BARATO, “O HOMEM NAS TREVAS” DESBANCA “ESQUADRÃO SUICIDA” DAS BILHETERIAS.
Por Wanda de Andrade.
O Homem nas Trevas liderou as bilheterias do fim de semana com US$ 26,11 milhões, que significam o dobro de seu orçamento de produção de menos de US$ 10 milhões. O que é raro.
Comparado a outros filmes de terror que também fizeram sucesso no verão, O Homem nas Trevas faturou 20,3 % mais do que os US$ 21.68 milhões faturados a estreia por Quando as Luzes se Apagam e 17,1 % menos do que os US$ 31.51 milhões faturados na estreia por 12 Horas Para Sobreviver – O Ano da Eleição.
Outra estreia da semana, Assassino à Preço Fixo 2: A Ressurreição decepcionou com US$ 7,50 milhões e ficou na 5ª posição. O filme de ação estrelado por Jason Statham e Jessica Alba faturou 34,3 % menos do que os US$ 11,42 milhões faturados em 2011 pelo filme original, que estreou em janeiro um mês tradicionalmente mais fraco do que agosto.
Estreia da semana passada, Kubo e as Cordas Mágicas subiu de posição no ranking, o que também é raro para um filme lançado em muitas salas. Com uma perda de bilheteria de apenas 37,3 % Kubo subiu da quarta para a 3ª posição no segundo fim de semana.
Ben Hur confirmou sua posição como um dos grandes fracassos do ano, se unindo a Caça-Fantasmas e O Caçador e a Rainha do Gelo. O épico bíblico caiu 60% faturando US$ 4,5 milhões, totalizando US$ 19,6 milhões em duas semanas. Outros estúdios estimam que a perda da Paramount com Ben Hur possa chegar a US$ 100 milhões, enquanto fontes próximas à produtora acreditam que o prejuízo ficará entre US$ 60 milhões e US$ 75 milhões. A MGM bancou 80% do filme. Estima-se que a bilheteria final não ultrapassará os US$ 30 milhões.
Na direção contrária, Perfeita é a Mãe caiu somente 27% em seu quinto fim de semana. Com um orçamento de US$ 20 milhões, deverá chegar à bilheteria final de US$ 120 milhões.
Esquadrão Suicida, apesar de perder 42% ainda manteve a 2ª posição o quarto fim de semana. Não deverá atingir os US$ 330 milhões faturados por Batman vs Superman: A Origem da Justiça (está em US$ 283 milhões), mas custou US$ 75 milhões menos.
As 10 maiores bilheterias da semana faturaram US$ 92 milhões, o que significa um aumento de 46% em relação aos US$ 63,16 milhões faturados mesmo fim de semana do ano passado, mas uma queda 18,7% em relação aos US$ 112,41 milhões faturados no fim de semana anterior.
Depois de faturar US$ 271.000 no fim de semana Mogli: O Menino Lobo totaliza US$ 363.545.049 e ultrapassa Deadpool (US$ 363.070.7090 e já é a terceira maior bilheteria norte-americana de 2015. Assim, a Disney lidera as bilheterias de 2016, ocupando as três primeiras posições nas bilheterias domésticas.
O próximo fim de semana prolongado pelo feriado de Labor Day encerra a temporada do verão cinematográfico com o lançamento de Morgan, suspense de ficção científica em aproximadamente 2.000 salas, A Luz Entre Oceanos, da DreamWorks em 1.500 salas e Presságios de Um Crime, com Anthony Hopkins, já lançado no Brasil.
Vejamos a semana.
As Top 10
- O Homem nas Trevas (Don’t Breathe /Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 71; Faturou: US$ 26.115.000em 3.051 salas; MPS (média por sala): US$ 8.559; Totaliza: US$ 26.115.000
O Homem nas Trevas recebeu nota B+ na pesquisa CinemaScore, pouco comum para filmes de terror, sendo que os espectadores de menos de 35 anos, aos quais o filme se destina principalmente, deram nota A-.
O último filme do diretor Fede Alvarez, A Morte do Demônio, de 2013, abriu com US$ 25,7 milhões e fechou com quase US$ 55 milhões em casa. Dependendo da sustentação na semana que vem, pode-se esperar que O Homem das Trevas chegue a US$ 55-65 milhões. O que não será impossível já que o filme recebeu 87% de críticas positivas no Rotten Tomatoes.
O final de agosto normalmente não tem grandes estreias, o que torna o lançamento de O Homem nas Trevas mais impressionante. Na segunda metade do mês somente cinco filmes estrearam melhor do que o filme de Alvarez.
- Esquadrão Suicida (Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 12.110.000 (-42%) em 3.582 salas (-342); MPS: US$ 3.381; Totaliza: US$ 282.883.000
Depois de liderar as bilheterias por três fins de semana consecutivos, Esquadrão Suicida caiu para a segunda posição com uma queda de 41,9 %, faturando US$ 12,11 milhões. Com uma bilheteria de US$ 282,88 milhões em 24 dias, está 12,4 % à frente dos US$ 251,45 milhões faturados no mesmo período por Guardiões da Galáxia e 9,1 % atrás dos US$ 311,33 milhões faturados por Batman vs. Superman: A Origem da Justiça à mesma altura.
Deverá ultrapassar Homem de Aço no próximo fim de semana, podendo chegar aos US$ 310 milhões finais. Até o momento, os três filmes da DC Comics (Batman vs Superman, Homem de Aço e Esquadrão Suicida) faturaram juntos
US$ 2,17 bilhões.
- Kubo e as Cordas Mágicas (Focus) – Está na 2ª semana e subiu da 4ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 7.909.000 (-37%) em 3.279 salas (+19); MPS: US$ 2.412; Totaliza: US$ 24.920.000
Comparando com os outros filmes stop motion produzidos pela Laika, Kubo e as Cordas Mágicas teve a estreia mais fraca, mas sofreu uma queda relativamente pequena no segundo fim de semana, perdendo menos bilheteria do que os 38,7% perdidos por ParaNorman, de 2012, ou do que os 47,6 % perdidos por A Noiva Cadáver em 2005. Mas caiu mais do que Os Boxtrolls (30,7%) e Coraline (12,3 %). Mas sua bilheteria de US$ 24,92 milhões em 10 dias é a menor dos quatro filmes citados à mesma altura.
- Festa da Salsicha (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 7.665.000 (-50%) em 3.135 salas (+32); MPS: US$ 2.445; Totaliza: US$ 80.009.000
Festa da Salsicha ficou na 4ª posição depois de perder 50,5 % da bilheteria, faturando US$ 7,66 milhões. A animação atipicamente classificada como R (menores de 17 anos só acompanhados de um adulto) já totaliza US$ 80 milhões, devendo provavelmente ultrapassar os US$ 100 milhões.
5 – Assassino à Preço Fixo 2: A Ressurreição (Mechanic: Resurrection/Lionsgate): ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 43; Faturou: US$ 7.500.000 em 2.258 salas; MPS: US$ 3.322; Totaliza: US$ 7.500.000
Entre as estreias Assassino a Preço Fixo 2: A Ressurreição, uma continuação de Assassino a Preço Fixo de 2011, lançado em 2.258 cinemas e faturou US$ 7,5 milhões. Menos do que os US$ 11.4 milhões faturados em casa pelo primeiro.
Embora Assassino à Preço Fixo 2: A Ressurreição seja estrelado por Jason Statham coadjuvado por Jessica Alba, Tommy Lee Jones e Michelle Yeoh, só conseguiu chegar à 7ª posição.
- Meu Amigo, O Dragão (Disney) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 7.282.000 (-36%) em 3.244 salas (-458); MPS: US$ 2.245; Totaliza: US$ 54.715.000
Depois de uma queda de somente 36%, Meu Amigo, O Dragão faturou quase US$ 7,3 milhões totalizando US$ 54,7 milhões e deverá fechar entre US$ 75-80 milhões, empatando com Alice Através do Espelho, do início do verão.
- Cães de Guerra (War Dogs /Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 7ª colocação. Faturou:
US$ 7.255.000 (-51%) em 3.258 salas (igual); MPS: US$ 2.227; Totaliza: US$ 27.758.000
A comédia dramática de Todd Phillips, Cães de Guerra perdeu 51 % da bilheteria em seu segundo fim de semana, faturando US$ 7,2 milhões, totalizando US$ 27,8 milhões em 10 dias.
- Perfeita é a Mãe (STX) – Está na 5ª semana e manteve a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.760.000 (-27%) em 2.565 salas (-246); MPS: US$ 2.246; Totaliza: US$ 95.543.000
Perfeita é a Mãe continua sua boa carreira, caindo apenas 27,5% depois de faturar US$ 5,76 milhões no quinto fim de semana. Totaliza US$ 95,4 milhões devendo chegar aos US$ 100 milhões.
- 9. Jason Bourne (Universal) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 5.230.000 (-35%) em 2.445 salas (-442); MPS: US$ 2.139; Totaliza: US$ 149.357.000
Jason Bourne teve um bom desempenho e perdeu somente 35% da bilheteria, faturando US$ 5,2 milhões, totalizando US$ 149,4 milhões. Apesar da volta de Matt Damon e do diretor Paul Greengrass à franquia além dos ingressos mais caros, o novo filme da série não deverá superar as bilheterias dos dois filmes anteriores – O Ultimato de Bourne, de 2007, e A Supremacia de Bourne, de 2004, devendo fechar em US$ 165 milhões. A bilheteria global está em US$ 347,9 milhões.
- Ben Hur (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 4.530.000 (- 50,6%) em 3.084 salas (igual); MPS: US$ 1.469; Totaliza: US$ 19.553.000
Ben Hur, que desceu para a 10ª posição, perdeu 60% da bilheteria faturou US$ 4,5 milhões, totalizando US$ 19.553.000 em duas semanas. No exterior o drama bíblico faturou US$ 6,3 milhões em 35 países, totalizando US$ 21,8 milhões internacionais e US$ 41,4 milhões globais.
As Independentes
O vencedor independente da semana foi Hell or High Water, que poderá terminar a exibição como a maior bilheteria independente do ano. Southside With You também teve um bom desempenho e Hands of Stone saiu-se bem, a não tanto quanto Southside.
Hell or High Water está na 3ª semana e teve um aumento de bilheteria de ordem de 38,3%, faturando US$ 3.725.000, totalizando US$ 8,6 milhões, um dos melhores desempenhos de um filme independente em 2016. Já é a segunda bilheteria independente do verão, atrás apenas de Love & Friendship, que faturou US$ 14 milhões desde os meados de maio. A terceira é Cafe Society, de Woody Allen.
Hell or High Water é um western passado nos tempos atuais. Estrelando Chris Pine, Ben Foster e Jeff Bridges, narra a história de dois irmãos, interpretados por Pine e Foster, que assaltam bancos para salvar a fazenda da família no Texas até que um Texas Ranger (Bridges) e sua equipe começam a persegui-lo. Manteve a 12ª posição no ranking das bilheterias do fim de semana.
Southside With You (Roadside Attractions) – Recebeu nota 75 no Metacritic. Esteve nos festivais de Sundance, São Francisco e Seattle 2016. Faturou US$ 3.065.000 em 813 salas com uma MPS de US$ 3.762
Southside With You, narra o primeiro encontro do presidente Barack Obama com a primeira dama Michelle 1989, quando ambos eram advogados na mesma firma de Chicago. Estreou na 13ª posição.
Hands of Stone (Weinstein) – Recebeu nota 55 na pesquisa Metacritic e esteve no festival de Cannes 2016. Faturou US$ 1.734.000 em 810 salas com uma MPS de US$ 2.141.
Mais um filme sobre o mundo do box estrelando Edgar Ramirez no papel do pugilista Robert Duran e irá triplicar o número de salas na próxima semana. Recebeu nota A na pesquisa A Cinemascore, o que nem sempre se reflete na bilheteria, mas é um sinal positivo. Cerca de 50% do público era de origem latina.
O drama Eye in the Sky continua liderando as bilheterias independentes anuais com US$ 18,7 milhões. Hello, My Name is Doris, lançado em março, é a segunda com US$ 14,4 milhões.
As Internacionais
Se alguém duvidava que a China irá ultrapassar brevemente os Estados Unidos como o maior mercado cinematográfico, o último fim de semana não deixa dúvidas. As duas maiores bilheterias no mercado internacional (Jason Bourne e A Era do Gelo: O Big Bang) ocuparam a 9ª e a 21ª posição nas bilheterias norte-americanas.
1 – Jason Bourne faturou US$ 56.8 milhões no exterior, cerca de cinco vezes a bilheteria da semana passada. Embora estivesse em cartaz em 62 países, o grosso desta bilheteria veio da China onde estreou com US$ 50 milhões. Nos próximos dias terá ultrapassado O Ultimato de Bourne, A Supremacia de Bourne e A Identidade de Bourne no país. Totaliza US$ 347,9 milhões globais.
2 – A Era do Gelo: O Big Bang fez uma carreira medíocre em casa faturando somente US$ 61,6 milhões até agora, devendo fechar como a pior bilheteria da série. Mas arrecadou US$ 50,1 milhões em 37 países no último fim de semana, isto é 13 vezes mais que no fim de semana anterior, graças à bilheteria de estreia de US$ 42,4 milhões na China.
3 – Esquadrão Suicida faturou US$ 19,6 milhões no fim de semana internacional totalizando US$ 353,1 milhões no exterior e US$ 636 milhões globais. Ao contrário dos outros filmes, Esquadrão Suicida foi proibido na China, o mercado mais importante da Buena Vista.
4 – Pets:A Vida Secreta dos Bichos ficou na terceira posição internacional com US$ 24,6 milhões, totalizando US$ 724,4 milhões globais.
5 – Quando as Luzes se Apagam foi a 5ª bilheteria internacional depois de faturar US$ 9,6 milhões no fim de semana. Totaliza US$ 125,7 milhões globais, um ótimo resultado financeiro, já que custou somente US$ 4,9 milhões.
6 – Perfeita é a Mãe estreou em mais 13 países incluindo Reino Unido, México e Nova Zelândia, e faturou US$ 6,3 milhões num total de 46 mercados. Totaliza US$ 28,7 milhões no exterior e US$ 124,15 milhões globais.
Bilheterias Americanas | |||
Renda | Renda | ||
Semana | Total | ||
(US ) | (US ) | ||
1 | O Homem nas Trevas | $26.115.000 | $26.115.000 |
2 | Esquadrão Suicida | $12.110.000 | $282.882.627 |
3 | Kubo e as Cordas Mágicas | $7.909.000 | $24.920.378 |
4 | Festa da Salsicha | $7.665.000 | $80.008.510 |
5 | Assassino à Preço Fixo 2: A Ressurreição | $7.500.000 | $7.500.000 |
6 | Meu Amigo, O Dragão | $7.282.000 | $54.715.378 |
7 | Cãesde Guerra | $7.255.000 | $27.757.687 |
8 | Perfeita é a Mãe | $5.760.000 | $95.453.235 |
9 | Jason Bourne | $5.229.490 | $149.356.725 |
10 | Ben-Hur | $4.530.000 | $19.552.877 |
Fonte: Rentrak/Comscore |