ANÁLISE: PEQUENA MELHORA NAS BILHETERIAS MUNDIAIS.

A semana teve duas estreias em grande circuito, que ainda não foram suficientes para recuperar totalmente a bilheteria anual mas que, pelo menos, fizeram subir 27% acima do terrível fim de semana passado. O quinto filme da série Resident Evil foi o mais procurado da semana, embora tenha ficado um pouco aquém do padrão dos filmes anteriores, enquanto o relançamento de “Procurando Nemo” mostrou que esses lançamentos, embora lucrativos, têm um potencial limitado.

Mais uma vez, quem brilhou foi o cinema independente. “The Master” e “Arbitrage” quebraram recordes de estreias, no segmento. No total, os 12 mais somaram estimados US$ 69,6 milhões, o segundo pior fim de semana do ano, que ficou 19% abaixo do mesmo fim de semana do ano passado, quando o relançamento em 3D de “O Rei Leão” liderou as bilheterias. Mesmo assim, foi melhor do que o fim de semana anterior, quando os 12 mais somaram apenas US$ 68 milhões.

“Resident Evil 5: Retribuição”, dirigido por Paul W.S.Anderson e estrelado por Milla Jovovich, faturou estimados US$ 21,1 milhões em 3012 cinemas, dos quais 48% vieram das salas Imax. Mesmo com a ajuda do 3D e dos cinemas Imax, “Resident Evil 5: Retribuição”, não se saiu tão bem quanto os filmes anteriores da franquia. “Resident Evil 4: Recomeço”, de 2010, abriu com US$ 26,.7 milhões, mas se deu muito bem no exterior. Faturou no total US$ 60,1 milhões em casa, e US$ 236,1 milhões nas bilheterias internacionais.

“Procurando Nemo 3D” faturou US$ 17,5 milhões em 2904 cinemas. O filme original totalizou US$ 340 milhões em 2003. Estrelando em 2904 salas, “Nemo” foi o maior relançamento em 3D da Disney, e sua conversão custou US$ 5 milhões, metade do que custaria se o desenho fosse feito de maneira tradicional, à mão livre.
“Possessão”, que deteve a primeira colocação por duas semanas, ficou na terceira posição com US$ 5,8 milhões, depois de perder 38% da receita da semana anterior. Totaliza US$ 41 milhões.
“Os Infratores”, passado durante a Lei Seca, ficou na quarta posição, depois de perder 30% e faturar US$ 4,2 milhões, totalizando US$ 30 milhões em três semanas.
“ParaNorman”, na quinta semana de exibição, ainda ficou entre as cinco maiores. Perdeu somente 28% da receita e faturou US$ 3,04 milhões, totalizando US$ 49,3 milhões.
Depois da estreia fraca na semana passada, “The Words” caiu 39%, faturando US$ 2,9 milhões neste fim de semana. Em 10 dias, o drama romântico com Bradley Cooper faturou somente US$ 9,2 milhões.
“O Legado Bourne”, na sexta semana, perdeu apenas 27,6% da bilheteria e faturou US$ 2,875,000, totalizando US$ 107,817,000.
“A Estranha Vida de Timothy Green”, da Disney (US$ 2,5 milhões), e “Os Candidatos” ($2,4 milhões), da Warner, fecharam a tabela.
“Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”, relançado em 322 salas Imax, faturou US$ 400 mil (-76%), totalizando US$ 2,835 milhões.
O documentário “2016: Obama’s America”, que já chega aos US$ 30 milhões, ficou fora das 10 mais pela primeira vez, depois de faturar US$ 2 milhões em 1083 cinemas.

Independentes – “The Master” e “Arbitrage” estrearam muito bem, numa época de bilheterias fracas. Ainda assim, as continuações “Sleepwalk With Me”, “Samsara”, “Robot and Frank” e “Searching for Sugar Man” continuam mostrando sua força.
O esperado “The Master”, de Paul Thomas Anderson, estrelando Philip Seymour Hoffman, Joaquin Phoenix e Amy Adams, abriu com inacreditáveis US$ 730,000 em somente cinco cinemas (Nova York e Los Angeles), com uma média por sala de US$ 146,000, que ultrapassa os US$ 130,749 obtidos por “Moonrise Kingdom”. Ao contrário da maioria dos lançamentos independentes, que expandem para menos de 100 salas (platform), “The Master”, vai abrir de 5 salas para 600 ou mais cinemas (limited) na próxima sexta-feira. Recebeu uma média de 90% de críticas positivas na pesquisa Metascore. Participou dos festivais de Veneza 2012 e Toronto 2012, e está a caminho do Oscar.
“Arbitrage” (Roadside Attractions), exibido em Sundance, é um policial envolvendo um executivo de Wall Street (Richard Gere). Estreou em 197 cinemas, faturando US$ $2,069,770, com uma média por sala de US$ 10,505 mesmo já estando disponível em homevideo. A maioria dos cinemas independentes está perdendo a resistência, e exibindo filmes simultaneamente com video on demand. O que não acontece com as grandes redes de exibidores.

Nicolas Cage continuou em queda livre: seu último filme, Stolen, faturou somente US$ 204,000 em 141 cinemas. Foi um pouco melhor do que “O Pacto” (US$ 249,912 em 231 salas); ainda assim, um resultado fraco para um membro da lista A de astros de Hollywood, como Cage.
Internacional – O mercado internacional de cinema levou uma sacudida no final da temporada de verão, graças à estreia, em 65 países e 8110 cinemas, de “Resident Evil 5: Retribuição”. Faturou US$ 50 milhões e ficou na primeira colocação em cerca de 30 países. Ficou também na 1ª posição no ranking internacional. Os filmes anteriores da série fizeram muito sucesso no exterior. ‘Resident Evil 4: Recomeço“, de 2010, faturou US$ 236,1 milhões, quase quatro vezes o faturamento internacional do filme original “Resident Evil – O Hóspede Maldito” (US$ 63,8 milhões, em 2002).

“Procurando Nemo” fez US$ 5,1 milhões em sete países (o lançamento do filme original fez US$ 527,9 milhões no mercado internacional). A bilheteria total atualizada está em US$ 22,604,000.

Os resultados no exterior de “Os Mercenários 2” estão incompletos, pois a China ainda não revelou sua bilheteria. O que faz uma grande diferença. Na França já faturou US$ 13,8 milhões.
Estreando na primeira colocação na Áustria, Bélgica, Alemanha e na Suíça Alemã, “O Legado Bourne” faturou US$ 9,1 milhões em 4600 cinemas, de 52 países. A Universal declarou que espera que nesta semana o filme, que já faturou US$ 91,1 no exterior, ultrapasse a bilheteria de “A Identidade de Bourne”, de 2002, que fez US$ 92,3 milhões no exterior.
“Ted”, que estreia dia 21 de setembro no Brasil pela Universal, faturou US$ 8,1 milhões em 2800 cinemas de 43 países. Faltando ainda estrear em 17 territórios, a comédia com Seth MacFarlane e Mark Wahlberg já faturou US$ 406 milhões no exterior.
“Madagascar 3: Os Procurados” ultrapassou os US$ 400 milhões nas bilheterias internacionais, depois de faturar US$ 6,9 milhões em 2134 cinemas de 33 países.

Depois de faturar US$ 6,4 milhões em 5100 cinemas de 64 mercados, “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, elevou seu faturamento no exterior para US$ 616,4 milhões. Seu melhor mercado é o Reino Unido, com US$ 87,1 milhões.
“Vizinhos Imediatos de 3º Grau”, comédia com Ben Stiller e Vince Vaughn, faturou US$ 4,3 milhões em 1956 cinemas de 28 países, totalizando US$ 18,8 milhões.
“O Vingador do Futuro” já ultrapassou os US$ 100 milhões (US$ 114 milhões) no exterior, desde a estreia em 1º de agosto. Ainda fez US$ 3,8 milhões em 3030 cinemas de 66 países.
“ParaNorman” estreou em mais oito países, faturando US$ 3,8 milhões em 2700 cinemas num total de 36 países, totalizando US$ 25 milhões no exterior.

Mais do mesmo – Numa temporada de recordes, por que a bilheteira final do verão foi inferior à do ano passado? Patrick Corcoran, diretor de mídia e pesquisa da National Association of Theater Owners – NATO, o sindicato dos exibidores de cinema norte-americano, disse ao site The Wrap que a busca de Hollywood pelo megasucesso está afetando o negócio como um todo. “Este verão houve uma quantidade enorme de continuações e filmes de super-heróis, e seis deles ficaram entre as 10 maiores bilheterias da temporada. Embora houvesse dois filmes – “Os Vingadores” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” – que ficaram entre as 10 maiores bilheterias de todos os tempos, no total, a bilheteria do verão foi inferior à do ano passado”.
“Quando a oferta de produto variado é pequena, as chances de um blockbuster instantâneo são pequenas”. E citou como exemplo de um produto diferenciado que se tornou um sucesso, o filme “Ted”, que faturou US$ 216 milhões nas bilheterias domésticas.
Phil Contrino, editor chefe do site BoxOffice.com acha que o calendário de lançamentos deveria ser mais criativo. E outros concordam. “Os estúdios deveriam começar a pensar numa programação de lançamentos com 52 semanas. A fascinação pelo verão e pelo Natal é contraproducente. Por que botar os grandes filmes batendo de frente na mesma temporada? Esta mentalidade tem que mudar”.
Para Corcorian, a mudança do público a partir de 2002 também abalou as bilheterias. “Nos dias de hoje, com a internet e as redes sociais, o público está muito melhor informado. Há 10 anos, os estúdios podiam controlar a mensagem com publicidade. Hoje, com os consumidores tendo acesso a muitas outras fontes – favoráveis ou desfavoráveis, os estúdios têm que dobrar esforços se quiser ser ouvidos. O que torna o marketing de filmes não só mais complicado, como muito mais caro”, comentou Corcorian.
Mas se o cinema já venceu a televisão, a televisão a cabo e o homevideo, com certeza deverá dar a volta por cima mais uma vez.

Bilheterias norte-americanas – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Total (US$)
1. “Resident Evil 5 – Retribuição” 21,100,000 21,100,000
2. “Procurando Nemo” 17,504,000 17,504,000
3. “Possessão” 5,800,000 41,167,112
4. “Os Infratores” 4,219,000 30,140,754
5. “ParaNorman” 3,039,464 49,335,710
6. “Os Mercenários 2” 3,030,000 80,289,979
7. “The Words” 2,880,000 9,159,885
8. “O Legado Bourne” 2,875,250 107,816,910
9. “A Estranha Vida de Timothy Green” 2,511,000 46,284,000
10. “Os Candidatos” 2,405,000 82,857,156

Bilheterias internacionais – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Global (US$) Países
1. “ Resident Evil 5 – Retribuição” 71,100,000 71,100,000 66
2. “Procurando Nemo” 18,804,000 22,604,000 8
3. “O Legado Bourne” 11,975,250 198,916,910 53
4. “Os Mercenários 2” 10,530,000 204,789,979 25
5. “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” 8,540,000 1,057,410,629 65
6. “Ted” 8,492,505 406,346,265 44
7. “Masquerade” 8,300,000 8,365,000 1
8. “Possessão” 7,500,000 57,867,112 10
9. “Madagascar 3: Os Procurados” 7,205,000 620,620,228 34
10. “Prometheus” 7,100,000 387,343,716 5