PRIMEIRO PIRENÓPOLIS.DOC COMEÇA NESTA 5a. FEIRA, DIA 6

O Pirenópolis.Doc – Festival de Documentário Brasileiro começa nesta quinta-feira, 06 de agosto, com uma programação que envolve uma mostra dedicada ao público infantil e a exibição do longa-metragem Retratos de Identificação, dirigido pela cineasta Anita Leandro. Com objetivos que reiteram a necessidade de discutir a produção de cinema no Brasil, o festival acontece no Cine Pireneus, em uma iniciativa inédita em Goiás de promover uma mostra específica para obras documentais brasileiras.

Promovido pela Violeta Filmes e pela Maricota Produções, no primeiro dia de Pirenópolis.Doc serão exibidos três filmes selecionados para a Mostra Infantil: Cordilheira de Amora II, de Jamille Fortunato; Babilônia, de Celso Martins; e o curta-metragem AI’UTÉ, de João Henrique Pacheco. As produções serão exibidas também no Cine Pireneus, às 14h. A proposta é apresentar as mais variadas linguagens audiovisuais do documentário nacional para crianças e adolescentes.

Já na noite de abertura será exibido o Retratos de Identificação, longa que refaz os passos de dois ex-combatentes que lutaram contra a Ditadura Militar e se deparam, pela primeira vez, com fotografias de suas respectivas prisões tiradas pela polícia. A partir disso os personagens promovem um retorno ao passado e relembram os anos de chumbo. Após a sessão a diretora carioca Anita Leandro promove um debate sobre o filme.

De acordo com a coordenadora do Pirenópolis.Doc, Fabiana Assis, Retratos de Identificação traça um panorama histórico e documental do período ditatorial brasileiro. “Trata-se de um filme que foi construído através de documentos e memórias dos próprios ex-combatentes”, explica. A produção foi finalizada no âmbito do projeto Marcas da Memória por intermédio de uma parceria entre a Comissão de Anistia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Uma edição de peso

Estimular o pensamento crítico e gerar discussões sobre o gênero cinematográfico. A primeira edição do Pirenópolis.Doc conta com uma programação de peso que envolve mostras, sessões, debates, oficinas, lançamento literário, encontros e festas. Serão exibidos ao longo dos quatro dias de festival um mosaico de produções em longa, média e curta-metragem divididos em Mostra Infantil, Mostra Competitiva Nacional, Mostra Regional e Mostra Especial. O festival reúne um conjunto de mais de 30 filmes produzidos em 11 Estados, de um universo de 486 produções inscritas.

ANOTE

 

ABERTURA DO I PIRENÓPOLIS.DOC

Mostra Infantil

Horário: 14h

 

Abertura oficial e exibição do filme Retratos de Identificação

(debate com a diretora após a sessão)

Horário: 19h30

 

Programação completa: www.pirenopolisdoc.com.br