“ANNABELLE 2″ ASSUSTA A CONCORRÊNCIA

por Wanda de Andrade.

Annabelle: A Criação do Mal estreou nos EUA na 1ª posição, faturando US$ 35 milhões, quase US$ 24 milhões mais do que o 2º colocado, Dunkirk.

Com US$ 35 milhões, Annabelle: A Criação do Mal liderou as bilheterias do fim de semana, faturando quase US$ 24 milhões mais do que Dunkirk, que ficou na 2ª posição. Este é quarto filme da série de terror Invocação do Mal que teve sucesso em todos eles. Com um orçamento de somente US$ 15 milhões, Annabelle: A Criação do Mal é dirigido por David F. Sandberg, de Quando as Luzes se Apagam, de 2016, que arrecadou US$ 67,2 milhões e custou US$ 5 milhões e está escalado para dirigir Shazam! para a WB e New Line.

 

As duas outras estreia foram fracas. O Que Será de Nozes 2 ficou na 3ª posição com menos da metade da bilheteria do filme anterior da série, de janeiro de 2014. O Castelo de Vidro não passou da 9ª posição. Mas quem viu gostou, e o público, que era 80% feminino, das quais 75% tinham idade superior a 25 anos, deu nota A- na pesquisa da CinemaScore.

 

Dunkirk está tendo uma boa sustentação. Ficou na 2ª posição com uma queda de apenas 33%. Totaliza US$ 153 milhões devendo ultrapassar os US$ 200 milhões.

 

A Torre Negra que estreou na semana passada na 2ª posição, caiu 59%, faturando US$ 7,87 milhões totalizando US$ 34,3 milhões em casa.

 

Fechando o grupo das cinco maiores, Emoji: O Filme, que caiu 45%, faturou US$ 6,6 milhões. Totaliza US$ 63,5 milhões em 17 dias.

 

Girls Trip, a maior bilheteria de uma comédia com personagens reais de 2017, faturou US$ 6,5 milhões, totalizando US$ 97,1 milhões, devendo chegar aos US$ 100 milhões até o próximo fim de semana.

 

Ficando fora das 10 mais em seu segundo fim de semana, Detroit, de Kathryn Bigelow, caiu 57,8% faturando somente US$ 3 milhões, tendo ficado na 13ª posição, com chances de não faturar mais que US$ 20 milhões.

 

Embora tenha chegado aos US$ 100 milhões, Em Ritmo de Fuga faturou somente US$ 1,47 milhão depois de uma queda de 42,7% no fim de semana, ficando na 15ª posição.

 

O único filme do verão que até agora faturou mais do que US$ 400 milhões foi Mulher Maravilha com US$ 504 milhões.

 

As Top 10 da semana faturaram US$ 96,5 milhões, 8,4 % abaixo das 10 mais do último fim de semana. Ficou ainda 55,6 % atrás das Top 10 do mesmo fim de semana do ano passado, quando Esquadrão Suicida liderou com US$ 133,6 milhões.

 

No próximo fim de semana, estreiam Dupla Explosiva (The Hitman’s Bodyguard) com Ryan Reynolds, Samuel L. Jackson e Gary Oldman e Roubo em Família (Logan Lucky) com Channing Tatum, Adam Driver e Daniel Craig. Até agora, as bilheterias 2017 estão 4,3% abaixo da de 2016 à mesma altura.

 

Mas até o fim do ano, a bilheteria 2017 poderá dar uma virada. Em novembro e dezembro estreiam Thor: Ragnarok, Liga da Justiça e Star Wars: Os Últimos Jedi.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

 

  1. Annabelle: A Criação do Mal (Annabelle: Creation (Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 62; Faturou: US$ 35.040.000 em 3.502 salas; MPS (média por sala): US$ 10.006; Totaliza: US$ 35.040.000

O quarto filme da série Invocação do Mal teve o maior lançamento de todos eles, mas, apesar do maior número de salas, teve a menor bilheteria, embora com pequena diferença para os filmes anteriores que estrearam entre US$ 37 milhões e US$ 41 milhões. Annabelle: A Criação do Mal recebeu nota B na pesquisa CinemaScore de um público que tinha 54% de mulheres com idade superior a 25 anos. O Rotten Tomatoes contabilizou 68% de críticas positivas.

Estreia no Brasil na próxima sexta-feira.

 

  1. Dunkirk (Warner Bros.) Está na 3ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou: US$ 11.405.000 (-33%) em 3.762 salas (+252); MPS: US$ 3.032; Totaliza: US$ 153.713.000

O drama de guerra Dunkirk manteve a 2ª posição tendo perdido somente 33% da bilheteria depois de cair 35% na semana anterior, podendo se manter entre as 10 Mais até o mês de setembro. Com US$ 153,7 milhões em 24 dias, o filme de Chritopher Nolan deverá ultrapassar os US$ 200 milhões, o que poucos previam.

 

  1. O Que Será de Nozes 2 (The Nut Job 2: Nutty by Nature (Open Road) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 38; Faturou: US$ 8.935.000 em 4.003 salas; MPS: US$ 2.232; Totaliza: US$ 8.934.000

O Que Será de Nozes 2 estreou na 3ª posição com US$ 8,9 milhões — menos da metade da bilheteria do primeiro filme, que faturou US$ 19,4 milhões na estreia em janeiro de 2014. Deve ter sido prejudicado pelas críticas fracas, tendo obtido o score de 11 % no Rotten Tomatoes.

Esta foi a pior estreia do ano de um filme lançado em mais de 4.000 salas, com uma diferença de US$ 16 milhões para Emoji: O Filme lançado há duas semanas, com US$ 24,5 milhões em 4.075 salas (a maior em mais de 4 mil salas) e A Múmia que estreou com US$ 31,7 milhões em 4.035 salas.

 

  1. 4. A Torre Negra (Sony) –  Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 7.875.000 (-59%) em 3.451 salas (igual); MPS: US$ 2.282; Totaliza: US$ 34.306.000

Também mal visto pela crítica A Terra Negra caiu 59%, faturando US$ 7,9 milhões, totalizando US$ 34 milhões em 10 dias.  Não deverá ultrapassar os US$ 50 milhões.

 

  1. Emoji: O Filme (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 6.605.000 (-45%) em 3.219 salas (-856); MPS: US$ 2.052; Totaliza: US$ 63.592.000

 

  1. Girls Trip (Universal) Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 6.521.000 (-43%) em 2.303 salas (-79); MPS: US$ 2.831; Totaliza: US$ 97.194.000

Girls Trip, uma das maiores bilheterias de uma comédia dos últimos tempos, faturou US$ 6,5 milhões, totalizando US$ 97,2 milhões, devendo chegar aos US$ 105,6 milhões.

 

  1. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Sony) – Está na 6ª semana e caiu da 6ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 6.100.000 (-31%) em 2.607 salas (-509); MPS: US$ 2.340; Totaliza: US$ 306.454.000b

Homem-Aranha: De Volta ao Lar é o terceiro filme do verão a ultrapassar os US$ 300 milhões em casa. Teve uma queda de apenas 31%, a melhor sustentação da semana.

 

  1. Kidnap (Aviron) – Está na 2ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.225.000 (-48%) em 2.418 salas (+40); MPS: US$ 2.161; Totaliza: US$ 19.394.000

Com este resultado na 2ª semana, ninguém espera que o filme estrelado por Halle Berry ultrapasse os US$ 25 ou os US$ 30 milhões.

 

  1. O Castelo de Vidro (The Glass Castle (Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 56; Faturou: US$ 4.875.000 em 1.471 salas; MPS: US$ 3.337; Totaliza: US$ 4.8765.000

O filme estrelado por Woody Harrelson e Brie Larson abriu em muito menos salas do que as outras estreias, faturando US$ 4,9 milhões. Recebeu nota A- CinemaScore e 80% de seu público eram mulheres. Estreia no Brasil nesta 6 feira.

 

  1. 10. Atômica (Focus)- Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 4.572.000 (-44%) em 2.093 salas (-1.233); MPS: US$ 2.185; Totaliza: US$ 42.820.000

 

As independentes

 

Ingrid Goes West (Neon) – Estreia – Faturou US$ 141.216 em 3 salas, com uma MPS de US$ 47.072. Recebeu nota 70 no Metacritic e foi exibido nos festivais de Sundance e Los Angeles 2017.

Ingrid Goes West, do diretor e roteirista Matt Spicer foi a maior estreia independente da semana, com uma média por sala de US$ 47.072, a melhor da semana. Estrelando Aubrey Plaza como uma jovem que se muda de Los Angeles para seguir um guru das mídias sociais, tem no elenco também Elizabeth Olsen e Billy Magnussen. Abre para mais salas na 6ª feira.

 

Good Time (A24) – Exibido em Cannes 2017, faturou US$ 137.625 em 4 salas com uma MPS de US$ 34.406, que só ficou atrás da de Ingrid Goes West. O thriller estrelado por Robert Pattinson, que estreou somente em Nova York e Los Angeles, abre na próxima semana nos principais mercados e no dia 25 no país todo. Recebeu ótimas críticas, tendo recebido nota 84 no Metacritic.

 

The Only Living Boy em New York (Roadside Attractions) – Faturou US$ 57.619 em 15 salas com uma MPS de US$ 3.841, depois de receber a fraca pontuação 29 no Metacritic.

O diretor Marc Webb, de (500) Dias com Ela, dos dois O Espetacular Homem-Aranha e de Um Laço de Amor voltou à produção independente no início do ano e fez The Only Living Boy em New York para a Amazon, e teve as piores críticas de sua carreira. Esta comédia romântica que acompanha a história de um adolescente que se envolve com a amante de seu pai, tem no elenco Jeff Bridges, Callum Turner, Kate Beckinsale, Pierce Brosnan. Quem viu, gostou

Estreou em Nova York/Los Angeles em mais salas do que habitualmente estreiam os filmes independentes com resultados variados. O dado animador foi a alta de 31% entre sexta e sábado, o que indica um bom boca a boca. Abre para 400 salas no dia 25.

 

The Trip to Spain (IFC) – Faturou US$ 45.306 em 3 salas com uma MPS de US$ 15.102. Recebeu nota 65 no Metacritic e estreou no festival de Tribeca.

A comédia, dirigida por Michael Winterbottom com Jackie Coogan e Rob Brydon no elenco, estreou com resultados razoáveis, embora inferiores ao filme anterior de 2014, que levava os dois num roteiro gastronômico pela Itália e fez uma média de US$ 24.000 por sala em três salas. Vai para mais salas e VOD na próxima sexta-feira.

 

As internacionais

 

Dois filmes asiáticos se destacaram no mercado internacional:  o chinês Wolf Warrior 2 e o coreano A Taxi Driver, mas

as bilheterias internacionais continuam lideradas por Wolf Warrior 2, pelo terceiro fim de semana consecutivo. Faturou US$ 84 milhões, totalizando US$ 687,5 milhões.

 

Ao mesmo tempo, outro chinês, Guilty of Mind estreou com US$ 23,6 milhões no último fim de semana ficando na 4ª posição internacional Na 2ª e 3ª posições ficaram Anabelle: A Criação do Mal e Dunkirk.

Nas bilheterias americanas Guilty of Mind faturou US$ US$ 420.000 totalizando US$ 1,9 milhão.

 

Wolf Warrior 2, do diretor Wu Jing, depois de 18 dias em cartaz a China, já é a terceira maior bilheteria num único país, atrás apenas de Star Wars: O Despertar da Força (US$ 937 milhões) e Avatar (US$ 750 milhões) nas bilheterias norte-americanas. Deve chegar aos US$ 700 milhões esta semana.

 

A Taxi Driver, da Coreia do Sul, liderou as bilheterias de seus país e ficou na 4ª posição internacional, ficando com 40,3% de marketshare, estando em cartaz em 1.410 salas do país, equivalentes a 8 milhões de ingressos. Os sul coreanos medem o resultado das bilheterias pelos ingressos vendidos, e não pela receita financeira. Muitos esperam que o filme ultrapasse os 10 milhões de tickets nos próximos dias.

Em termos financeiros, A Taxi Driver já faturou US$ 54,8 milhões.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US $) (US $ )
1 Annabelle: A Criação do Mal 35.040.000 35.040.000
2 Dunkirk 11.405.000 153.712.551
3 O Que Será de Nozes 2 8.934.748 8.934.748
4 A Torre Negra 7.875.000 34.305.764
5 Emoji: O Filme 6.605.000 63.591.947
6 Girls Trip 6.520.500 97.194.005
7 Homem-Aranha: De Volta ao Lar 6.100.000 306.453.694
8 Kidnap 5.225.000 19.394.283
9 O Castelo de Vidro 4.875.000 4.875.000
10 Atômica 4.572.350 42.819.575
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 Wolf Warrior 2 83.610.000 687.453.327
2 Annabelle: A Criação do Mal 35.000.000 71.740.000
3 Dunkirk 14.500.000 363.712.551
4 Guilty Of Mind 23.600.000 24.100.000
5 The Adventurers 22.300.000 22.500.000
6 Planeta dos Macacos: A Guerra 17.100.000 314.028.493
7 Emoji: O Filme 14.100.000 97.191.947
8 Homem-Aranha: De Volta ao Lar 12.400.000 702.053.694
9 Meu Malvado Favorito 3 15.000.000 920.267.655
10 A Torre Negra 7.900.000,00 53.605.764
Fonte: Rentrak.Comscore