“AMOR ATÉ AS CINZAS” EM PLATAFORMA VIRTUAL.

Por Celso Sabadin.

O cinema chinês (ainda que neste caso coproduzido com Japão e França) confirma sua força no vigoroso “Amor Até as Cinzas”, de Jia Zhangke, já disponível na plataforma www.reservaimovision.com.br

O drama pode não ter o mesmo padrão de excelência de “As Montanhas se Separam” e “Em Busca da Vida”, dois grandes trabalhos anteriores do diretor, mas mesmo assim exibe qualidades acima da média.

O roteiro – também de autoria do diretor – mostra os quase 20 anos do perturbado relacionamento amoroso/possessivo/simbiótico entre a jovem Qiao (Tao Zhao, ótima) com o mafioso Bin (Liao Fan). Paixões, traições, prisões, medos, violência e desilusões marcam a conturbada vida do casal, ao mesmo tempo em que a paisagem social da China se altera com a inevitável ascensão do capitalismo.  A tênue linha que divide os conceitos de lealdade e vingança torna-se cada vez mais frágil. No país e na vida.

Concorrente à Palma de Ouro em Cannes, “Amor Até as Cinzas” venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival Asiático de Cinema.