ABRA BEM OS OLHOS. ESPAÇO PETROBRAS DE CINEMA E CINESALA PROPÕEM FÉRIAS COM CLÁSSICOS E NOVOS CLÁSSICOS.
Scarface, Pulp Fiction-Tempo de Violência, Laranja Mecânica e Taxi Driver são os quatro longas confirmados no mês; programação vai exibir um título por semana, sempre às quintas-feiras, a partir de 10 de julho. Cinesala também exibirá os títulos em outras datas
A partir da próxima quinta-feira, 10 de julho, a programação de férias do Espaço Petrobras de Cinema vai incluir a exibição de clássicos toda quinta-feira, com o intuito de oferecer aos cinéfilos e amantes da sétima arte a oportunidade de rever ou ver pela primeira vez títulos que foram sucesso de crítica e de bilheteria em décadas anteriores. Para essas sessões especiais não será cobrada taxa para aquisição de ingressos online, a pré-venda já está disponível no site da Velox. E a projeção a laser da sala garante a melhor experiência possível de se ver esses clássicos absolutos na tela do cinema.
Scarface (1983), de Brian De Palma; Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994), de Quentin Tarantino; Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick; e Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese, são os quatro longas escolhidos pela equipe do cinema, que sempre investe na formação de público com projetos e programação diversificada.
Protagonizado por Al Pacino (indicado ao Globo de Ouro, por esse trabalho) e Michelle Pfeifer, Scarface é um marco na carreira de De Palma, num filme que traz a história do cubano Tony Montano, que se refugiou nos Estados Unidos, e se tornou um poderoso chefão da máfia.
Já o filme de Tarantino, seu segundo longa, rendeu-lhe a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1994, e se tornou um dos maiores filmes cult daquela década. Construído com três histórias intercaladas, o longa marcou o cinema estadunidense a ponto de criar um adjetivo: tarantinesco. Protagonizada por John Travolta, Uma Thurman, Bruce Willis e Samuel L. Jackson, a produção foi indicada em sete categorias no Oscar®, e ganhou a de Melhor Roteiro, assinado pelo próprio Tarantino.
Dois dos maiores clássicos dos anos de 1970 também serão exibidos na sala. Laranja Mecânica é o filme mais famoso e mais polêmico de Kubrick. Apresentando um retrato ácido de uma Inglaterra distópica, o longa foi censurado em diversos países (inclusive no Brasil), mas também se tornou objeto de culto colocando seu protagonista, Alex (Malcolm McDowell), como um dos personagens mais famosos do cinema mundial. Em 1972, foi indicado em quatro categorias no Oscar®, inclusive Melhor Filme e Diretor.
Premiado com a Palma de Ouro em Cannes, Taxi Driver é um dos filmes mais icônicos do cinema estadunidenses. Robert De Niro foi indicado ao Oscar® por sua interpretação como o motorista de táxi veterano de guerra que vê na violência a saída para acabar com as mazelas de uma Nova York decadente. No elenco, também está Jodie Foster, que foi indicada ao Oscar® de atriz coadjuvante com menos de 15 anos de idade. Esse foi o filme que sedimentou o nome de Scorsese com um dos maiores mestres do cinema.
PROGRAMAÇÃO
SCARFACE
Espaço Petrobras de Cinema (São Paulo): 10 de julho, quinta-feira
Cinesala (São Paulo): 11 de julho, sexta-feira
Cinesala (São Paulo): 11 de julho, sexta-feira
Scarface
EUA, 1983, 170 min, 18 anos
Direção: Brian De Palma
Direção: Brian De Palma
Com Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Steven Bauer, Mary Elizabeth Mastrantonio
Após receber residência permanente nos Estados Unidos em troca do assassinato de um oficial do governo cubano, Tony Montana (Al Pacino) se torna o chefe do tráfico de drogas em Miami. Matando qualquer um que entre em seu caminho, Tony eventualmente se torna o maior traficante da Flórida, controlando quase toda a cocaína que entra em Miami. Porém, a pressão da polícia, as guerras com cartéis colombianos e sua própria paranoia servem para alimentar as chamas de sua eventual queda. De Palma aposta em imagens panorâmicas marcantes e, assim, graças à performance de Pacino, instalou o personagem de Tony Montana no imaginário coletivo com este filme que é refilmagem do clássico homônimo dirigido por Howard Hawks em 1932.
PULP FICTION – TEMPO DE VIOLÊNCIA
Espaço Petrobras de Cinema (São Paulo): 17 de julho, quinta-feira
Cinesala (São Paulo): 18 de julho, sexta-feira
Cinesala (São Paulo): 18 de julho, sexta-feira
EUA, 1994, 154 min, 18 anos
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: John Travolta, Uma Thurman, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Tim Roth, Ving Rhames
Dois criminosos trabalham para um mafioso, mas tudo muda quando um deles se apaixona pela esposa do chefe. Enquanto isso, um boxeador se mete em uma enrascada quando ganha uma luta que deveria perder.
TAXI DRIVER
Espaço Petrobras de Cinema (São Paulo): 24 de julho, quinta-feira
Cinesala (São Paulo): 25 de julho, sexta-feira
Cinesala (São Paulo): 25 de julho, sexta-feira
EUA, 1976, 114min, 18 anos
Direção: Martin Scorcese
Elenco: Robert De Niro, Jodie Foster, Albert Brooks, Harvey Keitel, Cybill Shepherd
Travis Bickle é um ex-fuzileiro e veterano da Guerra do Vietnã que vive em Nova York. Insone, ele passa suas noites dirigindo um táxi, assistindo a filmes pornôs durante o dia ou pensando sobre como o mundo – e Nova York particularmente – se deteriorou e virou uma grande fossa. Ele é um solitário com fortes opiniões sobre o que está certo e errado com a humanidade. Para Travis, a única coisa boa em Nova York é Betsy, moça que trabalha na campanha presidencial do senador Charles Palatine. Travis fica obcecado com Betsy e, após um incidente com ela, acredita que deve fazer o que estiver ao seu alcance para fazer do mundo um lugar melhor. Uma de suas prioridades é ser o salvador de Iris, uma garota de programa de 12 anos, que Travis quer ver fora da profissão e vive sob a guarda de seu cafetão e amante, Matthew.
LARANJA MECÂNICA
Espaço Petrobras de Cinema (São Paulo): 31 de julho, quinta-feira
Cinesala (São Paulo): 01 de agosto, sexta-feira
Cinesala (São Paulo): 01 de agosto, sexta-feira
EUA, 1971, 136min, 16 anos
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates
Alex (Malcolm McDowell), delinquente amante de Beethoven, lidera uma gangue de ultraviolência num futuro distópico. Depois de preso, ele é submetido a um experimento de reabilitação radical. Com direção de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica escancara a brutalidade institucional e a manipulação do desejo. Controverso, este é um filme que marcou gerações com sua estética perturbadora e sua crítica feroz ao controle social.