BILHETERIAS: A RECUPERAÇÃO DE RIDLEY SCOTT.

por Wanda de Andrade.

Depois de dois fracassos seguidos, o diretor Ridley Sott, liderou as biheterias da semana consagrado pela crítica.

A ótima estreia com US$ 55 milhões de  Perdido em Marte marca o retorno de Scott à antiga forma e coloca o aclamdo diretor na fila para a disputa do próximo Oscar. A Academia de Hollywood não escolhe – pelo menos declaradamente – seus indicados com base no sucesso comercial, mas se ele não ajuda, também não prejudica.

Desde no início da semana falava-se que Perdido em Marte quebraria o recorde de outubro conquistado por  Gravidade em 2013. Os boatos começaram quando Perdido em Marte teve o melhor dia de estreia na 6ª feira, mas até o domingo, o filme de Ridley Scott não alcançou os US$ 55,7 milhões atingidos pelo filme de Alfonso Cuarón, apesar de ter recebido nota A na pesquisa CinemaScore.

Perdido em Marte é a melhor abertura de um flme de ficção de Scott desde Prometheus, Alien: O Sétimo Passageiro e Blade Runner: Caçador de Androides, e a segunda em geral desde Hannibalque faturou US$ 58 milhões in 2001. Seus últimos lançamentos Exodus: Deuses e Reis  e O Conselheiro do Crime, de 2013, foram fracasssos comerciais.

Perdido em Marte estreou apenas 1% atrás dos US$ 55,79 milhões faturados na abertura por Gravidade. Distância que fica menor ainda se consideraramos que Gravidade levou a vantagem dos preços mais altos dos ingressos IMAX.  Perdido em Marte estreou 16% à frente dos US$ 47,51 milhões arrecadados na estreia por Interstelar, que também se beneficiou dos preços IMAX. Uma campanha de marketing eficiente, ótimas críticas, a atração do nomes de Ridley Scott e Matt Damon juntos contribuiram para o sucesso de Perdido em Marte. Não se deve esquecer que a revelação da descoberta de água em Marte no dia da estreia (mera coincidência ou uma jogada de mestre da NASA que patrocina o filme?) também ajudou a despertar a curiosidade sobre o planeta vermelho.

Hotel Transilvania 2 continuou impressionando com com uma biheteria de US$ 33 milhões, que lhe garantiu a segunda colocação. A animação em 3D da Sony Pictures Animation liderada por Adam Sandler se sustentou bem, e perdeu apenas  32% da ótima bilheteria de estreia. Comparando, o primeiro Hotel Transilvania, de 2012, perdeu 36% da bilheteria em seu segundo fim de semana, faturando US$ 27,05 milhões.

Continuando seu bom desempenho em circuito restrito, Sicário: Terra de Ninguém teve uma ótima expansão ficando na terceira posição com US$ 12,08 milhões. O thriller estrelado por Emily Blunt, Benicio Del Toro e Josh Brolin correspondeu às expectativas, graças sobretudo à ótimas críticas e ao interesse despertado enquanto estava em lançamento limitado. Enfrentou bem a estreia de Perdido em Marte e ficou apenas 9% atrás dos US$ 13,24 milhões faturados por Evereste na semana passada, quando também expandiu para muito mais salas, tendo chances de se segurar melhor do que a tragédia nas montanhas. Sicário recebeu nota A- na pesquisa CinemaScore.

Um Senhor Estagiário se sustentou bem em seu segundo fim de semana, faturando US$ 12,.08 milhões, o que lhe garantiu a quarta colocação. A comédia estrelada por Robert De Niro e Anne Hathaway perdeu 34% da bilheteria. É a única comédia em exibição, e acumula US$ 36,52 milhões em 10 dias, estando 9% à frente dos US$ 33,47 milhões faturados no mesmo período por A Última Viagem a Las Vegas, que perdeu 32% em seu segundo fim de semana, faturando US$ 11,04 milhões em 2013.

Maze Runner: Prova de Fogo  ficou entre as cinco maiores biheterias com US$ 7,65 milhões. Perdeu 46% da bilheteria e acumula uma receita de US$ 63,24 milhões em 17 dias, ficando abaixo das expectativas e 14% atrás da bilheteria de US$ 73,56 milhões arrecadada em 17 dias pelo primeiro filme.

Enquanto outras  estreias e continuções festejavam seu bom desempenho, A Travessia não decolou em seu lançamento restrito. O elogiado filme de Robert Zemeckis estrelando Joseph Gordon-Levitt faturou somente US$ 1,55 milhão em 448 salas IMAX e PLF (Extreme Digital Cinema, transmissão digital em telas enormes de parede a parede como Cinemark XD ou Real D). Em cinco dias faturou US$ 1,97 milhão, ou seja somente  US$ 3.460 por sala ou 300 pessoas por sessão.  Apesar das ótimas críticas, A Travessia está sofrendo os efeitos da concorrência.

Mas apesar dos efeitos negativos de filmes mal programados, os resultados finais foram positivos e o fim de semana foi de alta mais uma vez. O crédito ficou por conta de Perdido em Marte e Hotel Transilvania 2, e naturalmente Sicário que subiu 603 %.

As Top 10 faturaram US$ 139,9 milhões, 3% mais do que o 40º fim de semana do ano passado, quando Garota Exemplar estreou com na primeira posição com US$ 37,5 milhões, e 26% acima de 2013, quando Gravidade liderou com US$ 55,8 milhões., mas os outros lançamentos ficaram aquém dos de 2015.

Vejamos como foi tudo isso.

 

As Top Ten (+1)

  1. Perdido em Marte (20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Criticwire: A-; Metacritic: 81: Faturou US$

55.000.000 em 3.831 salas; MPS (média por sala): US$ 14.357; Totaliza: US$ 55.000.000

Drew Goddard, de Buffy: a Caça-Vampiros e Guerra Mundial Z,  escreveu e adaptou o roteiro de Perdido em Marte, baseado no best-seller de Andy Weir sobre um astronauta abandonado naquele planeta. O filme custou US$ 108 milhões e é adorado pela crítica, tendo alcançado 94% de resenhas positivas no Rotten Tomatoes, e pelo público que lhe conferiu um A na pesquisa CinemaScore.

Homens constituiram 56% da audiência, enquanto 72% tinham mais de 25 anos e 45% viram o filme em 3D.

Foi a segunda maior estreia de Matt Damon, atrás apenas de O Ultimato de Bourne (US$ 69,2 milhões), mas à frente de A Supremacia de de Bourne (US$ 52,5 milhões). Foi também a segunda estreia de Ridley Scott, cuho recorde anterior pertencia a Hannibal (US$ 58 milhões), de 2001. Mas Perdido em Marte se saiu melhor do que Prometheus, de 2012, que faturou US$ 51 milhões.

Os realizadores trabalharam junto com a NASA na realização de Perdido em Marte e na semana passada às vésperas da estreia a agência espacial – que espera lançar uma nave tripulada a Marte em 2030 – convocou uma coletica de imprensa urgente para anunciar a existência de água no planeta vermelho (a NASA jura que foi coincidência). O desempenho de Perdido em Marte fica maior ainda se verificarmos que grande parte da receita não veio de salas IMAX como Gravidade e Interestelar, já que quase todas exibiam A Travessia.  Além do mais o filme tem 141 mnutos de duração contra 91 minutos de Gravidade.

 

  1. Hotel Transilvania 2 (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 33.000.000 (-32%) em 3.754 salas (igual); MPS: US$ 8.791; Totaliza: US$ 90.542.000

Em seu segundo fim de semana, Hotel Transilvania 2 perdeu somente 31.9%, ficando na segunda posição depois de faturar  US$ 33 milhões, continuando à frente do filme original.

Mas brevemente irá enfrentar a estreia de mais dois filmes para a família Goosebumps: Monstro e Arrepios e Peter Pan. Deverá se sair bem ajudado pelo Halloween ( 31 de outubro), o verdadeiro problema será Snoopy & Charlie  Brown: Peanuts, o Filme, que esteia em 6/11.

 

  1. Sicário: Terra de Ninguém (Lionsgate) – Está na 2ª semana e subiu da 10ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 12.075.000 (+603%) em 2.620 salas (+2.561); MPS: US$ 4.609; Totaliza: US$ 15.076.000

Em sua segunda semana, Sicario: Terra de Ninguém abriu para o país todo, faturando US$ 12,1 milhões em 2.620 salas. O que reultou num aumento de mais de 600% na biheteria.

Estrelando Benicio Del Toro, Emily Blunt e Josh Brolin,  drama sobre um cartel de drogas obteve nota A- na pesquisa Cinemascore. O que pode significar uma boa sustentação e algumas indicações ao Oscar como fotografia trilha sonora e um um dois de interpretação.

 

  1. Um Senhor Estagiário (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou US$ 11.620.000 (-34%) em 3.320 salas (+15); MPS: US$ 3.500; Totaliza: US$ 36.524.000

Também entrando na 2ª semana, Um Senhor Estagiário  perdeu somente 34,5% da bilheteria, faturando US$ 11,6 milhões, totalizando US$ 36,5 milhões mostrando que ainda tem muito fôlego.

 

  1. Maze Runner: Prova de Fogo (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$

7.650.000 (-46%) em 3.319 salas (-473); MPS: US$ 2.305; Totaliza: US$ 63.241.000

Foi um bom terceiro fim de semana para o filme de ficção científica, que faturou US$ 7,7 milhões depois de perder 46% da bilheteria. Totaliza US$ 63,2 milhões, 14% menos do que o filme anterior.

 

  1. Aliança do Crime (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 5.905.000 (-46%) em 2.768 salas (-470); MPS: US$ 2.133; Totaliza: US$ 52.521.000

Aliança do Crime estrelando Johnny Depp, caiu 46% e chegou aos US$ 52 milhões. Tem chances de triplicar a bilheteria de estreia, chegando aos US$ 66 milhões. Menos do que o esperado.

 

  1. Evereste (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 5.510.000 (-58%) em 3.009 salas; MPS: US$ 1.720; Totaliza: US$ 33.181.000

Evereste foi visivelmente afetado por A Travessia e a perda das salas IMAX ocasionou uma queda de 58%. Totaliza US$ 33 milhões e poderá alcançar os US$ 50 milhões.

Está tendo um bom desempenho internacional, onde faturou US$ 16,4 milhões em 65 países, chegando a US$ 100 milhões no exterior, totalizando US$ 136,5 milhões globais.

 

  1. A Visita (Universal) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 3.950.000 (-41%) em 2.296 salas (-671); MPS: US$ 1.720; Totaliza: US$ 56.921.000

A Visita, filme de suspense de baixo orçamento,  se comportou muito bem para o gênero e caiu 41%, faturando quase US$ 4 milhões, totalizando  US$ 57,7 milhões. Depois de bater de frente com a crítica e o público, M Night Shyamalan pode agora reinvidicar o prêmio de melhor filme de terror do ano, que, de quebra, custou somente US$ 5 milhões.

 

  1. War Room (Sony) – Está na 6ª semana e caiu da 8ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 2.800.000 (-34%) em 1.746 salas (-174); MPS: US$ 1.604; Totaliza: US$ 60.545.000

Totalizando US$ 60 milhões, War Room, perdeu somente 34% da biheteria entre os dois fins de semana.

 

  1. The Perfect Guy (Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 2.400.000 (-50%) em 1.364 salas (-525); MPS: US$ 1.760; Totaliza: US$ 52.615.000

 

  1. A Travessia The Walk (Sony) – ESTREIA – Nota Criticwire: B; Metacritic: 70; Faturou US$ 1.550.000 em 448 salas; MPS: US$ 3.460; Totaliza: US$ 1.972.000

A Travessia foi ofuscado por Perdido em Marte, com a biografia do artista da corda bamba Philppe Petit faturando somente US$ 2 milhões em cinco dias. Estreia pra valer na próxima sexta-feira. Estrelando Joseph Gordon-Levitt como o artista francês Philippe Petit que ficou famoso por passar de uma Torre Gêmea para a outra atravessando por um cabo de aço em 1974. Mas vale lembrar que Robert Zemeckis teve somente três filmes que não chegaram aos US$ 100 milhões e ele sabe como contar uma história e cativar seu público com novas técnicas.

 

As Independentes

Oito flmes exibidos no festival de Toronto, liderados pelo documentário He Called Me Malala e pelo filme iraniano Taxi (Kino Lorber) chegaram às telas. E ainda This Changes Everything, um documentário sobre mudanças climáticas , que se saiu bem em uma única sala em Nova York e o drama sobre direitos dos casais gays Freeheld. Nenhum deles tem lançamento previsto no Brasil.

He Called Me Malala (Fox Searchlight) – ESTREIA – Nota Criticwire: B-; Metacritic: 58; Faturou US$ 56.000 em 4 salas; MPS: US$ 14.000

O documentário de Davis Guggenheim sobre Malala Yousafz, adolescente do Paquistão vencedora do prêmio Nobel da Paz, atacada pelo Tabalibãs por defender que as mulheres de seu país possam estudar, teve críticas medíocres.  Abre para mais 400 cinemas nesta sexta-feira.

Freeheld (Lionsgate)  – ESTREIA – Nota Criticwire: B; Metacritic: 50; Faturou US$ 40.000 em 5 salas com uma MPS de US$ 8.000.

Dirigido por Peter Sollett, que não dirigia um filme desde Uma Noite de Amor e Música, de 2008, Freeheld narra a história de um casal de lésbicas que luta para garantir o direito de assistência médica e pensão alimentícia para a companheira. Ellen Page produziu  e estrela o filme ao lado de Julianne Moore e Steve Carell.

Taxi (Kino Lorber)  – ESTREIA – Nota Criticwire: A; Metacritic: 89; Faturou US$ 22.000 em 2 salas. MPS: US$ 11.000

O diretor iraniano Jafar Panahi  (O Balão Branco) dirigiu este filme na clandestinidade, já que está oficialmente proibido de dirigir filmes em seu país  e acabou vencendo o festival de Berlim. É um dos filmes mais bem resenhados do ano nos EUA e teve ua ótima estreia em duas salas em Nova York. Abre no resto do país nas próximas semanas.

Labyrinth of Lies (Sony Pictures Classics)  – ESTREIA – Nota Criticwire: B; Metacritic: 60; Faturou US$ 21.357 em 3 cinemas., com uma MPS de US$ 7.119. Totaliza US$ 27.238

O representante da Alemanha no próximo Oscar fala sobre o julgamento dos crimes de guerra nazistas e foi lançado agora para chamar atenção dos eleitores de melhor filme estrangeiro. Abriu modestamente em três salas em Nova York e Los Angeles, mas não obteve nem críticas nem bilheteria necessárias para atingir o patamar de outros vencedores como A Separação, Amor ou Ida.

 

As Internacionais

Perdido em Marte liderou também as bilheterias internacionais com US$ 45,2 milhões arrecadados em 9.611 cinemas de 49 países. Totaliza US$ 100,2 milhões no mundo todo.

Na segunda posição, Hotel Transilvania 2 perdeu somente 33% da bilhetria de estreia, faturando US$ 20,4 milhões em 50 países. Em duas semanas faturou US$ 59,8 milhões no mercado internacional e US$ 150,34 milhões no mundo todo.

Lost in Hong Kong continuou sua boa carreira depois de faturar mais US$ 42 milhões. A continuação da comédia Lost in  Thailand ultrapassou o filme anterior no domingo, e já é a maior biheteria de um filme chinês em 2D, com US$ 209,4 milhões. Ficou na terceira posição internacional.

Chronicles of the Ghostly Tribe, filme chinês de ação teminou na quarta posição internacional com US$ 35 milhões. Dirigido por Lu Chuan, o filme foi mal avaliado pela crítica, e só se saiu bem no interior, onde o espetáculo ainda é mais importante do que o enredo. Faturou US$ 69,4 milhões desde quarta-feira.

bUm Senhor Estagiário se sustentou bem no segundo fim de semana, faturando US$ 15,7 milhões em 57 países. Totaliza US$ 35,6 milhões internacionais e US$ 72,12 milhões globais.  Ficou na 5ª posição.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Perdido em Marte $55.000.000 $55.000.000
2 Hotel Transilvania 2 $33.000.000 $90.541.765
3 Sicario: Terra de Ninguém $12.075.000 $15.076.295
4 Um Senhor Estagiário $11.620.000 $36.523.892
5 Maze Runner: Prova de Fogo $7.650.000 $63.241.124
6 Aliança do Crime $5.905.000 $52.521.030
7 Evereste $5.506.470 $33.177.780
8 A Visita $3.949.000 $57.694.090
9 War Room $2.800.000 $60.544.613
10 The Perfect Guy $2.400.000 $52.615.190
Fonte: Boxofficemojo