ATIBAIA, PRIMEIRO FESTIVAL DO ANO, DIVULGA VENCEDORES.

Foram divulgados os vencedores do 5o. FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual – conhecido por ser o evento que abre o calendário de festivais do Brasil, e também por colocar em competição os curtas premiados nos principais festivais do ano anterior. Por esta sua característica, o FAIA é chamado de “O Festival dos Festivais”, apelido criado pelo jornalista Cid Nader, do site Cinequanon.

Os premiados receberam o Troféu Sapuari 2010 na noite de sábado (16) no Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia
Produzido em 35mm, “Ave Maria ou a Mãe dos Sertanejos” (foto), do pernambucano Camilo Cavalcanti e o vídeo digital “Marimbondo Amarelo”, do goiano Amarildo Pessoa foram os principais premiados dentro da Mostra Competitiva.

Ganhador da categoria 35mm, o pernambucano Camilo Cavalcanti, diretor de “Ave Maria ou a Mãe dos Sertanejos” receberá da Prefeitura de Atibaia uma premiação especial de 16 mil reais em dinheiro e mais 8 mil reais em serviços oferecidos pelos Estúdios Quanta. Da mesma forma, o goiano Amarildo Pessoa, diretor de “Marimbondo Amarelo” ganhador na categoria vídeo digital receberá 8 mil reais em dinheiro da Prefeitura de Atibaia e 4 mil reais em serviços oferecidos pelos Estúdios Quanta.

Composto por Amaury Tangará, Betty Beer (França), Orlando Bonfim Neto, Euclides Sandoval e Maurício Farina, o Júri Oficial do 5o. FAIA outorgou ainda Troféus Sapuari nas categorias de:

Melhor Atriz: Luciana Caetano, do curta Marimbondo Amarelo (GO).
Melhor Ator: Gatto Larsen e Rubens Barbot, do curta Ensaio de Cinema (RJ).
Melhor fotografia: Beto Martins, do curta Ave Maria ou a Mãe dos Sertanejos (PE).
Melhor direção: Alan Ribeiro, em Ensaio de Cinema (GO).

A Mostra Competitiva Troféu Sapuari contou neste ano com dezoito curta-metragens realizados em 35mm e/ou em vídeo digital premiados nos vinte quatro festivais brasileiros parceiros do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual.

Prêmio Dom Quixote

Formado por João Paulo Macedo (Portugal), Marcelo Cordeiro (Bolívia), Yenne Gallego (Colômbia), Gê Carvalho e Liuba Medeiros (Brasil) o Júri da FICC – Federação Internacional de Cineclubes outorgou o Prêmio Dom Quixote ao filme “Minami em Close-up: A boca em revista” do paulista Thiago Mendonça, oferecendo ainda uma menção honrosa a “Ave Maria ou a Mãe dos Sertanejos”.

Todas as atividades foram gratuitas e abertas ao público.