ASSOMBROSO, 15o. CINEFANTASY TRAZ 110 FILMES DE 20 PAÍSES. TUDO GRÁTIS!

O Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico celebra sua 15ª edição com uma programação, que inclui 110 filmes, entre longas e curtas, de 20 países e dos quatro cantos do Brasil, com o melhor do cinema fantástico da atualidade, além de uma homenagem ao produtor Rodrigo Teixeira e atividades afirmativas. O evento acontece de 02 a 09 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. Um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.

 

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. O evento mantém o compromisso e a tradição de ser um espaço inclusivo, sendo uma grande ferramenta para os os cineastas, produtores e realizadores do cinema fantástico nacional e internacional.

 

A sessão de abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

 

Mostra Competitiva de Longas

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina saiu como o país com maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. Para os amantes de filmes violentos com sangue e muito horror, o festival apresenta “Quando O Mal Espreita”,de Demian Rugna, que foi o grande vencedor de Sitges em 2023, e virou um fenômeno mundial, já considerado como o filme da década da América Latina no segmento;  “Auxílio”, de Tamae Garateguy, que estreou no Bifan na Coreia e foi exibido em Sitges; “O Santo” de Agustin Carbonere, que levou prêmio de melhor filme e direção no BAFICI, e “Maria”,de Gabriel Grieco, os três últimos ganham sessões apresentadas pelos diretores dos filmes. A comédia “Lavanderia Nancy Sport”, de Agustín Gregori, também está entre os argentinos selecionados.

 

Inédito em São Paulo,  o aguardado “Augúrio”, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Em première nacional, os longas “Asterrarium”, de Armen H’Akopian e Dmitry Tarkhov (Rússia), “Departamento Editorial De Exploração Espacial”, de Dashan Kong (China),  “Maria”, de Gabriel Grieco (Espanha), com a presença do diretor, “A Capela”, da diretora Carlota Pereda, e O Escalpelador,  de Chad Ferrin (Estados Unidos), sendo este último um terror slasher imperdível para os fãs do gênero.

 

O Brasil vem representado por três títulos inéditos. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessão. O novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão, e “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, que faz sua première na América Latina.

 

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe.

 

Homenageado _ Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, produziu diversos filmes de sucesso como  “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz, “Ad Astra”,  dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por Rodrigo,  “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial”, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

 

On line_ Para todo Brasil

Um recorte da programação estará disponível no formato online na plataforma SPcine Play (https://www.spcineplay.com.br/pages/2),  de 01 a 11 de dezembro, em todo território nacional. O público poderá conferir os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 05 anos.

A programação completa  está disponível no site cinefantasy.com.br

 

Serviço:

15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

de 02 a 09 de dezembro

Onde:

MIS – Museu da Imagem e do Som  – Av. Europa, 178 – Jd. Europa

Cine Satyros Bijou  – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação

Entrada Gratuita

Nas redes sociais:

Site: cinefantasy.com.br

Instagram: @cinefantasyfestival

 

PROGRAMAÇÃO_ 15º CINEFANTASY

DE 02 A 09 DE DEZEMBRO

 

15º CINEFANTASY

 

PROGRAMAÇÃO POR DIA

 

02 DEZ (sábado)

 

CINE SATYROS BIJOU

16:OO – CURTAS: BRASIL FANTÁSTICO

 

MIS

16:OO – LONGA: ASTERRARIUM (Rússia)

 

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: HORROR

 

MIS

19:00 – ABERTURA do 15º CINEFANTASY e exibição de DARIO ARGENTO PANICO (Itália)

 

03 DEZ (domingo)

 

MIS

14:OO – LONGA: PLACA-MÃE (Brasil)

 

CINE SATYROS BIJOU

16:OO – CURTAS: MULHERES FANTÁSTICAS

 

MIS

16:OO – LONGA: AUGÚRIO (Bélgica, Países Baixos e República Democrática do Congo)

 

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: FANTÁSTICO BLACK POWER

 

MIS

18:OO – LONGA: MARÉ DE INVERNO (Canadá)

 

CINE SATYROS BIJOU

20:OO – CURTAS: FANTÁSTICA DIVERSIDADE

 

MIS

20:OO – LONGA: RESSENTIMENTO (Brasil)

 

04 DEZ (segunda-feira)

 

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – SESSÃO HOMENAGEM RODRIGO TEIXEIRA: A SOMBRA DO PAI

 

CINE SATYROS BIJOU

20:OO – SESSÃO HOMENAGEM RODRIGO TEIXEIRA: ANIMAL CORDIAL

 

05 DEZ (terça-feira)

 

MIS

18:OO – LONGA: LAVANDERIA NANCY SPORT (Argentina)

 

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: AMADOR

 

MIS

20:OO – LONGA: A CASA DA ÁRVORE (Brasil)

 

CINE SATYROS BIJOU

20:OO – CURTAS: ESTUDANTE

 

06 DEZ (quarta-feira)

 

MIS

18:OO – LONGA: O ESCALPEADOR (Estados Unidos)

 

MIS

20:OO – LONGA: DEPARTAMENTO EDITORIAL DE EXPLORAÇÃO ESPACIAL (China)

 

07 DEZ (quinta-feira)

 

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: ANIMAÇÃO

 

MIS

18:OO – LONGA: AUXILIO (Argentina e Colômbia)

 

MIS

20:OO – LONGA: O SANTO (Argentina)

 

08 DEZ (sexta-feira)

 

MIS

18:OO – LONGA: A CAPELA (Espanha)

 

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: ESPANHA FANTÁSTICA

 

MIS

20:OO – LONGA: MARIA (Argentina)

 

CINE SATYROS BIJOU

20:OO – CURTAS: FANTASIA

 

CINE SATYROS BIJOU

22:OO – CURTAS: FICÇÃO CIENTÍFICA

 

09 DEZ (sábado)

 

MIS

18:OO – LONGA: QUANDO O MAL ESPREITA (Argentina)

 

MIS

19:00 – ENCERRAMENTO do 15º CINEFANTASY

 

FILMES

 

LONGAS-METRAGENS

 

A CASA DA ÁRVORE

THE TREE HOUSE

Ficção | Suspense | 80’42 | Cor | 2023 | 14 anos | São Paulo, SP, Brasil

Direção: Flávio Ermínio

Roteiro: Franz Keppler

Elenco: Cris Werson, Pedro Bosnich, Rosi Campos e Leonardo Miggiorin

 

Dora, uma bióloga de 45 anos, mora sozinha em uma casa isolada, onde realiza uma pesquisa eticamente questionável. Procurando um parceiro em quem possa confiar, ela contrata um novo cuidador, Mateus, sem perceber que ele também está escondendo seus próprios segredos. Aos poucos, os dois vão se aproximando e Mateus finalmente descobre mais sobre a pesquisa de Dora: a compostagem humana. Mateus, que se candidatou ao emprego em busca do pai, que acredita ter trabalhado na casa antes de desaparecer sem denunciar, confronta Dora, mas ela consegue atraí-lo como presa para seu escritório, na Casa da Árvore.

 

ASTERRARIUM

SDOKHNUT’ NUJNO CHTOBY VY PRIEKHALI

Ficção | Comédia Fantástica | 95′ | Cor | 2021 | 14 anos | Rússia

Direção e Roteiro: Armen H’Akopian e Dmitry Tarkhov

Elenco: Yuliya Aug e Alexey Guskov

 

ÚLTIMO CHAMADO PARA O AMOR E O ÓDIO

Atualidade. Um cometa se aproxima da Terra, carregando a destruição final.

O governo está dissolvido, não há comunicação nem transporte. O mundo está um caos.

Isso não impede que os personagens principais, Anna e Andrei, um casal que mora em uma cidade do interior, esperem que seus filhos, que haviam deixado a cidade há nove anos, voltem. Eles sonham em reunir a família para este último evento. Os filhos vêm, mas a reunião familiar torna a vida do casal muito mais difícil. O cometa está se aproximando, e todos precisam falar tudo o que não disseram antes. No entanto, as palavras mais importantes trazem à tona queixas acumuladas ao longo dos anos, desejos ocultos, esqueletos no armário; os personagens não podem sequer se reunir em torno da mesa festiva. Será que eles vão conseguir ficar em família ou o apocalipse acontecerá muito antes da chegada do cometa?

 

O SANTO

EL SANTO

Ficção | Drama, Fantasia | 86′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção e Roteiro: Agustin Carbonere

Elenco: Roberto Suárez, Elisa Carricajo, Benjamín Mateos, Claudio da Passano e José Fogwill

 

Esta é a história de Rubén, um curandeiro de origem humilde que atende seus pacientes em uma pequena sala comercial onde também mora. Sua fama é modesta, mas não suas técnicas de cura, que são extravagantes e perturbadoras. Com a aparição de Benjamin, sua sorte mudará: ele se tornará popular e gerará um culto ao seu redor, que crescerá e se tornará um santo aos olhos dos demais. Mas essa fama vai acabar sendo o seu próprio inferno.

 

LAVANDERIA NANCY SPORT

LAVANDERÍA NANCY SPORT

Ficção | Drama, Fantasia | 80′ | Cor | 2021 | 12 anos | Argentina

Direção: Agustín Gregori

Roteiro: Agustín Gregori E Daniel Gregori

Elenco: Quico Tealdo, Estela Robatto, Marina Rodriguez, Ezequiel Ziaurriz

 

O crime de Don Pipo, um renomado fabricante de sorvetes, desperta interesse e polêmica em uma pacata cidade da Patagônia. Ao mesmo tempo, algumas bananas misteriosas são investigadas pela polícia, enquanto dois jovens furiosos e descarados entram em uma lavanderia determinados a buscar a diversão que a cidade não tem.

 

MARIA

Ficção | Ficção Científica | 70′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção: Gabriel Grieco e Nicanor Loreti

Roteiro: Nicanor Loreti

Elenco: Sofía Gala Castiglione, Malena Sánchez, Sergio Boris, Magui Bravi.

 

Alina é engenheira de som de cinema. Um dia ela é convidada para fazer o som direto para um filme erótico no qual Maria Black, uma famosa estrela do gênero que havia se aposentado, participaria. Quando Maria tem um ataque cardíaco e morre no meio das filmagens, e os produtores decidem não chamar a polícia, é desencadeada uma série de eventos sinistros e inesperados que colocarão em risco a vida de todos.

 

RESSENTIMENTO

RESENTMENT

Ficção | Horror, Drama | 77′ | Cor | 2022 | 12 anos | Brasil

Direção e Roteiro: Mariana Vita e Denis Augusto

Elenco: Andressa Francelino, Beatriz Napoleone Souza e João Folcato

 

A chegada de um cachorro de rua desestabiliza a aparente calmaria do dia a dia de pai, mãe e filha num sítio no interior de São Paulo. Observe a experiência de Judite e Ester, seus sonhos premonitórios, suas visões e a manifestação do peso das relações de família.

 

O ESCALPELADOR

SCALPER

Ficção | Horror | 83′ | Cor | 2023 | 16 anos | Estados Unidos da América

Direção e Roteiro: Chad Ferrin

Elenco: Susan Priver, Jake Busey, Bai Ling, Robert Miano e Kelli Maroney

 

Todos no entorno da vidente Clementine Carter estão sendo brutalmente assassinados por um assassino mascarado conhecido como “O Escalpelador”. Seria o psicopata morto Andrew Lubitz ressurgido do túmulo, um assassino plagiador ou mesmo um horror além da imaginação? Clementine precisa usar suas visões para estar um passo à frente da lâmina do maníaco e solucionar o mistério.

 

MARÉ DE INVERNO

WINTERTIDE

Ficção | Horror | 97′ | Cor | 2023 | 14 anos | Canadá

Direção: John Barnard

Roteiro: John Barnard, Carrie May Siggins

Elenco: Niamh Carolan, Solange Sookram, Jeremy Walmsley, Jessie Nobess, Colleen Furlan, John B. Lowe, Michael O’Sullivan

 

Beth, uma vigilante voluntária de uma cidade isolada no norte, batalha com uma epidemia de depressão que transforma os poucos residentes remanescentes em autômatos vazios, parecidos com zumbis. Ela descobre que, entrando numa dimensão alternativa através de seus sonhos, é capaz de evitar a enfermidade durante o longo e possivelmente interminável inverno. Mas seu poder será suficiente para mantê-la a salvo?

 

QUANDO O MAL ESPREITA

CUANDO ACECHA LA MALDAD

Ficção | Horror | 99′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção e Roteiro: Demián Rugna

Elenco: Ezequiel Rodríguez, Demian Salomón, Silvina Sabater

 

Em uma aldeia remota, dois irmãos descobrem um homem infectado por forças do mal que está prestes a dar à luz um demônio. Desesperados para impedir que o Mal entre em seu mundo pacífico, os irmãos se deparam com a terrível verdade: é tarde demais.

 

PLACA-MÃE

MOTHERBOARD

Animação | Ficção científica | 105′ | Cor | 2023 | 10 anos | Brasil

Direção e Roteiro: Igor Bastos

Vozes: Áurea Baptista, Guilherme Barcellos, Keka Bittencourt, Marcello Crawshaw, Carlos Cunha, Stevan Gaipove e Otto Guerra

 

Uma Robô tem cidadania. Como cidadã ela ganha o direito de adotar duas crianças. Em um mal entendido durante a adoção David o garoto foge com medo de sua irmã Lina perder o sonhado lar. Enquanto David lida com os perigos da cidade, Nadi tenta encontrá-lo.

 

 

AUXÍLIO

AUXILIO – THE POWER OF SIN

Ficção | Horror | 80′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina e Colômbia

Direção: Tamae Garateguy

Roteiro: Miguel Forza de Paul

Elenco:Cumelén Sanz, Marcela Benjumea, Gerardo Romano, Paula Carruega, Martina Garello, Anahí Martella, Camila Toker, Verónica Intile, Eva Dans, Lorena Damonte, Patricia Castro, Carina Conti, Jazmín Rodríguez, Celina Demarchi, Gabi Valenti, Germán Baudino.

 

Em 1931, Emília, uma jovem rebelde e desafiadora, é enviada por seu pai para um convento. Sua chegada desencadeia manifestações paranormais no local, que se tornam cada vez mais fortes para todos as internas, religiosas e detentas com doenças mentais, mas ainda mais para Emília, como um grito de socorro impossível de ignorar.

 

AUGÚRIO

AUGURE

Ficção | Horror | 80′ | Cor | 2023 | 14 anos | Bélgica/ Países Baixos/ República Democrática do Congo

Direção e Roteiro: Baloji

Elenco: Marc Zinga, Lucie Debay, Eliane Umuhire, Yves-Marina Gnahoua e Marcel Otete Kabeya

 

Depois de quinze anos longe de seu país, Koffi viaja da Bélgica para o Congo com sua companheira, uma mulher branca grávida. A recepção de sua família é estranha e fria, uma situação que só vai piorar com o passar dos dias. O que Koffi não sabe é que seus compatriotas acreditam que ele seja um bruxo de outra terra.

 

DEPARTAMENTO EDITORIAL DE EXPLORAÇÃO ESPACIAL

JOURNEY TO THE WEST

Ficção | Ficção científica | 118′ |Cor | 2021 | 14 anos | China

Direção: Dashan Kong

Roteiro: Dashan Kong e Roy Wang

Elenco: Haoyu Yang,  Ai Liya,  Roy Wang, Chimy Jiang e Chenchen Sheng

 

Tang Zhijun, um homem de meia-idade deprimido, é o editor-chefe de uma revista de ficção científica. Uma questão que o intrigou durante toda a vida o leva a embarcar em outra jornada para encontrar alienígenas.

 

A CAPELA

LA ERMITA

Ficção | Horror | 105′ | Cor | 2023 | 14 anos | Espanha

Direção: Carlota Pereda

Roteiro: Carlota Pereda,  Albert Bertran e Carmelo Viera

Elenco: Belén Rueda, Maia Zaitegi, Loreto Mauleón, Elena Irureta, Josean Bengoetxea

 

A mãe da jovem Emma está em estágio avançado de uma doença terminal. Ela foge da situação concentrando seus esforços na comunicação com o espírito de uma menina que acredita que mora na capela de sua vila. Para isso, ela recorre a Carol, que dizem ser médium, na esperança de que ela possa ajudá-la a atingir seu objetivo.

 

DARIO ARGENTO PÂNICO

Documentário | Horror | 97′ | Cor | 2023 | 14 anos | Itália e Reino Unido

Direção: Simone Scafidi

Roteiro: Manlio Gomarasca, Davide Pulici e Simone Scafidi

Elenco: Dario Argento, Guillermo Del Toro, Gaspar Noé, Nicolas Winding Refn e Asia Argento

 

Em quartos de hotéis, protegido do mundo exterior, Dario Argento criou seus filmes mais aclamados. Hoje, ele está escrevendo seu último. Desta vez, no entanto, não está só. Ele volta ao hotel para concluir seu roteiro e ser entrevistado, filmado e acompanhado por uma equipe que grava um filme sobre ele. Argento inicialmente não se sente à vontade, lutando para encontrar tranquilidade tanto para terminar o processo de escrita quanto para confiar em quem o entrevista. Mas o demônio do cinema, que nunca o abandonou, o empurrará, mais uma vez, à entrega total.

 

MOSTRA AMADOR

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 77’02

 

A AMARRAÇÃO AMOROSA

THE LOVING MOORING

Ficção | Horror | 9’00 | Cor | 2021 | São Paulo, Brasil

Direção: Helena Valentine, Giuliano Genesi

Roteiro: Helena Valentine

Elenco: Tais Haydee, Jhonny Medeiros Junior, Betânia Betcher, Heloisa Delfino, Elizabeth Santos, Giuliano Genesi

 

Após o fim do relacionamento, Vanessa decide fazer uma amarração amorosa para voltar com seu antigo amor. Ela estará disposta a pagar o preço?

 

EMARANHAMENTO & DISSOLUÇÃO

ENTANGLEMENT & DISSOLUTION

Animação | Experimental, Horror | 3’09 | P&B | 2023 | São Paulo, SP, Brasil

Direção e Roteiro: Rafael Clemente

Elenco: Rafael Clemente

 

Através de uma viagem elétrica, Ego chega ao destino e encontra algo inesperado. Agora, só uma conversa com o anfitrião resolverá algumas dúvidas.

 

LOBO

WOLF

Ficção | Horror, Drama | 10’50 | P&B | 2022 | Tietê, SP, Brasil

Direção e Roteiro: Giovani Beloto

Elenco: Suzane Silva Leite Benetti, Lucas Moretti, Mário Fernando da Silva

 

Uma família do interior é odiada pela maldição do lobisomem. Isolados na mata, seus medos e traumas são revividos sempre que chega a lua cheia.

 

MINHA PRIMEIRA MEMÓRIA

MY FIRST MEMORY

Animação | Experimental, Surrealismo | 08’21 | Cor | 2021 | Recife, PE, Brasil

Direção e Roteiro: Lara Salsa

 

Minha Primeira Memória é um curta de animação surrealista que retrata a visão da autora Lara Mendes Salsa sobre sua primeira memória, a partir das sensações, ruídos, sombras, sentimentos e imagens que flutuam em nossas mentes quando voltamos ao nosso primeiras lembranças, fio condutor da narrativa.

 

NÃO EXISTE PÔR DO SOL

ABSENT SUNSET

Ficção | Sci-Fi, Horror | 15’59 | Cor | 2022 | João Pessoa, PB, Brasil

Direção e Roteiro: Janaína Lacerda

+Elenco: Tavinho Teixeira

 

Sua cabeça não está preparada para tanta pressão!!!

 

POSOLOGIA

POSOLOGY

Ficção | Experimental | 17’18 | P&B | 2023 | Belo Horizonte, MG, Brasil

Direção e Roteiro: Fábio Narciso

Elenco: Artur Tomáz, Dara Ayê, Aline Lussanti

 

Luís é um enfermeiro que tenta seguir sua rotina perfeita em um hospital psiquiátrico.

SUBNEWS – UMA AVENTURA SUBMARINA

SUBNEWS – AN UNDERWATER ADVENTURE

Animação | Aventura | 7’14 | Cor | 2020 | Fortaleza, CE, Brasil

Direção e Roteiro: Alex Sandro Santos Ferreira

Elenco: Alex Sandro Santos Ferreira, Gabriel Greggio Ferreira, Levy Mota

 

Uma aventura em stopmotion, que conta as aventuras do Capitão Verun e da tripulação da SUBNEWS contra as forças da Federação FakeNews em um ambiente subaquático repleto de cenas fantásticas.

 

VEM BRINCAR COMIGO

COME PLAY WITH ME

Ficção | Horror | 5’11 | Cor | 2022 | Belo Horizonte, MG, Brasil

Direção e Roteiro: Cassio Siervuli

Elenco: Bruna Avelar, Lucas Carmo, Raika Dias

 

Pode um filme carregar uma maldição?

 

MOSTRA ANIMAÇÃO

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 87’

 

A ÁRVORE DE ALFAJOR

THE ALFAJOR TREE

Animação | Fantasia | 9′ | Cor | 2023 | Florianópolis, SC, Brasil

Direção e Roteiro: Marcela Soares

 

Uma mulher acorda. Ao se sentar, ela percebeu que estava diante de uma Floresta de Sequóias Gigantes. Caminhando pela trilha de terra molhada, ela encontra o que mais a assombra: seus sonhos e medos.

 

A LONGA CHUVA

LA LA LONGUE PLUIE

Animação | Ficção Científica | 5’08 | Cor | 2023 | França

Direção: Cassandre Léonard

Roteiro: Cassandre Léonard

Elenco: Maïly Felix, Anne Dupressoir

 

Uma chuva contínua cai sobre a selva de mofo onde Mérove caiu. Em busca de abrigo, trombas d’água e cogumelos cada vez mais intrusivos colocarão à prova a resistência do astronauta.

 

ASHKASHA

Animação | Experimental, Fantasia, Ficção Científica | 6’17 | Cor | 2022 | Espanha

Direção e Roteiro: Lara Maltz

 

Ashkasha é um ser vivo guiado pela curiosidade, o que a leva a perder a cabeça e ficar presa nas profundezas, onde ela fica submersa em uma jornada de descoberta.

 

BODAS DE ESCAMAS

NOCES D’ÉCAILLES

Animação | Fantasia | 6’49 | Cor | 2022 | França

Direção: Maud Jaskula, Lara Jaskula

Roteiro: Maud Jaskula, Lara Jaskula

 

O marinheiro Tob mora isolado em sua casa de frente para o mar. Solitário, ele passa os dias revivendo as mais lindas lembranças com sua esposa, Ava, falecida há alguns anos. Um dia, enquanto pescava, ele pegou um peixe muito estranho: uma sereia. Neste momento, o espírito de Ava aparece para guiá-lo.

 

CANDICE

Animação | Fantasia | 2’52 | Cor | 2022 | França

Direção: Swann Valenza

Roteiro: Swann Valenza

 

Candice é uma jovem, que passa seus dias sofrendo bullying de outras crianças. Um dia ela encontra um gato morto que pede a ela que o “conserte”. Ela então irá procurar todos os animais mortos possíveis para fazer novos amigos.

 

CIRANDA FEITICEIRA

BEWITCHED DANCE

Animação | Fantasia | 10’25 | Cor | 2023 | Recife, PE, Brasil

Direção: Lula Gonzaga, Tiago Delácio

Roteiro: Silvana Delácio, Ana Porto

Elenco: Lia de Itamaracá

 

Janaina compartilha com a mãe o ritual da pesca na ilha de Itamaracá. Enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonhos, poesia e música.

 

Janaina shares with her mother the ritual of fishing on the island of Itamaracá. They face the pain and the beauty of life cycles with dreams, poetry, and music.

 

DEADLINE

Animação | Terror | 13’00 | Cor | 2023 | Israel

Direção: Idan Gilboa

Roteiro: Idan Gilboa

 

Algumas velhinhas irrelevantes se encontram em um dia rotineiro enquanto esperam na fila do posto de saúde e fazem uma descoberta que mudará suas vidas.

Ao adulterar a fila de morte pré-ordenada determinada lá em cima, elas podem atrasar sua própria ruína. Instantaneamente elas formam um pacto assassino e decidem não só garantir a sua própria sobrevivência, mas também acertar contas antigas com aqueles que as ignoraram ou as maltrataram. A catástrofe burocrática que elas infligem à Morte rapidamente se transforma numa vingança pessoal entre elas.

 

A couple of irrelevant old ladies meet on a routine day while waiting in line at the health clinic and make a life-changing discovery. By tampering with the pre-ordained death queue determined up above, they can delay their own doom.

Instantaneously they form a murderous pact and set out to not only ensure their own survival, but also to settle some old accounts with those that have overlooked or mistreated them. The bureaucratic catastrophe that they inflict on Death quickly turns into a personal vendetta between them.

 

NÃO MAIS ATRÁS DE VOCÊ

NOT BEHIND YOU

Animação | Fantasia | 5’00 | Cor | 2022 | Taiwan

Direção: Yu Tung

Roteiro: Yu Tung, Yu-cheng Yu

 

Uma jovem chamada Ning superou a dor de perder o pai aprendendo a andar de bicicleta.

 

A young girl named Ning overcame the grief of losing her father by learning to ride a bicycle.

 

O CACTO

THE CACTUS

Animação | Terror | 10’25 | Cor | 2022 | São Paulo, SP, Brasil

Direção e Roteiro: Ricardo Kump

 

Um homem, perturbado por uma grave doença do sistema nervoso, fica paralisado em um ambiente remoto e hostil após um acidente. Sua situação toma novos rumos à medida que ele se rende e aceita sua nova realidade. Um filme de terror inspirado no conto “Ser polvo” de Santiago Dabove (1889 – 1951).

 

A man, troubled by a severe nervous system disease, finds himself paralyzed in a remote and hostile environment after an accident. His situation takes a new route as he surrenders and accepts his new reality. An horror film inspired by Santiago Dabove (1889 – 1951) short story “Ser polvo”.

 

O HOMEM QUE TOCOU NA BOLA

L’ HOMME QUI TOUCHAIT LA BOULE

Animação | Fantasia | 6’17 | Cor | 2022 | Bélgica

Direção: Sylvain Hua

Roteiro: Sylvain Hua

Elenco: Kelvin Hua, Sylvain Hua

 

Após seu encontro com o Sr. Bushy, o Sr. Bald verá sua vida escapar gradualmente de seu controle, devido a… um ovo gigante dado a ele pelo Sr. Bushy…

 

Following his encounter with M. Bushy, Mr. Bald will see his life gradually slip out of his control, due… to a giant egg given to him by Mr. Bushy…

 

O MATADOR DO TEMPO

LE TUEUR DE TEMPS

Animação | Fantasia | 7’21 | Cor | 2021 | França

Direção: Jean Vergé

Roteiro: Jean Vergé

 

Um homem com pressa perde o metrô sendo forçado a esperar. Sentado, ele tenta matar o tempo girando os polegares. É o ponto de partida de uma jornada preparatória que deve conduzi-lo a… si mesmo.

 

A man in a hurry just misses his metro train and is forced to wait. Sitting, he tries to kill time by rolling his thumbs. It is the starting point of an initiatory journey which must lead him towards… himself.

 

OVO

Animação | Ficção Científica, Comédia | 6’40 | Cor | 2023 | França

Direção: Stiv Spasojevic

Roteiro: Santiago Pajares

 

Esta é a história do encontro entre um robô surpreendente do espaço sideral e um adorável passarinho recém nascido do ovo…

 

This is the story of a meeting between an astonishing robot from outer space and an adorable little bird just hatched from its egg…

 

MOSTRA BRASIL FANTÁSTICO

Classificação indicativa: 18 anos

Duração: 79’21

 

AS LAVADEIRAS DO RIO ACARAÚ TRANSFORMAM A EMBARCAÇÃO EM NAVE DE CONDUÇÃO

THE WASHERWOMEN OF THE ACARAÚ RIVER TURN THE BOAT INTO A STARSHIP

Ficção | Experimental | 13’08 | Cor | 2021 | Brasil

Direção e Roteiro: Kulumym-Açu

Elenco: Akwa Rodrigues da Silva, kulumym-açu, Tulipa Magalhães

 

O fluxo das águas do Rio Acaraú que atravessa a cidade de Sobral/CE conta a história onde o esfregar e o voar fazem parte do mesmo gesto coletivo.

 

The flow of the waters of the Acaraú River, which runs through the city of Sobral, Ceará, tells the story where rubbing and flying are part of the same collective gesture.

 

COLHEITA MALDITA

CHILDREN OF THE CORN

Ficção | Experimental | 11’50 | Cor | 2021 | Brasil

Direção e Roteiro: Denilson Baniwa

Elenco: Denilson Baniwa

 

Referência paródica ao filme de terror “Colheita Maldita” (Fritz Kiersch, 1984) conectando a relação predatória do capitalismo com a natureza. Com recorte no Brasil, a história apresenta as consequências drásticas desta relação, em especial aos povos indígenas.

 

Parodic reference to the horror film “Children of the Corn” (Fritz Kiersch, 1984), connecting the predatory relationship of capitalism with nature. Focusing on Brazil, the story presents the drastic consequences of this relationship, especially for indigenous people.

 

IBIRAPITANGA

Ficção | Experimental | 07’53 | Cor | 2023 | Brasil

Direção e Roteiro: Olinda Wanderley

Elenco: Yawar Tupinambá

 

Um filme experimental que retrata a visão da árvore Ibirapitanga, uma entidade. Ibirapitanga é o Pau Brasil, uma das árvores mais significativas do Brasil e do bioma onde ocorre. O enredo provoca uma reflexão sobre a importância da Mata Atlântica, e das árvores, para a humanidade, e sua influência na construção e manutenção da vida na terra. Tudo está ligado, e temos a mesma origem. Tudo é orgânico, e passa por transformações. Nossa existência, assim como a das árvores, é impermanente. Entender esse movimento nos dá sabedoria para entender nosso corpo território, entender que somos natureza.

 

An experimental film that portrays the perspective of the Ibirapitanga tree, an entity. Ibirapitanga is the Brazilwood tree, one of the most significant trees in Brazil and its native biome. The plot prompts a reflection on the importance of the Atlantic Forest and trees for humanity, and their influence on the construction and maintenance of life on Earth. Everything is interconnected, and we share the same origin. Everything is organic and undergoes transformations. Our existence, just like that of trees, is impermanent. Understanding this movement grants us wisdom to comprehend our body as a territory and to realize that we are part of nature.

 

KARAIW A’E WÀ (OS CIVILIZADOS)

CIVILIZED ONES

Ficção | Experimental | 14’30 | Cor | 2022 | Brasil

Direção e Roteiro: Zahy Guajajara

Elenco: Zahy Guajajara

 

Em Karaiw a’e wà (2022), videoinstalação desenvolvida para Nakoada: estratégias para a arte moderna, Zahy Guajajara resgata a palavra “karaiw”, que significa civilizado, para questionar a construção do indígena “selvagem” e “bárbaro”, imagem enraizada pela colonialidade. Na obra, a invenção da civilidade é colocada à prova juntamente com os ideais de progresso, intelectualidade e modernização.

 

In “Karaiw a’e wà”, a video installation developed for “Nakoada: Strategies for Modern Art,” Zahy Guajajara reclaims the word “karaiw,” which means civilized, to question the construction of the indigenous as “savage” and “barbaric,” an image deeply rooted in colonialism. In the work, the invention of civility is put to the test along with the ideals of progress, intellectuality, and modernization.

 

PE ATAJU JUMALI: AR QUENTE

PE ATAJU JUMALI: HOT AIR

 

Ficção | Experimental | 25’00 | Cor | 2023 | Brasil

Direção e Roteiro: Margarita Weweli-Lukana, Juma Pariri, Frê Arvora, Gurcius Gwedner, Amaya Torres, Jules Zinn, Juan Camilo Herrera Casilimas e Juliana Pongutá Forero.

Elenco: Lígia Marina, Margarita Rodriguez Weweli-Lukana

 

Os países do Norte Global são os maiores poluidores do planeta com suas emissões de CO2. Assim, criaram o sistema de créditos de carbono, que finge proteger florestas no Sul Global, que já são protegidas por seus povos originários. Uma farsa típica do capitalismo financeiro conhecida como “ar quente”. Os seres daquelas florestas, através de suas ativAÇÕES perforMÁGICAS, vieram revelar essa grande farsa e convidar a todos para fazer justiça ambiental.

 

The Global North countries are the planet’s biggest polluters with their CO2 emissions. As a result, they’ve created the carbon credit system, which pretends to protect forests in the Global South, already safeguarded by their indigenous peoples. It’s a typical hoax of financial capitalism known as “hot air.” The beings of those forests, through their ‘magical-performance’ acti(vati)ons, have come to expose this great deception and invite everyone to seek environmental justice.

 

XE ÑE’E (MEU SER)

MY BEING

Ficção | Experimental | 7’00 | Cor | 2023 | Brasil

Direção e Roteiro: Graciela Guarani

Elenco: Tiniá Guarani Pankararu

 

O curta experimental artístico é uma exposição autoral sobre o pensar e o fazer coletivo, partindo da prática de vivências subjetivas, revelando a alteridade do corpo originário e como cada um carrega seu existir, assim como o Ñe’e, onde o princípio do nosso ser se baseia nesta palavra-alma que sustenta a nossa existência, e a maneira de como carregamos cada essência e como é único o ser de cada pessoa.

 

The artistic experimental short film is a self-authored exhibition about thinking and collective creation, starting from the practice of subjective experiences, revealing the otherness of the original body and how each one carries their existence, just like ‘Ñe’e,’ where the principle of our being is based on this soul-word that sustains our existence, and the way we carry each essence and how unique each person’s being is.

 

MOSTRA ESPANHA FANTÁSTICA

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 98’37

 

ANASTATICA

Ficção | Drama, Fantástico | 17’00 | Cor | 2023 | Espanha

Direção e Roteiro: David Alesina

Elenco: Cristina Gàmiz Caurin, Abril Borrás Camuñas, Carmen Morales

 

Num universo distópico onde as pessoas, quando morrem, caminham mecanicamente até ao mar para nele desaparecerem, Helena decidiu trancar o corpo da filha falecida em casa. Agindo como se nada tivesse acontecido, ela se depara com as consequências de seus atos e forçada a decidir o que fazer com sua filha.

 

In a dystopian universe where people, when they die, mechanically walk to the sea to disappear into it, Helena decided to lock her deceased daughter’s body in the house. Acting as if nothing had happened, she faces the consequences of her actions and is forced to decide what to do with her daughter.

 

A NOVA

LA NUEVA

Ficção | Horror, Drama, Fantasia | 15′ | Cor | 2022 | Espanha

Direção e Roteiro: Ivan Villamel

Elenco: Amaia Sagasti, Yoel Guillen, Coque Sanchez, Alex Romero

 

Maria é a nova professora de um antigo colégio religioso. Logo em seu primeiro dia, tem que lidar com um grupo de crianças rebeldes, e situações inesperadas que podem transformar a sala de aula em um verdadeiro inferno.

 

Maria is the new teacher at an old religious school. On her first day, she has to deal with a group of rebellious children, and unexpected situations that can turn the classroom into a real hell.

 

AS DOENÇAS DAS ÁRVORES

LAS ENFERMEDADES DE LOS ÁRBOLES

Ficção | Experimental | 11’50 | Cor | 2022 | Espanha

Direção e Roteiro: Dídac Gimeno

Elenco: María Algora, Pablo Raijenstein

 

Durante uma sessão de hipnose, uma garota se lembra de como uma árvore lhe causou uma doença estranha. À medida que a doença progride, os dois organismos unem-se num vínculo que revela o seu lugar no universo.

 

During a hypnosis session, a girl remembers how a tree gave her a strange disease. As the disease progresses, the two organisms come together in a bond that reveals their place in the universe.

 

CARAOSCURA

Ficção | Horror, Fantasia | 10’00 | Cor | 2022 | Espanha

Direção: Germán Sancho, Raúl Cerezo

Roteiro: Germán Sancho, Javier Trigales

Elenco: Alba Bersabé, Asier Flores

 

Diz a lenda que durante uma noite fria de janeiro, Caraoscura vagueia pelas ruas de uma vila remota. A pequena Carla acorda assustada no meio da noite. Seu irmão mais velho, Lucas, tenta tranquilizá-la e convencê-la de que Caraoscura não existe.

 

Legend has it that during a cold January night, Caraoscura wanders the streets of a remote village. Little Carla wakes up frightened in the middle of the night. Her older brother, Lucas, tries to reassure her and convince her that Caraoscura does not exist.

 

MATADOR DE SEREIA

Mermaid Killer

Ficção | Horror | 14’00 | Cor | 2022 | Espanha

Direção e Roteiro: Joel Codina e Israel González

Elenco: Domenico Balsamo, Benjamin Fisher, Roberto Garcia, Ivan Massagué, Daniel Prim, Alberto Raw e Bruna Rubio

 

Um grupo de piratas persegue uma garota em uma floresta, mas acabam descobrindo algo que não poderiam imaginar nem em seus piores pesadelos.

 

A group of pirates pursue a girl in a forest, but end up discovering something they couldn’t imagine in their worst nightmares.

 

MINHA CRIATURINHA

Mi Criaturita

Ficção | Thriller, Fantástico | 16’00 | Cor | 2022 | Espanha

Direção e Roteiro: Álvaro Laguna

Elenco: Clara Ingold, Pedro Brandariz

 

O feto de uma estranha criatura desperta em Flor um sentimento de maternidade há muito reprimido.

 

The fetus of a strange creature awakens in Flor a long-repressed feeling of motherhood.

 

NÃO HÁ FANTASMAS

NO HAY FANTASMAS

Ficção | Drama, Fantástico | 14’47 | Cor | 2022 | Espanha

Direção: Nacho Solana

Roteiro: Jordi Farga

Elenco: Catalina Sopelana, Loli Astoreka e Agus Ruiz

 

Não existem fantasmas, são os ecos de alguém que já esteve entre nós…

 

There are no ghosts, they are the echoes of someone who was once among us…

 

 

MOSTRA ESTUDANTE

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 113’50

 

A MALA

THE SUITCASE

Animação | Experimental | 09’49 | Cor | 2022 | UNISUL, Tubarão, SC, Brasil

Direção e Roteiro: Matheus Mendes

Elenco: Natália Paes e Marina Silveira Batista

 

Após comprar uma mala, Ophelia caminha em direção desconhecida, assombrada por seus traumas e uma misteriosa sombra.

 

After buying a suitcase, Ophelia walks in an unknown direction, haunted by her traumas and a mysterious shadow.

 

CEIFAR CANSA

TIRED OF REAPING

Ficção | Drama, Comédia, Fantasia | 17’54 | Cor | 2023 | FAAP, São Paulo, SP, Brasil

Direção e Roteiro: Bruno L. Gaudencio

Elenco: Lisando Di Próspero, Carol Severian e Marcos Meira

 

Helena, uma psicóloga recém-formada, se depara com seu pai sendo levado pela Morte — de capuz, foice e já cansada de toda a burocracia do seu trabalho. A fim de convencer a sombria entidade a não levar seu familiar, Helena a convida para uma terapia.

 

Helena, a recently graduated psychologist, finds her father being taken by Death – hood, scythe and all, tired of all the bureaucracy of its work. In order to convince the shadowy entity to not take her dad, Helena invites Death to a therapy session.

 

ELA VEM BUSCAR OS MEUS DENTES

SHE COMES FOR MY TEETH

Animação | Terror, Horror | 02’03 | P&B, Cor | 2022 | Faculdade Méliès, São Paulo, SP, Brasil

Direção e Roteiro: Patricia Felix Wagner

 

Denise começa a ver uma criatura em seu quarto. Ela tenta acreditar que é apenas sua imaginação, mas acontece que seus dentes são extraídos brutalmente. Moedas debaixo do travesseiro revelam o que era.

 

Denise starts seeing a creature in her room. She tries to believe it’s only her imagination but turns out that her teeth are being brutally extracted. Coins under her pillow reveal what it was.

 

FRANKENSTELLA

Ficção | Horror | 13’16 | Cor | 2023 | CEUNSP, Salto, SP, Brasil

Direção e Roteiro: Iferrdo

Elenco: Leandro Oliveira, Gabi Pascale, Natália Orsi, Matteo Lucca, Manu Fanchini, Mariana Transfereti Bonet e Gioconda

 

“Frankenstella” conta a história de Victor, uma criança que perde sua mãe, Stella, em um acidente de carro. Com dificuldades de aceitar a morte, Victor se inspira no conto “Frankenstein” e tenta trazer sua mãe de volta à vida.

 

“Frankenstella” tells the story of Victor, a child who loses his mother, Stella, in a car accident. Having difficulty accepting death, Victor is inspired by the “Frankenstein” story and tries to bring his mother back to life.

 

NOITES EM CLARO

SLEEPLESS NIGHTS

Ficção | Terror | 19’49 | Cor | 2022 | ECA/CCBJ, Fortaleza, CE, Brasil

Direção e Roteiro: Elvis Alves

Elenco: Éricles Carmo, Aléxia Solon, Rafael Rodrigues e Wallace Douglas

 

Carlos, um entregador de comida, precisa lidar com o apavorante toque de recolher imposto pela polícia em sua comunidade enquanto tenta lidar com a presença de uma entidade sobrenatural.

 

Carlos, a food delivery boy, must deal with the terrifying curfew imposed by the police in his community as he tries to deal with the presence of a supernatural entity.

 

SERESTA

SERENADE

Ficção | Comédia, Fantasia | 20′ | Cor | 2022 | Uesb, Vitória da Conquista, BA, Brasil

Direção e Roteiro: Duba Rodrigues

Elenco: Adriana Amorim, Evandro Correia, Antônio Maciel, Roney George, Luiz D’Luzia, Glauber Lacerda, Fernando Couto,Rebeca Dias e Josy da Costa

 

A família de Anália tenta encontrar uma forma de interromper a terrível situação que se abateu sobre ela: ela não para de dançar.

 

Anália’s family tries to find a way to interrupt the terrible situation that befell her: she won’t stop dancing.

 

SOB CONCRETO

UNDER CONCRETE

Ficção | Horror, Drama | 19’59 | Cor | 2023 | UnB, Brasília, DF, Brasil

Direção e Roteiro: Gabriel Machado de Araújo

Elenco: Letícia Rudra, Lúcio Campello, Igor Ariel Mello, Ivã Rego

 

Brasília, século XX.

Em uma linha do tempo em que o golpe de 64 não vingou, o ambicioso engenheiro Heitor entra na vida política, se enxergando como uma força que pode fazer frente à ameaça dos militares que volta a pairar. Mas na reta final da campanha, as ações que tomou enquanto trabalhava na construção de Brasília voltam para o assombrar.

 

Brasília, 20th century.

In a timeline in which the 64 coup did not succeed, the ambitious engineer Heitor enters political life, seeing himself as a force that can face the military threat that hovers again. But in the final stretch of the campaign, the actions he took while working on the construction of Brasília come back to haunt him.

 

SUPER MEGA BLASTER DESNECESSÁRIO

SUPER MEGA BLASTER UNNECESSARY

Ficção | Comédia, Ficção Científica | 11′ | Cor | 2023 | Faap, São Paulo, SP, Brasil

Direção e Roteiro: Cora Credidio

Elenco: Éri Correa, Dimitri Biá, Luís Galvez, Taty Gody e Lisandro DI Próspero

 

A caminho do seu primeiro encontro com o grupo de super-heróis com poderes inúteis, Elena acaba por perder o controle dos seus poderes. Em meio a este cenário, a protagonista tenta se enquadrar nesse grupo de desajustados.

 

On her way to her first encounter with a group of superheroes with useless powers, Elena ends up losing control of her powers. In the midst of this scenario, the protagonist tries to fit into this group of misfits.

 

MOSTRA FANTASIA

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 80’35

 

GODZILLA ATACA O RIO DE JANEIRO

GODZILLA ATTACKS RIO DE JANEIRO

Documentário | Mockumentary, Fantasia | 13′ | Cor | 2022 | Brasil

Direção e Roteiro: Daniel Matos

Elenco: Daniel Matos, Izabela Rangel, Rodrigo Teles, Dei Ribas, Bruno de Aragão, Maíza Tchelly Viana, Rodrigo Pontes e André Dias.

 

Um documentário sobre o ataque de Godzilla ao Rio de Janeiro há 6 meses.

 

A documentary about Godzilla’s attack on Rio de Janeiro 6 months ago.

 

O ROTEIRO

THE SCRIPT

Ficção | Drama, Fantasia | 15′ | Cor | 2022 | Macedônia do Norte

Direção e Roteiro: Aleksandra Kardalevska

Elenco: Dragana Kostadinovska, Ognen Drangovski, Atanas Atanasovski, Igor Angelov, Simeon Moni Damevski e Ana Stojanovska.

 

Vários personagens de romances mundialmente famosos se perdem no mundo fantástico de The Script, repleto de páginas misteriosas e questões existenciais.

 

Many world-famous novel characters get lost in the fantastic world of The Script, filled with mysterious pages and existential questions.

 

PALOQUEMAO: O MERCADO DOS VAMPIROS

PALOQUEMAO: EL MERCADO DE LOS VAMPIROS

Ficção | Fantasia, Horror | 15’00 | P&B | 2022 | Colômbia

Direção e Roteiro: Jeferson Cardoza Herrera

Elenco: Leidy Natalia Morales Yepes, Harvey Zamudio, Pedro Gacharná Ayala

 

Pedro é um dos vampiros que trabalha em meio aos corredores cheios de alho, frutas, ervas e crucifixos do Mercado Paloquemao. Quando a maior rede de tráfico de sangue de Bogotá é desmantelada, Pedro fica em uma situação inusitada que pode afetar seu relacionamento amoroso.

 

Pedro is one of the vampires who works among the aisles full of garlic, fruits, herbs and crucifixes at Mercado Paloquemao. When Bogotá’s largest blood trafficking network is dismantled, Pedro finds himself in an unusual situation that could affect his romantic relationship.

 

QUANDO OS SANTOS VOLTAM MARCHANDO

CUANDO LOS SANTOS VUELVEN MARCHANDO

Ficção | Fantasia | 15′ | Cor | 2022 | Argentina

Direção e Roteiro: Gerardo Tassan

Elenco: Irma Lusewicz, Inés Martín, Ileana Jaciw, Jose Luis Calcagno, Gerardo Tassan, Leticia Arbelo e Graciela Pérez.

 

É o primeiro aniversário de Norma sem a mãe. A incerteza e a teimosia a levarão a realizar um desejo ambicioso do qual se arrependerá em questão de minutos.

 

It’s Norma’s first birthday without her mother. Uncertainty and stubbornness will lead her to make an ambitious wish that she will regret in a matter of minutes.

 

TEMPESTADE EM UM LIVRO

STORM IN A BOOK

Animação | Aventura | 5’18 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Hervé Bacquet

 

Vemos, pelos olhos de uma mosca, uma viagem fantástica em uma biblioteca que transcende as páginas de um livro.

 

We see, through the eyes of a fly, a fantastic journey inside a library that transcends the pages of a book.

 

ÚLTIMO DOMINGO

LAST SUNDAY

Ficção | Drama, Fantasia | 17’00 | P&B | 2022 | Barra Mansa, RJ, Brasil

Direção: Joana Claude, Renan Barbosa Brandão

Roteiro: Renan Barbosa Brandão

Elenco: Jéssica Ellen, Edilson Silva, Tonico Pereira, Everaldo Pontes, Ravel Andrade e Gunnar Borges.

 

A madrugada se apresenta com prenúncio de mudança. De manhã, Maria recebe uma visita misteriosa, que a levará a ressignificar seu destino. Inspirado em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago.

 

The dawn presents itself as a presage of change. In the morning, Maria receives a mysterious visit that will lead her to give new meaning to her destiny. Inspired by José Saramago’s book “The Gospel According to Jesus Christ”.

 

MOSTRA FANTASTEEN

Classificação indicativa: 10 anos

Duração: 61’18

 

A MELODIA TORRENCIAL

LA MELODIA TORRENCIAL

Animação | Fantasia | 06’55 | Cor | 2022 | México

Direção e Roteiro: José Luis Saturno

Elenco: Gabriel Chávez (Narrador)

 

Em uma cidade assolada por uma seca severa, as esperanças se voltam para um músico errante cujo acordeão guarda o mágico segredo de trazer a chuva com cada nota.

 

A town suffering a long drought entrusts its destiny to a wandering musician who has the power to bring rain with his accordion´s music.

 

 

CHUT!

Ficção | Experimental | 9’22 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Virginie Kahn

Elenco: Amance Barbosa-Canterini, Enki Lebigot-Dymon, Louve Reiniche Larroche, Benoît Maurin, Marion Parrinello

 

Em 1920, uma garotinha e seu amigo descobrem um fantástico livro, no qual vivem três pequenos seres que só eles podem ver e ouvir.

 

In 1920, a little girl and his friend discover a fantastic book, where three small creatures that only they can see and hear live.

 

CROQUE-CHARLIE

Ficção | Fantasia, Suspense | 6’01 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Nicolas Auzeine

Elenco: Aélie Laurent Vielcanet, Baptiste Durante, Tony Picard, Shana Ferreiroa Rompteau

 

Na França, Charlie sabe que se ele ligar para 18, chama os bombeiros, que 17 liga para a polícia… Mas o que acontece se ele discar 13?

 

In France, Charlie knows that if he calls 18 he calls the fire department, if he calls 17 it’s the police… But what happens if he dials 13?

 

EVEREST

Ficção | Fantasia, Comédia | 8’06 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Lucas Stoll

Elenco: Céline Monsarrat, Maïk Darah, Claude Mercutio e Jonny Arriola

 

A terrível história de um homem que tinha uma pedra no sapato, mal sabia ele que era o Everest…

 

The terrible story of a man who had a rock in his shoe, little did he know that it was the Everest…

 

EX LIBRIS: UM NOVO CAPÍTULO

EX LIBRIS: A NEW CHAPTER

Ficção | Fantasia | 2’30 | Cor | 2023 | França

Direção e Roteiro: Maxime Dubos

Elenco: Eugene Dolo, Macit Arslan

 

Em uma misteriosa livraria, um jovem garoto desafiará seus medos e se tornará o herói de uma história extraordinária.

 

In a mysterious bookstore, a young boy will defy his fears and become the hero of an extraordinary story that surpasses him.

 

JOGO DE FAMÍLIA

FAMILY GAME

Ficção | Drama, Ficção Científica | 6’45 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Antoine Le Gallo

Elenco: Ysaline Duveau, Maylis Sannier, Tea Kojanic, Jessica Cabral, Wassim Benjeclown, Valentin Vallery, Patricia da Silva.

 

Em 2097, as taxas de natalidade se multiplicaram, causando uma superlotação no planeta. Em alguns orfanatos, as crianças têm a oportunidade de encontrar uma família participando de um perigoso jogo.

 

In 2097, birth rates multiplied, causing overcrowding on the planet. In some orphanages, children have the opportunity to find a family by playing a dangerous game.

 

O GAROTO, O MAR, E AS BALEIAS

EL NIÑO, EL MAR Y LAS BALLENAS

Ficção | Drama, Fantasia | 12’00 | Cor | 2022 | Colômbia, França

Direção e Roteiro: Juan Pablo Bedoya

Elenco: Diana Murillo, Guere Guere, Juan Camilo Murillo, Juan Pablo Bedoya

 

Após perder sua mãe, Jerônimo ouve falar de uma lenda local que afirma que as pessoas se transformam em baleias após a morte. Com a ajuda de seus amigos, ele parte em uma perigosa jornada para encontrá-la.

 

After his mother’s death, Jerônimo hears about a local legend that states that people turn into whales after they die. With the help of his friends, he embarks on a dangerous journey to find his mother.

 

O QUARTO DE ANDRÉ

ANDRÉ’S ROOM

Animação | Terror, Suspense | 10′ | Cor | 2021 | Brasil

Direção e Roteiro: Thiago Barba

Elenco: Antoine Daniel, Lu Antunes, Rubens Franco

 

André é um menino com uma imaginação muito fértil. Ou será que ele pode ver coisas que não podemos? Este é um filme apenas para crianças corajosas.

 

André is a very imaginative boy. Or could it be that he can see things we can’t? This is a movie only for courageous kids.

 

MOSTRA FANTASTIC BLACK POWER

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 91:09

 

BUCHO DE PEIXE

FISH GUTS

Ficção | Drama, Fantástico | 10’05 | Cor | 2023 | Brasil

Direção: Johann Jean

Roteiro: Marcio Benjamin

Elenco: Artur de Sousa, Beatriz Silva, Laura Ferraz, Aurora da Silva Cavalcante, Giovanna Araújo e Priscilla Vilela

 

Uma família ribeirinha vive em um ambiente hostil, às margens da sociedade, e tem dificuldades de lidar com os mistérios que envolvem a lenda do boto cor-de-rosa e como isso afeta seus destinos.

 

A riverside family lives in a hostile environment, on the margins of society, and has difficulties dealing with the mysteries surrounding the legend of the pink river dolphin and how it affects their destinies.

 

CALIBRE.22

CALIBER.22

Ficção | Drama, Thriller, Horror | 18’17 | Cor | 2022 | Brasil

Direção: Albert Ferreira e Claudemir Silva

Roteiro: Leo Pimentel

Elenco: Ane Oliva, Juilen Costa, Moab Oliveira, Felipe Verçosa e Adriano Aresides

 

Ana, uma caçadora de relíquias, desencadeia um poder maligno ao usar uma arma amaldiçoada. Agora, ela precisa confrontar forças ocultas enquanto luta contra o tempo para salvar sua mãe e filha.

 

Ana, a relic hunter, unleashes an evil power by the use of a cursed weapon. Now, she must face hidden forces as she battles against the clock to save her mother and daughter.

 

CLAUDIO

Ficção | Horror, Suspense, Thriller, Fantasia | 10’58 | Cor | 2022 | Brasil

Direção e Roteiro: Calebe Lopes

Elenco: Marcus Curvelo e Nana Lacrima

 

Claudio anda pela cidade sem perceber que não está só.

 

Claudio walks through the city without realizing that he isn’t alone.

 

COMO MATAR UMA BONECA

DOLL’S TORTURATION

Ficção | Drama, Thriller, Horror | 16’04 | Cor | 2022 | Brasil

Direção e Roteiro: Alek Lean

Elenco: Renata Coimbra, Gleyser Ferreira, Ana Beatriz Souza, Jorge Silva

 

Enquanto tira fotos, Senhora encontra uma boneca na floresta e a entrega na casa mais próxima para uma mulher. A fotógrafa ambiental usa um cordão de Oxumaré, que forma um elo entre o céu e a terra numa espécie de pedido de ajuda ancestral; enquanto a outra mulher se sente protegida por sua crença e branquitude. Uma história contada por meio de símbolos que representam marcas do passado, a atualidade e do poder da ancestralidade, quebrando estigmas e trazendo reflexões.

 

Lady is an Environmental Photographer who finds a doll in the forest and delivers it to the nearest house to a strange woman. Lady wears an Oxumaré cord from an African-derived religion, which forms a link between heaven and earth in a kind of request for ancestral help. Meanwhile the strange woman feels protected by her belief and whiteness. A story told through symbols that represent marks of the past, the present and the power of ancestry, breaking stigmas and bringing reflections.

 

 

O MONSTRO GOSMENTO DO BISCOITO

THE SLIMY COOKIE MONSTER

Ficção | Comédia, Horror | 03’00 | Cor | 2022 | Brasil

Direção e Roteiro: Barbara Maria

Elenco: Barbara Maria

 

Uma mulher encontra algo incomum em sua cozinha e não leva a situação a sério. Agora, ela terá que enfrentar as consequências.

 

A woman finds something unusual in her kitchen and doesn’t take the situation seriously. Now she has to face the consequences.

 

PARAGUAÇU

Animação | Drama, Fantasia | 09’15 | Cor | 2022 | Brasil

Direção e Roteiro: Isabella de Oliveira Suplino

Elenco: Verônica Bonfim e Murilo Sampaio

 

Paraguaçu conta a história de três gerações da família Oliveira, pescadores que têm uma profunda relação com o mar. A narrativa segue a vida de João, repleta de eventos trágicos e mágicos, como quando ele perde o pai em um emaranhado místico de dor e memórias, e como é salvo pela vida, quando adulto, com a chegada de Marina, um bebê desconhecido vindo do mar.

Grávida, Marina dá à luz uma criança com guelras, e é em meio à dor que o mar, como um elemento dicotômico de vida e morte, desempenha um papel fundamental na vida de Marina e de sua família.

 

 

ÚNICA SAÍDA

CORNERED

Ficção | Drama, Thriller, Horror | 11’30 | Cor | 2022 | Brasil

Direção: Sérgio Malheiros

Roteiro: Sérgio Malheiros e Edmilson Filho

Elenco: Edmilson Filho, Lucélia Sérgio, Gabriel Godoy, Rafael Logan

 

Quando o decreto presidencial 9.845 permitiu a compra de armas de fogo por civis, a população brasileira sentiu que finalmente poderia se proteger contra a violência. Meses depois, esse decreto mudaria para sempre a vida de um casal evangélico, quando um ex-pastor alcoólatra tem sua honra violada ao flagrar sua esposa na cama com dois jovens. No entanto, entre esses jovens está Gabriel Alencar, filho de um importante senador estadual. Agora, a mulher ferida e os dois rapazes terão que implorar por suas vidas em um suspense onde nada é como parece.

 

YURI

Ficção | Ficção Científica, Suspense | 12’00 | Cor | 2022 | França

Direção: Baky Dia

Roteiro: Baky Dia, Rahul Bhalla

Elenco: Jonas Dinal, Demba Diaw e Adeline Lo Piccolo

 

Chris Dolo é um engenheiro técnico na Aqua-Space, uma empresa envolvida em diversas polêmicas relacionadas à privatização da água potável e à escassez generalizada desse recurso. Ele também é o pai de Yuri Dolo, um prodígio de 11 anos com uma profunda paixão pela astrofísica, que sonha com uma vida entre as estrelas.

À medida que acompanhamos a vida cotidiana desses dois indivíduos, lidando com a ausência de uma figura materna, uma presença sobrenatural parece estar observando-os.

 

MOSTRA FANTÁSTICA DIVERSIDADE

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 98’49

 

A MENINA ATRÁS DO ESPELHO

THE GIRL BEHIND THE MIRROR

Animação | Fantasia | 12’05 | Cor | 2021 | Brasil

Direção e Roteiro: Iuri Moreno

Elenco: Pilar Paz

 

Uma garota transgênero se tranca em seu quarto com medo dos monstros que a ameaçam lá fora, até que uma nova realidade aparece atrás do espelho, onde esses monstros não existem, e ela é livre para ser quem é ou quem deseja ser.

 

A SEREIA APAIXONADA

LA SIRÈNE EN MAL D’AMOUR

Animação | Fantasia | 08’00 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Camille Gautier

Elenco: Lou Greck, Lou Rueff

 

Uma sereia apaixonada tem seu coração roubado pelo mar. A sereia, então mergulhada na tristeza, lança uma maldição sobre o mundo: ninguém mais poderá amar. Sophie e Camille não se amam mais, e Camille decide ir para o mar buscar o amor novamente.

 

FLORES FUTURAS

FUTURE FLOWERS

Ficção | Ficção Científica | 10’00 | P&B | 2022 | China

Direção e Roteiro: Hao Zhou

Elenco: Yasan Zhang e Wenbo Liu

 

Uma mulher e um homem, ambos queer, são casados de fachada e vivem juntos, mas têm vidas completamente separadas. No entanto, seus horários são coordenados por um programa propagandístico que os impulsiona em direção a um único objetivo..

 

HYGIEIA

Ficção | Experimental, Ficção Científica | 14’55 | Cor | 2022 | Estados Unidos

Direção e Roteiro: Paulo Mendel

Elenco: Emilianno Zapata

 

“Hygieia” é um abstrato processo de cura, que se passa no inconsciente de uma divindade. Inspirado em um tratamento de incubação da antiguidade, conhecido como Enkoimeses, o curta sci-fi queer retrata Higeia, Deusa da saúde e higiene, e filha de Asclépio, Deus da cura, experimentando um poderoso despertar.

 

EU SOU

I AM

Ficção | Fantasia, Drama, Thriller | 14’55 | Cor | 2022 | Estados Unidos

Direção e Roteiro: Rubén Navarro

Elenco: Rubén Navarro

 

Após cair num bloqueio criativo, um indivíduo precisa embarcar em uma jornada psicológica de autodescoberta para superar a tentação, a rejeição, o medo e seus próprios demônios.

 

MEU LIBIDO E A BICICLETA

MA BITE ET MON VÉLO

Ficção | Comédia, Fantasia | 10’03 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Edgar Allender

Elenco: Eden Dallare, Noémie Guille, Odran Guillemard, Gaêl Tavares, Djamel Benyahia, Clara Beauvois, Anne Vernet, Metteo Moeschler

 

À beira de um canal, Eden anda de bicicleta. Seriam os encontros uma projeção dos seus próprios desejos? Uma fábula contemporânea e fora do comum que explora o apego e a fantasia.

 

 

PROCURO TEU AUXÍLIO PARA ENTERRAR UM HOMEM

I SEEK YOUR HELP TO BURY A MAN

Ficção | Drama, Thriller | 20’00 | P&B, Cor | 2023 | Brasil

Direção e Roteiro: Anderson Bardot

Elenco: Leona Jhovs, Fagner Soares, Margareth Galvão, Miguel Muhd, Guaja, Erik Martincues e Higor Campagnaro

 

Brasil, 1870. Gita é uma mulher transexual condenada a morrer ou sofrer as consequências de suas tradições. O soldado mestiço está destinado a manter e servir as leis injustas de seu país. A velha mulher de preto precisa salvar seu filho indígena das garras do Império Brasileiro. A criança afirma que o propósito do amor, a maior lei universal, é quebrar o ciclo de todas as tragédias.

 

SÃO JUDAS

ST. JUDE

Ficção | Mistério | 16’21 | Cor | 2021 | França

Direção: Pauline Quinonero

Roteiro: Amandine Derdoukh

Em um bairro deserto, envolto por uma presença misteriosa, Elisabeth atravessa a noite profunda de suas memórias em busca de Florence, a quem ela ama e que desapareceu. Do outro lado do rádio comunicador, uma voz desconhecida surge e a acompanhará em sua jornada.

 

MOSTRA FICÇÃO CIENTÍFICA

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 83’40

 

A ILHA DOS MORTOS

L’ ÎLE DES MORTS

Ficção | Ficção Científica, Drama | 15’30 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Titouan Ropert

Elenco: Claire Saumande, Jean Baptiste Cautain, Elisabeth Caussèque, Virginia Galvan Blas

 

Já há alguns anos, um fim digno tornou-se um luxo. O programa Styx oferece aos seus clientes “viagens derradeiras”. Os doentes, os suicidas, os idosos podem ir para onde quiserem no espaço, para morrer.

 

AURORA, 2068

Ficção | Ficção Científica, Drama | 13’10 | Cor | 2022 | Brasil

Direção e Roteiro: Gustavo S.D. Brandão, Javier A. Contreras

Elenco: Denise Weinberg, Sergio Guizé, Tatí de Tatiana, Miriam Mehler, Denise Lara

 

No ano de 2068, grandes corporações tecnológicas oferecem ao mundo a “eternização”, um procedimento que garante o armazenamento das memórias de uma pessoa moribunda para sua futura implementação em corpos sintéticos, ainda em fase de testes. É no meio desse novo paradigma da humanidade que uma mulher de 70 anos e sua mãe centenária se veem em um dilema sobre o significado de viver e morrer.

 

MADELEINE

Ficção | Ficção Científica, Drama | 17’00 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Alain Kulmburg

Elenco: Mathilde Freytet

 

Após a morte de sua mãe, uma jovem mulher descobre antigos souvenirs que a fazem pensar em uma memória específica, bloqueada por uma amnésia traumática. Desesperada para saber o motivo, ela utiliza uma tecnologia que a permite reviver suas memórias ao tocar objetos específicos.

 

MANTER/EXCLUIR

KEEP/DELETE

Ficção | Ficção Científica, Drama | 19’00 | Cor | 2022 | Estados Unidos

Direção e Roteiro: Kryzz Gautier

Elenco: Wilder Yari, Lorena Jorge, Tryphena Wade

 

Em um mundo futuro onde as memórias são tratadas como arquivos de computador, duas amantes decidem passar por um procedimento e ter todo seu relacionamento apagado de seus cérebros.

 

MEU FILHO NÃO NASCIDO

MY UNBORN SON

Ficção | Ficção Científica, Drama | 19’00 | Cor | 2022 | Finlândia

Direção: Gyöngyi Fazekas

Roteiro: Gyöngyi Fazekas, Helena Sorva

Elenco: Saga Sarkola, Juho Kuusamo, Jonna School Järnefelt

 

Nora enfrenta a decisão crucial de se tornar mãe ou não. Em sua incerteza, ela recorre à ciência: por meio de uma simulação realista, ela pode conhecer uma versão de inteligência artificial do filho que poderia ter. No mundo real, há apenas um fluxo de código em uma tela e um aglomerado de células em uma placa de Petri — mas na realidade virtual, há um homem crescido, cheio de vida.

O que Nora verá quando olhar nos olhos de seu futuro filho?

 

MOSTRA HORROR

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 86’42

 

AMOR IRREAL

UNREAL LOVE

Ficção | Drama, Horror | 06’00 | Cor | 2023 | Brasil

Direção e Roteiro: Lucas Reis

Elenco: Mariana Catalane, João Pedro Prates

 

Uma mensagem pode causar danos irreparáveis. Atitudes também.

 

ANNIE PANNIE

Ficção | Drama, Horror | 06’45 | Cor | 2022 | Reino Unido

Direção: Deanna Dewey

Roteiro: Carol Younghusband

Elenco: Georgia Henshaw, Nick Bartlett

 

Em um motel decadente, Kiki recebe o misterioso Ryan Bicks, gerando expectativas sensuais. A estranha noite desvendará segredos obscuros e motivações misteriosas.

 

APENAS UM ENSAIO

SOLO UN ENSAYO

Ficção | Drama, Thriller | 09’22 | Cor | 2022 | Espanha

Direção e Roteiro: Hugo Sanz

Elenco: Carmen Barrantes, Jorge Usón, Inés Sanz Gordo e Violeta Sanz Gordo

 

Duas irmãs estão se escondendo dentro de um armário em uma casa. A irmã mais nova pensa que estão ensaiando para um jogo, mas a mais velha sabe que uma terrível ameaça espreita do lado de fora.

 

A SALVO

SAFE

Ficção | Drama, Terror, Thriller | 10’31 | Cor | 2022 | Espanha

Direção e Roteiro: Josema Roig

Elenco: Travis Myers, Dia Day, Josh Bernard

 

Em algum lugar dos Estados Unidos, uma família ouve um barulho inquietante durante a noite.

 

CASCADA

Ficção | Drama, Horror, Slasher | 06’08 | Cor | 2022 | México

Direção e Roteiro: Marcos Muñoz Flores

Elenco: Ximena Alexia, Dekko Mohar, Claudia Ruzzi

 

Após uma intensa briga, Lídia esfaqueia seu namorado. Ao vê-lo ensanguentado, ela ajoelha-se para pedir perdão.

 

 

CREUSE

Ficção | Horror, Suspense | 12’34 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Guillaume Scaillet

Elenco: Raphaël Quenard

 

Marc, um jovem da cidade, refugia-se em uma casa isolada no campo à espera de sua namorada Louise. Enquanto ele se concentra em manter uma rotina saudável, a ansiedade cresce à medida que Louise atrasa. O silêncio do local se torna opressivo, e Marc começa a ser assombrado por sons antes ignorados. À medida que a tensão aumenta, ele mergulha em uma espiral de paranoia e medo, tornando-se vulnerável a sons incomuns e perturbadores.

 

ENCRUZILHADA BAR

CROSSROADS BAR

Ficção | Comédia, Horror | 10’27 | P&B, Cor | 2023 | Brasil

Direção: Johann Jean

Roteiro:Márcio Benjamin

Elenco: Rodrigo Bico, Múcia Teixeira, Alex Ivanovich

 

Numa noite misteriosa e sombria em um pequeno bar rural, Da Guia e Seu Miúdo, um empregado e o proprietário do estabelecimento, lidam com um cliente misterioso que aguarda um credor para pagar uma dívida incomum. Com muita determinação e bom humor, Seu Miúdo conta com a ajuda destemida de Da Guia para tentar sair desta grande enrascada.

 

FECHADO

SHUT

Ficção | Drama, Horror | 14’59 | Cor | 2022 | Holanda

Direção: Niels Bourgonje

Roteiro: Bastiaan Tichler

Elenco: Jack Wouterse, Sanne den Hartogh

 

Quando Jonas visita seu pai depois de muito tempo, ele fica chocado ao encontrá-lo em um estado de fragilidade mental. Será que o estado mental de seu pai piorou gravemente ou há algo mais sinistro acontecendo?

 

LIQUIDAÇÃO TOTAL

TOUT DOIT DISPARAÎTRE

Ficção | Comédia, Drama, Suspense | 10’00 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Nicolas Fine

Elenco: Ruben Fine, Lou Hamard, Nicolas Fine, Mehdi Belhaouane, Yannick Rosset e Rémi Rau

 

Uma adolescente critica seu pai por usar uma camiseta de marca para correr. “Se você compra isso, você tem um mundo violento”. Ela nem imagina como ela pode ter razão…

 

MOSTRA MULHERES FANTÁSTICAS

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 85’45

 

10 MULHERES AO TELEFONE

10 WOMEN ON THE PHONE

Ficção | Comédia, Thriller | 11’33 | Cor | 2022 | Canadá

Direção e Roteiro: Julie Roy

Elenco: Francesca Barcenas, Schelby Jean-Baptiste, Joanie Guérin, Maroussia Lacoste, Audrey-Rose Maréchal.

 

Dez mulheres estão interligadas por uma cadeia telefônica. Quando uma delas desaparece, enfrentam dificuldades em encontrá-la. Mas quem elas podem estar esquecendo pelo caminho?

 

LIMITE

BORDER

Ficção | Ficção Científica, Horror, Thriller | 05’20 | Cor | 2023 | República da Coreia

Direção e Roteiro: Mai Nakanishi

Elenco: Juhee Lee e Wanmin Chae

 

Uma jovem mulher liga a TV para assistir ao seu dorama favorito, mas logo percebe que, para seu desespero, ela pode estar sendo observada.

 

LUCID

Ficção | Drama, Horror | 16’38 | Cor | 2021 | Canadá

Direção: Deanna Milligan

Roteiro: Claire E Robertson

Elenco: Caitlin Taylor, Georgia Acken, Stacy Grant, Peter Hoskins.

 

Em uma escola de arte nos anos 90, uma jovem deslocada (Caitlin Taylor) embarca em uma busca mórbida por uma autoexpressão pura quando cria um autorretrato para seus colegas de classe que, ao fim, revela seu verdadeiro fascínio pelo grotesco.

 

SABBAT

Ficção | Drama, Horror | 13’45 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Alexandra Mignien

Elenco: Stefan Larrazet, Anais Fabre, Amandine Boulet,

Alexa Lasfargues, Juliette Defay-Pedvilla, Céline Defay, Clémente Petit

Steve Canillac, Frédéric Perchet

 

Na Idade das Trevas, todos os aldeãos se reúnem perto do penhasco para testemunhar a execução de seis mulheres acusadas de bruxaria. Entre a misoginia e argumentos religiosos falsos, as vítimas podem finalmente se tornar as acusadoras.

 

SOLUM

Ficção | Drama, Thriller, Fantasia | 15’00 | Cor | 2021 | Brasil

Direção e Roteiro: Vitória Vasconcellos

Elenco: Vitória Vasconcellos, Tony Privette, Stuart Todd Martin.

 

Quando uma garota solitária com tendências estranhas descobre um cadáver na floresta, ela alimenta uma fantasia que pode levá-la a uma satisfação delirante, mas também à sua própria ruína.

 

TRICOTAR UM, FURAR DOIS

KNIT ONE, STAB TWO

Documentário | Horror | 09’52 | Cor | 2022 | Reino Unido

Direção e Roteiro: Alison Peirse

Elenco: Tanya Vital (Narradora)

 

Este filme ensaio explora a representação de tricotadeiras e do ato de tricotar em mais de sessenta filmes de terror, todos feitos por mulheres, da década de 1920 até os anos 2020.

 

BEM-VINDO À CANDY

WELCOME TO CANDY’S

Ficção | Horror, Thriller | 13’37 | Cor | 2021 | França

Direção: Sabine Crossen

Roteiro: Hervé Quentric

Elenco: Flavie Péan e Hervé Quentric.

 

Como em um conto de fadas, bastou um único olhar para que Etienne se apaixonasse perdidamente por Candy. Quando ela o convida para sua casa para tomar uma bebida, ele descobre que essa bela influenciadora com uma imaginação vívida não o convidou por mero acaso. Mas Etienne está pronto para participar do estranho jogo de Candy?

MOSTRA PEQUENOS FANTÁSTICOS

Classificação indicativa: LIVRE

Duração: 58’06

 

AFFANNATO

Animação | Horror | 04’37 | Cor | 2019 | Canadá

Direção e Roteiro: Alexa Tremblay-Francoeur

Músicos: Lori Freedman, Raphaël Arsenault, Guillaume Tremblay, Robert Pelletier, Charles Côté e Pier-Yves Girard.

 

Vivendo em um universo surreal, Mathilde, uma jovem que estuda violino em uma escola peculiar, vê sua rotina mudar quando suas mãos se fundem com o instrumento

 

A FADA BRUXA

LA FÉE SORCIÈRE

WITCHFAIRY

Animação | Aventura | 15’00 | Cor | 2022 | Bélgica, Bulgária

Direção: Cedric Igodt, David Van de Weyer

Roteiro: Brigitte Minne

Elenco: Pixie De Winter, Kato Haes, Maja van Honsté

 

Rosemary, uma jovem fada, leva uma vida entediante. Ela gostaria de ser uma bruxa, ter a liberdade de voar em vassouras e abraçar o caos, sonhos que somente uma bruxa poderia realizar. Infelizmente, a desaprovação de sua mãe é um empecilho em sua vida.

 

KWAT E JAÍ — OS BEBÊS HERÓIS DO XINGU

Ficção | Aventura | 20’00 | Cor | 2023 | Brasil

Direção e Roteiro: Clarice Cardell

Elenco: M. Maira Yawalapiti, Raul Yawalapiti, Mihaile Kamayurá, Davi Kamayurá, Kaihuk Kamayurá, Ravi Kamayaurá, Auma Kamayurá, Alok Kamayurá, Tawalumika Kamayurá, Yutakumã Kamayurá.

Figurantes: Takuman Roke Yawalapiti, Yuruka Kamayurá, Luciel Kamayurá, Karuarawi

Kamaiyrá e Awirinapo Yawalapiti

 

Kwat e Jaí, os gêmeos Sol e Lua, vivem uma jornada em busca de sua mãe que foi engolida por uma sucuri. O impulso heróico dos personagens e a presença constante da mãe com suas canções de ninar levam os dois bebês a uma série de aventuras até o aconchego da comunidade.

 

O ASTRONAUTA

THE ASTRONAUT

Experimental | Aventura, Fantasia | 3’11 | Cor | 2015 | Brasil

Direção e Roteiro: Felipe Estevan

 

Gustavo, um menino de 8 anos com uma imaginação muito fértil, consegue deixar o planeta Terra usando apenas os frutos de sua cozinha.

 

SEMENTE DE CABANA

GRAINE DE CABANE

Animação | Aventura | 16’00 | Cor | 2022 | França

Direção e Roteiro: Anaïs Douat

 

Malo vive em uma cabana aninhada no coração de uma floresta que ele ajudou a plantar. Mas o jovem é literalmente arrancado de suas raízes quando sua árvore é cortada para dar lugar à construção de um estacionamento gigante. Esse evento o retira de seu universo e o mergulha em uma jornada pelo do labirinto do mundo moderno.