BILHETERIA MUNDIAL DE CINEMA BATE RECORDE. GRAÇAS À CHINA.

por Wanda de Andrade.

Faturando US$ 70 milhões, Cinderela liderou com facilidade o fim de semana, e trouxe as bilheterias de volta à rota do crescimento.

Noite Sem Fim, o novo filme de Liam Neeson, estreou mal e o terror Corrrente do Mal surpreendeu no circuito independente.

Mas a notícia mais comentda da semana não foi a tão esperada recuperação das bilheterias, e sim o relatório anual da MPAA ( Motion Picture Association of America), a poderosa associação dos produtores cinematográficos de Hollywood, – sobre as bilheterias do ano anterior, e que revelaram muita coisa sobre esta entidade misteriosa e imprevisível chamada público.

Segundo a MPAA, as bilheterias norte-americanas cairam de US$ 10,9 bilhões em 2013 para US$ 10,4 bilhões em 2014, principalmente  porque blockbusters como Transformers: A Era da Extinção, Sniper Americano e Malévola não atingiram o mesmo patamar dos blockbusters de 2013.

A venda de ingressos caiu para 1,27 bilhão, uma queda de 6% em relação a 2013.  O público também se revelou menos curioso sobre a 3D, tendo o formato significado somente 14% da bilheteria total. A menor porcentagem desde 2009.

A bilheteria global subiu 4% somando a quantia recorde de US$ 36,4 bilhões, enquanto a doméstica (EUA/Canadá) caia  5%. A bilheteria International somou US$ 26 bilhões no ano passado, graças ao desempenho da China, que cresceu 34% e foi o primeiro país, além dos EUA, a ultrapassar os US$ 4 bilhões nas bilheterias, atingindo US$ 4,8 bilhões. A  Ásia-Pacífico, região da Ásia banhada pelo Oceano Pacífico,  que inclui Austrália, Coreia do Sul, China, Hong-Kong, Cingapura e Japão entre outros países, foi uma região chave, subindo 12% em relação ao ano anterior.

Mas os Estados Unidos não foi o único país a perder bilheteria. Na Europa, principalmente o Reino Unido e Alemanha , no Oriente Médio e na Africa, as bilheterias cairam 3%. Na América Latina as bilheterias subiram somente 2%, devido as baixas no México e Argentina que perderam respectivamente 5% e 20% da bilheteria.

Transformers: A Era da Extinção foi  maior bilheteria global de 2014 com US$ 1,091 bilhão, incluindo a receita recorde  US$ 301 milhões na China, maior do que a dos EUA (US$ 245 milhões).

 

Plateias envelhecem

A venda de ingressos nos EUA e Canadá foi a menor em 19 anos, com 1,27 bilhão de tickets vendidos. Mas isto é parte do problema. O x da questão são os 32% da população que não vai ao cinema, e como atraí-los.

Nos EUA a venda de ingressos para as idades entre 40 e 59 anos foi a maior de todos os tempos, enquanto o público de mais de 60 anos (13%) foi o maior desde 2011.

Pesquisando o público frequente (aqueles que vão ao cinema pelo menos uma vez no mês, isto é 51% do total), a

faixa que menos cresceu foi a de idade entre 25 e 39 anos (19% contra 23% no ano passado) . Eles foram ao cinema 7,1 milhões de vezes comparados 8,2 milhões em  2013 e 9,9 milhões em 2012.

Houve também uma queda no público entre 18 e 24 anos. Em compensação, os frequentadores de cinema com idades entre 40 e 49 anos subiu de 3,2 milhões para 5,7 milhões, e a parcela com idade superior a 60 anos foi a que mais aumentou, contabilizando a quantia recorde de 5,3 milhões de idas ao cinema.

A fatia dos menores de 12 anos também cresceu (7%) e constituem agora 12% do total, resultado surpreendente já que muitos filmes infantis tiveram um desempenho abaixo do esperado.

 

Gênero

Homens constituiram a maior parte da plateia das quatro maiores bilheterias americanas de 2014, mas no geral, 52% dos ingressos foram vendidos para mulheres, a mesma proporção de 2013, mais do que a população em geral formada 51% por mulheres. Mas somente um filme, Jogos Vorazes: A Esperança-Parte 1 teve mais mulheres (57%) do que homens na plateia.

O público de todos os outros filmes das majors foi liderado por homens com Transformers: A Era da Extinção tendo 58% da plateia formada por homens, Guardões da Galáxia com 59%, Capitão América`O Soldado Invernal com 58% e Uma Aventura Lego com 55%.

 

Um negócio da China?

As bilheterias chinesas deverão ultrapassar as dos Estados Unidos até o final da década. Mas a notícia pode não ser assim tão boa. A China é o maior mercado cinematográfico depois dos EUA, mas dá somente 25% de retorno aos estúdios. Além do mais, a censura impede o lançamento de muitos filmes ou exige adaptações para que os filmes se tornam adequados para o público local.

 

A força digital  

90% das exibições no mundo todo são agora digitais, um aumento de 83% em relação a 2013, apesar das reinvicações de diretores como Christopher Nolan pela permanência do celuloide.

Voltemos à semana.

 

The Top 10

Depois de duas semanas em baixa, Cinderela ajudou a venda de ingressos no fim de semana a subir mais de 16% em relação ao ano mesmo período do ano passado.

As bilheterias das Top Ten somaram US$ 119 milhões, 20% mais do que as do ano passado no mesmo fim de semana.

Este foi o terceiro melhor fim de semana de 2015, atrás somente dos que marcaram a estreia de Sniper Americano e Cinquenta Tons de Cinza. O primeiro já quadruplicou a bilheteria de estreia e o segundo quase duplicou.

No ano, as bilheterias estão 4,4% à frente das de 2014 à mesma altura, e ainda temos mais vários blockbusters a caminho. A Série Divergente: Insurgente estreia na próxima semana e Velozes e Furiosos 7 duas semanas depois.

 

  1. Cinderela, a nova versão com personagens reais do querido conto de fadas, faturou US$ 67,9 milhões nos EUA em 3.845 salas, ficando abaixo dos US$ 70 milhões projetados. Abaixo da estreia de Malévola com US$ 69.400 milhões. Comparado às recentes fantasias não animadas, Cinderela não chegou perto da bilheteria de estreia de US$ 116.1 milhões de Alice no País das Maravilhas, e ficou um pouco abaixo dos US$ 79,1 milhões arrecadados na estreia de Oz:Mágico e Poderoso, mas superou Branca de Neve e o Caçador (US$ 56,2 milhões). A boa notícia é que Cinderela custou US$ 95 milhões enquanto os outros citados custaram pelo menos o dobro.

66% do público de Cinderela eram compostos por mulheres e 66% por famílias. O filme recebeu a nota A na pesquisa  CinemaScore e ótimas críticas , devendo portanto fazer uma ótima carreira e uma bilheteria final de US$ 200 milhões está praticamente garantida.

 

  1. A popularidade de Cinderela afetou a última aventura de Liam Neeson, Noite Sem Fim, que faturou US$ 11 milhões em 3.171 salas, menos do que as projeções iniciais, em torno de US$ 15 milhões. Uma fração da bilheteria de estreia de Sem Escalas (US$ 28,9 milhões) e abaixo também da estreia de Caçada Mortal (US$ 12,8 milhões), filmes anteriores de Neeson.

O público desta história de um pai protegendo seu filho  de um matador profissional era composto majoritariamente (52%) por mulheres com 86% acima de 25 anos. Elas deram ao filme uma ótima nota A na pesquisa Cinemascore, o que sugere um boa a boca favorável, que dará a Noite Sem Fim uma bilheteria final superior a US$ 30 milhões. Mas antes Neeson terá que enfrentar A Série Divergente: Insurgente, Velozes e Furiosos 7 e  Get Hard.

 

  1. Kingsman: Serviço Secreto – Está na quinta semana e subiu da quarta para a terceira posição. Perdeu somente 25% da bilhetria e faturou US$ 6.200.000 em 2.635 cinemas (-466), totalizando US$ 107.373.000. Tendo cruzado a marca dos US$ 100 milhões, pode-se prever que ultrapassará os US$ 120 milhões totais.

 

  1. Golpe Duplo, – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 3ª posição. Faturou US$ 5.805.000 (-42%) em 2.855 salas (-468), totalizando US$ 44.032.000 em 17 dias.

 

  1. Chappie caiu da para 1ª para a 5ª posição, faturando US$ 5.800.000 (-56%) em 3.201 salas, totalizando US$ 23.300.000 em 10 dias. 58% menos do que os US$ 56.00 milhões faturados por Elysium em 2013.

 

  1. O Exótico Hotel Marigold 2, na segunda semana, caiu da 3ª posição para a 6ª, faturando US$ 5.700.000 (-33%) em 2.022 cinemas (+449), totalizando US$ 18.060.000.

 

7.Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água está em cartaz há semanas e caiu da 5ª para a 7ª posição. Faturou US$ 4.100.000 (-38%) em 2.659 salas, totalizando US$ 154.691.000.

 

  1. McFarland dos EUA, na quarta semana, caiu da 7ª para a oitava posição, faturando US$3.600.000 (-29%) em 2.455 salas, totalizando US$ 34.974.000. Depois de perder menos de 30% da receita, McFarland dos EUA poderá quadruplicar a fraca bilheteria de estreia, marcando mais um ponto para uma diretora mulher (Niki Caro).

 

  1. Sniper Americano, na quinta semana de exibição, subiu da 11ª posição para a 9ª e voltou às Top 10. Faturou US$ 2.930.000 (-33%) em 2.001 salas, totalizando US$ 341.500.000

 

  1. The DUFF está na 4ª semana e caiu da 9ª para a 10ª posição. Faturou US$ 2.900.000 (-39%) em 2.301 cinemas (-258), totlizando US$ 30.317.000

 

As estreias da semana passada continuaram com sua má sorte: Chappie caiu 56% e Unfinished Business perdeu 52%. Deverão se unir à lista dos fracassos destinados ao público masculino em 2015.

 

Os Independentes

Corrente do Mal (It Follows) impressionou com uma estreia de US$ 163.453 em quatro salas, com uma média por sala (MPS) de US$ 40.863. O filme de terror veio precedido de ótimas críticas, tendo 95% de tomates frescos no Rotten Tomatoes.

Entre as estreias da semana, dois documentários relacionados a musica se destacaram: Seymour: An Introduction, de Ethan Hawke, sobre o pianista e professor Seymour Bernstein e The Wrecking Crew, de Danny Tedesco, sobre um grupo de músicos conhecido como The Wrecking Crew, uma banda stand by de instrumentos musicais para gravações de artistas como  Frank Sinatra, The Beach Boys e Bing Crosby. Seymour fez a melhor bilheteria, faturando US$ 26.300 em dois cinemas, mas The Wrecking Crew, lançado em sete salas, também não se saiu mal, faturando US$ 63.000.

 

O filme francês Três Corações (Trois Coeurs), dirigido por Benoît Jacquot e estrelando Charlotte Gainsbourg, Catherine Deneuve e Chiara Mastroianni, faturou sólidos US$ 12.300 em um único cinema. A estreia no Brasil está prometida pela Europa/Mares Filmes ainda para março.

 

O drama de guerra de Yann Demange, 71, abriu de 16 para 65 cinemas, faturando US$ 208.000. Totaliza US$ 378.000 devendo chegar à marca do milhão de dólares.

 

Em seu terceiro fim de semana, Mapas Para as Estrelas, lançado simultaneamente em VOD, não está indo muito bem. Perdeu 44 salas (de 61 para 17) e como consequência perdeu 71% da bilheteria, depois de faturar US$ 19.000. Totaliza  US$ 313.700. O filme deu uma indicação  Globo de Ouro Julianne Moore, e estreia no Brasil em 19/3 pela Paris.

 

As Internacionais

Estreando em 31 países, Cinderela liderou as bilheterias internacionais com US$ 62,4 milhões. Seus melhores desempenhos foram na China (US$ 25 milhões) e Russia (US$ 7,3 milhões). No próximo fim de semana estreia na França, Austrália, Brasil, Espanha e Reino Unido, e em abril no Japão.

 

Operação Big Hero caiu somente 15% na China, faturando US$ 15,5 milhões. Acumula US$ 633 milhões no mundo todo, o que o torna o maior filme de animação de 2014, superando Como Treinar o Seu Dragão 2.

 

Kingsman: Serviço Secreto faturou US$ 13,7 milhões, totalizando US$ 169,3 milhões no exterior. Estreou na 1ª posição na Alemanha, à frente de Cinderela, que abriu com US$ 2,4 milhões.

 

Em cartaz em 61 países, Golpe Duplo faturou US$ 13,5 milhões. Estreou no Brasil na primeira posição com US$ 1,9 milhão. Totaliza US$ 57,7 milhões no exterior e mais de US$ 100 milhões no mundo todo.

 

Coincidindo com  a estreia nos EUA, Noite Sem Fim abriu US$ 6,6 milhões em 19 países. Suas melhores estreias foram  no Reino Unido (US$ 1.3 milhão) e França (US$ 1.1 milhão). Estreia na Austrália e Coreia do Sul na próxima semana.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Cinderela $67,900,000 $67,900.000
2 Noite Sem Fim $11,015,000 $11,015,000
3 Kingsman: Serviço Secreto $6,200,000 $107,373,238
4 Golpe Duplo $5,805,000 $44,032,415
5 Chappie $5,750,000 $23,312,000
6 O Exótico Hotel Marigold 2 $5,700,000 $18,060,265
7 Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água $4,100,000 $154,691,372
8 McFarland dos EUA $3,692,000 $34,974,107
9 Sniper Americano $2,930,000 $341,499,564
10 The DUFF $2,900,000 $30,317,407
Fonte: Rentrak