BALANÇO 2014: BILHETERIAS NORTE-AMERICANAS CAEM 5%. “GUARDIÕES DA GALÁXIA” É O CAMPEÃO DO ANO NOS EUA.
por Wanda de Andrade, jornalista especializada em mercado cinematográfico.
Sem nenhum novo filme do Homem de Ferro, Batman ou James Bond para atrair o grande público, as bilheterias norte-americanas de 2014 caíram 5.2% em relação a 2013, atingindo US$ 10.3 bilhões, enquanto o público encolhia estimados 6% caindo para 1,26 bilhão de ingresssos vendidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro, a menor audiência em duas décadas.
O recorde de público nos cinemas norte-americanos foi atingido em 2002, quando 1,57 bilhão de pessoas lotaram os cinemas, para assistir o Homem-Aranha (US$ 403 milhões), O Senhor dos Aneis: As Duas Torres (US$ 339.8 milhões), Star Wars: Episódio II — Ataque dos Clones (US$ 302.2 milhões), Harry Potter e a Câmara Secreta (US$ 262 milhões) e Casamento Grego (US$ 241.4 milhões).
Sem lançamentos do mesmo peso – embora Guardiões da Galáxia, Uma Aventura Lego e Malévola se saíssem muito bem – muitas das continuações de franquias de sucesso não estiveram à altura de seus antecessores. O Incrível Homem-Aranha e Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 faturaram muito no exterior, mas deram sinais de cansaço nas bilheterias domésticas.
Talvez Hollywood tenha exagerado na dose de mais do mesmo, e o público, especialmente o mais jovem, não se sentiu atraido pelos multiplexes. Segundo o instituto Nielsen, americanos com idade entre 12 e 24 anos assistiram 15% menos filmes nos cinemas nos primeiros nove meses do ano passado. Segundo a MPAA, em 2013, o público entre 18 e 24 anos já havia encolhido 17%.
Para analistas de mercado como Jeff Bock, que acompanha as bilheterias para o sindicato dos exibidores (Exhibitor Relations) a concorrência dos smart phones e tablets, que permitem o download de filmes jogos e afins, está se fazendo sentir nas bilheterias.Além do mais, a qualidade da programação de TV com seriados como True Detective ouThe Walking Dead , tão bons quanto os filmes de longa metragem, está afetando a ida aos cinemas.
O grande evento cinematográfico do ano foi o trailer de 88 segundos de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, lançamento de 2015, que foi visto no YouTube por mais de 40 milhões de internautas em menos de 72 horas e dominou também o Twitter, Facebook e outra mídias sociais, apesar de apresentar pouco mais do que uma nova espada luminosa e um take fugaz do Millennium Falcon. A música triunfal de John Williams fez o resto.
Muitos lançamentos do verão como O Incrível Homem Aranha e Transformers: A Era da Extinção fracassaram e somente Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 e Guardiões da Galáxia ultrapassaram os US$ 300 milhões nas bilheterias norte-americanas, mas não atingiram os US$ 400 mlhões faturados por seus antecessores.
Os estúdios acreditam que a grande responsável pela queda das bilheterias seja a qualidade dos filmes em si, e não o veículo cinema. E levam muita fé nos lançamentos de 2015, como os novos episódios de Os Vingadores, Jurassic Park e 007, além do capítulo final de Jogos Vorazes, que, acreditam, elevarão pela primeira vez na história do cinema, as bilheterias a um total de US$ 11 bilhões. O público adulto também foi lembrado, estando as esperanças depositadas em 50 Tons de Cinza.
Felizmente a situação se inverteu no final do ano, incluindo a próspera temorada de Natal e compensou o fraco verão, quando as biheterias cairam 15% em relação a 2013. Filmes como Garota Exemplar e Operação Big Hero ajudaram as bilheterias do outono e os fortes lançamentos do fim do ano deram um empurrão final, elevando em 13% a venda de ingressos no último trimestre.
O sucesso de filmes recentes como O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos e Invencível veio mostrar que as pessoas ainda curtem ir ao cinema. Amen.
Felizmante o mercado externo tem ajudado bastante, e se tornou parte importante da receita dos estúdios.
A China foi o segundo mercado mais importante para Hollywood atrás apenas do mercado norte-americano.
A bilheteria total do país chegou a US$ 4,82 bilhões, que significaram um aumento 36% em relação a 2013 significando também 47% da bilheteria norte-americana. A maior bilheteria chinesa em 2014 foi Transformers: A Era da Extinção que faturou US$ 320 milhões. Os filmes chineses faturaram US$ 2,64 bilhões in 2014, que significaram 55% do mercado. Mas os 34 títulos internacionais faturaram US$ 1.81 bilhão, ou cerca de um terço da bilheteria total.
Diretores clássicos como John Woo e Jiang Wen já não são os responsáveis pelas maiores bilhterias locais. Os maiores sucessos chineses de 2014 foram filmes modernos voltados para o público jovem como Breakup Buddies, The Breakup Guru e The Continent que junto com Dad Where Are We Going e a fantasia The Monkey King foram as cinco maiores bilheterias chinesas do ano. No fim do ano o sucesso The Taking of Tiger Mountain, uma aventura de guerra em 3D dirigida por Tsui Hark abriu com US$ 51 milhões no fim de semana.
No ano passado, foram produzidos 618 filmes na China contra 638 em 2013, mas o público foi de 830 milhões de pessoas, 34,5% acima do de 2013. Foram inaugurados 1.015 multiplexes num total de 5.397 novas salas. Uma média de 15 salas por dia. O país tem hoje um total de 23.600 salas.
Em 2014, Hollywood recuperou o mercado japonês depois de alguns anos difíceis. Graças principalmente a Frozen.
Depois que a princesinha da Disney dominou as bilheterias por 19 fins de semana, Godzilla teve um retorno triunfal no Japão apesar das críticas negativas.
Vencedores e vencidos
2014 foi uma ano de surpresas. Sucessos garantidos fracassaram e filmes pelos quais nnguém dava nada estouraram.
Eis os vencedores do ano:
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos – lançado em 17/12, ficou na 1ª posição por três fins de semana consecutivos com uma faturamento global de US$ 722.9 milhões até 4 de janeiro. Acredita-se que chegará ao US$ 1 bilhão.
Caminhos da Floresta (Into the Woods)- estreou no dia de Natal e já é um dos musicais de maior sucesso da história do cinema. Até o dia 4/1 havia faturado US$ 91.2 milhões. Estreia no Brasil em 29/1.
Invencível (Unbroken) – o filme didrigido por Angelina Jolie estreou em 25/12 e já é uma das maiores bilheterias de um filme sobre a 2ª Guerra Mundial (US$ 87.8 milhões até 4/1). Estreia no Brasil em 15 de janeiro.
O Jogo da Imitação (The Imitation Game) – A biografia do matemático Alan Turing, estrelada por Benedict Cumberbatch estreou em 28 de novembro e já faturou US$ 30,8 milhões. Estreia no Brasil em 29/1
Livre (Wild) – O filme independente da Fox Searchlight, estrelado por Reese Witherspoon, abriu para mais 1.361salas em 25/12 e já faturou US$ 25.8 milhões. Estreia aqui no próximo dia 15.
Selma – lançado em 25 de dezembro, o drama sobre direitos civis de Ava DuVernay, estrelando David Oyelowo no papel de Martin Luther King Jr., faturou US$ 2.1 milhões em somente 22 salas e abre para o circuito nacional em 9/1. Estreia no Brasil em 25/1.
O Ano Mais Violento – Lançado em 31/12, o filme de J.C. Chandor, estrelando Oscar Isaac e Jessica Chastain, fez a impressionante média por sala de US$ 75,000 em cinco dias. Estreia no Brasil em 25/1
E os perdedores:
Exodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings) – O filme de Ridley Scott estreou em 19/12, estrelando Christian Bale como Moisés, e desapontou apesar do gandioso orçamento. Até o dia 4/1 havia faturado somente US$ 203.7 milhões no mundo todo. Deverá chegar aos US$ 250 milhões, muito pouco se comparado com os US$ 362.7 milhões faturados por Noé e insuficientes para recuperar o orçamento de US$ 140 milhões. Já em cartaz no Brasil
Top Five – A comédia dirigida e estrelada por Chris Rock estreou me 15/12, mas não faturou mais do que US$ 23,7 milhões até 4 de janeiro.
A Entrevista (The Interview) – Lançado debaixo de muita polêmica em 25/12, a comédia envolvendo o ditador norte-coreano Kim Jong Um deverá dar um bom prejuizo a Sony embora tenha sido um sucesso em midias digitais. Até agora faturou somente US$ 4.8 milhões nas bilheterias e mais de US$ 15 milhões em VOD. Como custou cerca de US$ 44 milhões te mais US$ 40 milhões em marketing vai ser difícil recuperar o investimento.
Grandes Olhos (Big Eyes) – Lançada em 25/12, a biografia da artista Margaret Keane, estrelando Amy Adams e Christoph Waltz, foi um dos maiores fracassos da carreira de Tim Burton. Lançado em apenas 1.307 cinemas faturou somente US$ 10 milhões até 4/1. Estreia no Brasil em 29/1
Vício Inerente (Inherent Vice) – O último filme de Paul Thomas Anderson, lançado em 12/12 faturou somente US$1,5 milhão até agora, apesar do elenco estelar que inclui Joaquin Phoenix, Josh Brolin, Owen Wilson e Reese Witherspoon. Abre para mais 400 sals em 9/1. Estreia no Brasil em 26/3.
E ainda:
Magia ao Luar, de Woody Allen – Bilheteria doméstica:US$ 10.5 milhões
Jersey Boys, de Clint Eastwood: US$ 47.0 milhões
Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola, de e com Seth MacFarlane: US$ 43.2 milhões
Grace de Monaco. Estrelando Nicole Kidman a cinebiografia de Grace Kelly ainda não foi lançado nos EUA, e dificilmente será.
Livrai-nos do Mal, com Eric Bana faturou somente US$ 30.6 milhões apesar de ter sido produzido por Jerry Bruckheimer.
Homens, Muheres e Filhos, de Jason Reitman, não passou dos US$ 705,908.
Wish I Was Here, de e com Zach Braff não passou dos US$ 3.6 milhões.
Veronica Mars:O Filme: US$ 3.3 milhões
Sex Tape: Perdido na Nuvem – a comédia com Cameron Diaz e Jason Segel não chegou aos US$ 40 milhões
Transcendence: A Revolução. Nem Johnny Depp encabeçando o elenco garantiu uma bilheteria acima de US$ 23 milhões.
Mas houve ainda uma série de filmes indpendentes que passaram desapercebidos, embora merecessem um destino melhor.
Apesar das ótimas críticas, e de sucesso em festivais filmes como Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo, que estreia esta semana no Brasil The Skeleton Twins e Dear White People faturaram menos de US$ 10 milhões em casa. Na opinião dos críticos do Variety mereceriam uma segunda chence:
Enemy, Obvious Child, Beyond the Lights, Calvary, Big Men, Starred Up, Mesmo Se nada Der Certo (concordo), Frank, Locke, A Letter to Momo, What If, The Great Insivisble, Belle, Palo Alto, Kill the Messenger, Memphis, We Are the Best.
Quem subiu e quem desceu
Alguns representantes da velha guarda mostraram fôlego: Denzel Washington continuou em alta graças a O Protetor, Scarlett Johansson estourou como heroina de ação em Lucy e Seth Rogen se deu bem com Vizinhos. Isto para não falar de Ben Affleck, que confirmou seu sucesso com Garota Exemplar. Talvez a maior estrela do ano tenha sido Angelina Jolie. Depois de quatro anos de ausência da telas ela voltou na terceira maior bilheteria global do ano: Malévola. Já Invencível, dirigido por ela, foi o vencedor da temporada de Natal faturando US$ 87.8 milhões apesar do tema sombrio.
Se star power significa a capacidade de um astro para estourar um filme já na estreia, Johny Depp está perdendo o seu. Robert Downey Jr. fracassou em O Juiz, Adam Sandler idem com Juntos e Misturados, George Clooney errou com seu Caçadores de Obras Primas, muito aquém do livro que lhe deu origem, Christian Bale tropeçou com Exodo: Deuses e Homens e Tom Cruise não emplacou No Limite do Amanhã.
Cinema em casa
Segundo o DEG (Digital Entertainment Group), enquanto o homevideo como um todo caia 1.8% faturando US$ 17.8 bilhões nos EUA, o download de filmes impulsionado por A Entrevista, crescia 30% faturando quase US$ 1.6 bilhão pela primeira vez.
A venda de DVDs e Blu-rays caiu 11% no ano, gerando US$ 6.9 bilhões.
Locadoras de filmes perderam 27% da receita faturando US$ 696 milhões, enquanto que os kioskes perderam 4% arrecadando US$ 1.8 bilhão em 2014.
Serviços de locação de filmes por assinatura como Netflix aumentaram sua receita 25% no último trimestre chegando a US$ 1 bilhão, elevando o total anual para US$ 4 bilhões (+26%).
O VOD caiu quase 6.7% totalizando US$ 1,96 bilhão. Os filmes mais solicitados foram Frozen, Guardiões da Galáxia, Thor: O Mundo Sombrio, Capitão America: O Soldado Invernal, Malévola, Jogo Vorazes: Em Chamas, Uma Aventura Lego, Gravidade, O Hobbit: A Desolação de Smaug, Transformers: A Era da Extinção, O Grande Herói, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Como Treinar Seu Dragão 2.
Dizem os analistas que depois do primeiro trimestre, 2015 será melhor. Mas isto é assunto para outra matéria.
Maiores Bilheterias Americanas de 2014
1 | Guardiões da Galáxia | $333.055.258 |
2 | Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 | $324.876.190 |
3 | Capitão América: O Soldado Invernal | $259.766.572 |
4 | Uma Aventura Lego | $257.760.692 |
5 | Transformers: A Era da Extinção | $245.439.076 |
6 | Malévola | $241.410.378 |
7 | X-Men: Dias de um Futuro Esquecido | $233.921.534 |
8 | O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos | $224.308.892 |
9 | Operação Big Hero | $211.798.980 |
10 | Planeta dos Macacos: O Confronto | $208.545.589 |
Fonte: Boxofficemojo |