ADAM SANDLER: MAIS SUCESSO EM OFF DO QUE EM PESSOA.

Por Wanda de Andrade.

O sucesso de Adam Sandler é maior em off que ao vivo. Pelo menos foi o que mostrou a estreia de Hotel Transilvania 2, onde o tor dubla o conde Drácula, e foi reponsável por boa parte do sucesso do desenho da Sony Pictures Animation. Graças aos vampiros e monstros, unidos a alpinistas e estagiários, foi um fim de semana concorrido nos cinemas norte-americanos.

Além da estreia de Hotel Transilvania 2, a Universal abriu Evereste, para além das 500 salas IMAX atingindo 3.006 cinemas, faturando US$ 13,1 milhões. Uma certa decepção para um filme que recebeu nota A na pesquisa CinemaScore e faturou US$ 7,2 milhões no lançamento em salas IMAX. Aqui vale lembrar o alto preço dos ingressos em cinemas premium pode ter ajudado na receita da semana anterior.

Com Evereste atraindo o público masculino e Hotel Transilvania 2 atraindo as famílias, as mulheres correram para conferir Um Senhor Estagiário. A comédia de Nancy Meyers faturou US$ 18,2 milhões ficando na segunda posição. Filmado por US$ 40 milhões, e estrelado por Robert De Niro e Anne Hathaway, o filme estreou no patamar dos filmes anteriores da diretora: Alguém Tem que Ceder  (US$ 16,1 milhões ) e O Amor Não Tira Férias (US$ 12.8 milhões ), que fecharam com bons números.

Coroado por este ótimo fim de semana, o mês de setembro deveu seu bom desempenho a pequenos lançamentos, já que nenhum estúdio lança seus blockbusters em setembro.  Nenhuma das estreias do mês deve chegar aos US$ 100 milhões em casa (no ano passado somente o primeiro Maze Runner e O Protetor chegaram lá) e Hotel Transilvania 2 pode ser a exceção, e atingir os US$ 100 milhões, com  Prova de Fogo tendo potencial para chegar aos US$ 90 milhões. Entretanto uns oito filmes poderão faturar US$ 50 milhões.

Hotel Transylvania 2 estabeleceu um novo recorde para estreias de setembro, num mês em que nenhum filme abriu com mais de US$ 50 milhões. O recorde anterior era do Hotel Transilvania original, que arrecadou US$ 42,5 milhões na estreia em 2012. Aliás tem sido comum o segundo filme estrear melhor do que o primeiro. Meu Malvado Favorito 2 e Como Treinar o seu Dragão 2 são bons exemplos. A falta de concorrência deu uma ajudinha, afinal já se passaram dois meses e meio desde a estreia de Minions. A produção de US$ 80 milhões da Sony Animation teve um bom desempenho também no estrangeiro, ultrapassando o filme anterior em muitos países de América Latina.

Canibais, de Eli Roth, foi a terceira estreia em mais de mil cinemas da semana. Mas parece que o assunto não atraiu muita gente. As expectativas eram de uma bilheteria em torno de US$ 4 e US$ 5 milhões, mas o filme de terror não chegou aos US$ 3,5 milhões e largou na 9ª posição.

O campeão da semana passada, Maze Runner: Prova de Fogo caiu mais (53%) do que o primeiro filme (49%) e ficou na terceira posição depois de faturar US$ 14 milhões. Entre as outras continuações, Aliança do Crime, com Johnny Depp, perdeu 49% da bilheteria no segundo fim de semana e faturou US$ 11,5 milhões. A Visita, que caiu 41%, continua se saindo melhor do que a maioria dos filmes de terror. O destaque da semana foi, mais uma vez, The War Room, que perdeu somente 31% e deve ultrapassar o sucesso de outro filme com base relgiososa Deus Não Está Morto. O pior desempenho da semana entre os filmes já em cartaz há algum tempo foi The Perfect Guy, que caiu 51%, o que não foi tão mal assim.

No circuito independente, Sicario:Terra de Ninguém, de Denis Villeneuve, abriu para 59 salas no segundo fim de semana e subiu para as Top 10 depois de faturar US$ 1,8 milhão e fazer uma das melhores médias por sala da semana.

Stonewall, Roland Emmerich, estreou muito mal, faturando somente US$ 112,414 em 127 salas com a baixísima média por sala de US$ 871. O drama narra o episódio do confronto em 1969 entre a polícia e os frequentadores de um bar gay no bairro de  Greenwich Village em Nova York, e que disparou o movimento em favor dos direitos dos homosexuais.

Graças a diversidade de filmes em cartaz, o fim de semana foi o melhor fim de semana de setembro de todos os tempos.

A soma das Top 10, US$ 125 milhões, foi a melhor de um mês de setembro em toda a hstória do cinema. Ficou bem acima dos US$ 96 milhões faturados pelas 10 mais no mesmo fim de semana do ano passado, e coloca as biheterias de 2015 6% à frente das de 2014 à mesma altura.

No próximo fim de semana, estreiam Perdido em Marte, de Riddley Scott, que traz Matt Damon e grandes esperanças, já que as críticas no Festival de Toronto foram ótimas e A Travessia, de Robert Zemeckis, somente em salas premuim antes de estrear para valer no dia 9/10. Também recebeu ótimas críticas no Festival de Nova York. Junto com os dois, Sicário: Terra de Ninguém  abre no país todo e a  Lionsgate lança Freeheld, de Peter Sollet, com Julianne Moore em duas salas.

Vejamos a semana.

 

As Top Ten

  1. Hotel Transylvania 2 (Sony) – ESTREIA – Nota Cinemascore: A-; Faturou US$ 47.500.000 em 3.754 salas; MPS (média por sala): US$ 12.653.000; Acumula US$ 47.500.000

Há três anos atrás, neste mesmo fim de semana, Hotel Transilvania faturou a bilheteria recorde para o mês de setembro  – US$ 42,5 milhões e acabou fechando com US$ 148,3 milhões em casa e US$ 358, no mundo todo. Agora Hotel Transivania 2 supera o filme anterior faturando US$ 47,5 milhões em 3.754 salas com uma MPS de US$ 12.653. As continuações costumam abrir muito bem, mas não se deve esperar  que no fim da tajetória, o segundo filme fature tão bem quanto o primeiro. Entretanto como não existem estreias de filmes infantis programadas até 6/11 quando estreia Snoopy & Charlie  Brown: Peanuts, o Filme, poderá se sair bem. A não ser que Peter Pan e Goosebumps: Monstros e Arrepios tenham boas estreias em outubro.

O público gostou do filme, já que deu nota A na pesquisa Cinemascore, e uma das razões para seu sucesso é Adam Sandler na voz do conde Drácula. Os últimos longas metragens do ator não foram bem, mas seus dois  filmes de animação tiveram ótimos desempenhos, sendo Hotel Transilvania 2 sua melhor estreia. Parece que o ator se sai melhor quando é ouvido, e não visto.

Seus fracassos em filmes com personagens vivos incluem Pixels, Juntos e Misturados, Cada Um Tem a Gêmea que Merece e Este é Meu Garoto que abriram em torno de US$ 23 milhões, mas não ultrapassaram os US$ 73,4 milhões em casa.

Os próximos filmes de Sandler são as comédias live-action The Ridiculous 6 e The Do Over, ambos para a Netflix. O ator  não tem nenhum filme de animação programado , mas pelo visto deveria reconsiderar.

 

  1. Um Senhor Estagiário (The Intern/Warner Bros.) – ESTREIA – Nota Cinemascore: A-; Criticwire: C+; Metacritic: 51; Faturou US$ 18.225.000 em 3.305 salas; MPS: US$ 5.514; Acumula US$ 18.225.000

A comédia de Nancy Meyers, Um Senhor Estagiário, estrelando Anne Hathaway e Robert De Niro, estreou na 2ª posição com US$ 18,2 milhões em 3.305 salas. Uma boa estreia já que os filmes de Meyer são normalmente dirigidos ao público adulto, que não costuma correr para os cinema na primeira semana.

No filme, Hathaway é uma jovem executiva que dá oportunidade a aposentados que querem continuar trabalhando e contrata De Niro como seu estagiário. Mulheres foram 62% do público e 55% da audiência tinham mais de 50 anos, que deram ao filme nota A na pesquisa Cinemascore.

Nancy Meyers é uma das diretoras mulheres mais bem sucedidas do momento, com seis de seus filmes tendo faturado quase US$ 800 milhões em casa (liderados por What Women Want). O que a coloca comercialmente quase três vezes à frente de Kathryn Bigelow, mais de duas à frente de Catherine Harwicke (Crepúsculo) e Penelope Spheeris (Wayne’s World).

Um Senhor Estagiário é apenas o quinto filme de 2015 de um estúdio major dirigido por uma mulher. Mesmo assim é um número maior do que os três filmes dirigidos por mulheres no ano passado (Amor Sem Fim, Invencível e Selma). Existem mais diretores do leste europeu contratados pelos grandes estúdios do que diretoras, de onde quer que elas venham. Dos outros quatro filmes de 2015 dirigidos por mulheres, apenas dois, A Escolha Perfeita 2 e Cinqüenta Tons de Cinza faturaram mais de US$ 165 milhões. McFarlane dos Estados Unidos faturou US$ 44 milhões, mas tinha um baixo orçamento e somente Belas e Perseguidas pode ser considerado um fracasso (US$ 34 milhões), apesar de ter  Reese Witherspoon e Sofia Vergara no elenco.

 

  1. Maze Runner: Prova de Fogo (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 14.000.000 (-54%) em 3.792 salas (+1); MPS: US$ 3.692; Acumula US$ 51.686.000

Depois de perder 54% da bilheteria, Maze Runner: Prova de Fogo desceu duas posições em relação ao fim de semana passado, quando estreou na 1ª colocação. Comparando, o primeiro filme perdeu 46% em seu segundo fim de semana, quando faturou US$ 17,44 milhões, totalizando US$ 57,96 milhões em 10 dias. Dificilmente o segundo chegará aos US$ 100 milhões.

 

  1. Evereste (Universal) – Está na 2ª semana e subiu da 5ª para a 4ª colocação. Faturou US$ 13.090.000 (+81%) em 3.006 salas (+2.461); MPS: US$ 4.355; Acumula US$ 23.130.000

Depois de uma estreia promissora no lançamento só em salas premium na semana passada, Evereste não teve o mesmo desempenho em cinemas comuns e o filme em 3D acabou ficando na 4ª posição. Embora tenha aumentado sua biheteria em 81%, sua média por sala caiu bastante. O que sugere que os espectadores preferem ver o filme em salas IMAX. Evereste faturou US$ 23,23 milhões em 10 dias, com as salas IMAX respondendo or US$ 11,5 milhões. Vamos ver como se comporta a partir da semana que vem diante da concorrência de Perdido em Marte.

Seu desempenho no exterior tem sido muito melhor.

 

  1. Aliança do Crime (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 11.510.000 (-49%) em 3.188 salas (igual); MPS: US$ 3.610; Acumula US$ 42.608.000

O filme estrelado por Johnny Depp caiu 49% em relação ao fim de semana de estreia e arrecadou US$ 11,5 milhões, totalizando US$ 42,6 milhões em 10 dias, o que não lhe garante uma bilheteria doméstica total superior a US$ 70 milhões. Mas, como sua arrecadação cresceu 40% entre sexta e sábado, pode ser que ainda vire o jogo.

 

  1. 6. The Visita (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 750.000 (-42%) em 2.967 salas (-181); MPS: US$ 2.275; Acumula US$ 52.261.000

No terceiro fim de semana, o filme de terror de M. Night Shyamalan faturou US$ 6,75 milhões, totalizando US$ 52 milhões.

 

  1. The Perfect Guy (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 4.750.000 (-51%) em 1.889 salas (-341); MPS: US$ 2.515; Acumula US$ 48.871.000

O suspense com um elenco sé de afro descendentes faturou US$ 4,75 mlhões no fim de semana, totalizando US$ 49 milhões.

 

  1. War Room (Sony) – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou USUS$ 4.275.000 (-31%) em 1.920 salas (-25); MPS: US$ 2.227; Acumula US$ 56.000.000

O inesperado sucesso da temporada continuou sua vitoriosa carreira caindo somente 31% na quinta semana. Faturou US$ 4,3 milhões, totalizando US$ 56 milhões. Nada mal para quem custou US$ 3 milhões.

 

  1. Canibais (The Green Inferno/Focus) – ESTREIA – Nota Cinemascore: C-; Criticwire: C; Metacritic: 39; Faturou US$

3.494.000 em 1.540 salas; MPS US$ 2.269; Acumula US$ 3.494.000

Com um ano de atraso, finalmente chegou às telas Canibais, o filme de terror de Eli Roth, que narra o encontro entre uma jovem ativista perdida e canibais na selva amazônica. Com um orçamento de US$ 5 milhões, não deve ter impressionado muito a audiência, já que esta lhe deu uma nota C- na pesquisa CinemaScore. Assim deverá ter uma carreira curta. 57% de seu público eram de homens com 25 anos ou mais (57%).

 

  1. Sicário: Terra de Ninguém (Lionsgate) – Está na 2ª semana e subiu da 25ª para a 10ª colocação. Faturou US$

1.770.000 (+341%) em 59 salas (+53); MPS: US$ 30.000; Acumula: US$ 2.351.000

Sicário só abre para um circuito mais amplo na semana que vem, mas sua média or sala de US$ 30.000 em 59 salas foi a melhor de um filme na segunda semana no ano.

Depois de ter feito a maior MPS do ano, e ter sido bastante elogiado pela crítica, o filme estrelado por Emily Blunt, Benicio Del Toro e Josh Brolin arrecadou US$ 2,35 milhões em 10 dias. Com este desempenho, parece estar preparado para um circuito maior na sexta-feira.

 

As Independentes

Como visto, Sicário: Terra de Ninguém é a sensação independente da temporada de outono. 99 Homes se saiu bem em sua estreia somente em Nova York e Stonewall, foi um desastre.

99 Homes, o drama sobre a inadiplência imobiliária e a retomada do imóvel pelo órgão financiador, estreou em duas salas em Nova York e faturou US$ 32.807 com uma MPS de US$ 16.404. Recebeu not B+ na pesquisa Criticwire. Com um assunto desses o resultado foi até positivo, tendo havido um aumento de bilheteria entre sexta e sábado. O jornal New York Times publicou uma ótima crítica, o que deve ter ajudado.

 

As Internacionais

Hotel Transilvania 2 estreou com US$ 29,2 milhões em 32 países da América Latina, Ásia e Oriente Médio, mas que não foram suficientes para liderar as bilheterias internacionais. Quem liderou foi o filme chinês Lost in Hong Kong, que abriu com US$ 100 milhões em seu país, segundo a Rentrak. Estreou também em algumas salas nos EUA, faturando US$ 58.900 em 27 salas com a ótima MPS de US$ 20.700.

Um Senhor Estagiário, lançado em 40 países, ou seja 38% do mercado, faturou US$ 11,8 milhões totalizando US$ 30 milhões globais.

Maze Runner: Prova de Fogo ultrapassou os US$ 100 milhões, faturando US$ 28,4 milhões em 70 países, totalizando US$ 121,8 milhões internacionais e US$ 173,5 milhões globais.

O outro filme que se saiu bem no mercado internacional foi Peter Pan. O filme estreou na Austrália duas semanas antes dos EUA, faturando US$ 1,5 milhão.

Evereste continuou nas alturas, faturando US$ 33,8 milhões em 62 territórios totalizando US$ 73,7 milhões no exterior. As salas IMAX arrecadaram US$ 4,1 milhões e a bilheteria global já chega a US$ 96,8 milhões.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Hotel Transylvania 2 $47.500.000 $47.500.000
2 Um Senhor Estagiário $18.225.000 $18.225.000
3 Maze Runner: Prova de Fogo $14.000.000 $51.685.572
4 Evereste $13.090.000 $23.129.805
5 Aliança do Crime $11.510.000 $42.608.179
6 A Visita $6.750.000 $52.260.580
7 The Perfect Guy $4.750.000 $48.871.135
8 War Room $4.275.000 $55.999.681
9 Canibais $3.494.000 $3.494.000
10 Sicario: Terra de Ninguém $1.770.000 $2.350.594
Fonte: Boxofficemojo