BILHETERIAS INTERNACIONAIS: OSCAR DECEPCIONA.

Depois do Oscar, somente um filme, Sniper Americano, faturou mais US$ 7 milhões. Todos os outros concorrentes juntos não somaram mais que US$ 8 milhões.

Por Wanda de Andrade. 

Depois de um início de ano para lá de promissor, as Top Ten do último fim de semana somaram somente US$ 91 milhões, 13% abaixo do mesmo fim de semana de 2014, e a bilheteria total (US$ 106.401,000) ficou 20% abaixo. Além de 10,3% abaixo do fim de semana passado. Naturalmente o mau tempo na costa leste dos EUA contribuiu para tanto.

Até o início de março, o aumento da bilheteria anual em relação a 2014, liderado por Sniper Americano e alguns sucessos inesperados, chegou a mais de 11%.

Neste fim de semana, nenhum filme faturou mais de US$ 20 milhões, e um filme com Will Smith, que já foi campeão de bilheterias, estreou na 5ª posição. Nem mesmo o ganhador do Oscar de melhor filme, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) faturou muito, e arrecadou somente US$ 2 milhões em 1.213 cinemas, ficando fora da Top 10. Para sermos justos, vale lembrar que o filme de Alejandro Iñárritu estrelado por Michael Keaton já está em cartaz há 20 semanas, e já esteve em grande circuito por duas vezes, além de estar disponível em DVD desde 17 de fevereiro.

O boom recente da bilheterias norte-americanas se deveu a grande variedade de gêneros que atraiu espectadores para além do público jovem que costuma dominar as plateias. Sniper Americano atraiu os mais velhos que não costumam frequentar cinemas, Cinquenta Tons de Cinza atraiu mulheres de todas as idades, Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água surpreendeu com as crianças e seus familiares e Kingsman: Serviço Secreto atraiu um público mais sofisticado. E a força de boas continuações, com exceção da queda livre de Cinquenta Tons e Cinza, impediu que o fim de semana fosse ainda mais fraco.

Nas próximas semanas as bilheterias deverão se recuperar com a estreia de Chappies, Cinderela e Divergente. Como março e abril de 2014 foram meses muito fortes, vai ser um enorme desafio empatar com eles.

Enquanto isso, o mercado cinematográfico norte-americano está sendo desafiado não só pelo homevideo, mas também pelos chineses. Em fevereiro, graças aos feriados do Ano Novo Lunar, pela primeira vez na história, a bilheteria chinesa  ultrapassou a dos Estados Unidos, faturando US$ 650 milhões.

As bilheterias norte-americanas faturaram US$ 710 milhões, mas se excluimos o Canadá, o total cai para US$ 640 milhões.

A maior bilheteria chinesa de fevereiro foi a produção local estrelada por Chow Yun-Fat  The Man from Macau II, que faturou US$ 104 milhões, seguido de Dragon Blade, estrelado por Jackie Chan, John Cusack e Adrien Brody, que faturou US$ 95 milhões.  Comparando, a maior bilheteria americana de fevereiro nas telas chinesas foi O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, com US$ 36 milhões, seguido de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1, com US$ 35,5 milhões.

 

O efeito Oscar

Depois do Oscar, somente um filme, Sniper Americano, faturou mais US$ 7 milhões. Todos os outros concorrentes juntos não somaram mais que US$ 8 milhões.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), já disponível para homevideo, faturou pouco menos de US$ 2 milhões. Comparando, o premiado do ano passado, 12 Anos de Escravidão, faturou depois do Oscar, US$ 2,1 milhões em menos 150 cinemas. Até a semana passado, o filme de Iñárritu ainda não tinha chegado aos US$ 38 milhões, enquanto 12 Anos de Escravidão, já tinha faturado US$ 50 milhões. Previa-se que com a vitória, Birdman fosse chegar aos US$ 50 milhões, mas no ritmo que vai, é pouco provável que consiga. Embora tenha aberto de 407 para 1.213 salas e aumentado em 125% a bilheteria, só conseguiu subir da 15ª para a 12ª posição, totalizando US$ 40.279.000 na 20ª semana.

No exterior o efeito Oscar foi maior. Em alguns mercados como Espanha a bilheteria de Birdman subiu 194%. Totaliza US$ 46 milhões no exterior e US$ 86,2 milhões no mundo todo.

Para Sempre Alice, que teve o lançamento atrasado para coincidir com o Oscar, subiu da 11ª para a 9ª colocação depois de faturar US$ 2,7 milhões (+ 24,4%) em 1.318 cinemas (+553), mas a MPS (média por sala) caiu US$ 800, totalizando US$ 12 milhões.

Acreditava-se que Para Sempre Alice, iria ganhar fôlego depois do Oscar e chegar a uma bilheteria entre US$ 25-30 milhões. O premiado do ano passado na categoria de melhor atriz, Blue Jasmine, faturou US$ 33 milhões e já estava disponível em DVD.

O Jogo da Imitação está se saindo melhor do que os outros premiados, salvo Sniper Americano, mas é pouco provável que chegue aos US$ 100 milhões. Faturou US$ 1,9 milhão, sem a concorrência do homevideo, totalizando US$ 87 milhões.

A Teoria de Tudo também competindo com o homevideo, faturou somente US$ 649.000 no fim de semana.

Whiplash, já na Netflix, se saiu um pouco melhor, embora sua bilheteria total seja menor do que um terço da de A Teoria de Tudo: US$ 35 milhões.

Somente um dos oito indicados a melhor filme (Sniper Americano) faturou mais de US$ 100 milhões. No ano passado, foram quatro entre nove indicados e em 2012, seis em nove. Já houveram outros anos desde que a Academia de Hollywood começou a indicar mais filmes ao prêmio máximo, que poucos concorrentes faturaram menos de US$ 100 milhões, mas nunca tão poucos. Justo o oposto do que a Academia pretendia quando expendiu o número de indicados.

Vejamos a semana.

As Top 10

Embora não marcasse a volta de Will Smith a seu antigo patamar, Golpe Duplo ainda dominou um fim de semana fraco de bilheterias.

Kingsman: Serviço Secreto e Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água ficaram com a 2ª e 3ª colocações respectivamente, enquanto a estreia Renascida do Inferno (The Lazarus Effect) só conseguiu chegar na 5ª posição.

A comédia Golpe Duplo é o primeiro filme estrelado por Will Smith em dois anos. Estreou com US$ 19,1 milhões em 3.323.salas, mais ou menos a mesma bilheteria de Amor a Toda Prova, o último filme dos diretores Glenn Ficarra e John Requa. Foi uma das piores estreias de Smith, mas pelo menos superou Sete Vidas (US$ 14,9 milhões), que mesmo assim chegou aos US$ 70 milhões, quantia que Golpe Duplo vai ter dificuldade para superar. Mas podia ser pior. Em três dias já faturou mais do que os fracassos recentes Mortdecai: A Arte da Trapaça e Hacker juntos.

53% do público de Golpe Duplo eram mulheres, e 88% tinham mais de 25 anos, que deram a nota B na pesquisa CinemaScore. Como também não obteve boas críticas (nota B na Criticwire e 56 na Metacritic) não deverá ultrapassar os US$ 60 milhões, insuficientes para cobrir o orçamento de US$ 50 milhões.

Kingsman: Serviço Secreto manteve a 2ª posição pelo terceiro fim de semana consecutivo. Faturou US$ 11,75 milhões, totalizando US$ 85,7 milhões em 17 dias e mais de US$ 185 milhões no mundo todo em três semanas.

Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água caiu 32%, mas ainda superou Cinquenta Tons de Cinza e ficou com a 3ª posição depois de faturar US$ 11,2 milhões em seu quarto fim de semana, totalizando US$ 140 milhões. Deverá fechar entre US$ 160 e US$ 170 milhões

Depois de liderar as bilheterias por dois fins de semana consecutivos, Cinquenta Tons de Cinza caiu para a 4ª posição com US$ 10,9 milhões (menos 51%). Faturou US$ 147,8 milhões em 17 dias e deve fechar com uma bilheteria em torno de US$ 165 milhões. Faturou US$ 36 milhões no exterior liderando as bilheterias internacionais por três semanas seguidas. Totaliza US$ 338 milhões nas bilheterias globais e deverá chegar aos US$ 500 milhões no mundo todo nesta semana.

Lançado em 2.666 salas, Renascida do Inferno (The Lazarus Effect) estreou na 5ª posição com US$ 10,6 milhões. É uma das menores bilheterias do produtor Jason Blum, mas pelo menos ultrapassou seu Os Escolhidos (US$ 8,2 milhões).

52% da audiência de estreia de Renascida do Inferno eram mulheres, com 60% abaixo dos 25 anos, que deram ao filme a nota C- na pesquisa CinemaScore, nota padrão para o gênero terror. As críticas também não ajudaram e o Metacritic apurou somente 33% de resenhas positivas. Como custou somente US$ 5 mihões, se chegar aos US$ 25 ou US$ 35 milhões terá sido um bom negócio.

Lançados na semana passada, McFarland dos EUA e The DUFF caíram 29% e 34% respectivamente. O primeiro faturou US$ 22 milhões em 10 dias enquanto The DUFF arrecadou US$ 20,1 milhões.

No sétimo fim de semana, Sniper Americano perdeu somente 23% da bilheteria e faturou US$ 7.7 milhões. Totaliza US$ 331,1 milhões em casa e deverá ser a maior bilheteria de 2014. Ficou na 7ª posição.

Para Sempre Alice, que deu a Juliane Moore o Oscar de melhor atriz, abriu para 1.318 cinemas e faturou US$ 2,7 milhões. Totaliza US$ 12 milhões, e não deverá ir muito além de outros concorrentes ao Oscar como Foxcatcher (US$ 12 milhões) e Whiplash (US$ 12,3 milhões). Ficou na 9ª posição.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) abriu para 1.213 salas e faturou US$ 1,98 milhão. Embora esteja disponível para homevideo, já faturou US$ 40,3 milhões nos cinemas, abaixo do vencedor de 2011, O Artista (US$ 44,7 milhões).

 

Os independentes

Pela primeira vez desde a década de 70, quando lançamentos em mais de 2.000 salas se tornaram comuns, todos os indicados ao Oscar de melhor filme em 2015 estrearam em pequenos circuitos.

Vejamos agora se as estreias da semana independente terão a mesma chance em 2016.

71 recebeu a nota B+ na pesquisa Criticwire: B+ e 82 no Metacritic. Faturou US$ 60.050 em 4 cinemas com uma MPS de US$ 15,013. O número 71 do título se refere ao ano que marcou o ponto máximo dos conflitos na Irlanda do Norte, quando um soldado inglês (Jack O’Connell) se perdeu de seu batalhão em Belfast

The Hunting Ground recebeu nota B+ na pesquisa Criticwire e 77 na Metacritic. Faturou US$ 26,378 em dois cinemas, com uma MPS de US$ 13,189. A dura crítica sobre como as universidades americanas lidam com o assédio sexual estreou em Nova York e Los Angeles depois do sucesso em Sundance.

Mapas Para as Estrelas (Map to the Stars) recebeu nota B na Criticwire e 67 no Metacritic. Disponível em VOD, faturou US$ 139.000 em 66 cinemas com um MPS de US$ 2,106. O filme de David Cronenberg deu a Juliane Moore o prêmio de melhor atiz em Cannes.

E também A la Mala, Deli Man, The Salvation e Eastern Boys que tiveram resultados inferiores.

Entre as continuações, Relatos Selvagens, indicado argentino ao Oscar de filme estrangeiro, faturou US$ 108.980 em 18 salas (+14) com um MPS de US$ 6.054, totalizando US$ 364,459

Whiplash está na 21ª semana e disponível em VOD e DVD, mas ainda subiu 19% e faturou US$ 677.249 em 538 salas (+98), totalizando US$ 12,060,000.

A Teoria de Tudo está na 17ª semana e também disponível em VOD e DVD. Faturou US$ 649,000 em 611 salas (+66), totalizando US$ 35.050.000.

What We Do in the Shadows está na 3ª semana e faturou US$ 262.890 em 46 cinemas (+30). Totaliza US$ 537.000.

O filme neozelandês de vampiros continua em expansão e não será impossível chegar ao US$ 1 milhão.

 

As internacionais

The Second Best Exotic Marigold Hotel estreou na 1ª posição no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, faturando US$ 9,6 milhões, superando o filme original. Judi Dench, Maggie Smith, Dev Patel e Bill Nighy estão de volta e Richard Gere juntou-se ao elenco. O primeiro filme custou US$ 10 milhões e arrecadou US$ 147 milhões no mundo todo em 2012, com US$ 90 milhões vindos do mercado internacional.

Kingsman: Serviço Secreto continuou o bom desempenho. O super espião de Colin Firth faturou US$ 25,8 milhões, totalizando US$ 124,6 milhões. Acumula uma bilheteria global de US$ 210 milhões.

 Birdman se beneficiou mais da vitória no Oscar no mercado internacional do que em casa. Faturou US$ 5,6 milhões no exterior no fim de semana totalizando US$ 46 milhões e acumulando US$ 86 milhões no mundo todo.

Cinquenta Tons de Cinza liderou as bilheterias internacionais pelo terceiro fim de semana consecutivo, mas foi banido na maior parte do Oriente Médio.

Sniper Americano faturou US$ 19,5 milhões no exterior no fim de semana, totalizando US$ 139 milhões no mercado internacional e US$ 441 milhões globais.

Operação Big Hero estreou com US$ 14,8 milhões na China, a maior estreia de um filme Disney no país, mais do que os US$ 14,1 milhões arrecadados por Frozen no ano passado. Lidera s bilheterias japonesas pelo nono fim de semana consecutivo.

Golpe Duplo faturou US$ 12,2 milhões em 31 países onde a popularidade de Will Smith, que já foi uma força no mercado internacional, está sendo testada e está atrelada à lucratividade do filme que custou US$ 55 milhões.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
b1 Golpe Duplo $19,100,000 $19,100,000
2 Kingsman: Serviço Secreto $11,750,000 $85,695,747
3 Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água $11,200,000 $140,322,050
4 Cinquenta Tons de Cinza $10,927,090 $147,763,680
5 Renascida do Inferno $10,600,000 $10,600,000
6 McFarland dos EUA $7,797,000 $21,980,981
7 Sniper Americano $7,700,000 $331,108,448
8 DUFF, The $7,150,000 $20,052,975
9 Para Sempre Alice $2,694,757 $11,983,799
10 A Ressaca 2 $2,400,000 $10,267,533
Fonte: Rentrak