Adeus, América e Santiago abrem É Tudo Verdade 2007

Dois documentários de cineastas brasileiros, inéditos no país, serão apresentados nas sessões de abertura do É Tudo Verdade 2007. No dia 22, São Paulo assiste à premiére nacional de “Adeus, América”, de Sérgio Oksman, realizador brasileiro radicado na Espanha. No dia 23, o Rio de Janeiro verá a estréia brasileira de “Santiago”, de João Moreira Salles.

Em Adeus, América (Goodbye, America, Espanha, 80′, 2006), Oksman retrata a magnética personalidade de Al Lewis (1910-2006), o famoso intérprete do Vovô da série televisiva “Os Monstros”. Ênfase especial é dada à sua intensa militância política, não-partidária e humanista. À frente de um programa de rádio semanal em Nova York, Lewis se engajava em causas tão distintas quanto a oposição à Guerra do Iraque, quanto uma campanha para que pessoas comuns escrevessem cartas para presidiários.

Já Santiago (Brasil/RJ, 79′ 2006) começa como um filme sobre o malogro de um filme que não foi montado. As imagens de Santiago foram rodadas em 1992, mas permaneceram intocadas por mais de 13 anos. Em 2005, João Moreira Salles voltou a elas. Santiago Badariotti Merlo havia sido o mordomo da casa em que crescera, um homem de vasta cultura e prodigiosa memória, cujas idiossincrasias deixaram uma marca profunda nas lembranças da família. Ao refletir sobre o tempo que separa a filmagem de 92 da edição de 2005/2006, o narrador, aos poucos, se aproxima do segredo do filme. Santiago será exibido no CineSesc em São Paulo no dia 25, às 19h.
Mais informações no site www.etudoverdade.com.br