AND THE MONEY… OOOPS… THE OSCAR GOES TO…

por Wanda de Andrade. 

No início de janeiro os quatro maiores sindicatos da indústria cinematográfica (produtores, diretores, atores e roteiristas) revelaram seus indicados aos melhores do ano em cada categoria, e quatro filmes foram indicados pelas quatro agremiações. Lembramos que todos os membros dessas agremiações votam no Oscar, o que aumenta as chances do vencedor de cada categoria ser também o vencedor do Oscar.

O prêmio dos produtores Producers Guild Awards pode ser considerado um bom indicador do vencedor do Oscar de melhor filme. 11 dos 16 vencedores do prêmio do prêmio Darryl F. Zanuck Award foram vencedores do Oscar de melhor filme. Os membros do sindicato dos produtores são 57% homens e 43% mulheres.

O prêmio do sindicato dos diretores, o DGA Awards, também é um importante precursor do Oscar. Nos 65 anos de atividade do sindicato, somente sete vezes os prêmios de melhor diretor não coincidiram na agremiação e no Oscar.

Depois de levar quatro Globos de Ouro e de receber indicações das quatro agremiações, La La Land: Cantando Estações desponta como favorito ao prêmio máximo da Academia de Hollywood.

Além das avaliações das entidades de classe, colocamos no final as notas dos sites que compilam as críticas Metacritic e Rotten Tomatoes.

Metacritic é um website americano que reúne críticas de álbuns, videogames, filmes, programas de televisão, DVDs e livros. Para cada produto, um valor numérico de cada crítica é computado, e daí retirada uma média aritmética ponderada. Além disso, as notas são ilustradas com três cores — vermelho, amarelo e verde, resumindo a avaliação de cada filme.

Cada nota é convertida para uma nota percentual, com alguns veículos recebendo um peso maior dependendo da categoria. Eis as classificações (Metaescores):

Aclamação universal: entre 81 e 100 críticas favoráveis

Geralmente favoráveis entre 61 e 80 críticas favoráveis

Mista ou média: entre 40 e 60 críticas favoráveis

Geralmente desfavorável: entre 20 a 39 críticas favoráveis

Antipatia esmagadora: de 0 a 19 críticas favoráveis

O Rotten Tomatoes, que também tem seu índice de avaliação – o Tomatometer – é baseado nas opiniões de pelo menos oitenta críticos para filmes de estúdio e 40 para os filmes independentes. Ele representa a porcentagem de críticas positivas dadas a um filme. O início do ano o Rotten Tomatoes revelou o filme com mais Certified Fresh Tomatoes (75% positivos ou mais) analisados até 31 de dezembro de 2016.

Zeootopia (Disney) foi o filme de estúdio com maior número de críticas positivas, e A Incrível Aventura de Rick Baker (Hunt for the Wilderpeople) foi o independente mais bem avaliado segundo o website.

È muito pouco provável que uma classificação baseada nos critérios da crítica tenha alguma influência na votação do Oscar, mas certamente tem o poder de influenciar um certo tipo de público.

Os membros da Academia são, em sua maioria, homens com altos níveis de testosterona na pele de diretores, escritores ou responsáveis pela premiação técnica. Geralmente não gostam de filmes “cabeça. ” Foram eles que elegeram Argo, O Silêncio dos Inocentes, Coração Valente, Gladiador, Avatar ou mesmo Crash em detrimento de O Segredo de Brokback Mountain.

Como disse um membro da Academia à jornalista Anne Thompson, do site IndieWire: “Eles votam em filmes que rendem muito dinheiro, com elenco com grandes atores e uma boa maneira de contar uma história. ” Recentemente esta porção da Academia escolheu filmes populares como A Vida de Pi, de Ang Lee, Gravidade, de Alfonso Cuaron, Sniper Americano, de Clint Eastwood, Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller, ou O Regresso, de Alejandro G. Inarritu.

Este ano vários filmes como Até o Último Homem, podem estar entre os preferidos destes eleitores. Apesar de muitas mulheres terem entrado para a Academia recentemente, os eleitores continuam predominantemente do sexo masculino. Menos no grupo de atores, que tem aproximadamente o mesmo número de atores e atrizes.

O que torna a vida dos filmes mais sensíveis cada vez mais difícil e imprevisível na noite do Oscar.

O site especializado The Wrap fez uma boa análise das chances de cada um dos 13 filmes que receberam indicações dos sindicatos DGA (Directors Guild of America/Sindicato dos Diretores), PGA Producers Guild of America/Sindicato dos Produtores). WGA (Wiriters Guild of America/Sindicato dos Roteiristas) e SAG (Screen Actors Guild/ Sindicato dos Atores). Vale lembrar que Silêncio, de Martin Scorsese, não recebeu nehuma indicação dos sindicatos e foi mal de

bilheteria, mas Scorsese não pode ser ignorado.

A premiação do PDA acontece no próximo dia 28 de janeiro, a do SAG no dia 29 de janeiro, a do DGA em 4 de fevereiro e a do SAG no dia 19 de fevereiro. E a festa do Oscar é dia 26 de fevereiro e as indicações vão ser anunciadas no próximo dia 24 de janeiro.

 

Veja as chances de cada filme no Oscar:

 

1 – La La Land: Cantando Estações – Lionsgate

Bilheteria: US$ 74.081.569

Recebeu sete indicações ao Oscar e levou os quatro principais na categoria musical: filme, diretor, ator e atriz. Está indicado aos prêmios do DGA, PGA e WGA e para melhor ator e atriz pelo sindicato dos atores (SAG). Foi indicado ainda aos prêmios de fotografia, música, figurino e deve receber o maior número de indicações ao Oscar. E tem a seu favor o fato de ser passado em Hollywood, o que os eleitores do Oscar adoram.

Pesa contra La La Land não ter sido indicado pel SAG ao prêmio de melhor elenco. O que significa que poderá ser o primeiro filme a levar o prêmio principal sem ter levado o prêmio pelo elenco desde Braveheart.

Nota Metacritic: 93

 

2 – Moonlight: Sob a Luz do Luar – A24

Bilheteria: US$ $37.215.956

Junto com Manchester à Beira Mar, é o único filme a receber indicações dos quatro sindicatos, incluindo o de melhor elenco. É um dos favoritos da crítica em 2016 e recebeu o Globo de Ouro de melhor filme/drama. Num ano em que a diversidade e a inclusão foram os temas dominantes, a história comovente de um jovem negro e gay certamente vai ser levada em consideração pela Academia.

Moonlight não vai ter dificuldades em ser indicado, mas se vai ser premiado com o prêmio máximo não se pode prever. Não devemos esquecer os membros da Academia são predominantemente idosos, homens e brancos.

O filme de Barry Jenkins foi escolhido como o melhor filme, melhor diretor e melhor ator coadjuvante do ano (Mahershala Ali) e melhor fotografia pela Associação dos Críticos de Los Angeles.

Nota Metacritic: 99

 

3 – Manchester à Beira Mar – Roadside Attractions e Amazon Studios

Bilheteria: US$ $37,215,956

O filme de Kenneth Lonergan foi o único outro filme a ser indicado pelo conjunto do elenco pelo SAG, além das indicações do DGA, PGA e WGA, devendo, portanto, ser indicado a melhor filme. Casey Affleck é certamente um concorrente ao Oscar de melhor ator e Lonergan é um grande concorrente a melhor roteiro original, o que garante o voto dos eleitores atores e roteiristas.

Nota Metacritic: 96

 

4 – A Chegada (Paramount)

Bilheteria: US$ 95.190.744

S indicações do DGA, PGA, WGA e SAG (para Amy Adams) tornam o filme de Denis Villeneuve sério concorrente ao Oscar de melhor filme. Desde o leque de indicados ao prêmio máximo se expandiu em 2009, somente um filme (Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de 2011) entre os 35 indicado pelo sindicato dos diretores não recebeu uma indicação ao Oscar. Certamente,  A Chegada tem cacife para uma indicação a melhor filme, mas não para vencer La La Land.

Este é um ano muito competiivo para as atrizes, mas Amy Adams já recebeu indicações ao prêmio do Critics Choice, do SAG e do Globo de Ouro. A Chegada deverá ser apreciado pelos votantes aos prêmios técnicos, já que foi indicado aos prêmios dos sindicatos dos editores, desenhistas de produção e cinegrafistas, devendo Bradford Young ser o primeiro afro-descendente a ser indicado a melhor fotografia.

Nota Metacritic: 81

 

 5 – Lion – Weinstein Company

Bilheteria: US$ 13.299.000

O filme de Garth Davis, estrelado por Dev Patel recebeu indicações de todo os grandes sindicatos menos do de roteiristas. Garth Davis foi a grande surpresa do prêmio dos diretores e sua presença praticamente garante uma indicação a melhor filme.

Trata-se de um drama humano, do tipo que os eleitores da Academia gostam e não tem muitos concorrentes do gênero. Além do mais é distribuído por Harvey Weinstein, um grande estrategista, mesmo que tenha um orçamente de campanha menor que nos aos antriores.

Nota Metacritic: 70

 

6 – Cercas (Fences) –Paramount

Bilheteria: US$ 45.852.362

Recebeu indicações do PGA, WGA e SAG. Somente o diretor Denzel Washington não foi indicado. Mas recebeu ua indicação a melhor ator ao lado de Viola Davis, que já recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante. Vale lembrar que o sindicato dos atores é o mais representado na Academia.

Contra o filme pesa a acusação de ser teatro filmado, sem grandes cenas externas.

Metaescore: 78

 

7 – Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures) – Fox

Bilheteria: US$ 54.833.100

Também recebeu indicação de três dos quatro sindicatos de classe, menos do de roteiristas, mas trata-se de um filme agradável, certamente agradável a Acadeia também. Depois do #OscarsSoWhite do ano passado, um filme em que os negros triunfam pode ser bem acolhido. Pesam contra ele o fato de ser um filme bastante convencional e comercial e no quisito arte perde para Moonlight. Como aconteceu com Histórias Cruzadas, Estrelas do Tempo tem chances de ganhar (uma indicação) mas não levar o prêmio.

Metaescore: 74

 

8 – A Qualquer Custo (Hell or High Water) – Lionsgate

Bilheteria: US$ 27.007.844

Recebeu a indicação do PGA e WGA e o SAG indicou Jeff Bridges para o prêmio de ator coadjuvante, mas não o de elenco. Bridges recebeu também a indicação do National Board of Review. O sindicato dos editores indicou o film a melhor drama o que aumenta suas chances. Mas westerns não são o gênero preferido da Academia, sendo Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood, e Bravura Indômita, dos irmãos Coen, exceções.

Metaescore: 88

 

9 – Até o Último Homem (Hacksaw Ridge) – Lionsgate

Bilheteria atual: US$ 65.339.483

Andrew Garfield, que já foi indicado pelo Critics Choice, Golden Globes e SAG (ajudado por sua performance em Silêncio, de Martin Scorsese), mas o elenco não foi. Foi também indicado pelo sindicato dos editores, mas não pelos roteiristas. Como um filme de guerra em grandes proporções poderá ser indicado melhor fotografia, desenho de produção, trilha sonora e edição de som. Poderá chegar a lista dos 10 mais do PGA.

Foi indicado também no Critics Choice.

Nota Metaescore: 71

 

10 – Loving – Focus

Bilheteria: US$ 7.652.000

Recebeu uma indicação do WGA e está sendo muito elogiado pela crítica.

A não indicação de Ruth Negga e Joel Edgerton pelo SAG foi uma surpresa, mas os atores da Academia deverão indica-los como melhores atores.

Metaescore: 79

 

11 –Silêncio – Paramount

Bilheteria: US$ 3.021.764

O filme de Martin Scorsese, considerado por alguns críticos como uma obra-prima, poderá ser um azarão na indicação a melhor filme pela Academia, embora não tenha recebido nenhuma indicação anterior nas quatro maiores associações de classe. Tem contra ele o fato de ser muito longo e muito lento.

Mas levou uma indicação da American Society of Cinematographers e da Visual Effects Society.

Metaescore: 79

 

12 – Capitâo Fantástico – Bleeker Street

Bilheteria: US$ 5.879.736

O elenco recebeu a indicação pdo SAG, mas a ausência de outras indicações tira qualquer esperança na festa do Oscar. Embora Viggo Mortensen deva ser reconhecido pela Academia, somente o roteiro ainda tem alguma chance de indicação.

Metaescore: 72

 

13 – Animais Noturnos – Focus

Bilheteria: US$ 10.561. 000

A imprensa estrangeira de Hollywood e o BAFTA indicaram o roteirista e diretor Tom Ford em ambas as categorias e o ator Aaron Taylor-Johnson foi igualmente escolhido melhor ator coadjuvante pelo Globo de Ouro e pelo BAFTA. O WGA indicou o filme como roteiro adaptado, mas o filme de Tom Ford talvez seja muito estiloso e perturbador para o Oscar

Metaescore: 67

 

Além destes 13 com indicações dos sindicatos, temos dois filmes que devem ser levados em consideração pelo número favorável de críticas recebidas. São eles:

 

Sully: O Herói do Rio Hudson – Warner

Bilheteria Total: US$ 125.054.764

Tom Hanks é sempre um nome a ser considerado. Embora tenha recebido uma indicação do Critics Choice, o Globo de Ouro e o SAG não concordaram. Como o Oscar não indicou o Capitão Phillips é pouco provável que indique o Capitão Sully. Mas, como Hanks não é indicado desde 2001 e Clint Eastwood é um frequentador de carteirinha do Oscar, eles ainda podem virar o jogo.

Metaescore: 74

 

Jackie – Fox Searchlight

Bilheteria total: US$ 10.468.000

A interpretação de Natalie Portman como Jackie Kennedy logo após o assassinato de John Kennedy e a tristeza do país com a morte de seu presidente rendem ótimos frutos nas mãos do diretor Pablo Larraín. Como estreou em dois de dezembro não teve muita chance de ser avaliado e pode levar alguma indicação ao Oscar.

Metacritic: 81

 

O site Rotten Tomatoes também divulgou seus filmes mais bem avaliados em 2.016:

Ação — Até o ùltimo Homem (86%)

Animação — Zootopia (98%)

Comédia — Amor e Amizade (98%)

Super-Heróis — Capitão América: Guerra Civil (90%)

Documentário — Weiner (97%)

Drama — Moonlight – Sob a Luz do Luar (98%)

Filme Estrangeiro – O Que Estar Por Vir (França) (100%)

Horror — A Bruxa (91%)

Infantis/Família (longa-metragem) — Mogli, o Menino Lobo (94%)

Musical — La La Land: Cantando Estações (92%)

Romance — Michelle e Obama (91%)

Sci-Fi/Fantasy — A Chegada (94%)

Suspense — A Qualquer Custo (98%)

Independente -  A Incrível Aventura de Rick Baker (97%).

 

A premiação do PDA acontece no próximo dia 28 de janeiro, a do SAG no dia 29 de janeiro, a do DGA em 4 de fevereiro e a do SAG no dia 19 de fevereiro. E a festa do Oscar é dia 26 de fevereiro.

 

Façam suas apostas.

 

Maiores Bilheterias Independentes de 2016

Estes foram os filmes independentes que lideraram o segmento em 2016, e que foram lançados em menos de 599 salas. A classificação tem por base apenas as bilheterias norte-americanas (EUA e Canadá), até o dia 27 de dezembro do ano passado, sem as bilheterias internacionais. Como muitos destes filmes ainda estão em cartaz e estão se beneficiando da temporada de premiações, publicamos as bilheterias atualizadas e suas chances na corrida do Oscar.

 

  1. A Qualquer Custo (Hell or High Water) – Lionsgate

Data estreia: 12/8/16

Bilheteria em 2016: US$ 27.007.844

Estreia Brasil: 5/1/17

  1. A Bruxa (The Witch) – A24

Data estreia: 19/2/16

Bilheteria atual: US$ 25.138.292

Estreia Brasil: 3/3/16

  1. Manchester à Beira Mar (Manchester by the Sea) – Roadside Attractions e Amazon Studios

Data estreia: 18/11/16 (em cartaz)

Bilheteria 2016: US$ 20.843.255.

Bilheteria atual: US$ 36.906.000

Estreia Brasil: 19/1/17

  1. Decisão de Risco (Eye in the Sky) – Bleecker Street

Data Estreia: 11/3/16

Bilheteria Atual: US$ 18.704.595

Estreia Brasil: 7/4/16

  1. O Nascimeto de Uma Nação (The Birth of a Nation) – Fox Searchlight

Data Estreia: 7/10/16 (em cartaz)

Bilheteria Atual: US$ 15.861.556

Estreia Brasil: 10/11/16

  1. Doris, Redescobrindo o Amor (Hello. My Name is Doris) Roadside Attractions

Data Estreia: 11/3/16

Bilheteria Atual: US$ 14.444.999

Estreia Brasil: 2/6/16

  1. Amor e Amizade (Love & Friendship) – Roadside Attractions e Amazon Studios

Data Estreia 13/5/16

Bilheteria Atual: US$ 14.016.568

Estreia Brasil: 11/8/16

  1. Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party – Quality Flix

Data Estreia: 15/7/16

Bilheteria Atual: US$ 13.099.931

  1. Moonlight: Sob a Luz do Luar (Moonlight) – A24

Data Estreia: 21/10/16 (em cartaz)

Bilheteria 2016: US$ 12.048.413

Bilheteria Atual: US$ 14.603.000

Estreia Brasil: 23/2/17

  1. No Manches Frida - Lionsgate

Data Estreia: 2/9/16

Bilheteria Atual: US$ 11.528.613