“A HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA PARA QUEM TEM PRESSA” SERÁ LANÇADO NESTA QUINTA (()1/12) EM SP.

Hoje, há mais televisores que geladeiras nos lares brasileiros. Mas como – e por que – essa mídia, nascida por aqui nos anos 1950, ganhou status de paixão nacional, atravessou o século XX e segue fascinando diariamente os brasileiros? Em apenas 200 páginas, A história da televisão brasileira para quem tem pressa, do jornalista, radialista, crítico de TV, roteirista e professor Elmo Francfort, chega às livrarias para responder a essa e outras perguntas de forma acessível e divertida. O livro é o 13º título da coleção História para quem tem pressa, da editora Valentina, que reúne obras nacionais e estrangeiras sobre os mais variados temas e já vendeu mais de 800 mil exemplares.

Do anseio dos povos antigos pela reprodução da imagem ao surgimento dos primeiros televisores de tubo e do streaming, passando pela evolução das emissoras, a criação de ídolos populares, a chegada do videoteipe, do satélite, das cores e da alta definição, A história da televisão brasileira para quem tem pressa traz informações e curiosidades sobre essa linguagem que não cansa de nos surpreender. O livro é dividido em seis capítulos e conta com imagens que ajudam a narrar um pouco dessa aventura que tem início quando cientistas descobrem as propriedades fotocondutoras do selênio, ainda no século XIX, mas que iria demorar um bocado a se tornar o que conhecemos como televisão.

Aliás, como conta o autor, essa palavrinha mágica surge em 1900, na tese do russo Constantin Perskyi apresentada no Congresso Internacional de Eletricidade, em Paris. Ao descrever um equipamento que transmitia imagens a distância, o cientista usa o termo que vem de “tele” (“longe”, em grego) e “videre” (“ver”, em latim) pela primeira vez. No Brasil, ela chegou oficialmente em 1950, após inúmeras experiências. E, de lá pra cá, fincou raízes na cultura e no imaginário nacional, consolidando-se, na segunda metade do século XX, como uma indústria poderosa, desde os primeiros programas de música, passando pelo jornalismo, esporte, pela programação infantil e, principalmente, pela dramaturgia.

Da “primeira novela em capítulos pela TV em toda a América Latina”, slogan de Sua vida me pertence, que foi ao ar entre dezembro de 1951 e fevereiro de 1952 – e em que foi dado o primeiro beijo na televisão, entre Walter Forster e Vida Alves, com o devido consentimento do marido da atriz! – ao surgimento dos reality shows no início dos anos 2000 e à conversão de conteúdos em múltiplas telas na era da interatividade, A história da televisão brasileira para quem tem pressa traça um panorama completo desse universo fascinante. Um capítulo fundamental de uma novela que não tem data para terminar.

O lançamento em São Paulo será na Drummond Livraria, no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, esquina da Augusta, na saída do Metrô Consolação. A partir das 19 horas.

O autor
ELMO FRANCFORT é radialista, jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Marketing pela Faculdade Cásper Líbero. É crítico de TV, roteirista, professor, conselheiro curatorial de mostras, como 60 Anos da Telenovela (Globo), História das Novelas Brasileiras (Globo Internacional), Memorial Virtual da Radiodifusão e Rádio em Movimento (ABERT), Vila Digital (Seja Digital), Silvio Santos Vem Aí (MIS), Entra Que Lá Vem História (TV Cultura) e 50 Anos de Mídia (GMSP). É consultor de produções, como Nada Será Como Antes, Hebe, Chacrinha, Marighella e Silvio Santos: O Rei da TV. Hoje dirige o Museu da TV, Rádio & Cinema e coordena o Centro de Estudos e Memória da ABERT. É autor de obras sobre a história das TVs (Tupi, Paulista, Manchete, SBT, Gazeta e Cultura), da biografia Gabus Mendes: Grandes Mestres do Rádio e TV, e colaborou com mais de 90 livros.

A história da televisão brasileira para quem tem pressa
Editora Valentina
Autor: Elmo Francfort
Páginas: 200
Formato: 14×21 cm
Preço: R$ 39,90
Preço e-book: R$ 29,90