19% atrás dos US$ 457,67 arrecadados em 17 dias por Os Vingadores original e 10% à frente dos US$ 337,66 milhões faturados no mesmo período por Homem de Ferro 3.

 

  1. Belas e Perseguidas - Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª posição. Faturou US$ 5.780.000 (-58%) em 3.037 salas (+34); MPS: US$ 1.903; Totaliza: US$ 23.504 .000

Belas e Perseguidas caiu duas posições depois de perder 58% da bilheteria e faturar US$ 5,78 milhões. A comédia com Reese Witherspoon e Sofía Vergara foi afetada pela estreia de A Escolha Perfeita 2  e por um boca a boca não muito favorável. Depois de ter a estreia beneficiada pelo Dia das Mães, Belas e Perseguidas faturou menos do que esperado em 10 dias (US$ 23,50 milhões), o que o coloca 8% atrás dos US$ 25,52 milhões arrecadados em 10 dias por O Noivo de Minha Melhor Amiga, de 2011.

 

  1. Segurança de Shopping 2 – Está na 5ª semana e manteve a 5ª posição. Faturou US$ 3.600.000 (-32%) em 2.632 salas (-569); MPS: US$ 1.368; Totaliza: US$ 62.929.000

 

  1. Velozes e Furiosos 7 – Está na 7ª semana e caiu da 4ª para a 6ª posição. Faturou US$ 3.600.000 (-33%) em 2.238 salas (-301); MPS: US$ 1.609; Totaliza: US$ 343.800.000

 

  1. A Incrível História de Adaline – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 7ª posição. Faturou US$ 3.200.000 (-45%) em 2.623 salas (-447); MPS: US$ 1.220; Totaliza: US$ 37.072.000

 

  1. Cada Um na Sua Casa – Está na 8ª semana e caiu da 7ª para a 8ª posição. Faturou US$ 2.700.000 (-12%) em 2.006 salas (-489); MPS: US$ 1.346; Totaliza: US$ 165.647.000

 

  1. Ex Machina – Está na 6ª semana e caiu da 6ª para a 9ª posição. Faturou US$ 2.103.000 (-40%) em 1.718 salas (-286); MPS: US$ 1.224; Totaliza: US$ 19.566.000

Assim como na estreia de Vingadores: Era de Ultron, Ex Machina perdeu salas e bilheteria para as estreias desta semana. Saiu de cartaz em 300 cinemas e perdeu 40% da bilheteria. Mas continua a ter um bom desempenho, suficiente para chegar aos US$ 25 milhões ou mais.

 

  1. Longe Deste Insensato Mundo (Far from the Madding Crowd/Fox Searchlight) – Está na 3ª semana e subiu da 14ª para a 10ª posição. Faturou US$ 1.300.000 (+67%) em 289 salas (+190); MPS: US$ 4.498; Totaliza: US$ 2.631.000

Esta produção independente conseguiu entrar para as Top 10, mas seu desempenho está aquém de outros filmes independnetes como Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), O Verão da Minha Vida ou À Procura do Amor. No próximo fim de semana, feriado de Memorial Day, deverá ter uma boa performance, devendo no final chegar aos US$ 10 milhões, que não correspondem à qualidade e ao potencial do filme.

 

As Independentes

Com a maior parte das distribuidoras indo às compras em Cannes, maio não é uma época de grandes lançamentos independentes. Ainda assim, algumas delas lançaram seus filmes com relativo sucesso, entre eles, I’ll See You in My Dreams, Where Hope Grows, In the Name of My Daughter e Good Kill.

As outras estreias, a maioria simultânea com VOD, tiveram pouco impácto e não deverão sair de circuitos restritos.

Assim, Longe Deste Insensato Mundo ainda é o melhor lançamento independente de maio, e acabou subindo para as Top 10.

 I’ll See You in My Dreams (Bleecker Street) – Estreia – Recebeu nota “B+” na  Criticwire e 74 na Metacritic. Faturou US$ 49,340 em 3 salas; MPS: US$ 16.477

Blythe Danner e Sam Elliott vivem um romance já na meia-idade, permitindo que os dois veteranos protagonizem um filme, coisa pouco comum na idade deles. Embora o filme não tenha tido uma abertura espetacular, (estreou em três salas importantes em Nova York e Los Angeles) aproveitou o período de bonanza para filmes sobre a terceira idade. A reação do público mais velho é mais lenta, e depende de um bom boca a boca, assim I’ll See You in My Dreams deverá continuar tendo um bom desempenho nas próximas semanas, embora sem o mesmo sucesso do lançamento anterior da Bleecker, Não Olhe Para Trás.

 

Where Hope Grows (Roadside Attractions) –  – Estreia – Fez 39 no Metacritic. Faturou US$ 489,500 em 276 salas; MPS: US$ 1,773

Mais um lançamento da mística Roadside Attractions. Desta vez, um jogador de basebol da Major League em má fase  tem sua vida transformada quando um menino portador da Síndrome de Down lhe mostra a luz. Estreou no mesmo nível de filmes semelhantes, embora o aumento de público entre sexta e sábado possa demonstrar um bom boca a boca. Mas não deve abrir para mais salas.

 

In the Name of My Daughter (L´Homme Qu´on Amait Beaucoup/Cohen) – – Estreia – Recebeu nota ‘B“ na Criticwire e 60 na Metacritic. Faturou US$ 14.294 em 3 salas; MPS: US$ 4.765

A Cohen Release é a empresa que normalmente lança filmes de diretores franceses de prestígio nos EUA. Exibido no Brasil na Mostra São Paulo de 2014, o filme dirigido por Andre Techiné e estrelado por Catherine Deneuve narra a história de um executivo tentando obter justiça para sua filha. Deverá expandir para o circuito restrito que normalamente exibe filmes estrangeiros.

 

As Internacionais

Vingadores: Era de Ultron  estreou na China com US$ 156,3 milhões em seis dias, e se tornou a segunda maior bilheteria de estreia da história do país, atrás somente de Velozes e Furiosos 7.  A bilheteria chinesa elevou o total global de Era de Ultron para US$ 1,1 bilhão, já sendo a oitava maior bilheteria de todos os tempos.

Entre as estreias, Mad Max: A Estrada da Furia teve um ótimo desempenho, faturando mais de US$ 65 milhões em 68 países em quase 16.900 salas. A aventura futurista faturou US$ 109,4 milhões globais, a maior bilheteria de um filme da série.

A Escolha Perfeita 2 ficou na 3ª posição internacional, faturando US$ 26,9 milhões em 29 países. Sua bilhetebria global está em US$ 108,4 milhões. Abriu na primeira posição na Áustria, Reino Unido, Alemanha, África do Sul, Filipinas Cingapura e Taiwan.

Velozes e Furiosos 7 ficou na quarta posição internacional US$ 6,6 milhões, aumentado seu total global para quase US$ 1,5 bilhão, enquanto a produção chinesa de suspense The Chronicles of Evil aparece na 5ª posição com US$ 6,3 milhões na estreia.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 A Escolha Perfeita 2 $70,328,250 $70,328,250
2 Mad Max: A Estrada da Furia $44,400,000 $44,400,000
3 Vingadores: Era de Ultron $38,837,000 $372,007,808
4 Belas e Perseguidas $5,780,000 $23,504,293
5 Velozes e Furiosos 7 $3,647,940 $343,781,435
6 Segurança de Shopping 2 $3,600,000 $62,929,010
7 A Incrível História de Adaline $3,200,000 $37,072,169
8 Cada Um na Sua Casa $2,700,000 $165,646,942
9 Ex Machina $2,103,404 $19,565,866
10 Longe Deste Insensato Mundo $1,300,000 $2,630,647
Fonte: Rentrak