AUDIOVISUAL CEARENSE É TEMA DO REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO.
O Estado do Ceará é famoso por suas belas praias e sol o ano inteiro, mas ultimamente tem se destacado também por suas produções cinematográficas. O Revista do Cinema Brasileiro desta semana viaja até Fortaleza para acompanhar a vigésima edição do Cine Ceará. O festival, que reúne o cinema Brasileiro e Ibérico, contou este ano com oito longas e dezesseis curtas-metragens em sua mostra competitiva.
No estúdio do programa, Julia Lemmertz entrevista o cineasta cearense Zelito Vianna. Um dos criadores do Cinema Novo, Vianna conta como tem acompanhado as produções feitas recentemente em seu estado natal e fala sobre a participação dos festivais de cinema no processo de consolidação da produção regional no país.
O programa vai falar também sobre o filme Rumo, dos diretores cearenses Ricardo e Luiz Pretti, que realizaram o primeiro longa-metragem do país feito integralmente com uma câmera de celular. Além deste filme, eles rodaram, em parceria com os diretores Gustavo Parente e Pedro Diógenes, o “road movie” Estrada para Ythaca, sobre uma viagem transformadora vivida por amigos que acabaram de sofrer uma perda. Além de dirigirem, os quatro são os protagonistas do longa.
Na edição deste sábado será possível conferir ainda uma matéria exclusiva sobre as filmagens do longa Homens com Cheiro de Flor, de Joe Pimentel, rodado em Quixadá, interior do Ceará. O filme mergulha no universo dos matadores de aluguel e é mais um dentre os vários que usam o estado nordestino como set das filmagens.
O Revista do Cinema Brasileiro vai ao ar sábado, às 20h30, e tem reprise terça, à 1h.

