AUDITÓRIO IBIRAPUERA INAUGURA CINEMA AO AR LIVRE.

As noites de julho terão um charme a mais em São Paulo este ano. O hábito parisiense do cinema ao ar livre será transportado para a parte externa do Auditório Ibirapuera, de 24 e 26 de julho.

Inspirada nos festivais de cinema ao ar livre do parque La Villete e Cinema au Clair de Lune, em Paris, a iniciativa tem o objetivo de promover, de maneira gratuita, o cinema francês e a música brasileira.

Além da projeção de filmes franceses em 35mm na parede da platéia externa do Auditório Ibirapuera, que acomoda até 10 mil pessoas, o projeto contempla também apresentações de música instrumental brasileira antes de cada sessão de cinema.

A idéia é que o público tenha a oportunidade de curtir o frio, e que ele chegue preparado para isso com mantas, casacos, guloseimas e lixinho. Tudo o que for preciso para garantir uma noite agradável de inverno ao ar livre.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

24 de julho, sexta
19h – Brasil: Carlos Malta + OBA (Orquestra Brasileira do Auditório)
20h – França: O Gosto dos Outros (Le Goût des Autres) – 112’

25 de julho, sábado
17h – Brasil: Laércio de Freitas + OBA (Orquestra Brasileira do Auditório)
18h – França: O Fabuloso Destino de Amelie Polain (Le Fabulex Destin D’Amelie Poulain) – 120’

26 de julho, domingo
17h – Brasil: Banda Mantiqueira + OBA (Orquestra Brasileira do Auditório)
18h – França: Astérix e Obelix: Missão Cleópatra (Asterix et Obelix: Mission Cléopâtre) – 107’

SEXTA-24 DE JULHO

O flautista Carlos Malta foi escolhido para abrir a primeira noite do evento. Conhecido como o “escultor do vento”, por tocar diversos tipos de flauta, Malta iniciou a vida artística ao lado de nomes como Jonny Alf, Hermeto Pascoal e Maria Creusa.
Tocou também com Egberto Gismonti, Pat Metheny, Gil Evans, Marcus Miller, Charlie Haden, Wagner Tiso e Nico Assumpção.
Atua frequentemente como músico de estúdio e participou de discos de Guinga, Lenine, Sérgio Ricardo, Leila Pinheiro, Marcus Suzano, Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Depois da música é a hora da comédia O Gosto dos Outros (Le Goût des Autres).

Sinopse: Castella (Jean-Pierre Bacri) é um homem de negócios bem-sucedido em uma pequena cidade no interior da França. Certa noite, ele vai com sua esposa Angélique (Christiane Millet) assistir a uma produção local da peça Berenice, de Racine, na qual sua filha faz um papel. Encantado por Clara (Anne Alvaro), a atriz principal, que havia sido sua professora de inglês no passado, Castella a contrata novamente. Enquanto isso, Manie (Agnès Jaoui), uma amiga de Clara, é uma garçonete que aumenta seus ganhos fazendo tráfico de haxixe. Ela é uma mulher bem-humorada e independente, porém complexada por fracassos amorosos anteriores. Manie tenta de tudo para que seu atual compromisso dê certo, mas sabe que não será tão fácil. César 2000 (o Oscar francês): Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Alvaro), Melhor Ator Coadjuvante (Gérard Lanvin), Melhor Roteiro.
Diretor: Agnes Jaoui.

SÁBADO, 25 DE JULHO

O chorinho do maestro Laércio de Freitas embala a segunda noite do Projeto Cinema ao Luar na parede do Auditório Ibirapuera.

Pianista, maestro, arranjador e compositor acompanhou artistas de renome como Maria Bethânia, Clara Nunes, Ângela Maria, Marcos Valle, Emílio Santiago, Wilson Simonal, Nancy Wilson, The Supremes, entre outros.

Foi um dos onze músicos convidados para participar do projeto “Memória do Piano Brasileiro”, realizado no MIS – Museu da Imagem e do Som (SP), destinado a documentar o trabalho dos mestres do piano no Brasil.
O maestro e a OBA abrem para o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin D’Amelie Poulain).

Sinopse: Amélie vive em Paris em seu mundinho particular. Trabalha como garçonete em um pequeno café e mora em um apartamento alugado onde vive suas fantasias. Porém, sua vida sofre uma transformação radical no dia em que descobre, em seu apartamento, uma antiga caixa cheia de objetos infantis. Empolgada, assume a missão de encontrar seu dono e essa jornada irá conduzi-la a um mundo totalmente novo, excitante, cheio de aventuras e esperança.
Diretor: Jean-Pierre Jeunet.

DOMINGO, 26 DE JULHO

A Banda Mantiqueira e a Orquestra Brasileira do Auditório encerram a programação de inverno do Auditório Ibirapuera, dia 26 de julho.

Formada na região do Bexiga, um dos mais antigos e tradicionais bairros de São Paulo, pelo clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador Nailor Azevedo, o Proveta, a Mantiqueira é conhecida por seu tempero particular.

Uma mistura de Miles Davis, Louis Armstrong, Charlie Parker e outros mestres do jazz à música de Formiga, Tom Jobim, Pixinguinha e Cartola, resultam nessa sonoridade única, que em 2006 foi agraciada com o Prêmio TIM de Música de melhor grupo instrumental.

Junto à alegria da Mantiqueira, soma-se a garra dos jovens alunos da OBA (Orquestra Brasileira do Auditório Ibirapuera).

Acostumados aos bastidores do Auditório e as salas subterrâneas da casa de espetáculos, os 120 alunos sobem ao palco e acompanham os artistas destacados durante os três dias de apresentações.

Escolhidos entre mais de 5 mil jovens pelo projeto TIM Música Nas Escolas, esses novos talentos da música estudam desde 2005 na Escola do Auditório e por aqui aprendem os mais variados instrumentos, do cavaquinho ao oboé.

Depois das orquestras, a comédia Astérix e Obelix: Missão Cleópatra (Asterix et Obelix: Mission Cléopâtre) ganha a tela.

Sinopse: Cleópatra, a rainha do Egito decide construir em três meses um palácio suntuoso em pleno deserto para desafiar o imperador romano Júlio César. Se ela conseguir, isso deverá outorgar publicamente que o povo egípcio é o maior entre todos os povos. Para tal, Cleópatra apela para Numerobis, um arquiteto moderno para a época, cheio de energia. Se ele conseguir, ela o cobrirá de ouro. Se ele fracassar, ela o lançará aos crocodilos.
Diretor: Alain Chabat.

Serviço

Data: 24, 25 e 26 de Julho de 2009.
Horários: Sexta, 19h.Sábado e domingo, a partir das 17h.
GRATUITO – Platéia Externa.