ARON FELDMAN – CONHECE?- GANHA MOSTRA NO CCBB PAULISTA

Você conhece o cineasta Aron Feldman? Pois o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, oferece uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer o trabalho deste que é tido como um realziador dos mais influentes, mas de carreira totalmente subterrânea. Aron Feldman (1919-1993) recebe revisão de sua obra na mostra O CINEMA DE ARON FELDMAN, programada de 23 de janeiro a 3 de fevereiro no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado 112, Centro, São Paulo, com entrada franca).
Autor do polêmico “O Mundo de Anônimo Jr.” (1972) – longa-metragem que integra o ciclo denominado Cinema Marginal e é considerado pelos estudiosos como um dos mais radicais dessa escola -, Feldman viu negado o seu certificado de exibição pelo Instituto Nacional do Cinema, num provável conluio com a Censura Federal, o que impediu sua exibição nos cinemas. O filme, que satiriza simbolicamente uma época de repressão e obscurantismo, foi projetado exclusivamente em cineclubes e cinematecas, muitas vezes clandestinamente, e encontra-se há anos fora de circulação. Em texto de 1974, incluído no catálogo do evento (e reproduzido ao final), o crítico e historiador de cinema Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977) afirma: “O que impressiona no comportamento dos comissários governamentais é o desconhecimento que revelaram em matéria específica de cinema brasileiro e mais geralmente em torno de cultura nacional e seus diferentes matizes.”

O CINEMA DE ARON FELDMAN traz outros 11 filmes e vídeos dirigidos pelo autor, que destacam sua versatilidade (estão incluídos documentários abordando fatos sociais e culturais do país) e, principalmente, sua filosofia de criação – fazer com os recursos e condições disponíveis, por mais restritos que fossem. Destacam-se “Casqueiro” (1976), sobre crianças vendedoras às margens da Via Anchieta, “Mangue X Metrô” (1976), que acompanha a desocupação da região do Mangue carioca para a construção do metrô, e “O Pacote” (1982), que trata do desemprego na região do ABC paulista.

Duas raridades, produzidas em VHS no fim da carreira do cineasta, marcam o seu retorno à ficção. Em “A Odisséia de Um Cadáver” (1988) um cadáver feminino é achado no mato por dois caipiras e conduzido à distante delegacia, após mil peripécias. Já “Estranha Criaturas” (1990) uma prostituta jovem é informada por veterana que bichinhos vorazes a estão consumindo e o mesmo poderá ocorrer com a novata quando envelhecer.

Com curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho (responsável pela curadoria do recente ciclo “Clássicos e Raros do Nosso Cinema”), a mostra O CINEMA DE ARON FELDMAN é organizada pela Associação do Audiovisual, entidade responsável pelo Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, pela Mostra do Audiovisual Paulista e pelo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis.

Mais informações podem ser acessadas através do website www.bb.com.br/cultura.