A VOLTA DO FILME CATÁSTROFE.

Por Wanda de Andrade

Com uma estreia de US$ 53,2 milhões, Terremoto: A Falha de San Andreas provou a força de Dwayne ‘The Rock’ Johnson.

O novo filme catástrofe fez uma média por sala de US$ 14.000 em 3.777 cinemas, ficando muito acima das expectativas da própria Warner, que eram de uma abertura em torno  de US$ 40 milhões.

Com uma nota A- na pesquisa CinemaScore, deverá continuar sacudindo as bilheterias por algum tempo. Mas não foi só em casa que os tremores se fizeram sentir. Estreando em 60 países, Terremoto: A Falha de San Andreas liderou as bilheterias em 55 deles, abrindo com uma bilheteria internacional de US$ 60 milhões em cerca de 14.500 cinemas, resultando numa bilheteria global de US$ 113,2 milhões.

Mesma sorte não teve o novo filme de Cameron Crowe, Sob o Mesmo Céu, que faturou somente US$ 10 milhões em 2.815 salas. Ainda assim, teve uma estreia melhor que seu filme anterior Compramos um Zoológico (US$ 9,3milhões em 3.011 salas), de 2011. Ficou na 6ª posição entre as Top 10.

O que permitiu que as continuações fizessem a festa.

A Escolha Perfeita 2 manteve a segunda posição depois de abrir para mais 100 salas, faturando US$ 14,3 milhões, totalizando US$ 147,5 milhões em 17 dias.

Tomorrowland: Terra do Futuro perdeu 58,2% da bilheteria de estreia, caindo para a terceira posição. Já estreou em 88% dos países programados, faltando apenas Brasil e Japão, totalizando US$ 133,2 milhões no mundo todo, bilheteria pouco expressiva par um filme de elenco estelar e mensagem tão otimista. Parece que esta entidade abstrata chamada público quer mesmo ver o fim do mundo, ou como diria a editora de cinema da revista Hollywood Reporter, tem uma fascinação mórbida pela catástrofe.

Mad Max: A Estrada da Fúria ficou na 4ª posição com US$ 13,6 milhões. Uma queda de 44,7%, totalizando US$ 115 milhões em casa. Internacionalmente faturou US$ 21,6 milhões em 9.742 cinemas de 70 países, totalizando US$ 165 milhões no exterior e US$ 280 milhões no mundo todo.

Na 5ª posição, Vingadores: Era de Ultron fez US$ 10,9 milhões, totalizando US$ 427 milhões em casa. Internacionalmente faturou US$ 17,6 milhões totalizando US$ 894,2 milhões em 91 países. Bilheteria global de US$ 1,32 bilhão, a maior do ano.

Assim como Tomorrowland: Terra do Futuro, Poltergeist: O Fenômeno, lançamento da semana passada, não sobreviveu à concorrrência de Terremoto e à nota C+ na pesquisa Cinemascore de porta de cinema, perdendo 65% da bilheteria de estreia. Caiu para a 7ª posição e totaliza US$ 38,2 milhões.

Segundo o site Box Office Mojo, a queda média da bilheteria da segunda semana de um grande lançamento em maio foi de 60%. A maior queda média de um mês para outro em três décadas. A desculpa pode ser que muitos filmes abriram acima das expectativas. Na verdade, o público de cinema vem diminuindo, com o resultado, cada estreia muito antecipada canibaliza a anterior. Com isso as bilheterias do verão 2015 não vão bem, mas junho deve trazer melhores notícias.

Pelo menos quatro lançamentos A  Espiã Que sabia de Menos (5/6), Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (12/6), Divrtida Mente (19/6) e Ted 2 (26/6) deverão ultrapassar os US$ 100 milhões. No ano passsado, também quatro filmes chegaram lá, mas somente Transformers: A Era da Extinção ultrapassou os US$ 200 milhões. Resultados melhores estão previstos para estes blockbusters de junho. Espera-se que o fracasso de maio não signifique o fracasso do verão.

 

As Top Ten

  1. Terremoto: A Falha de San Andreas (San Andreas/Warner Bros.) – ESTREIA – Nota Cinemascore: A-; Criticwire: C+; Metacritic: 43; Faturou US$ 53.215.000 em 3.777 salas; MPS (média por sala): US$ 14.089; Totaliza: US$ 53.215.000

Terremoto: A Falha de San Andreas veio confirmar o poder de Dwayne Johnson como astro de primeira grandeza já suspeitado depois do sucesso de Velozes e Furiosos 7 e sua bilhetria mundial de US$ 1,5 bilhão. Ele se dedicou pessoalmente à promoção de Terremoto, onde encarna um heróico piloto de helicóptero tentando resgatar sua filha depois do terremoto que abalou Los Angeles.

A bilheteria do fim de semana de Terremoto: A Falha de San Andreas foi igual à soma das bilheterias de estreia recentes de astros conhecidos como George Clooney (Tomorrowland) e Bradley Cooper (Sob o mesmo Céu),  e cerca de US$ 8 milhões acima da de Mad Max: A Estrada da Fúria, que custou muito mais.

O filme recebeu do público a ótima nota A- na pesquisa CinemaScore, com 70% público com idade superior 25 anos. Segundo a mesma pesquisa, 38% dos espectadores foram atraídos pelo tema de filme e outros 38% pela presença de  Dwayne Johnson. 51% do público eram mulheres e 33% dos ingressos vendidos eram para exibições em 3D.

 

  1. A Escolha Perfeita 2 – Está na 3ª semana e manteve a 2ª posição. Faturou US$ 14.381.000 (-53%) em 3.660 salas (+100); MPS: US$ 3.929; Totaliza: US$ 147.540.000

A Escolha Perfeita 2  se manteve bem, mas ainda assim teve uma queda de 53%, tendo Terremoto: A Falha de San Andreas sido reponsável pelo êxodo do público feminino. Mesmo assim deve e uma bilheteria final maior do que a de Cinqüenta Tons de Cinza.

Em 17 dias, A Escolha Perfeita 2 ultrapassou as estimativas faturando US$ 147,54 milhões em casa, mas no próximo fim de semana poderá ser afetado por A  Espiã Que sabia de Menos e Sobrenatural: Capítulo 3. Com um orçamento de US$ 29 milhões, parece ter sido uma ótima escolha da  Universal.

 

  1. Tomorrowland: Terra do Amanhã - Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª posição. Faturou US$ 13.803.000 (-58%) em 3.972 salas (igual); MPS: US$ 3.475; Totaliza: US$ 63.188.000

Depois de uma estreia não muito promissora na semana passada, Tomorrowland: Terra do Amanhã desceu duas posições depois de perder 58% da bilheteria e faturar US$ 13,8 milhões. Um boca a boca fraco e o bom desempenho de Terremoto: A Falha de San Andreas contribuiram para a queda. O filme de Brad Bird estrelado por George Clooney arrecadou US$ 63,19 milhões em 10 dias, e se não der uma recuperada rápida não chegará aos US$ 100 milhões em casa. Também não se saiu bem nas bilheterias internacionais. Faturou US$ 29,3 milhões em 75 países.

 

  1. Mad Max: A Estrada da Furia – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 4ª posição. Faturou US$ 13.625.000 (-45%) em 3.255 salas (-467); MPS: US$ 4.186; Totaliza: US$ 115.915.000

Mad Max: A Estrada da Furia seguiu de perto Tomorrowland: Terra do Amanhã e ficou na 4ª posição depois de faturar  US$ 13.63 milhões. Elogiado pela crítica, o filme estrelado por Tom Hardy e Charlize Theron perdeu 45% da receita, o que não é muito se levarmos em conta a estreia de Terremoto: A Falha de San Andreas. Faturou US$ 115,91 milhões em 17 dias.

 

  1. Vingadores: Era de Ultron – Está na 5ª semana e manteve a 5ª posição. Faturou US$ 10.920.000 (-50%) em 3.288 salas (-499); MPS: US$ 3.383; Totaliza: US$ 427.070.000

Perdeu somente 50% da bilhetria em seu 5º fim de semana, mas embora seja um sucesso, devendo chegar aos US$ 460 milhões, ainda está 25% abaixo do que o filme original faturou em 2012. Entretanto, na bilhetrias internacionais está à frente de seu antecessor, particularmente na China. Deverá ser a maior bilheteria doméstica do verão e a melhor desde 2012.

 

  1. 6. Sob o Mesmo Céu (Aloha/Sony) – ESTREIA – Nota Cinemascore: B-; Criticwire: C; Metacritic: 40; Faturou US$ 10.000.000 em 2.815 salas; MPS: US$ 3.552; Totaliza: US$ 10.000.000

A segunda estreia da semana não se saiu bem apesar do elenco estelar (Bradley Cooper. Emma Stone e Rachel McAdams). Foi até agora a menor bilheteria de estreia do verão de um filme de estúdio em circuito amplo. Mulheres compuseram 68% da audiência.

Sob o Mesmo Céu foi o primeiro filme de Cameron Crowe lançado no verão, quando a expectativa de grandes números é maior. Normalmente os filmes de Crowe não abrem com grande estardalhaço. Seu último filme, Compramos um Zoológico estreou com US$ 9,3 milhões no Natal de 2011 e fechou com US$ 75,6 milhões. Sob o Mesmo Céu terá que superar as críticas ruins e a nota B- na pesquisa CinemaScore, que inclui um C+ entre os adultos de mais de 50 anos, que constituiram 31% da audiência. Os espectadores com idade entre 25 e 34 anos foram mais condescendentes e deram a nota B+. Ainda bem que custou somente US$ 37 milhões.

 

  1. Poltergeist: O Fenômeno – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª posição. Faturou US$ 7.800.000 (-65%) em 3.242 salas (+2); MPS: US$ 2.406; Totaliza: US$ 38.267.000

Poltergeist: O Fenômeno estreou acima das expectaivas na semana passada, mas uma queda de 65% é grande mesmo para um filme de terror. Dificilmente irá faturar o dobro da bilheteria de estreia (US$ 23 milhões) devendo perder muitas salas na próxima semana. Arrecadou US$ 38,27 milhões em 10 dias. Está 8% abaixo da bilheteria de A Morte do Demônio (US$ 41.53 milhões) nos mesmos 10 dias. Internacionalmente, faturou US$ 6,6 milhões em 41 mercados totalizando US$ 19,1 milhões no exterior e US$ 57,4 milhões globais.

 

  1. Longe Deste Insensato Mundo – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 8ª posição. Faturou US$ 1.420.000 (-38%) em 902 salas (+37); MPS: US$ 1.574; Totaliza: US$ 8.362.000

Embora ainda não possa ser considerado um sucesso crossover, o Longe Deste Insensato Mundo se mantem entre as Top 10, tendo perdido somente 38% da bilheteria na  5ª semana, o que sugere que esta produção independente ainda está despertando um bom interesse apesar de estar em cartaz a diversas semanas em circuito mais amplo.

 

  1. Belas e Perseguidas – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 9ª posição. Faturou US$ 1.370.000 (-62%) em 1.446 salas (-1.131); MPS: US$ 947; Totaliza: US$ 32.351.000

 

  1. Cada Um na Sua Casa – Está na 10ª semana e manteve a 10ª posição. Faturou US$ 1.150.000 (-34%) em 1.088 salas (-356); MPS: US$ 1.057; Totaliza: US$ 170.409.000

 

As Independentes

A semana independente foi dominada pela estreia de Heaven Knows What, que conta a história de uma um jovem casal viciado em heroina nas ruas de Nova York. Estreou com US$ 15,032 em duas salas.

A continuação I’ll See You in My Dreams, uma comédia romântica da terceira idade estrelada por Blythe Danner, Martin Starr e Sam Elliott abriu para 85 salas e faturou US$ 516.161 com uma MPS de US$ 6.072 totalizando US$ 1 milhão.

Apesar do sucesso de Longe Deste Insensato Mundo, dos resultados acima do esperado apresentados por I’ll See You in My Dreams e da bilheteria razoável de Iris, já há sete semanas que nenhum filme independente fez uma MPS superior US$ 20.000. E não é culpa da temporada de verão. Ano passado Amante a Domicílio, Locke, Belle e Chef superaram aquela média, e Ida chegou quase lá. Muitos filmes de qualidade estão sendo lançados todas as semanas, mas depois do primeiro trimeste, quando muitos lançamentos independentes pós Oscar chegaram às telas, o mercado independente estagnou.

Results, Heaven Only Knows e Gemma Bovary foram lançados em salas top e com boas críticas, mas nenhum chegou perto da média de US$ 10.000, que é a média mínima normal para um filme de certo interesse.

Uma mudança na pauta de alguns jornais importantes pode estar prejudicando o mercado independente. Tanto o New York Times quanto o Los Angeles Times resolveram não mais comentar todos os lançamentos em pequenos circuitos.  Ambos têm grande influência na escolha dos espectdores deste tipo de filme.

Heaven Knows What e Gemma Bovary, de distribuidoras conhecidas como Radius e Music Box, foram programados  para duas das três salas mais importantes para lançamentos de filmes “de arte” (Arclight Hollywood e Landmark). Cada um recebeu nos referidos jornais uma nota de 25 palavras e um link para críticas on line. Oito novos lançamentos receberam mais atenção, incluindo Barely Lethal, que foi resenhado embora estivesse em cartaz em salas menos importantes e já estivesse disponível em video on demanad (VOD). O público mais velho e mais seletivo lê com atenção a versão impressa destes dois jornais e as distribuidoras especializadas, mais que os grandes estúdios, costumam colocar anúncios nas edições de sexta-feira. Ainda não se sabe ao certo o impácto que a mudança na política de avaliação dos dois jornais teve sobre as bilheterias do fim de semana, mas ela tem potencial para mudar o mundo dos filmes independentes.

Heaven Knows What (Radius/Weinstein) – ESTREIA – Nota Criticwire: B+; Metacritic: 76; Fez parte da selação dos festivais de Veneza, Toronto e Nova York em 2014. Faturou US$ 15.032 2 salas; MPS: US$ 7.516

A decisão do jornal The Los Angeles Times de não publicar sua crítica veio da boa cobertura que o filme obteve tanto da midia impressa como eletrônica.

Gemma Bovary (Music Box)  – ESTREIA – Nota Criticwire: B; Metacritic: 59; Fez parte da selação dos festivais de Toronto,  Palm Springs e Seattle 2014. Faturou US$ 21.000 em 5 salas; MPS: US$ 4.200

Anne Fontaine é uma das diretoras comerciais francesas mais conhecidas do público norte-americano. Seu Coco Antes de Chanel faturou mais de US$ 6 milhões em 2009. Seu novo filme volta à historia da relação entre uma mulher mais velha e seu amante mais jovem, e é baseado livremente no conhecido romance de Gustave Flaubert. Seu filme anterior Amor Sem Pecado, já exibido no Brasil, também se inspira em Flaubert. A Music Box programou Gemma Bovary em cinco salas especializadas de Nova York e Los Angeles para obter resultados compatíveis, mas a bilheteria de Los Angeles parece ter sido afetada pelo desinteresse dos jornais locais.

 

As Internacionais

Stand By Me Doraemon, animação japonesa liderou as bilheterias chinesas no fim de semana, derrotando Kung Fu Panda 2, que abriu com US$ 10,8 milhões no dia da estreia em 2011. A bilheteria dos cinco dias iniciais coloca Doraemon na sexta posição entre as maiores bilheterias de animação da China, e está a caminho de tirar a liderança de Kung Fu Panda 2 (US$ 94,75 milhões) como a animação mais vista do país.

Doraemon, ou Doreamon O Super Gato como é conhecido no Brasil, também é bastante conhecido dos jovens chineses que cresceram vendo seu mangá na televisão nas décadas de 80 e 90. Além do mais, um marketing inteligente, respeitando as tradições do país, despertou grande interesse pelo filme. Um mês antes da estreia, posters dizendo “Hello China!” com personagens vestidos como os atores da tradicional Ópera de Pequim, invadiram o país.

Apesar da queda de 65% Vingadores: Era de Ultron manteve a segunda posição na China com US$ 9,84 milhões, totalizando US$ 226,74 milhões em 20 dias. Já ultrapassou Avatar e se tornou a terceira maior bilheteria chinesa de todos os tempos.

Tomorrowland morreu ao chegar com US$ 8,15 milhões, mas ainda ficou na 3ª posição. Estreou na quinta feira em quase um terço das salas do país. No domingo, estava em cartaz em somente 12% delas.

O filme indiano PK teve mais um sólido fim de semana, perdendo somente 28% da bilheteria.

A produção cinematográfica mundial também começa a perceber que a China é um grande mercado.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Terremoto: A Falha de San Andreas $53,215,000 $53,215,000
2 A Escolha Perfeita 2 $14,841,300 $147,540,020
3 Tomorrowland: Terra do Amanhã $13,803,000 $63,188,651
4 Mad Max: A Estrada da Furia $13,625,000 $115,914,534
5 Vingadores: Era de Ultron $10,920,000 $427,070,025
6 Sob o Mesmo Céu $10,000,000 $10,000,000
7 Poltergeist: O Fenômeno $7,800,000 $38,266,646
8 Longe Deste Insensato Mundo $1,420,000 $8,362,438
9 Belas e Perseguidas $1,370,000 $32,350,587
10 Cada Um na Sua Casa $1,150,000 $170,408,530
Fonte: Rentrak