“A GAROTA NO TREM” LIDERA AS BILHETERIAS INTERNACIONAIS DA SEMANA.

Por Wanda de Andrade.   

Mal recebido pela crítica (44% on RottenTomatoes), A Garota no Trem estreou um pouco acima das expectativas da Universal, faturando US$ 24,7 milhões em 3.144 salas. Baseado no livro de sucesso de Paula Hawkins, o filme conta a história de uma jovem, Emily Blunt em elogiada atuação, que embora estivesse embriagada, pode ter sido a última pessoa a ver uma mulher que desaparece sem deixar rastro.

 

No mais, as continuações, salvo A Garota do Trem, dominaram as cinco primeiras posições entre as 10 maiores bilheterias da semana.

As duas outras estreias da semana —The Birth of a Nation e Middle School: The Worst Years of My Life—não foram além da sexta posição. O fim de semana confirmou ainda   Procurando Dory como o 27º filme a faturar US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais, sendo o terceiro filme da Disney a chegar lá em 2016.

 

Na segunda posição ficou o líder da semana passada, O Lar das Crianças Peculiares, com cerca de US$ 15 milhões, que significaram uma queda de 48% entre a primeira e a segunda semanas.

 

Horizonte Profundo: Desastre no Golfo, em sua segunda semana, caiu menos (42%) e ficou na terceira posição. A história real protagonizada por Mark Wahlberg faturou US$ 11,75 milhões, totalizando US$ 38,5 milhões.

 

Sete Homens e um Destino chegou aos US$ 75 milhões em casa depois de faturar US$ 9,15 milhões no terceiro fim de semana e Cegonhas, também na terceira semana, faturou US$ 8,45 milhões, totalizando US$ 50,1 milhões.

 

The Birth of a Nation, que só arrecadou US$ 7,1 milhões em 2.105 salas, foi um sucesso de crítica (79% no RottenTomatoes) e o público que foi conferir o drama sobre uma rebelião de escravos deu nota A na pesquisa CinemaScore. A Fox Searchlight comprou o filme no festival de Sundance por uma quantia recorde de US$ 17,5 milhões depois de uma disputa acirrada.

 

A outra estreia da semana ficou na sétima posição: Middle School: The Worst Years of My Life, que faturou US$ 6,9 milhões em 2.822 salas. Num mal sinal, o filme não foi exibido antes para a imprensa, mas dos críticos que já viram, somente 59% gostaram segundo o RottenTomatoes, embora a audiência tenha dado um A na pesquisa CinemaScore.

 

Na oitava posição, Sully: O Herói do Rio Hudson faturou US$ 5,27 milhões totalizando US$ 113,4 milhões. O filme de Clint Eastwood é, até agora, o único filme do outono a chegar aos US$ 100 milhões nas bilheterias domesticas.

 

Gênios do Crime se sustentou um pouco melhor do que o previsto, caindo 37% depois de uma estreia fraca na semana passada. Faturou US$ 4,1 milhões, totalizando US$ 12,7 milhões.

 

Rainha do Katwe fechou a lista da 10 mais com US$ 1,6 milhão, caindo 35% em seu segundo fim de semana, totalizando US$ 5,3 milhões.

 

No fim de semana, Esquadrão Suicida totalizou US$ 419,6 milhões no mercado intenacional, ultrapassando Deadpool, embora esteja US$ 40,5 milhões atrás do super-herói nas bilheterias domésticas.

 

As 10 maiores bilheterias da semana somaram US$ 93,99 milhões. Ficaram 8% abaixo dos US$ 102,19 milhões faturados por elas na semana passada, principalmente por causa de Matthew, o furacão que atingiu a costa leste. Ficou também 11,9 % atrás dos US$ 106,80 milhões faturados pelas 10 mais no mesmo fim de semana do ano passado, quando Perdido em Marte faturou sozinho US$ 37 milhões.

 

Até agora, a temporada de outono não tem sido das mais brilhantes, tendo sido vendidos 5,7% menos ingressos que no ano passado à mesma altura. Seu único sucesso, Sully: O Herói do Rio Hudson não está chegando perto das bilheterias dos sucessos de 2015 como Perdido em Marte e Hotel Transylvania 2. Entretanto a bilheteria da temporada está 3,9% acima, e os analistas esperam que próximas estreias como Doutor Estranho e Animais Fantásticos e Onde Habitam irão trazer de volta os expectadores.

 

Até o fim de agosto, as bilheterias 2016 estavam em alta de 5%. Depois deste fim de semana desastroso, a diferença agora é de somente 3,8%.

 

No próximo fim de semana estreiam O Contador, com Ben Affleck e Anna Kendrick em mais de 3.200 salas, Kevin Hart: What Now? em 2.500 salas e Max Steel em 2.000 salas.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

 

  1. A Garota no Trem (The Girl on the Train/Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic: 48; Faturou: US$ 24.660.000 em 3.144 salas; MPS (média por sala): US$ 7.844; Totaliza: US$ 24.660.000

Embora tenha recebido a nota B- na pesquisa Cinemascore e somente 43% de críticas positivas no Rotten Tomatoes, as previsões para A Garota no Trem, que custou cerca de US$ 40 milhões, seguem otimistas.

No início da semana, os estatísticos previam que A Garota no Trem fosse estrear com uma bilheteria em torno de US$ 30 milhões, embora a Universal não esperasse mais de US$ 20 milhões.

A Garota no Trem conta ahistória de uma mulher (Emily Blunt) que acredita ter visto da janela do trem um crime, cuja vítima está desaparecida. Mas, por causa de seu passado turbulento e seus problemas de alcoolismo não se pode confiar em seu depoimento. O filme se baseia no sucesso de Paula Hawkins do mesmo nome, e a produção é da Dreamworks, de Steven Spielberg.

Comparando com outros filmes liderados por mulheres, com censura 18 anos e baseados em best-sellers desta década, A Garota no Trem estreou 34,2 % abaixo dos US$ 37,51 milhões da abertura de Garota Exemplar e 93,1 % à frente dos US$ 12,76 milhões da estreia de Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres. O público de A Garota no Trem era 68 % feminino, com 55 % das mulheres acima de 35 anos dando nota B- na pesquisa CinemaScore.

Embora tenha recebido críticas variadas, a popularidade do livro está despertando a atenção do público para o filme. Quanto à sustentação, vai depender da estreia de outro filme para o público adulto na próxima semana: O Contador, com Ben Affleck.

 

  1. O Lar das Crianças Peculiares (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação, Faturou: US$ 15.000.000 (-48%) em 3.705 salas (+182); MPS: US$ 4.049; Totaliza: US$ 51.053.000

O vencedor da semana passada, O Lar das Crianças Peculiares, de Tim Burton, perdeu 48 % da bilheteria, faturando US$ 15 milhões, totalizando US$ 51,05 milhões em duas semanas. Com um orçamento de US$ 110 milhões vai precisar, e muito, da bilheteria internacional para sair do vermelho.

 

  1. Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação, Faturou: US$ 11.750.000 (-42%) in 3.259 salas (igual); MPS: US$ 3.605; Totaliza: US$ 38.518.000

Horizonte Profundo: Desastre no Golfo, também na 2[ semana, caiu menos: 42 %. Faturou US$ 11,8 milhões totalizando US$ 38,5 milhões. O drama sobre o derramamento de óleo no Golfo do México custou US$ 120 milhões, o que pelo andar da carruagem deverá se configurar em prejuízo, a não ser que mais uma vez o mercado internacional colabore.

 

  1. Sete Homens e um Destino (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 9.150.000 (-41%) em 3.696 salas (+22); MPS: US$ 2.476; Totaliza: US$ 75.915.000

 

  1. Cegonhas (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 8.450.000 (-37%) em 3.608 salas (-314); MPS: US$ 2.342; Totaliza: US$ 50.118.000

Cegonhas, comédia de animação da Warner faturou US$ 8,4 milhões, totalizando US$ 50,1 milhões em 18 dias.

 

  1. The Birth of a Nation (Fox Searchlight) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 69; Faturou: US$ 7.100.000 em 2.042 salas; MPS: US$ 3.373; Totaliza: US$ 7.100.000

Depois de levar os dois principais prêmios do último festival de Sundance (grande prêmio do júri e prêmio do público), esperava-se um bom desempenho do drama histórico centrado na rebelião de escravos de 1831, e que The Birth of a Nation se tornasse um forte concorrente ao Oscar. O filme, que marca a estreia de Nate Parker na direção, era a resposta perfeita às criticas ao Oscar do ano passado, que só indicou filmes estrelados por atores brancos. Depois desta estreia fraca, já não é unanimidade. Esperava-se ainda que The Birth of a Nation faturasse pelo menos US$ 9 milhões na estreia, até porque foi comprado pela quantia recorde de US$ 17,5 milhões pela Fox Searchlight.

Comparando, The Birth of a Nation estreou 6,2 % abaixo dos US$ 7,57 milhões faturados na estreia pelo drama passado na Guerra Civil, Um Estado de Liberdade, e 6,3 % à frente dos US$ 6,67 milhões da estreia de 12 Anos de Escravidão. A plateia era predominantemente feminina, com 80 % dela com mais de 25 anos.

Entretanto, a Fox Searchlight acredita de a nota A na pesquisa CinemaScore deverá gerar uma boa propaganda boca a boca, que poderá a atrair mais público nas próximas semanas.

 

  1. Middle School: The Worst Years of My Life (Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 51; Faturou:

US$ 6.900.000 em 2.822 salas; MPS: US$ 2.445; Totaliza: US$ 6.900.000

Middle School: The Worst Years of My Life, comédia juvenil estrelando o novato Griffin Gluck, baseada no livro de James Patterson e dirigido por Steve Carr (Segurança de Shopping e Dr. Dolittle 2), atraiu um público dividido igualmente entre homens e mulheres, com 54% dele com menos de 18 anos e 42% com mais de 25.

Com mais alguns desempenhos semelhantes, 2016 poderá se tornar “o pior ano da vida dos produtores”, já que nem este filme barato (US$ 8,5 milhões) cobriu seu custo na primeira semana. Felizmente recebeu a nota A- na pesquisa CinemaScore e o público proeminentemente jovem poderá aparecer para conferi-lo na próxima semana.

 

  1. Sully: O Herói do Rio Hudson (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação, Faturou: US$ 5.270.000 (-36%) em 3.058 salas (-659); MPS: US$ 1.723; Totaliza: US$ 113.485.000

 

  1. Gênios do Crime (Relativity) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 4.100.000 (-37%) em 3.042 salas (igual); MPS: US$ 1.348; Totaliza: US$ 12.788.000

Gênios do Crime e Rainha do Katwe perderam entre 35% e 37% da bilheteria, sugerindo que o marketing falhou e os dois filmes não estão encontrando seu público.

 

  1. Rainha do Katwe (Disney) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.618.000 (-35%) em 1.259 salas (+17); MPS: US$ 1.285; Totaliza: US$ 5.385.000

 

As Independentes

 

O independente The Birth of a Nation expandiu para grande circuito, estreou entre as 10 mais na 6ª posição, mas não teve um grande desempenho, face a seu custo de aquisição. Denial e The Beatles: Eight Days a Week, que vai ser exibido no festival do Rio, são exceções numa temporada morna nas bilheterias independentes.

No mesmo fim de semana do ano passado, os modestos lançamentos Malala e 99 Homes faturaram mais US$ 600.000, mas isso era em 2015. Em 2016 as bilheterias independentes seguem caindo.

 

Entre as estreias Newtown (Abramorama), que recebeu nota 87 no Metacritic e esteve nos festivais de Sundance e South by Southwest de 2016, faturou US$ 6.796 em duas salas com uma MPS de US$ 3.398

O documentário sobre o massacre na escola de Connectcut recebeu ótimas críticas, mas estreou em somente duas salas de Nova York, onde o assunto não é de maior interesse. Ficou na 19ª posição entre os filmes exibidos em menos de 99 salas.

 

O melhor desempenho da semana independente foi Denial (Bleecker Street), em sua segunda semana. Faturou US$ 229.935 em 31 (+26) salas com uma MPS de US$ 7.417. Totaliza US$ 358.174

O drama sobre o julgamento da difamação de uma historiadora iniciada por uma pessoa que negava existência do holocausto e estrelado por Rachel Weisz teve um bom desempenho, dentro dos padrões de quem expande para grandes cidades. Aumentou 145% da bilheteria ao abrir de 26 para 31 salas, mas nada indica que continuará a crescer no mesmo ritmo.

 

As internacionais

 

O Lar das Crianças Peculiares liderou as bilheterias internacionais pelo segundo fim de semana. Faturou US$ 42,6 milhões em 75 países, uma alta de 16,3 %, aumentando as chances do filme de Tim Burton sair do vermelho. Totaliza agora US$ 94 milhões no exterior e US$ 145,1 milhões globais, com um custo de US$ 110 milhões.

 

Operation Mekong, épico chinês de Hong Kong sobre os esforços de um esquadrão anti-narcotráfico para combater uma gang de traficantes, ficou na segunda posição internacional, com US$ 26,5 milhões faturados em sete países, totalizando US$ 97,5 milhões globais.

 

A Garota no Trem ficou n 3ª posição com US$ 16,5 milhões faturados em 20 países, totalizando US$ 41,2 milhões globais. Faturou US$ 8,5 milhões no Reino Unido, US$ 4,4 milhões na Austrália.

 

I Belonged to You, comédia romântica chinesa, ficou com a 4ª colocação depois de faturar US$ 12,2 milhões, totalizando US$ 94,6 milhões globais.

 

O Bebê de Bridget Jones foi a 5ª bilheteria internacional da semana, com US$ 11,3 milhões, totalizando US$ 143,4 milhões globais, apesar de não ter se saído bem nos EUA.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US $) (US $)
1 A Garota no Trem 24.663.095 24.663.095
2 O Lar das Crianças Peculiares 15.000.000 51.053.483
3 Horizonte Profundo: Desastre no Golfo 11.750.000 38.518.388
4 Sete Homens e um Destino 9.150.000 75.915.393
5 Cegonhas 8.450.000 50.118.494
6 Birth Of A Nation, The 7.100.000 7.100.000
7 Middle School:The Worst Years Of My Life 6.900.000 6.900.000
8 Sully: O Herói do Rio Hudson 5.270.000 113.485.432
9 Gênios do Crime 4.100.000 12.788.325
10 Rainha do Katwe 1.618.000 5.384.636
Fonte: Rentrak/Comscore