“ARGO” FICA EM 1o. NAS BILHETERIAS AMERICANAS.

Foram quatro estreias desapontadoras no fim de semana, o que permitiu que “Argo” subisse da 2ª para a 1ª colocação em seu terceiro fim de semana, surpreendendo a todos que viram sua estreia decepcionante. No total, foi um fim de semana morno, com a soma das 12 maiores bilheterias, que totalizam US$ 82 milhões, ficando 12% abaixo do ano passado. A maior decepção ficou por conta do esperado “A Viagem” (Cloud Atlas). Como todo mundo já sabe que o fim de semana que precede a festa de Halloween, muitas distribuidoras evitam lançar seus filmes no período. Assim sendo, pode ser que em novembro as bilheterias voltem a subir. Ainda tem muita coisa boa para estrear até o Natal.

1. “Argo” – Apesar de perder quase 400 cinemas, “Argo” subiu para a 1ª colocação depois de passar as duas anteriores em 2º lugar. Perdeu somente 25% da bilheteria. Faturou US$ 12,355,000 em 2855 cinemas, fazendo uma MPS (média por sala) de US$ 4,327. Acumula uma bilheteria de US$ 60,780,000, e deverá ultrapassar os US$ 100 milhões. Forte concorrente ao Oscar, estreia no Brasil no dia 9 de novembro.

2. “Hotel Transilvânia” – Na quinta semana subiu da 4ª para a 2ª posição. Faturou US$ 9,500,000 (-27%) em 3276 cinemas, depois de abrir para mais 262 salas. Ainda fez uma média por sala de US$ 2,900, e acumula uma bilheteria de US$ 130,434,000.
3. “A Viagem” – A estreia mais aguardada da semana bombou feio. Recebeu apenas uma nota “+C” da pesquisa Cinemascore. Faturou US$ 9,400,000 em 2008 cinemas, com uma MPS de US$ 4,681.

A estreia de “A Viagem” foi decepcionante, mas não surpreendeu. O longa mostra seis histórias, passadas em épocas diferentes, que acabam se cruzando no final. Roteiro que o pessoal de marketing não conseguiu promover bem. Outro fator de risco foi a duração de 164 minutos. Ao mesmo tempo, as críticas pouco favoráveis (62 % de críticas favoráveis no site Rotten Tomatoes) não estimularam os cinéfilos. Poderá se salvar no mercado internacional, onde o visual arrebatador e a força do elenco, liderado por Tom Hanks, poderão atrais o público. Mesmo assim não será fácil chegar aos US$ 100 milhões. Os cinemas Imax contribuíram com US$ 1,13 milhão (12%) em 105 salas no formato. Quanto a Tom Hanks, este é seu terceiro fracasso de bilheteria seguindo “Tão Forte e Tão Perto” e “Larry Crowne – O Amor está de Volta”, depois de quase três décadas como sucesso garantido na abertura de um filme.

4. “Atividade Paranormal 4” – estreou na semana passada na 1ª colocação. Faturou US$ 8,675,000 (-70%) nos mesmos cinemas (3412) da semana passada. Fez uma MPS de US$ 2,542, acumulando uma bilheteria de US$ 42,632,000. Foi a pior queda de um filme da franquia, depois dos 66% perdido pelo terceiro filme e sua arrecadação total ainda está US$ 10 milhões abaixo da bilheteria de estreia da “Atividade Paranormal 3”.

5. “Terror em Silent Hill: Revelação” – Foi outra estreia da semana que não conseguiu enfrentar os filmes já em cartaz. Faturou US$ 8 milhões em 2933 cinemas com uma MPS de US$ 2,728. Também não se saiu tão bem quanto o filme anterior, que faturou US$ 20,15 milhões na estreia. A distribuidora revelou que a Cinemascore deu nota “C”, e 74% do faturamento veio das exibições em 3D.

6. “Busca Implacável 2” empatou com “Silent Hill” na 5ª posição. Na quarta semana desceu da 3ª para a 5ª posição. Faturou US$ 8,000,000 (-40%) em 2995 cinemas (-494), com um MPS de US$ 2,671. Bilheteria acumulada: US$ 117,389,000.

7. “Professor Peso Pesado” – Em cartaz há três semanas, manteve a 7ª posição. Faturou US$ 5,500,000 (-35%) em 2491 cinemas (-523) com um MPS de US$ 2,208, acumulando uma bilheteria de US$ 30,610,000. Segurar a posição foi um bom sinal depois de uma estreia bastante fraca.

8. “A Entidade” – Em sua terceira semana caiu da 6ª para oitava posição. Faturou US$ 5,070,000 (-43%) em 2340 cinemas (-195) com uma MPS de US$ 2,347, totalizando US$ 39,515,000.

9. “Alex Cross” – Em sua segunda semana caiu da 5ª para a 9ª colocação, faturando US$ 5,050,000 (-56%) em 2541 cinemas (+2)com uma média por sala de US$ 1,987, acumulando uma bilheteria de US$ 19,369,000.

10. “Fun Size” – Lançamento da Paramount que recebeu uma nota “B” da Cinemascore, faturou US$ 4,060 milhões em 3014 cinemas, com uma MPS de US$ 1,347.
A pior estreia da semana foi “Chasing Mavericks”, que abriu na 13ª posição com uma bilheteria de apenas US$ 2,2 milhões, embora tenha recebido e melhor nota (“B+”) da pesquisa CinemaScore na semana. Não deve chegar aos US$ 5 milhões.
Independentes – “The Loneliest Planet” liderou uma semana de lançamentos independentes fracos. “The Sessions”, lançamento da semana passada se segurou bem, e “The Other Son” foi lançado num circuito maior do que costumam ser os lançamentos produzidos fora dos grandes estúdios. Além do mais, a concorrência dos filmes “Argo” e “A Viagem”, destinados ao mesmo público adulto, também vêm atrapalhando o circuito independente, que vinha tendo um ano espetacular.

“The Loneliest Planet” faturou US$ 20,400 em dois cinemas, apesar de já estar indo para VOD. Mas a presença de Gael Garcia Bernal acabou dando ao filme sobre escaladas nas montanhas da Ásia a melhor MPS da semana: US$ 10,200.
“The Other Son”, exibido no Festival de Cinema Judaico de São Francisco, faturou US$ 125,000 em 41 cinemas, com uma MPS de US$ 3,049. Lançamento particularmente grande para um filme legendado teve bons resultados. Conta a história de dois órfãos adotados – um judeu e um muçulmano, que vêm descobrir mais tarde que foram trocados na maternidade, e não são quem realmente pensam ser.
“Pusher” – A refilmagem inglesa de um thriller dinamarquês lançado pela Weinstein foi a menor bilheteria de um filme lançado simultaneamente em VOD. Faturou US$ 5,040 em 14 cinemas, com uma MPS de US$ 360.
“The Revisionaries”, exibido no último Festival de Tribeca, faturou US$ 5,000 em uma única sala. Ainda não está definido se a Kino Lorber irá abrir para mais salas já, ou irá esperar pelo anúncio dos concorrentes a uma indicação ao Oscar.
“Holy Motors”, em sua segunda semana continua em cartaz em dois cinemas de Nova York, faturando US$ 15,300. Perdeu somente 19% da bilheteria de estreia e acumula uma bilheteria de US$ 56,000. Estreia em 23 de novembro no Brasil, pela Imovision.
“The House I Live In” está em cartaz há quatro semanas e faturou US$ 25,029 em 12 cinemas, depois de abrir para mais oito salas. Fez uma MPS de US$ 2,085 e acumula uma bilheteria de US$ 111,000. O filme sobre um assunto do momento – a proibição do uso de drogas – continua atraindo a atenção da mídia e tem esperanças na temporada de premiações.
“As Vantagens de Ser Invisível” – Está em cartaz há seis semanas e faturou US$ 1,4 milhão em 736 cinemas (-9), fazendo uma MPS de US$ 1,902. Bilheteria acumulada: US$ 11 208,000. Já é uma das melhores bilheterias de um lançamento em menos de 100 salas, e deve ficar em cartaz por mais tempo. Estreou no Brasil em 19 de outubro.
“A Negociação” – Em cartaz há sete semanas e disponível em VOD, faturou US$ 176,000 em 125 cinemas (-44) com uma MPS de US$ 1,408. Acumula uma bilheteria de US$ 7,350,000. Sua distribuidora norte-americana espera conseguir uma indicação ao Oscar para seu astro Richard Gere. Estreia no Brasil em 14 de dezembro, pela Imagem.
Internacional – Estreando no exterior duas semanas antes dos Estados Unidos, “007 – Operação Skyfall” faturou US$ 77,7 milhões em 25 países. Na maioria deles fez bilheterias maiores do que os filmes anteriores de James Bond estrelados por Daniel Craig, “007 – Casino Royale” e “007 – Quantum of Solace”, que faturaram no total US$ 427 milhões e US$ 418 milhões, respectivamente.
No Reino Unido, “Skyfall” abriu com estimados US$ 32,4 milhões, a segunda maior sexta-feira do reino, atrás somente de “Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte 2”. Ficou ainda 30% acima de “007 – Quantum of Solace” e 76% acima de “007 – Casino Royale”. Liderou as bilheterias da França (US$ 9,1 milhões), da Rússia (US$ 8,6 milhões, 58 % mais que Quantum naquele país), Coreia do Sul (US$ 6,05 milhões), e Brasil (US$ 3,2 milhões).
“Hotel Transilvânia” teve seu melhor fim de semana, com estimados US$ 18,1 milhões e já é a maior bilheteria de Adam Sandler no exterior.
“Atividade Paranormal 4” faturou mais US$ 14,1 milhões em 46 países, e estreia na próxima semana na França e Japão.
“O Legado de Bourne” fez US$ 11 milhões na estreia na China, o que significa mais do que os três filmes anteriores da série Bourne juntos. Sua bilheteria total no exterior está em US$ 138,5 milhões, e no mundo todo já ultrapassa os US$ 250 milhões.
“Busca Implacável 2” faturou mais US$ 9,9 milhões no fim de semana, elevando seu total no exterior para US$ 197,9 milhões. As expectativas são de que chegue aos US$ 300 milhões.

Bilheterias norte-americanas – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Total (US$)
1. “Argo” 12,355,000 60,780,288
2. “Hotel Transilvânia” 9,500,000 130,436,341
3. “A Viagem” 9,400,000 9,400,000
4. “Atividade Paranormal 4” 8,675,000 42,632,365
5. “Busca Implacável 2” 8,000,000 117,388,845
6. “Terror em Silent Hill: Revelação” 8,000,000 8,000,000
7. “Professor Peso Pesado” 5,500,000 30,610,472
8. “A Entidade” 5,070,000 39,514,955
9. “Alex Cross” 5,050,000 19,368,691
10. “Fun Size” 4,060,000 4,060,000

Bilheterias internacionais – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Global (US$) Países
1. “007 – Operação Skyfall” 77,700,000 77,700,000 25
2. “Hotel Transilvânia” 27,600,000 221,736,341 51
3. “Atividade Paranormal 4” 22,775,000 90,932,365 46
4. “Busca Implacável 2” 18,100,000 316,988,845 65
5. “Argo” 17,355,000 67,480,288 16
6. “O Legado Bourne” 11,632,745 251,502,850 26
7. “Terror em Silent Hill: Revelação” 9,500,000 9,500,000 6
8. “A Viagem” 9,400,000 9,400,000 1
9. “O Impossível” 8,700,000 34,300,000 1
10. “Madagascar 3: Os Procurados” 8,400,000 712,091,482 28

Wanda de Andrade é especializada em mercado cinematográfico