ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO “HITCHCOCK – HUMOR E CALAFRIOS”.

Estão abertas as inscrições para o curso HITCHCOCK – HUMOR E CALAFRIOS, a ser ministrado pelo jornalista e crítico de cinema Sergio Alpendre. O curso vai passar por todas as fases da carreira do grande mestre do suspense Alfred Hitchcock, desde seus primeiros passos no cinema mudo inglês até a consagração em Hollywood, nos anos 1950 e o reconhecimento da crítica francesa capitaneado pelos “jovens turcos” dos Cahiers du Cinéma.
Em seis encontros, passaremos por todos os filmes, sendo que os mais emblemáticos serão analisados mais detidamente, e analisaremos também alguns dos textos mais importantes escritos sobre esse que é um dos artistas mais estudados de todos os tempos.
1. fase inglesa muda e sonora: entre o melodrama e o suspense. A herança do cinema mudo alemão, de Murnau e Fritz Lang. A facilidade de narrar com imagens. O falso culpado. A maestria com Os 39 Degraus.
2. O aperfeiçoamento do suspense, ainda na Inglaterra: A Dama Oculta. O começo nos EUA. Dupla autoria: Hitchcock-Selznick (Rebecca). Sabotador
3. à vontade nos EUA: seu filme preferido, A Sombra de uma Dúvida. Psicologia e espionagem (Quando Fala o Coração e Interlúdio). Experimentação em Festim Diabólico e Sob o Signo de Capricórnio.
4. As obras-primas Janela Indiscreta e O Homem Errado. O farsesco em Ladrão de Casaca e O Terceiro Tiro. Refilmagem de O Homem Que Sabia Demais.
5. O ápice que parecia impossível: Um Corpo que Cai e Intriga Internacional. Análises detalhadas desses dois filmes cheios de símbolos e possibilidades.
- Horror hitchcockiano: Psicose inaugura uma nova fase para o gênero. Os Pássaros é uma aula de cinema.
6. Marnie e a consagração definitiva na França. O injustiçado Cortina Rasgada.
- Os últimos filmes: Frenesi, Topázio e Trama Macabra. O legado de Hitchcock em futuros diretores e sintonias estéticas de sua época.
HITCHCOCK: HUMOR E CALAFRIOS
QUANDO: 12/08, 19/08, 26/08, 02/09, 09/09, 16/09, quintas-feiras, das 19h às 22h – Carga horária total: 6 encontros – 18 horas
QUANTO: R$240,00 (1 parcela) curso (ou R$ 80,00 por aula)
ONDE: plataforma online – ZOOM
COMO: inscrições pelo (24) 992 566 532 ou escolaculturalpetropolis@gmail.com