BILHETERIAS DE CINEMA SE RECUPERAM EM 2012.

Ufa. Em 2012 cresceram as bilheterias norte-americanas, as internacionais e o público.

Atingindo US$ 10.8 bilhões, a bilheteria total dos Estados Unidos e Canadá ficou 5.88% acima dos US$ 10.2 bilhões em 2011, e também 2% acima do recorde de US$ 10.596 bilhões arrecadados em 2009.

As vendas internacionais cresceram 3% atingindo os US$ 23.1 bilhões, comparados a US$ 22.4 bilhões em 2011. Os títulos fortes atraíram um público 2.5% superior ao de 2011. Os números são da Rentrak.

Embora o resultado final de 2012 não chegue próximo ao público recorde de 2002 de 1.58 bilhão de espectadores, confirma que, se a oferta for boa, o público aparece.

Como sempre, houve vencedores e perdedores nas bilheterias de 2012 e o site Boxofficemojo publicou uma ótima comparação entre quem ganhou e quem perdeu em 2012. Confira:

Vencedores de 2012

1- Os Super-heróis: Dois dos filmes mais esperados do ano não decepcionaram. “Os Vingadores” abriu com a quantia recorde de US$ 207.4 milhões e fechou com US$ 623.4 milhões (US$ 1.5 bilhão no mundo todo) , que é a terceira maior bilheterias de todos os tempos atrás somente de “Avatar” e “Titanic”.
Outro super-herói vencedor foi Batman. O filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” que faturou US$ 448.1 nas bilheterias domésticas e ficou na sétima posição entre as maiores bilheterias de todos os tempos.
“O Espetacular Homem-Aranha” não ficou no mesmo patamar, mas faturou US$ 262 milhões (US$ 752 milhões no mundo todo) depois de cinco anos de ausência.

Dois dos maiores sucesso de bilheteria do ano passado não pertencem ao gênero super-herói. “James Bond – Operação Skyfall” e “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” embora com boa dose de ação, se enquadram no melhor no gênero fantasia, mas ficaram entre as maiores bilheterias do ano.
“James Bond – Operação Skyfall” quebrou todos os recordes da franquia. Sua bilheteria de US$ 290 milhões ultrapassou o recordista anterior, “Quantum of Solace”, em mais US$ 120 milhões. Foi também o primeiro filme em 2D a faturar US$ 700 milhões no exterior desde “O Senhor dos Aneis – O Retorno do Rei” na temporada 2003/2004.
“O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” já faturou cerca de US$ 300 milhões nas bilheterias domésticas e em torno de US$ 1 bilhão no mundo todo.
A única comédia bem sucedida do ano foi “Ted”, de Seth MacFarlane, que faturou US$ 218.8 milhões, e que também se deu bem no mundo todo, onde faturou mais de US$ 500 milhões.

2 – A Animação Computadorizada: Seis títulos feitos pelo novo processo de animação fizeram mais de US$ 145 milhões nas bilheterias norte-americanas: “Valente”, “Madagascar 3: Os Procurados”, “Lorax e a Trúfula Perdida” , “Detona Ralph” (US$ 176.6 milhões ), “A Era do Gelo 4” e “Hotel Transilvânia”.
Os seis são produção de diferentes estúdios de animação: Pixar, DreamWorks, Illumination, Disney Animation, Blue Sky, e Sony Pictures Animation, o que significa que há espaço para todos num segmento que vai super bem.

3 – Os Filmes Políticos: O gênero normalmente não se sai bem nas bilheterias, mas, apesar das eleições dominarem as manchetes, ou por causa dela, em 2012 os filmes de cunho político foram sucesso.
O maior deles foi “Lincoln”, que estreou menos de duas semanas após a reeleição de Barak Obama, já no fim do ano, faturou notáveis US$ 134.2 milhões, e ainda não saiu de cartaz. “Argo”, que acaba de ganhar o Globo de Ouro de melhor filme dramático, faturou US$ 108.7 milhões. Na premiação do Globo de Ouro se saiu melhor que “Lincoln”, de Spielberg, que recebeu somente o prêmio de melhor ator para Daniel Day Lewis.
Menos séria, a comédia “Os Candidatos”, com Will Ferrell e Zach Galifianakis foi uma das maiores bilheterias do gênero US$ 86.9 milhões . E o documentário “Obama’s America” foi a segunda maior bilheteria de um documentário político: US$ 33.5 milhões.

4 – Channing Tatum: Em 2012 entrou para a lista A de astros e estrelas. Seus três filmes faturaram mais de US$ 100 milhões: “Anjos da Lei” (US$ 138.5 milhões ), “Para Sempre” (US$ 125 milhões ) e “Magic Mike” (US$ 113.7 milhões ), cujos orçamentos somados não dão mais do que US$ 80 milhões .
Em 2013 estará em “G.I. Joe: A Retaliação”, “Side Effects”, de Steven Soderbergh, “White House Down”, de Roland Emmerich, e “Fox Catcher”.

5 – A Lionsgate: O estúdio independente está quase se tornando a 7ª major. Adquiriu a Summit Entertainment, o que significa que o último filme da série “Crepúculo” já rendeu cerca de US$ 800 milhões para seus cofres. Além disso, “Jogos Furiosos”, produção da Summit, foi a terceira maior bilheteria do ano com US$ 408 milhões e três continuações estão programadas para os próximos três anos. No total a dupla Lionsgate/Summit faturou US$ 1.26 bilhões nas bilheterias norte-americanas, ficando à frente da Fox e Paramount.

Os perdedores

1 – Filmes de Terror: O filme de terror que mais faturou no ano foi “A Mulher de Preto”, que rendeu somente US$ 54.3 milhões .”Atividade Paranormal 4” ficou logo atrás com US$ 53.9 milhões , ou seja, metade do filme anterior. Alguns filmes de orçamento menor faturaram entre US$ 45 milhões e US$ 55 milhões (“Filha do Mal”, “Possessão”, “A Entidade”), que por terem custado muito pouco, podem já ter se pagado.

2 – Comédia Romantica: Já foi um gênero próspero, mas nos últimos anos parece que não atrai mais o público, nem na segunda instância como a propaganda da Net, onde o personagem diz: Não comédia romântica não dá”.Excluindo o já mencionado “Ted” , a melhor bilheteria de uma comédia romântica em 2012 foi “Pense Como Eles” (US$ 91.5 milhões) . Para as outras comédias não foi um bom ano: “O Que Esperar Quando Você está Esperando” (US$ 41.2 milhões ), “Cinco Anos de Noivado” (US$ 28.7 milhões ), e “Playing for Keeps” (US$ 12.7 milhões ) ficaram muito aquém das expectativas. Até “O Lado Bom da Vida”, com indicações a diversos prêmios, faturou somente US$ 28.7 milhões até agora, podendo virar o jogo após a temporada de premiações.

3 -Taylor Kitsch – na direção oposta à de Channing Tatum, Taylor Kitch não acertou em suas escolhas. Todos os seus filmes desapontaram. “John Carter – Entre Dois Mundos” teve o melhor resultado, com US$ 73.1 milhões , quantia insignificante em relação à enorme campanha de marketing. “Battleship – A Batalha dos Mares” teve um desempenho ainda pior: US$ 65.4 milhões. Os dois faturaram respectivamente US$ 210 milhões e US$ 238 milhões, que não cobrem os custos de mais de US$ 200 milhões de cada um. “Selvagens”, embora menos ambicioso não passou dos US$ 47.3 milhões .

4 – Relançamentos em 3D: Alguns estúdios pararam de divulgar o market-share da 3D em 2012, ficando difícil de avaliar seu desempenho no ano que passou. Mas sabe-se que os relançamentos em 3D não deram o retorno esperado. Depois que “O Rei Leão” 3D faturou US$ 94.2 milhões no ano passado, a Disney vislumbrou a oportunidade de relançar alguns filmes anteriores no formato. Infelizmente, os outros títulos não tiveram o mesmo desempenho de “O Rei Leão”. “A Bela e a Fera” faturou US$ 47.6 milhões, “Procurando Nemo”, US$ 41.1 milhões, e “Monstros S.A” não passou dos US$ 20 milhões em 13 dias.
Em compensação os longas com personagens reais como “Titanic 3D” (US$ 57.9 milhões) atraíram mais público, sobretudo no exterior. O filme de James Cameron faturou US$ 286 milhões (US$ 145 milhões só na China). “Guerra nas Estrelas: Episódio I – A Ameaça Fantasma” também faturou mais no exterior (US$ 59 milhões ) do que em casa (US$ 43.5 milhões ), o que garantiu o relançamento do Episódio II e III até o final de 2013.

5- Animação em Stop-Motion: enquanto a animação computadorizada deslanchou em 2012, a animação em stop-motion teve um péssimo ano. Depois de um hiato de três anos, o gênero teve três lançamentos em 2012, mas nenhum se saiu muito bem.
“Paranorman”, o melhor deles, faturou US$ 56 milhões, menos do que “Coraline”, que fez US$ 75.3 milhões . “Frankenweenie”, de Tim Burton, se saiu ainda pior com US$ 34.7 milhões , ou 65% de “A Noiva Cadaver”, que faturou US$ 53.4 milhões em 2005. E finalmente “Piratas Pirados!” que foi a menor receita da Aardman Animation, com US$ 31.1 milhões.
O gênero se saiu tão mal que a Disney resolveu suspender a produção de uma nova animação de Henry Selick, na qual já haviam sido investidos cerca de US$ 50 milhões, diz-se. Atualmente existe somente um filme sendo produzido em stop-motion. A LAIKA, companhia produziu “Coraline” e “Paranorman” deverá lançá-lo em setembro de 2014.

12 MAIORES BILHETERIAS DO ANO

Bilheterias
Título Internacional Doméstica Total
1 Os Vingadores US$892,341,976 US$623,357,910 US$1,515,699,886
2 Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge US$631,000,000 US$448,139,099 US$1,079,139,099
3 007-Operação Skyfall US$726,541,877 US$291,529,570 US$1,018,071,447
4 A Era do Gelo 4 US$717,772,707 US$161,168,962 US$878,941,669
5 A Saga Crepúsculo Amanhecer-Parte 2 US$532,500,000 US$287,756,286 US$820,256,286
6 O Espetacular Homem-Aranha US$492,788,331 US$262,030,663 US$754,818,994
7 O Hobbit: Uma Jornada Inesperada US$504,200,000 US$246,289,507 US$750,489,507
8 Madasgacar3: Os Procurados US$526,957,000 US$216,391,482 US$743,348,482
9 Jogos Vorazes US$278,500,000 US$408,010,692 US$686,510,692
10 Homens de Preto 3 US$445,800,981 US$179,020,854 US$624,821,835
11 Valente US$301,019,128 US$237,269,198 US$538,288,326
12 Ted US$285,044,221 US$218,815,487 US$503,859,708
Fonte: Rentrak

Market-share dos estúdios nos EUA

ESTÚDIO MARKET SHARE
1 Sony 16.50%
2 Warner Bros. 15.39%
3 Disney 14.36%
4 Universal 12.48%
5 Lionsgate 11.52%
6 20th Century Fox 10.44%

Fonte: Rentrak