“A SUPERFÍCIE DA SOMBRA” TERÁ LANÇAMENTO INUSITADO ENVOLVENDO URUGUAI E BRASIL.

No próximo dia 7 de abril, às 19:30 horas, um projetor de cinema instalado no Uruguai projetará no Brasil as imagens da première mundial de “A Superfície da Sombra”, novo longa-metragem do diretor Paulo Nascimento, o mesmo de “A Oeste do Fim do Mundo”.

Com a presença do elenco e da equipe do filme, a sessão binacional acontecerá na fronteira entre os dois países, na cidade de Chuí, o ponto mais meridional do Brasil. O público assistirá ao filme do lado uruguaio enquanto a tela estará no lado brasileiro, celebrando assim uma verdadeira festa da cultura e da identidade latinas.

A ideia não surgiu ao acaso: além de “A Superfície da Sombra” ser o primeiro longa rodado totalmente em Chuí, o filme é também o primeiro da história do cinema falado em “Portunhol”, o conhecido, irreverente e necessário dialeto não oficial que une os povos da América do Sul.

Repleta de mistérios, a trama de “A Superfície da Sombra” fala de Tony (Leonardo Machado), um homem solitário que viaja ao extremo sul do país para atender ao chamado de uma amiga que não vê há muitos anos e  que precisa lhe contar algo muito importante. Ele chega tarde, a amiga morreu, mas encontra a filha, Blanca (Giovana Echeverria), uma garota sensual e misteriosa, com muitas histórias a serem reveladas. Ou escondidas.

Baseado no livro homônimo de Tailor Diniz, “A Superfície da Sombra” traz também em seu elenco o ator uruguaio Cesar Troncoso, no papel de um intrigante dublê de coveiro e cantor de tangos, e mais Marcelo Crawshaw, Sirmar Antunes, Clemente Viscaino, Nelson Diniz , Simone Telecchi, Karin Roepke, Mariana Catalane, entre outros.

Produzido pela Accorde Filmes e distribuído pela Panda Filmes, “A Superfície da Sombra” estreia no primeiro semestre deste ano.

Leonardo Machado atuou nos filmes “Em Teu Nome”, “Valsa para Bruno Stein”, “A Casa Verde”  e produziu “A Oeste do Fim do Mundo”, todos dirigidos por Paulo Nascimento. Além dos filmes desta parceria, Leonardo também estava no elenco de “O Tempo e o Vento” e “Contos Gauchescos”. Na televisão, trabalhou em “Malhação”, “Senhora do Destino”, “O Clone”, “Viver a Vida”e “Salve Jorge”.

Giovana Echeverria, conhecida do público por sua atuação em “Malhação”, na série “Justiça” da TV Globo  e também pela sua personagem Grace na novela Vidas em Jogo, na Rede Record, pode ser vista na  websérie “A Lei de Murphy”, da Globo.

Cesar Troncoso tem em seu currículo alguns longas, entre eles: “O Banheiro do Papa”, “Em Teu Nome”, “Faroeste Caboclo”, “Hoje”, “Circular”e  “A Oeste do Fim do Mundo”. Participou também da novela “Flor do Caribe”.

 

Direção e Roteiro

Diretor e roteirista de “A Oeste do Fim do Mundo”, “A Casa Verde”, “Em Teu Nome”, “Valsa para Bruno Stein”, e “Diário de um Novo Mundo” e da minissérie “Animal”.

 

A SUPERFÍCIE DA SOMBRA

Roteiro e Direção de Paulo Nascimento

Baseado no livro de Tailor Diniz

Produção executiva de Marilaine Castro da Costa

Fotografia de Renato Falcão

Direção de Produção: Mônica Catalane

Montagem de Marcio Papel

Música de Duca Duarte

Som de Andre Sittoni

Direção de Arte de Eduardo Antunes

 

Elenco: Leonardo Machado, Giovana Echeverria,

Cesar Troncoso, Marcelo Crawshaw, Sirmar Antunes, Clemente Viscaino, Nelson Diniz, Simone Telecchi, João França, Karin Roepke, Mariana Catalane e  Carlos Falero.

Produção Accorde Filmes

 

Première mundial

Dia 7 de abril de 2017, às 19:30 h.

Na avenida que divide Chuí (Rio Grande do Sul, Brasil) e Chuy (Uruguai).