ADAM SANDLER BATE JUSTIN BIEBER NAS BILHETERIAS AMERICANAS DA SEMANA.

Em seu fim de semana de estréia, a comédia estrelada por Adam Sandler e Jennifer Aniston, “Esposa de Mentirinha” fez estimados US$ 31 milhões e liderou as bilheterias. Em cartaz em 3.548 cinemas deve ter aumentado sua receita ontem, Dia dos Namorados (Valentine’s Day) nos EUA.
O bom resultado ficou dentro da média das bilheterias de estréia de Adam Sandler, mas foi a melhor estréia de Jennifer Aniston desde Marley e Eu, em 2008 (US$ 36,4 milhões finalizando com US$ 143,2 milhões nos EUA).

“Esposa de Mentirinha” é a 11ª estréia de Sandler a ficar na primeira posição entre as bilheterias da semana, embora tenha ficado ligeiramente abaixo da estréia de “Como Se Fosse a Primeira Vez” (US$ 39,9 milhões, totalizando US$ 120,9 milhões), e tenha sido arrasado pela crítica. Mas, com uma nota “A-“ dada pelos espectadores na saída do cinema e contabilizada pela pesquisadora “Cinemascore”, deverá também chegar a US$ 100 milhões.

O bochicho da semana foi o documentário “Justin Bieber:Never Say Never”, que fez estimados US$ 30,3 milhões em 3.105 cinemas, incluindo 2.516 salas 3D, que representaram 83% do faturamento. Os estúdios rivais achavam que a bilheteria iria cair de sexta para sábado, mas isso não aconteceu. Comparando, “This is It”, de Michael Jackson, fez US$ 23,2 milhões num fim de semana de estréia que começou na quarta-feira.

Incluindo os ingressos a US$ 30 para as sessões em pré-estréia, “Never Say Never” fez US$ 31 milhões – uma abertura que ficou pouco abaixo da arrecadação de US$ 31,1 obtida pelo líder do gênero “Hannah Montana/Miley Cyrus: O melhor de Dois Mundos” e quase duas vezes e meia acima do filme show dos Jonas Brothers em 3D. Também não agradou muito aos críticos, mas uma nota “A+” no Cinemascore irá compensar. De qualquer maneira, como custou somente US$ 13 milhões, já se pagou.
Enquanto todos os holofotes estavam acompanhando a disputa pela primeira colocação entre Adam Sandler e Justin Bieber, “Gnomeu & Julieta”, animação da Disney, ultrapassou todas as previsões e faturou US$ 25,5 milhões em 2.994 cinemas e 3.900 salas, ficando com a 3ª posição. É a segunda maior arrecadação de um filme animado em fevereiro.
Gnomeu também ultrapassou “Zé Colmeia – O Filme”, que fez US$ 16,4 milhões no lançamento em 1.809 salas 3D, que significaram 58% da receita.

O quarto lançamento em nível nacional (wide) da semana foi The Eagle, que ficou na quarta posição, com uma bilheteria de US$ 8,6 milhões em 2.296 cinemas. Embora este resultado seja superior ao de “A Última Legião” e “Desbravadores”, títulos semelhantes, ficou atrás de “Caça às Bruxas”, que fez US$ 10,6 milhões no início do ano. Recebeu a nota “B+” do Cinemascore, e seu orçamento foi de US$ 25 milhões. Como dramas históricos costumam se sair melhor no mercado internacional (“Cruzada”, de 2005 fez US$ 164,3 milhões no exterior e US$ 47,4 milhões em casa) deverá recuperar todo o investimento e ainda dar lucro, principalmente no Reino Unido, já que se passa na Escócia.

“Sexo sem Compromisso” se segurou bem mais uma vez. Perdeu 30% da receita em relação ao fim de semana anterior, depois de angariar US$ 5,6 milhões, totalizando US$ 59,9 milhões em 24 dias de exibição. “Bravura Indômita” caiu 19% depois de faturar US$ 3,8 milhões chegando a US$ 160,3 milhões em 54 dias.
Os lançamentos da semana passada, “The Roommate” e “Santuario”, caíram cada um 45% cada um. “Roommate” fez US$ 8,4 milhões, chegando a US$ 26,1 milhões. “Santuário” faturou US$ 5,1 milhões, somando US$ 17,5 milhões em 10 dias. Mais uma vez, 84% da receita vieram das exibições em 3D.

Distribuição Independente

Até agora, a bilheteria 2011 de filmes independentes (não realizados ou distribuídos pelos grandes estúdios), lançados em circuitos menores se apoiou nos candidates ao Oscar.
“Cedar Rapids”, de Miguel Arteta, comédia estrelada por Ed Helms e John C. Reilly faturou US$ 310.789 em 15 cinemas de sete cidades, com uma ótima média de US$ 20.719 por sala. De sexta para sábado sua arrecadação subiu 79%, o que indica que quem viu, gostou e falou bem. Na próxima semana, abre para 90 cinemas.

Os distribuidores Shorts International e Magnolia Pictures lançaram sua programação de curtas concorrentes ao Oscar neste fim de semana em 95 salas, com uma receita de US$ 305.000, numa média de US$ 3.211 por sala.
Incluindo os curtas de animação, os “live action” e os documentários, os curtas metragens se saíram especialmente bem no cinema do IFC (Independent Film Center), de Nova York. A bilheteria ficou 10% acima da do ano passado, e foi a terceira melhor abertura do IFC, atrás apenas de “In The Loop” e “The Secret of Kells”, crescendo incríveis 289% desde o lançamento da primeira programação de curtas concorrentes ao Oscar, em 2005.

Outro independente que estreou esta semana (somente em NY) foi o sul coreano “Poesia”, de Lee Chang-dong, já lançado no Brasil. Fez US$ 20.000 numa média de US$ 6.666 por sala. Irá abrir para mais salas nas próximas semanas. Merece.
“Cold Weather”, de Aaron Katz, estréia reduzida da semana passada, abriu para Los Angeles no último fim de semana. Fez US$ 13.000 em duas salas e vai abrir para os 10 mais importantes mercados norte-americanos ainda em fevereiro.
“Biutiful”, de Alejandro González Iñárritu, que concorre ao Oscar de melhor ator (Javier Bardem) está em seu terceiro fim de semana de exibição. Abriu de 177 para 190 salas faturando US$ 596.360, totalizando US$ 2.279.456.
Além de “Biutiful” outros indicados ao Oscar deram um salto em suas bilheterias, e fazem dessa temporada, uma das mais lucrativas do Oscar. Entre as continuações, o mais indicado, “O Discurso do Rei”, teve a menor queda, 4%, faturando US$ 7,4 milhões e totalizando US$ 93,9 milhões em 80 dias. Apesar de sair de cartaz em 321 cinemas, o filme de Tom Hooper ainda ficou na 6ª posição entre os top 10 da semana.

“Cisne Negro”, o filme de Darren Aronofsky indicado ao Oscar de melhor filme e melhor atriz (Natalie Portman) entre outros, fez US$ 2.150.000 e, apesar de ter saído de cartaz em 900 salas, perdeu somente 35% da bilheteria. Fez US$ 99.364.665 e está a caminho dos US$ 100 milhões. Seu custo de produção foi US$ 13 milhões.
“127 Hours”, também indicado ao Oscar de melhor filme, fez US$ 560.000, em 359 salas (899 na semana passada) . O filme de Danny Boyle, estrelado por James Franco, fez US$ 1.559 totalizando US$ 16.846.802. É a segunda pior receita de um indicado ao Oscar de melhor filme, atrás apenas de “Inverno na Alma” (US$ 6.375.749) em 2010.

“O Mágico”, que concorre ao Oscar de melhor longa de animação, abriu de 68 para 206 cinemas em seu oitavo fim de semana, cruzando a marca do US$ 1 milhão. Na semana, faturou US$ 321.213 totalizando US$ 1.155.239.
Graças a “Esposa de Mentirinha”, “Justin Bieber: Never Say Never” e “Gnomeu e Julieta”, este foi o primeiro fim de semana competitivo de 2011, embora fosse o 14º consecutivo em queda em relação ao ano passado. No total, a bilheteria ainda ficou 27% abaixo do mesmo fim de semana de 2010, que incluiu o feriado de President´s Day e o Valentine´s Day. Entretanto, o público foi o mesmo do fim de semana de 11 a 13 de fevereiro de 2005, quando não houve feriados.
À mesma altura (13/02) as bilheterias totais de 2011 (US$ 1.041.985.000) estão 24,2% abaixo das de 2010 (US$ 1.374.022.000).

Internacional

O líder das bilheterias internacionais na semana é “Cisne Negro”, com US$ 18,6 milhões em 3.044 salas de 34 países, elevando sua receita internacional para US$ 72,1 milhões. “Besouro Verde” quase empata, ficando na segunda colocação com US$ 18,3 milhões. “Enrolados” ficou na 3ª posição com US$ 17,3 milhões arrecadados de 5.198 cinemas em 52 países. Sua bilheteria internacional está em US$ 310 milhões e a comédia francesa “Rien à Declarer” (Nada a Declarar) ficou na 4ª colocação.
“London Boulevard” (Imagem, 17 de junho) fez US$ 750.00 em 208 cinemas, ficando com a 5ª posição internacional.

Acompanhe:
Renda Semanal/ Renda Rotal (em US$)

1 “Esposa de Mentirinha” 31.000.000/31.000.000
2 “Justin Bieber: Never Say Never” 30.260.000/30.260.000
3 “Gnomeu & Julieta” 25.500.000/25.500.000
4 “The Eagle” 8.589.219/8.589.219
5 “The Roommate” 8.400.000/26.052.901
6 “O Discurso do Rei” 7.412.000/93.856.971
7 “Sexo Sem Compromisso” 5.645.000/59.865.787
8 “O Santuário” 5.100.000/17.473.370
9 “Bravura Indômita” 3.770.000/160.339.685
10 “O Besouro Verde” 3.600.000/92.332.052

Fonte: Box Office Mojo